domingo, 7 de abril de 2013

Fatos históricos de 8 de abril


08 de abril é o 98º dia no calendário gregoriano. Faltam 267 para acabar o ano.

- Dia Mundial de Ação contra os Transgênicos ou OGM (Organismos Geneticamente Modificados) - Comemorado com a participação de mais de 120 organizações em cerca de 59 países.
- Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Cushing - Comemoração que tem por fim aumentar a conscientização e o conhecimento sobre essa doença que atinge muito mais mulheres. Faz referência à data do nascimento do neurocirurgião norte-americano e um dos pioneiros de cirurgias de cérebro, Harvey Williams Cushing (0.04.1869), que é frequentemente chamado de o "pai da moderna neurocirurgia", tendo sido o 1º a descrever a "síndrome de Cushing"
Dia Nacional do Sistema Braille - Conforme Lei Nº 12.266, de 21.06.2010, para marcar a data do nascimento do pioneiro, missionário e idealista da Educação dos Cegos no Brasil, José Álvares de Azevedo (08.04.1834), que foi o 1º professor cego do país, particularmente na cidade do Rio de Janeiro-RJ, convertendo-se no introdutor do Sistema Braille e o idealizador da 1ª escola destinada a alunos cegos na América Latina.
- Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Evangelho (Lucas 1,26-38)
Anunciação do Senhor
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. 
- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Alberto

EFEMÉRIDES
 Há 40 anos morria Pablo Picasso (1881 - 1973)
1455 - Alfonso de Borgia se torna o Papa Calisto III (foi um dos três sumos pontífices espanhóis).
1478 - Leonardo da Vinci é acusado de homossexualismo.
1553 - Fundação da vila de Santo André da Borda do Campo, atual cidade de Santo André, no ABC Paulista.
1640 - Sai de Lisboa a esquadra que leva ao Brasil (Bahia) o primeiro Rei nomeado para este país, Marquês de Montalvão.
1719 - O bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral notariza Cuiabá, território considerado espanhol pelo Tratado de Tordesilhas.
1741 - Nasceu o poeta José Basílio da Gama, em  São José do Rio das Mortes (MG). Morreu em Lisboa, Portugal, em 31.07.1795.
1835 - Morreu Barão von Humboldt (Friedrich Wilhelm Christian Karl Ferdinand), em  Berlim, Alemanha. Foi um funcionário do governo, diplomata, filósofo, fundador da Universidade de Berlim (hoje, Humboldt-Universität), amigo de Goethee, especialmente de Schiller. É conhecido principalmente como um linguista que fez importantes contribuições à filosofia da linguagem, à teoria e prática pedagógicas e influenciou o desenvolvimento da filologia comparativa. É particularmente reconhecido como tendo sido o pai do sistema educacional alemão, que foi usado como modelo em países como os Estados Unidos e Japão. Seu irmão mais novo Alexander von Humboldt ficou famoso na área de Ciências Naturais. Barão von Humboldt  nasceu em Potsdam, Alemanha, em 22.06.1767.
1859 - Nasceu Edmund Gustav Albrecht Husserl, em Prossnitz, Moravia, atual República Chega, mas à época pertencia à Alemanha. Foi um matemático e filósofo, conhecido como o fundador da Fenomenologia. Morreu em Friburgo, Alemanha, em 26.04.1938.
1876 - Estreia em Milão a ópera Gioconda, de Ponchielli.
1930 - Nasceu o compositor e radialista Collid Filho (Collid Ether Filho), em Belém (PA). Apresentou também os programas "Rádio sequência G3" e "Caleidoscópio". Substituiu Ary Barroso na apresentação do programa "Calouros Tupi". De 1955 a 1958 foi o apresentador do "Grande Jornal Falado Tupi". Em 1961, começou a apresentar, também na Rádio Tupi o programa "Collid disco", que foi ao ar por mais de 40 anos de segunda à sexta-feira, sempre à meia-noite. Collid Filho morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 06.05.2004.
1938 - Nasceu Kofi Atta Annan, em Kumasi, Gold Coast, Gana. Diplomata, foi, entre 01.01.1997 e 01.01.2007, o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001. Annan e as Nações Unidas foram correceptores do Prêmio Nobel da Paz de 2001 pela criação do Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária para ajudar países em desenvolvimento em seus esforços para cuidar de seu povo
1939 - Decreto-Lei nº 1.202  dispõe dobre a administração de Estados e Municípios.
1941 - Morte do escritor francês Marcel Prevost (Eugene Marcel Prèvost), em Paris, França, onde também nasceu em 1º de maio de 1862.
1946 - Fundação da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.
1945 - Fundado o Partido Social-Democrata (PSD) por interventores estaduais nomeados por Getulio Vargas durante o Estado Novo.
1953 - Autoridades francesas devolvem ao governo alemão o controle do porto de Kehl, situado às margens do Reno, perto de Estrasburgo.
1954 - O Canadá e os EUA montam uma rede de radares no extremo norte do Canadá para detectar a aproximação de aviões inimigos.
1956 - Nasceu Vicente Paulo da Silva, conhecido como Vicentinho, em Santa Cruz de Inharé, hoje Campo Redondo (RN).  Líder sindial e político, atualmente exerce o seu 2° mandato de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores de São Paulo, ao qual é filiado desde 1981. É também o 1° suplente do senador Eduardo Suplicy (PT–SP).
1958 - A França anuncia morte de 243 argelinos em combates perto da fronteira com a Tunísia.
1963 - Fundação do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo.
1963 - Nasceu John Charles Julian Lennon, em Liverpool, Inglaterra. É um cantor, compositor, produtor e músico britânico. É o primogênito do ex-beatle John e o único filho do músico com a primeira esposa, Cynthia Powell. Seu padrinho era Brian Epstein, o ex-empresário do quarteto de Liverpool. Julian possui este nome devido a uma homenagem à sua avó paterna, Julia.
1963 - Nasceu  Zeca Camargo (José Carlos Brito de Ávila Camargo), em Uberaba (MG). É um apresentador e jornalista. Editor chefe e apresentador do Fantástico, já esteve no comando do primeiro reality show da Rede Globo, No Limite.
1969 - Ocorre o primeiro implante de um coração artificial em um ser humano.
1973 - Morreu Pablo Picasso (Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso), em Mougins, França. Foi um dos maiores pintores do século. Criador do cubismo, o trabalho do artista não é cópia do mundo real, mas uma criação autônoma e nova. Ao lado, uma reprodução de Nature Morte aux Tulipes (1932). Pablo Picasso  nasceu em Málaga, Espanha, em 26.10.1881.
1974 - O presidente Geisel autoriza o ministro da Justiça a estudar uma fórmula legal para a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.
1980 - Gen. Figueiredo, presidente do Brasil, visita o Paraguai e devolve objetos pertencentes a Solano López, tomados em 1870 como troféus de guerra.
1989 - Um submarino soviético da classe Mike, com dois reatores, pega fogo e afunda no Atlântico Norte.
1999 - São descobertas as múmias incas melhor conservadas na Cordilheira dos Andes, a 7 mil metros de altura.
1992 - Yasser Arafat, líder da Organização para a Libertação da Palestina, sobrevive a um acidente de avião quando sobrevoava o deserto do Saara.
1992 - Após testes de impressão digital, as autoridades alemãs e israelitas afirmam estar certos que o nazista Josef Mengele morreu no Brasil, em 1979.
1994 - Um eletricista encarregado de armar um sistema de alarme encontra o corpo de Kurt Cobain, três dias após a seu suicídio.
1994 - O Papa João Paulo II inaugura a Capela Sixtina do Vaticano, cujas obras de restauração duraram treze anos.
1994 - Decreto nº 23.167 aprova o Regimento Interno do Conselho Estadual do Meio Ambiente - COEMA (CE)
1999 - Justiça sequestra bens do ex-deputado federal Sérgio Naya, no Brasil e no exterior.
2001 - A Funai faz o primeiro contato com uma tribo indígena, até então desconhecida da Amazônia. Pelo menos 30 índios vivem sob o domínio de outra tribo maior.
2003 - Aposentada de 72 anos é presa em Fortaleza (CE) por não pagar pensão alimentícia a uma neta.
2005 - Enterro do Papa João Paulo II na Basílica de São Pedro, em Roma.
2005 - José Gomes Alencar da Silva, ex vice-presidente de Lula, é homenageado com a Medalha de Mérito Anita Garibaldi.
2006 - Retorna a Terra Marcos Cesar Ponte, o primeiro astronauta brasileiro.
2008 - Presidente Lula sanciona a lei que cria a Empresa Brasil de Comunicação, EBC (a TV pública).
2008 - Governo lança o programa Banda Larga nas escolas.
2009 - Câmara aprova impenhorabilidade da casa de pessoa que vive sozinha.
2010 - Ministério Público debate sobre Marco Civil na Internet.
2011 - Presidenta Rousseff recebe o vocalista da Banda Uno, Bono Vox.
2011 - Presidente Barack Obama condena a violência nos protestos na
Síria.
2012 - Juliana e Larissa vencem a etapa de Fortaleza do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.
2012 - Papa Bento XVI pede o fim do derramamento de sangue na Síria.

TÚNEL DO TEMPO
Julian Lennon canta 
“Too late for goodbyes” 

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/ 





Nenhum comentário:

Postar um comentário