sábado, 22 de novembro de 2014

Fatos históricos de 23 de novembro

23 de novembro é o 327º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 38 para acabar 2014.

- Dia de Cristo Rei - Comemoração móvel da Igreja Católica, que foi instituída pelo Papa Pio XI e que foi celebrada de 1925 até a "Reforma de 1969" no último domingo de outubro: último domingo do Ano Litúrgico, ou 5 domingos antes do natal, celebrado em 25 de dezembro por Cristãos do Ocidente.

- Dia Internacional contra a Impunidade - Comemoração promovida pela IFEX - Liberdade Internacional no Intercâmbio de Expressão, com o apoio da IFJ (Federação Internacional de Jornalistas ou "International Federation of Journalists)". Está associada a um concurso tendo por fim chamar a atenção para os assassinatos de jornalistas e trabalhadores da imprensa em todo o mundo, para marcar a data da morte de 32 jornalistas, que foram chacinados em 23 de novembro de 2009 na localidade filipina de Maguindanao no sudeste das Filipinas.

- Dia Mundial da Aquarela - Comemoração apoiada pela UNESCO, que tem sido celebrada principalmente na Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Coréia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Panamá, Rússia, Suécia e Venezuela entre outros, e que foi idealizada pelo artista plástico mexicano e grande entusiasta da aquarela, Alfredo Guati Rojo.
- Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil - Conforme Lei Nº 11.650, de 04.04.2008.

- Dia Nacional do Engenheiro Eletricista - Conforme Lei Nº 12.074, de 29.10.2009, para marcar a data da fundação do IEMI (Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá), em 23.11.1913.

- Dia Estadual do Doador Voluntário de Sangue - Comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.353, de 19.05. 2009.

EVANGELHO (Mt 25,31-46)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’.
44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’
45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’
46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIAClemente
 EFEMÉRIDES
 Adoniran Barbosa (1910 - 1982)
1760 - Nasceu François Noël Babeuf, em Saint-Quentin, Picardia, França. Conhecido pelo nome de Gracchus Babeuf, foi um jornalista que participou da Revolução Francesa e foi executado por seu papel na Conspiração dos Iguais. Embora os termos anarquismo,socialismo e comunismo não existissem na época em que viveu, eles foram usados posteriormente para descrever suas idéias. Morreu em Paris, França, em 27.05.1797.
1823 - Políticos brasileiros do Império partem para o exílio na França após o rompimento com D. Pedro.
1826 - Assinado no Rio de Janeiro um tratado entre o império brasileiro e o Reino Unido para a abolição do tráfico de escravos.
1837 - Nasceu Van der Waals (Johannes Diederik van der Waals), em Leiiden-Holanda. Foi um físico que formulou as equações descrevendo os estados líquido e gasoso, trabalho fundamental para a medição do zero absoluto, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1910. Morreu em Amsterdã, Holanda, em 08.03.1923.
1859 - Nasceu Billy The Kid, alcunha de William Henry McCarty, um dos mais famosos bandidos norte-americanos. Até hoje, três cidades lutam para confirmar o nascimento do bandido: Nova York, Indiana e Missouri. Foi morto aos 21 anos numa emboscado no Fort Summer pelo xerife do Novo México, Pat Garrett.
1863 - Guerra Civil Americana: tropas nortistas comandadas por General Grant enfrentam as tropas de Bragg na Batalha de Chattanooga
1876 - Casamento de Rui Barbosa com Maria Augusta Viana Bandeira.
1888 - Nasceu Álvaro Moreyra (Álvaro Maria da Soledade Pinto da Fonseca Velhinho Rodrigues Moreira da Silva), em Porto Alegre (SP). Foi poeta, letrista, jornalista e teatrólogo. Morreu em 12.10.1964, no Rio de Janeiro (RJ).

1890 - Terremoto de 7,2 graus atinge o sul da Itália, deixando 2.735 mortos, 7,5 mil feridos e 1,5 mil desaparecidos.
1891 - Primeira Revolta da Armada: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear o Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca. O marechal Deodoro da Fonseca, não querendo arriscar a possibilidade de uma guerra civil, renuncia à presidência do Brasil. Posse do Marechal Floriano Peixoto, como 2º Presidente da República do Brasil, no ano de 1891, devido à renúncia do marechal Deodoro da Fonseca.
1900 - Nasceu Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado), em Salvador (BA) Criou a capoeira regional porque percebeu que a capoeira perdera seu valor marcial e estava se tornando apenas uma dança folclórica. Recebeu esse apelido (Bimba) devido a uma aposta que sua mãe fez com a parteira que o " aparou " . Ao contrário do que a Mãe achava, a parteira disse que iria nascer um menino, se fosse receberia o apelido de "Bimba" pôr se tratar, na
Bahia, de um nome popular do órgão sexual masculino.  
Morreu em Goiânia (GO), em 15.02.1974.
1903 - Olinto De Pretto apresenta a tese "Ipotesi dell'etere nella vita dell'universo", ou ("Hipótese do éter na vida do universo"), que foi supostamente plagiada e incorporada por Albert Einstein para criação da teoria da relatividade.
1904 - Terminam os III Jogos Olímpicos da era Moderna, realizada em Saint Louis, após cinco meses de competições.
1913 - É fundada a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país, a Universidade Federal de Itajubá (MG).
1916 - O patriota colombiano Francisco Morales é fuzilado por causa de suas ações revolucionárias contra as autoridades do governo.
1925 - Os negócios do falsário Alves dos Reis começam a despertar a atenção do jornal O Século, jornal português. Artur Virgílio Alves Reis(Lisboa, 3 de Setembro de 1898 - 9 de Julho de 1955) foi certamente o maior burlão da história portuguesa e possivelmente um dos maiores do Mundo. Foi o cabeça da maior falsificação de notas de banco da História: as notas de 500 escudos, efígie Vasco da Gama, em 1925.
1926 - Nasceu Śri Sathya Sai Baba (Sathyanarayana Raju), numa pequena aldeia localizada no Sul da Índia, aproximadamente 170 km ao norte de Bangalore. Era um guru líder espiritual, místico, filantropo e educador, considerado por muitos como um Avatar (encarnação na forma humana de um ser divino). Ele próprio dizia ser a reencarnação de Shirdi Sai Baba, um religioso eclético indiano do século XIX venerado por hindus e muçulmanos, e futuramente seria Prema Sai Baba quando o planeta Terra viveria em um mundo de paz. Morreu em Puttaparthi, Andhra Pradesh, Índia, em 24.04.2011.
1931 - Nasceu Joel (Joel Antônio Martins), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 01.01.2003. Foi jogador de futebol (ponta-direita) revelado no Flamengo, onde atuou de 1951 a 1963, fez 404 jogos (244 vitórias, 74 empates, 86 derrotas e 111 gols) e foi Campeão Carioca (1953, 1954 e 1955).
1933 - Nasceu Joãozinho Trinta (João Clemente Jorge Trinta), em São Luís (MA), onde também morreu em 17.12.11. Foi um dos mais conceituados e polêmicos carnavalescos brasileiros.
1935 - Em Natal, no Rio Grande do Norte, tem início a Intentona Comunista, liderada por Luís Carlos Prestes, que consiste numa revolta político-militar promovida pelo Partido Comunista Brasileiro, o PCB.
1941 - Nasceu Franco Nero (Franco Spartanero), em San Prospero, Itália. É ator e seu primeiro papel de grande destaque foi em Django, de 1966, um clássico do western de produção ítalo-espanhola.
1942 - Começa a ser divulgado o genocídio de judeus na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.
1942 - O marechal Zhukov realiza o cerco aos alemães na cidade de Stalingrado
1944 - Primeiro doutoramento de uma mulher na Universidade do Porto: Leopoldina Ferreira Paulo doutora-se em Ciências Biológicas com a tese Alguns caracteres morfológicos das mãos dos portugueses.
1954 - Nasceu Elizabeth Savalla Casquel, em São Paulo (SP). É atriz de TV, teatro e cinema. Estreou em "Gabriela" (1975).
1945 - Promulgada uma nova constituição na Bolívia.
1945 - O general Charles De Gaulle é eleito presidente do governo provisório da França de forma unânime pela Assembléia Constituinte.
1948 - Um golpe militar derruba o presidente venezuelano Rômulo Gallegos
1955 - O Congresso decreta impedimento de João Fernandes Café Filho, que licenciado por motivos de saúde, pretendia reassumir o governo.
1956 - Juscelino Kubitschek manda fechar a Frente de Novembro, getulista, e o Clube da Lanterna, de direita.
1959 - Morreu Maurício de Lacerda (Maurício Paiva de Lacerda), no Rio de Janeiro RJ). Foi um político, tribuno e escritor brasileiro. Destacou-se como defensor de operários comunistas e anarquistas. Era filho do deputado federal, ex-ministro da Viação e Obras Públicas e ministro do STF Sebastião de Lacerda. Seus irmãos Paulo de Lacerda e Fernando (Paiva) de Lacerda foram importantes dirigentes do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro eleito para as legislaturas de 1912, 1915 e 1918. Prefeito de Vassouras de 1915 a 1920, e de 1932 a 1935. Foi dirigente do Partido Comunista Brasileiro, tendo sido preso em 1936 acusado de participar da Intentona Comunista de 1935. Contudo, quando houve a redemocratização do país em 1945, vinculou-se à União Democrática Nacional (UDN), partido anti-comunista. Foi pai do jornalista político, jornalista e escritor Carlos Lacerda. Nasceu em Vassouras (RJ), em 01.06.1888.
1960 - A Nasa lança no espaço o Tiros 2, o primeiro satélite meteorológico.
1961 - Um jato Comet 4 de prefixo LV-AHR das Aerolineas Argentinas cai logo após decolar do Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas, provocando a morte de 52 pessoas
1962 - Nasceu Carlinhos Brown (Antonio Carlos de Freitas), em Salvador (BA). É cantor e compositor popular, divulgador das coisas da Bahia.
1967 - Atletas negros americanos decidem boicotar os Jogos Olímpicos de 1968.
1970 - Paulo VI exclui os cardeais com mais de 80 anos de idade dos conclaves para a eleição dos futuros pontífices.
1971 - A República Popular da China passa a integrar o Conselho de Segurança Nacional da Organização das Nações Unidas.
1972 - Chegaram ao porto de Santos as 20 mil sacas de café compradas em El Salvador para a produção do café solúvel. Foi a primeira vez que o Brasil importou o produto.
1976 - Governo restringe investimentos no BNH, no desenvolvimento urbano (metrôs do Rio e São Paulo) e em saneamento.
1980 - Terremoto de 7,2 graus atinge o sul da Itália, deixando 2.735 mortos, 7,5 mil feridos e 1,5 mil desaparecidos.
1981 - C. R. Flamengo conquistou o título de campeão da Taça Libertadores da América em 1981.
1982 - Morreu o compositor e cantor Adoniran Barbosa, em São Paulo (SP). João Rubinato, nome oficial, nasceu em 06.08.1910, em Valinhos (SP), filho de imigrantes venezianos. Músico, cantor, compositor, humorista e ator.
1986 - Morreu Sadi Cabral (Sadi Sousa Leite Cabral), em São Paulo (SP). Nasceu em 10.09.1906, em Maceió (AL). Foi letrista e ator.
1990 - A milícia mais poderosa do Líbano aceita se render às forças nacionais e terminar uma guerra civil que já durava 15 anos.
1990 - Morreu Caio da Silva Prado Júnior, em São Paulo (SP), onde também nasceu em 11.02.1907. Foi um historiador, geógrafo,escritor, político e editor. As suas obras inauguraram, no país, uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira.
1991 - Em uma declaração gravada em seu leito de morte, Freddie Mercury finalmente divulgou que tinha AIDS.
1992 - Na cidade de Möllin, no norte da Alemanha, um atentado racista causa a morte de três mulheres turcas.
1994 - Representantes de 138 países reúnem-se em Nápoles, na Itália, e aprovam um plano de ação global para conter o crime organizado.
1998 - A União Europeia suspende o embargo à exportação de carne bovina pelo Reino Unido, em vigor desde março de 1996, devido à doença da vaca louca
2005 - Senado aprova projeto que altera o Código de Trânsito.
2005- Morreu a compositora Helena dos Santos, no Rio de Janeiro (RJ). Foi uma ex-favelada que passou a compor músicas para Roberto Carlos. Dentre elas, "Na lua não há", "Meu grande bem", "Fiquei tão triste" "Nem mesmo você", "Do outro lado da cidade", dentre outras. Nasceu em Conselheiro Lafayette (MG), em 1923.
2005 - Publicada a Lei de Biossegurança no Diário Oficial da União.
2005 - Senado projeto que altera o Código de Trânsito.
2005 - Banco Central reduz a taxa de juros de 19% ao ano para 18%.
2006 - Anunciada a fusão das lojas virtuais Americanas e Submarino.
2006 - Câmara aprova o Fundo Setorial do Audiovisual.
2006 - Acordo sobre Serviços Aéreos entre Brasil e Portugal (publicado em 26.11.2006).
2006 - Câmara aprova nova tipificação de crime por discriminação.
2007 - PSDB aprova Moção de Repúdio à proposta de terceiro mandado para o presidente Lula.
2009 - Seleção brasileira masculina de vôlei vence o Japão e conquista a Copa dos Campeões.
2009 - Sob protestos, presidente Lula recebe no Brasil o líder indiano Mahmoud Ahmadinejad.
2009 - Família de Jean Charles, assassinado em 2005, recebe indenização da Scotland Yard.
2010 - O médico Roger Abdelmassih, 68 anos, é condenado a 278 anos de prisão pela acusação de 56 estupros. Com prisão decretada encontra-se foragido. Suspeita-se que esteja no Líbano.
2010 - Polícia Federal conclui que houve vazamento da prova do ENEM.
2011 - Agência Nacional do Petróleo suspende atuação da Chevron no Brasil.
2011 - Comissão do Senado aprova texto-base do novo Código Florestal.
2011 - Agência Nacional do Petróleo suspende atuação da Chevron no Brasil.
2011 - Senado aprova Medida Provisória que proíbe o fumo em locais fechados de todo o país.
2011 - Supremo Tribunal Federal reforça a legalidade da ‘marcha da maconha’.
2012 - Morreu  Nelson Prudêncio, em São Carlos (SP). Foi um atleta de salto triplo e professor. Protagonizou a mais contundente e fantástica disputa olímpica pela medalha de Ouro em competições olímpicas, no salto triplo, nas Olimpíadas do México em 1968, juntamente com o soviético Viktor Saneyev e o italiano Giuseppe Gentile, quebrando o recorde mundial e olímpico por nove vezes consecutivas no mesmo dia. Prudêncio conquistou a prata, o ouro ficou com o soviético e o bronze com o italiano. Juntamente com Adhemar Ferreira da Silva e João do Pulo foi um dos maiores desportistas de sua modalidade tendo conquistado a medalha de prata nos Jogos da Cidade do México, em 1968, e a de bronze nos Jogos de Munique em 1972. Nelson Prudêncio nasceu em Lins (SP), em 04.04.1944.
2012 - Polícia Federal desarticula grupo criminoso infiltrado em órgãos federais.
2012 - Morreu o ator Larry Hagman (Larry Martin Hagman), em Dallas, EUA. Foi um ator de cinema e televisão, tendo-se destaca muito nos seriados “Jeanne é um gênio” como o Major Anthony Nelson, ao lado de Barbara Eden, e no papel do vilão J.R. Ewing em Dallas. Nasceu em Weatherford, Texas, EUA, em  21.09.1931.
2012 - Mano Menezes é demitido da Seleção Brasileira. 
2013 - Presidente Vladimir Putin critica a pressão exercida pela União Europeia.
2013 - Twitter anuncia tecnologia para dificultar espionagem de usuários.

TÚNEL DO TEMPO
1978: Relembre Adoniran Barbosa e Elis Regina


SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário