sábado, 25 de abril de 2015

Fatos históricos de 26 de abril

26 de abril é o 116º dia no calendário gregoriano. Faltam 249 para acabar 2015.

Dia Internacional da Propriedade Intelectual - Homenagem à data da entrada em vigor da "Convenção da Organização Mundial da Propriedade Intelectual", em 26 de abril de 1970.

- Dia Internacional das Vítimas de Acidentes e Catástrofes Causadas pela Radiação - Instituído pela ONU para lembrar o Desastre radioativo de Chernobyl (26.04.1986), na ex-URSS.

- Dia Internacional do Cão - Comemoração móvel que foi idealizada em 1995 pela amante e treinadora inglesa de cães, Jan Fennel, que também é conhecida como "a ouvinte de Cachorros". Ela desenvolveu um estilo de treinar cães a partir da adaptação de um método desenvolvido para cavalos pelo peão de rodeios, criador de cavalos e escritor norte-americano, Monty Roberts (Marvin Earl Roberts), ele por sua vez conhecido por "ouvir os cavalos": último domingo de abril.

- Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial ou pressão alta - Conforme Lei N° 10.439, de 30.04. 2002, para homenagear a data da fundação da APAH (Associação Paulista de Assistência ao Hipertenso), constituída em 26.04.1994, com o apoio do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

- Dia do Goleiro - Surgiu de uma ideia do preparador físico da Seleção Brasileira da Copa de 1974, e pioneiro no desenvolvimento de uma forte preparação de arqueiros no Brasil, Capitão Reginaldo Pontes Bielinski. É uma homenagem à data do nascimento do goleiro brasileiro de futebol, Aílton Corrêa Arruda (Manga), nascido em 26.04.1937.

- Dia da 1ª Missa do Brasil - Celebração eucarística da Igreja Católica que foi ministrada em Terras Brasilis pelo padre português, Frei Henrique de Coimbra, em 26 de abril (um domingo de páscoa) de 1500, na atual cidade de Porto Seguro (BA). Ocorreu logo depois do "Descobrimento" da então colônia de Portugal nas Américas (naqueles primeiros tempos chamada pelos europeus de Ilha de Vera Cruz).

- Dia Estadual de Prevenção a Diabetes - Comemorado no Ceará, conforme Lei Nº 14.060, de 09.01.2008.

- Dia do Agente Comunitário de Saúde - Comemorado no Ceará, conforme Lei Nº 13.670, de 20.09.2005. 

EVANGELHO (Jo 10,11-18)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.
14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi de meu Pai”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Pascásio
 EFEMÉRIDES
Há 29 anos acontecia o Desastre de Chernobyl
121 - Nasceu Marco Aurélio (César Marco Aurélio Antonino Augusto), em Roma, Itália. Foi imperador romano desde 161 até sua morte (17.03.180).
896 - Morreu o Papa Bonifácio VI. Nasceu em Roma, foi eleito em 11.04.896 e faleceu 15 dias depois de ser eleito.
1500 - É realizada a primeira missa no Brasil, pelo Frei Henrique de Coimbra, O.F.M.
1564 - Batizado de William Shakespeare.
1865 - Morreu John Wilkes Booth, 26 anos, em  Port Royal, Virginia, EUA. Ator americano que assassinou o presidente Abraham Lincoln.
1879 - Nasceu Owen Willans Richardson, em Dewsbury,  Yorkshire, Inglaterra. Foi um físico que formulou a Lei de Richardson, que dá a intensidade da corrente anódica de saturação de um diodo. Recebeu em 1928 o Nobel de Física, por seus estudos sobre os efeito termiônico, descoberto por Thomas Alva Edison e denominado efeito Edison-Richardson.  Morreu em Alton, Inglaterra, em 15.02.1959.
1882 - Enterro de Charles Darwin (morreu em 19.04.1882).
1900 - Nasceu Charles Francis Richter, em Hamilton, EUA. Sismólogo que ficou famoso ao criar, em colaboração com Beno Gutenberg, uma escala que quantifica a grandeza dos terremotos, que ele usou pela primeira vez em 1935. Richter e Gutenberg trabalhavam então no California Institute of Technology (Caltech). Morreu em Pasadena, EUA, em 20.04.1865.

1916 - Nasceu o escritor Morris West (Morris Langlo West), em St. Kilda, Victoria, AustráliaMorris West escreveu O Advogado do Diabo, As Sandálias do Pescador e mais 25 livros, além de peças de teatro e programas de rádio. Morreu em Clareville, New South Wales, Austrália, em 09.10.1999.
1916 - Morreu Mário de Sá-Carneiro, em Paris, França. Foi um poeta, contista e ficcionista português. Um dos grandes expoentes do Modernismo em Portugal e um dos mais reputados membros da Geração d’Orpheu. Nasceu em Lisboa, Portugal, em 19.051890.
1917 - É assinado o Acordo de Saint-Jean-de-Maurienne, sobre a futura partilha do Império Otomano entre alguns dos Aliados da Primeira Guerra Mundial.
1927 - Nasceu Pedro Sertanejo (Pedro de Almeida e Silva), em Euclides da Cunha (BA). Compositor. Instrumentista, acordeonista, autor de Rato Molhado, Roseira do Norte, dentre outros sucessos. Pedro Sertanejo é pai de Osvaldinho do Acordeom.
1933 - Fundação da polícia politica alemã Gestapo. Gestapo é o acrônimo em alemão de Geheime Staatspolizei, significando “polícia secreta do Estado”.
1937 - Guerra Civil Espanhola: O povoado basco de Guernica, na Espanha, é atacado em razão de sua falta de apoio ao general Francisco Franco. Aviões alemães, que apoiavam o ditador fascista, despejam toneladas de bombas incendiárias na cidadezinha de 7 mil habitantes.
1937 - Nasceu Manga (Haílton Corrêa de Arruda), em Recife (PE). É um jogador de futebol. Manga foi, segundo a crítica especializada, um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro. É o jogador brasileiro que tem o recorde de participação em edições na Copa Libertadores. Prestou serviços de ídolo (embaixador) em festas de consulados e também exerceu a função de supervisor de treinadores de goleiros do Sport Club Internacional, até 2012. Atualmente vive nos EUA, em Miami, no bairro de Little Havana.
1952 - É publicada a primeira edição da Revista Manchete, da Bloch Editores.
1964 - Tanganica e Zanzibar fundiram para formar a Tanzânia.
1965 - Fundação da TV Globo, no Rio de Janeiro. Foi fundada e dirigida pelo empresário Roberto Marinho até sua morte, em 2003, quando passou ao controle de seus filhos, Roberto Irineu e João Roberto Marinho. Atualmente, a emissora é a maior de toda a América Latina e a quarta maior do mundo, assistida por 80 milhões de pessoas diariamente. A empresa faz parte do grupo empresarial Organizações Globo.
1942 - Nasceu Benedita da Silva (Benedita Sousa da Silva Sampaio), no Rio de Janeiro (RJ). Política, foi Governadora do Rio de Janeiro. É formada como auxiliar de enfermagem, e tem diploma universitário no curso de Serviço Social. É casada com o ator Antonio Luiz Sampaio (nome artístico: Antônio Pitanga), que é pai de Camila e Rocco Pitanga (sobrenomes artísticos).
1952 - A Bloch Editores lança a revista Manchete, semanário ilustrado.
1963 - Haiti invade a embaixada da República Dominicana em Porto Príncipe e sequestra 22 refugiados políticos haitianos.
1973 - Paraguai e Brasil firmam um tratado que permite a construção da hidroelétrica de Itaipu, a mais potente do mundo, no rio Paraná, limite entre os dois países.
1981 - Nasceu a atriz Mariana Ximenes (Mariana Ximenes do Prado Nuzzi), em São Paulo (SP). Em entrevista ao Jô Soares, ela disse que sua mãe nasceu em Sobral (CE). É filha da fonoaudióloga cearense Fátima Ximenes do Prado e do advogado e professor de direito paulista José Nuzzi Neto.
1985 - O Pacto de Varsóvia é renovado por mais 20 anos.
1986 - Dia do Desastre de Chernobyl - O acidente, considerado o maior do gênero na história da humanidade, foi um dos primeiros a colocar em cheque os verdadeiros benefícios da energia nuclear se comparados aos riscos que esse tipo de empreendimento representa. As partículas que se espalharam pela região despejaram sobre o local uma nuvem de contaminação 400 vezes mais radioativa do que os ataques nucleares contra Hiroshima e Nagasaki ao final da Segunda Guerra Mundial.
1990 - O ex-guerrilheiro Carlos Pizarro, candidato à presidência da Colômbia, é assassinado no aeroporto de Bogotá
1991 - Príncipe Charles chega ao Brasil e abre em Belém, ao lado do presidente Collor, um seminário sobre ecologia e desenvolvimento.
1992 - Os russos comemoraram a Páscoa ortodoxa pela primeira vez depois da revolução no país. Os líderes bolcheviques que assumiram o poder pretendiam banir o cristianismo.
1994 -  O Conselho Nacional Africano, de Nelson Mandela, ganha as primeiras eleições multirraciais da África do Sul com 62,6% dos votos, contra 20,4% do governante do Partido Nacional. 
1998 - Bispo guatemalteco, D. Juan Geradi, morre assassinado por desconhecidos que o surpreenderam na casa paroquial.
1999 - Preso ex-presidente do Banco Central, Francisco Lopes, por recusar-se a depor na CPI sobre o sistema financeiro.
2002 - Estudante de 19 anos mata 17 pessoas em uma escola de Erfurt (Alemanha).
2004 - Brasil tem vitória na OMC no recurso apresentado contra os subsídios ao algodão concedidos pelos EUA a seus produtores.
2005 - Sobre pressão internacional, a Síria retira os últimos 14 000 militares do Líbano, terminando assim 29 anos de ocupação militar desse país.
2006 - Aprovação da construção da Freedom Tower no lugar das Torres Gêmeas do World Trade Center.
2006 - Dalai Lama, líder religioso budista, faz visita ao Brasil. O Dalai Lama ao longo do tempo tornou-se o líder político do Tibete, onde política e religião fundiram-se em um Estado teocrático.
2006 - Morreu Guilherme de Brito (Guilherme de Brito Bollhorst). Foi compositor, cantor, pintor e escultor. Neto de alemão, nasceu em Vila Isabel, no Rio de Janeiro (RJ), em 03.01.1922. Foi um dos principais parceiros de Nelson Cavaquinho.
2007 - Câmara aprova o projeto de Lei que institui o Dia do Frei Galvão, em 11 de maio.
2009 - Canonização de Nuno Álvares Pereira (Nuno Álvares Pereira - O. Carm.), pelo Papa Bento XVI. Também conhecido como o Santo Condestável, São Nuno de Santa Maria, ou simplesmente Nun'Álvares, nasceu em Paço do Bonjardim ou Flor da Rosa, Portugal, em 24.04.1360. Foi um nobre e guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela. Nuno Álvares Pereira foi também Condestável de Portugal, Mordomo-mor da Corte, 2.º conde de Arraiolos, 7.º conde de Barcelos e 3.º conde de Ourém. Morreu em Lisboa, Portugal, em 01.11.1431.
2010 - O ex-ditador panamenho Manuel Noriega é extraditado para a França.
2011 - Fernando Henrique Cardoso admite possibilidade de fusão entre PMDB e DEM.
2012 - Família de Osama Bin Laden é expulsa do Paquistão.
2012  - Presidenta Dilma Rousseff nega ter conversado com Lula sobre CPI de Cachoeira.
2012 - Supremo Tribunal Federal julga constitucional política de cotas na Universidade de Brasília.
2013 - O ministro do TSE, José Antônio Dias Toffoli, defende regulamentação do período pré-eleitoral.
2013 - Ministério da Saúde prorroga a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até 10/05/2013.
2014 - Países que integram o G7 adotam novas sanções contra a Rússia.
2014 - Realização da Marcha da Maconha em São Paulo.
TÚNEL DO TEMPO
Guilherme de Brito canta "Quando eu  me chamar saudade" 
(Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito)


SITES CONSULTADOS:                                 
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário