quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Fatos históricos de 31 de outubro

31 de outubro é o 304º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 61 para acabar 2014.

- Dia Mundial da Bíblia - Comemoração de alguns Cristãos evangélicos, relacionada com a data da Reforma Protestante promovida pelo teólogo alemão, Martinho Lutero, com a fixação das "95 Teses" que deram ensejo à grande cisão da Igreja e ao surgimento das Igrejas Evangélicas, expostas na porta do castelo em Wittenberg na Saxônia em 31 de outubro de 1517.

- Dia Mundial da Poupança - Comemorado desde 1925 (mas somente oficializado no final da década de 1980), numa campanha inicialmente alavancada pelos principais bancos europeus, a partir de uma ideia surgida durante o "1º Congresso Internacional de Economia" realizado em outubro de 1924, em Milão, Itália, donde surgiram os símbolos/cofrinhos em formato de esquilos, bonecos, porquinhos, entre outras mascotes, objetivando promover os benefícios da poupança ao longo da vida, a começar pelas crianças.

- Dia Mundial do Comissário de Voo - Comemoração não confirmada para essa data que também aparece relacionada como uma celebração de 31 de maio.

- Dia das Bruxas (Halloween) - Trata-se de uma festa americana que acontece nas noites dos dias 31 de Outubro, geralmente celebradas com festas a fantasia, fogueiras e com crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas, etc., saindo de casa em casa pedindo doces.

- Dia Nacional do Saci - Criado pelo governo do Brasil em 2005, de caráter nacional, elaborado pelo então líder do governo Aldo Rebelo (PCdoB - SP) e Ângela Guadagnin (PT - SP) com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou "Halloween", da tradição cultural dos Estados Unidos da América.

- Dia Nacional do Repórter Policial

- Dia da Dona de Casa.
EVANGELHO (Lc 14,1-6)
30ª Semana Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Afonso Rodrigues
EFEMÉRIDES
Há 112 anos nascia o poeta Carlos Drummond de Andrade

1517 - O teólogo alemão Martinho Lutero publica, na porta do castelo de Wittenberg, as suas ´95 Teses´, onde condena a venda de indulgências pela Igreja Católica e defende a tese de que o homem só se salva pela fé. O episódio é considerado o marco inicial da Reforma Protestante.
1693 - Enforcamento histórico das três irmãs Sanderson - condenadas à morte por bruxaria - em Gallows Hill, na cidade de Salém, estado norte-americano de Massachusetts.
1705 - Nasceu o Papa Clemente XIV (Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli), em Santarcangelo di Romagna, Itália. Conhecido como “O rigoroso” foi Papa de 19.05.1769 até a sua morte. Morreu em Roma, Itália, em 22.09.1774.
1790 - Surge o Periódico de Havana, primeiro jornal literário-econômico publicado na capital cubana.
1793 - Execução de líderes girondinos durante a Revolução Francesa.
1794 - O físico e químico inglês John Dalton descobre o daltonismo, anomalia ótica que impede a pessoa de distinguir certas cores, principalmente o vermelho e o verde.
1795 - Nasceu John Keats, em Londres, Inglaterra. Foi o último dos poetas românticos do país, e, aos 25, o mais jovem a morrer. Juntamente com Lord Byron e Percy Bysshe Shelley, foi uma das principais figuras da segunda geração do movimento romântico, apesar de sua obra ter começado a ser publicada apenas quatro anos antes de sua morte. Morreu em Roma, Itália, em 23.02.1821.

1831 - Nasceu Paolo Mantegazza, em Monza, Itália. Foi um neurologista, fisiologista e antropólogo notável por ter isolado a cocaína da coca, que utilizou em experimentos, investigando seus efeitos anestésicos em humanos. Também é conhecido como escritor de ficção. Morreu em San Terenzo, Itália, em 28.08.1910.
1902 - Nasceu Carlos Drummond de Andrade, em Itabira (MG). Foi um dos mais renomados poetas, contistas e cronistas brasileiros. Sua saúde vinha piorando desde que sua única filha, Maria Julieta em decorrência de um câncer, em 05.08.1987. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 17.08.1987.
1905 - Mário de Alencar é eleito para a Cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras, ABL. Mário Cochrane de Alencar (Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 1872 —Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 1925) foi um advogado, poeta, jornalista, contista e romancista, filho do escritor cearense José de Alencar
1923 - Promulgação da Lei nº 4.742, que subtrai ao Código Penal os delitos contra a Liberdade de Imprensa.
1925 - O xá Ahmed é deposto pelo general Reza Pahlavi, que torna-se o novo monarca da Pérsia (atual Irã), iniciando a dinastia Pahlavi.
1926 - O ilusionista Harry Houdini (Ehrich Weiss), em Detroit, EUA. Morreu aos 52 anos de peritonite em Detroit. Dias antes, ele comentava a um grupo em Montreal sobre a resistência de seus músculos do estômago, quando um estudante lhe deu dois golpes inesperados. Houdini não teve tempo de se preparar para amortecer o impacto e os golpes romperam o apêndice. Ele é tido como o maior mágico de todos os tempos e nasceu em Budapeste, Hungria, em 24.03.1874.
1930 - Nasceu Michael Collins, em Roma, Itália. É um ex-astronauta norte-americano e tripulante da missão Apollo 11, a primeira a pousar na Lua em 20 de julho de 1969. Ele foi o piloto do Módulo de Comando que ficou em órbita do satélite e o único dos três tripulantes da missão a não pisar no solo lunar.
1931 - Nasceu Mario Albanese, em São Paulo (SP). É instrumentista (pianista), advogado, professor, jornalista, comunicador de rádio e televisão e compositor.
1937 - Nasceu a cantora Claudette Soares (Claudette Colbert Soares), no Rio de Janeiro 9RJ). Destacou-se com o gênero baião, chegando a ser eleita a "Princesinha do Baião"; primeira gravação: "Claudete É Dona da Bossa" (1964).
1943 - Em Londres, diante do prédio da Aliança Francesa, o general De Gaulle homenageia os escritores franceses resistentes.
1945 - Criação do Tiro de Guerra 10/005 em Juazeiro do Nordeste (CE).
1945 - Nasceu Hermelinda (Hermelinda Almeida Lopes), em Mossoró (RN). É cantora e compositora. Foi casada com o cantor e compositor Bastinho Calixto.
1952 - A primeira bomba de hidrogênio é detonada pelos Estados Unidos nas ilhas Marshall, no atol Eniwetok, região do Pacífico.
1954 - A Frente para a Libertação Nacional da Argélia começa a revolução contra a dominação francesa. A independência só seria conquistada em 1962.
1962 - Nasceu Raphael Rabello (Rafael Baptista Rabello), em Petrópolis (RJ). Foi violonista, compositor e arranjador. É irmão da cantora Amélia Rabello e da cavaquinista Luciana Rabello. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 27/4/1995.

1962 - Fidel Castro rejeita a inspeção estrangeira das instalações militares cubanas, a menos que os EUA concordem com algumas condições, entre elas a retirada da base de Guantánamo.
1963 - O governo britânico anuncia que só dará independência à Guiana Inglesa depois que se realizarem eleições para representação democrática proporcional.
1963 - Nasceu Dunga (Carlos Caetano Bledorn Verri), em Ijuí (RS). Ex-jogador de futebol (volante), capitão da seleção brasileira na conquista do tetracampeonato mundial na Copa do Mundo dos EUA (1994). Atualmente é técnico de futebol, função que já ocupou na seleção brasileira.
1964 - Nasceu Marcelo Duarte, em São Paulo (SP). É jornalista, escritor
e fundador da editora Panda Books. Escreve todas as semanas a página Curiocidade, no Jornal da Tarde. É autor de “Guia dos Curiosos”, dentre outras obras.
1966 - Morreu Antônio Carneiro Leão, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um educador, professor, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras. Nasceu em Recife (PE), em 02.07.1887.
1968 - Lei nº 5.520 fixa os efetivos dos Oficiais dos Corpos e Quadros da Marinha de Guerra.
1968 - O presidente norte-americano Lyndon Johnson anuncia um completo cessar-fogo de bombardeios contra o Vietnã do Norte.
1972 - Polícia paulista desvenda ramo brasileiro da máfia italiana e prende o chefe Tomaso Buscetta.
1975 - O padre italiano Vito Miracapillo chega ao Brasil.
1979 - Fernando Gabeira, jornalista, lançou o livro O que é isso, companheiro?, que se tornou filme e concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
1980 - O padre italiano Vito Miracapillo é expulso do Brasil.
1982 - João Paulo II é o primeiro papa a visitar a Espanha. Ele condena o divórcio, o aborto e os métodos contraceptivos artificiais.
1984 - Morreu Indira Gandhi (Indira Priyadarshini Gandhi), em Nova Délhi, Índia. Foi primeira-ministra da Índia entre 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984. Nasceu em Allahabad, Índia, em 19.11.1917. Indira Gandhi foi morta a tiros por membros de sua guarda de segurança enquanto andava no jardim de sua casa.
1985 - Manifestantes judeus impedem a estréia de uma peça de Rainer Werner Fassbinder no Teatro Municipal de Frankfurt. A peça enfocava a especulação imobiliária na cidade nas décadas de 60 e 70.
1986 - Morreu Robert Sanderson Mulliken, no Condado de Arlington, EUA. Foi um químico pioneiro no trabalho da teoria da Orbital molecular, atualmente a tese mais aceita que explica as ligações covalentes. A pesquisa lhe valeu o Nobel de Química de 1966. Desenvolveu uma tabela de eletronegatividade, a Escala Mulliken, na qual classifica o neônio como elemento de maior potencial eletronegativo da tabela periódica. Nasceu em Newburyport, EUA, em 07.06.1896.
1987 - Nélson Piquet conquista o tri-campeonato mundial de Fórmula-1.
1988 - A Câmara Federal de Buenos Aires condena a 12 anos de prisão os militares que dirigiram a Guerra das Malvinas.
1988 - Paul McCartney torna-se o primeiro músico ocidental a lançar um álbum exclusivamente na União Soviética.
1988 - O Iraque anuncia que não vai mais permitir inspeções de sua indústria bélica pelas Nações Unidas.
1992 - João Paulo II reconhece que a condenação de Galileu foi injusta.
1993 - Morreu Federico Fellini, em Roma. Foi um dos mais importantes cineastas italianos. Fellini ficou eternizado pela poesia de seus filmes, que, mesmo quando faziam sérias críticas à sociedade, não deixavam a magia do cinema desaparecer. Geralmente fazia críticas ao totalitarismo, marxismo, à Igreja Católica (Fellini chegou às vezes até a elogiá-la apesar das críticas que ele fazia à Igreja), capitalismo e a influência americana nos costumes de outros países, principalmente na Itália. Felino nasceu em Rimini, Itália, em 20.01.1920.
1996 - Um Fokker 100 da TAM caiu logo após decolar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, destruindo casas e matando 99 pessoas.
1996 - Supremo Tribunal Federal do Brasil determinou o arquivamento de inquérito, por falta de provas, contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello.
1997 - Aprovada a dissolução da Companhia Siderúrgica da Amazônia.
1998 - Inicia a ajuda humanitária a Honduras, o país mais afetado pela passagem do furacão Mitch na América Central, que causou a morte de milhares de pessoas.
1998 - Inauguração do Memorial Carlos Drummond de Andrade em Itabira (MG)
1999 - Um Boeing 767 da EgyptAir, com 202 passageiros e 15 tripulantes, projeta-se no mar 40 minutos depois de decolar do aeroporto John Kennedy, em Nova Iorque, EUA.
1999 - Assinada a Declaração Conjunta Sobre a Doutrina da Justificação. Trata-se de um documento assinado em 31 de outubro de 1999, na cidade de Augsburgo, estabelecendo que as confissões católica e luterana professam a mesma doutrina sobre a justificação pela fé, embora com diferentes desdobramentos. Assinaram o bispo luterano Christian Krause e pela Santa Sé o cardeal Edward I. Cassidy.
2000 - O cargueiro italiano Ievoli Sun, com 6.000 toneladas de produtos químicos, afunda no canal da Mancha.
2001 - Pesquisadores do Instituto de Biociências da USP apresentam o primeiro mamífero transgênico criado no Brasil, um camundongo.
2002 - Correios lançam selo homenageando 100 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade.
2002 - A justiça do Rio de Janeiro homologa o acordo que dá a guarda do filho da cantora Cássia Eller à sua companheira Maria Eugênia Vieira Martins.
2003 - Jornal A Tarde e e O Estado de São Paulo passam a publicar todo seu conteúdo na internet em PDF.
2004 - Até outubro/2004 a ANATEL capta R$ 36 milhões em multas contra operadoras.
2005 - O CPOM anuncia a redução de 12 para 8 reuniões reuniões anuais a partir de 2006.
2006 - O Papa Bento XVI nomeia Dom Frei Cláudio Cardeal Hummes, arcebispo metropolitano de São Paulo Prefeito da Congregação para o Clero
2007 - São Paulo conquista o título do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2007 - Série A.
2007 - Julgamento e condenação dos réus dos Atentados de 11 de Março de 2004 em Madrid.
2008 - No Paraguai, presidente Fernando Lugo afirma que governo garantirá segurança dos colonos brasileiros.
2008 - Presidente Lula encontra o líder Fidel Castro em havana.
2009 - Fidel Castro culpa turistas dos EUA por gripe suína em Cuba.
2010 - Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil.
2011 - O planeta Terra atinge 7 bilhões de pessoas.
2011 - Justiça Federal do Ceará anula 13 questões do ENEM em todo o País.
2011 - Instituto Moreira Salles comemora o Dia de Carlos Drummond de Andrade. Para comemorar a data, o Instituto lança a ideia de comemorar um Dia D - Dia Drummond -, que passa a fazer parte do calendário cultural do país.
2011 - Em Portugal, Casa Fernando Pessoa comemora o Dia de Carlos Drummond de Andrade.
2012 - Câmara aprova parcelamento de débitos de estados e municípios com o Pasep.
2012 - Senado a prova a “Lei Carolina Dieckmann” para punir crimes cibernéticos.
2012 - Operação Prêmio combate crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
2013 - Governo anuncia medidas de apoio para Santas Casas e hospitais filantrópicos.
2013 - Manifestação “Grito de Liberdade” de artistas independentes no Centro do Rio de Janeiro.
2013 - Acre e Amazonas volta a ter duas horas a menos que Brasília a partir de 10/11/2013.
2013 - Conselho Monetário Nacional aprova ampliação do Programa de Sustentação do Investimento.
2013 - Governo federal cria grupo para conter violência em manifestações.
2013 - STJ autoriza prazo de validade para crédito de celular pré-pago.
2013 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona a lei que inibe criação de partidos políticos.

TÚNEL DO TEMPO
Conheça melhor o poeta
Carlos Drummond de Andrade


SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário