A Agência Americana de Proteção Ambiental e Prevenção de Pesticidas e Substâncias Tóxicas catalogou algumas orientações que visando proteger o consumidos dos produtos com agrotóxico. São elas:
1) Lavar e esfregue frutas frescas e vegetais sob água corrente. Depois, deixe os alimentos de molho em uma solução de água com vinagre por 20 minutos. A acidez ajuda a neutralizar as toxinas.
2) Descascar frutas e vegetais. Jogue fora as folhas externas das verduras.
3) Retirar a gordura das carnes e a pele do frango e do peixe. Algumas substâncias tóxicas se acumulam em tecidos adiposos.
4) Comer alimentos diversos, de vários fornecedores. Além de propiciar uma boa mistura de nutrientes, isso reduz a chance de exposição a um mesmo pesticida empregado pelo agricultor
Outra saída é que os consumidores passem a optar pelos produtos orgânicos, que são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.
Segundo a Dra. Daniela Azanha, graduada em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), esses alimentos são mais ricos em nutrientes, uma vez que a terra utilizada no seu cultivo é fértil e natural e não há nenhuma interferência de substâncias químicas no processo. Tem o sabor melhor, devido à ausência de pesticidas. Nas frutas, por exemplo, a concentração de frutose é maior, deixando-as mais doces. Não causam mal algum ao meio ambiente, favorecendo assim vida ao solo onde é plantado. Entre as desvantagens estão o preço e aparência.
Como saber se um alimento é orgânico
Se você tem a intenção de começar a consumir esses alimentos, procure sempre pelo selo de qualidade, emitido por certificadoras reconhecidas pelo Ministério da Agricultura. Entidades como a Associação de Agricultura Orgânica (AAO), o Instituto Biodinâmico (IBD), presentes no Brasil, são as que avaliam se a produção do alimento segue os critérios estabelecidos pela agricultura orgânica. E para ganhar o selo, os produtores seguem várias precauções e têm suas lavouras fiscalizadas de seis em seis meses. A presença do selo garante, portanto, a procedência e a qualidade dos produtos.
A garantia da qualidade do produto, tanto da certificação, quanto da qualidade em si do produto orgânico, é de grande valor para a saúde do ser humano – além de trazer inúmeros benefícios para a sociedade através da conservação do meio ambiente. Pequenas atitudes podem melhorar cada vez mais nossa qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário