sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Fatos históricos de 13 de fevereiro

13 de fevereiro é o 44º dia no calendário gregoriano. Faltam 322 para acabar 2015.

- Dia Mundial do Rádio - Instituído pela UNESCO para marcar a data do estabelecimento da Rádio das Nações Unidas, ocorrido em 13 de fevereiro de 1946, a partir do que, a Rádio ONU começou a transmitir desde estúdios improvisados nos escritórios da sede das Nações Unidas em Lake Success (Nassau County) em Nova Iorque, EUA, com a emissão do seu 1º indicativo de chamada: "Esta é a Organização das Nações Unidas chamando os povos do mundo".

- Dia Mundial da Arquitetura de Informação - Evento promovido pelo Instituto da Arquitetura de Informação e realizado inicialmente em 14 grandes cidades do mundo: 2º sábado de fevereiro.

- Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército

 - Comemorado no Exército do Brasil, para marcar a data do nascimento do patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro, Antônio Álvares da Silva (Frei Orlando) - 13 de fevereiro de 1913.
EVANGELHO
(Lc 5,27-32)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.

29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIAMartiniano
EFEMÉRIDES
 Lúcia (no meio) e seus dois primos: Jacinta e 
Francisco 
1440 - Nasceu Hartmann Schedel, em Nuremberg, Alemanha, onde também morreu em 28.11.1514. Foi um dos primeiros cartógrafos a fazer uso da impressão, desenvolvida por Johannes Gutenberg. Na sua "Crônica de Nuremberg", também conhecida como Schedelsche Weltchronic (publicada em latim e em alemão em Nuremberg no mesmo ano de 1493), apresenta mapas e ilustrações de cidades e países, constituindo, em alguns casos, a mais antiga documentação do gênero sobre tais locais.
1542 - Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana descobrem o Rio Amazonas
1542 - A rainha da Inglaterra, Catherine Howard, é executada por ordem de seu marido, Henrique VIII. 
1633 - Galileo Galilei é detido pela Inquisição da Igreja Católica.
1668 - Fim da Guerra da Restauração, com a assinatura do tratado de paz em Lisboa em que a Espanha reconhece definitivamente a independência de Portugal.
1787 - Morreu Ruđer Josip Bošković, mais conhecido como Ruggiero Giuseppe Boscovich, Milão, Itália. Jesuíta, físico, astrônomo, matemático, filósofo, diplomata e poeta, nasceu em Ragusa de Dalmacia (República de Ragusa), Croácia, em 18.05.1711.
1790 - Tabela cronológica da Revolução Francesa: supressão dos juramentos monásticos e das ordens religiosas.

1805 - Nasceu Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet, em Düren, Alemanha. Foi um matemático, a quem se atribui a moderna definição formal de função. Morreu em Göttingen, Alemanha, em 0.05.1859.
1883 - Morreu Richard Wagner (Wilhelm Richard Wagner), em Veneza, Itália. Foi um compositor, maestro, teórico musical, ensaistae poeta alemão, considerado um dos expoentes do romantismo e dos mais influentes compositores de música erudita já surgidos.Nasceu em Leipzig, Alemanha, em 22.05.1813.
1885 - Nasceu José Hipólito Vaz Raposo, em São Vicente da Beira, Portugal. Mais conhecido por Hipólito Raposo, foi um advogado, escritor, historiador e político monárquico, que se notabilizou como um dos mais destacados dirigentes do Integralismo Lusitano. Morreu em Lisboa, Portugal, em 26.08.1953.
1888 - Nasceu Geórgios Papandréu, em Kalentzi, Grécia. Foi um político que ocupou o cargo de primeiro-ministro da Grécia. Morreu em Atenas, Grécia, em 01.11.1968.
1896 - Censura em Portugal: a polícia apreende todo o material de periódicos que critiquem as instituições monárquicas.
1903 - Nasceu Georges Simenon (Georges Joseph Chistian Simenon), em Liège, Bélgica. Foi um escritor belga de língua francesa. Foi um romancista de uma fecundidade extraordinária: escreveu 192 romances, 158 novelas, alem de obras autobiográficas e numerosos artigos e reportagens sob seu nome e mais 176 romances, dezenas de novelas, contos e artigos sob 27 pseudônimos diferentes. As tiragens acumuladas de seus livros atingem mais de 500 milhões de exemplares. É o autor belga, e o quarto autor de língua francesa mais traduzido em todo o mundo. Seu personagem mais famoso é o Comissário Maigret, personagem de 75 novelas e 28 contos. Morreu em Lausanne, Suíça, em 04.09.1989.
1906 - Nasceu Agostinho Silva (George Agostinho Baptista da Silva, em Porto, Portugal. Foi um filósofo, poeta e ensaísta. O seu pensamento combina elementos de panteísmo, milenarismo e ética da renúncia, afirmando a Liberdade como a mais importante qualidade do ser humano. Agostinho da Silva pode ser considerado um filósofo prático empenhado, através da sua vida e obra, na mudança da sociedade. Passou considerável tempo de sua vida no Brasil. Morreu em Lisboa, Portugal, em 03.04.1994.
1910 - Nasceu William Bradford Shockley, em Londres, Inglaterra. Foi um físico agraciado com o prêmio Nobel de Física em 1956, por pesquisas de semicondutores e a invenção do transistor. Morreu em Stanford, Califórnia,EUA, em 12.08.1989.
1912 - O governo imperial chinês reconhece a República. 
1913 - Nascimento do Frei Orlando (Antônio Álvares da Silva), em Morada Nova de Minas, então distrito de Abaeté. Foi um religioso e militar brasileiro, tendo servido como capitão capelão do Exército Brasileiro, falecido na II Guerra Mundial, aos 32 anos, em Bombiana, Itália, em 20.02.1945. É o "patrono espiritual” do Exército Brasileiro.
1917 - É presa a mais famosa espiã do mundo: Mata Hari. A mulher que colecionava amantes entre as mais eminentes personalidades de sua época, entrou para o setor de espionagem durante a I Guerra. Ela seria condenada à morte alguns meses depois.
1920 - A Liga das Nações reconhece a neutralidade suíça. 
1923 - Nasceu Charles Elwood "Chuck" Yeager, em Myra, Virgínia Ocidental, EUA. Foi um ás da aviação americano, conhecido por ser a primeira pessoa a "quebrar" a barreira do som. Yeager se alistou na USAF em 1941, então com dezoito anos de idade. Ele trabalhou como mecânico de aeronaves e piloto antes de seguir para a Europa na segunda grande guerra. Ao retornar, entrou para a escola de pilotos de testes, onde logo se firmou como superior sendo selecionado dentre os 125 pilotos para voar no X-1. Em 14 de outubro de 1947, Yeager quebra a barreira do som acima da cidade de Victorville, Califórnia. Durante os anos 1950, Yeager voou muitas aeronaves de teste para a USAF e investigou vários acidentes. Em 1960 ele foi apontado como diretor da escola espacial da base de Edwards. No filme americano "Os Eleitos" (1983), o ator Sam Shepard faz o papel de Yeager.
1928 - Nasceu Catarina Efigénia Sabino Eufémia, em Baleizão, Portugal. Foi uma ceifeira portuguesa que, na sequência de uma greve de assalariadas rurais, foi assassinada a tiros, pelo tenente Carrajola da Guarda Nacional Republicana. Com vinte e seis anos de idade, analfabeta, Catarina tinha três filhos, um dos quais de oito meses, que estava no seu colo no momento em que foi baleada. Morreu em Monte do Olival, Baleizão, em 19.05.1954.
1941 - Nasceu Boris Casoy, em São Paulo (SP). Filho de judeus russos, é um jornalista e atualmente apresenta o Jornal da Noite, na Band, além de ser um dos âncoras da rádio BandNews FM..
1942 - Morte de Epitácio Pessoa (Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa), em um sítio nos arredores de Petrópolis (RJ). Foi jurista e político - o 13º Presidente da República do Brasil (28/07/1919 a 15/11/1922). Nasceu em Umbuzeiro (PB), em 23.05.1865.
1943 - Fundação do São Cristóvão de Futebol e Regatas – Rio de Janeiro (RJ).
1945 - As tropas aliadas fizeram um ataque surpresa a Dresden, na Alemanha, e por três dias a cidade foi severamente bombardeada até a destruição. Morreram 135 mil pessoas.
1949 - Nasceu Roberto D'Ávila, em São Paulo (SP). É jornalista e apresentador do programa Conexão Roberto D'Ávila.
1953 - URSS prende médicos acusados de tramar a morte de líderes políticos e militares.
1957 - Governo húngaro institui a pena de morte com julgamento sumário contra greves e qualquer outra forma ativa de oposição.
1958 - Linus Pauling apresenta à ONU uma petição assinada por 9.235 cientistas pedindo a suspensão dos testes nucleares.
1959 - Nasceu José Nobre Guimarães, em Quixeramobim (CE). É deputado federal (PT) pelo Ceará. É irmão de José Genoíno (ex-presidente do PT).
1960 - A França entrou na corrida armamentista e lançou sua primeira bomba atômica, no deserto da Argélia.
1961 - Brasil e EUA assinam no RJ o primeiro tratado de extradição entre os dois países.
1962 - Estados Unidos e Reino Unido recusam proposta soviética para desarmamento.
1965 - FMI concede ao Brasil um crédito de 125 milhões de dólares, para auxiliar no combate à inflação.
1967 - Início da Vigência do Cruzeiro Novo (NCr$), em substituição ao Cruzeiro por causa do aumento da inflação.
1967 - Descoberto em Madri um livro com anotações de Leonardo da Vinci. 
1969 - Decreto-Lei nº 467 Dispõe sobre a fiscalização de produtos de uso veterinário.
1971 - O presidente chileno, Salvador Allende, aceita a nacionalização de todos os recursos minerais e combustíveis do país. 
1982 - Raul Seixas apresenta-se para um público de mais de 150 mil pessoas no Festival Música na Praia, em Santos.
1984 - Constantin Chernienko é eleito novo secretário geral do Partido Comunista da URSS. 
1987 - Morte de Bola Sete (Djalma Andrade), em Greenbrae na Califórnia, EUA. Foi compositor e instrumentista (violonista). Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 16.07.1923.
1988 - Morreu Radamés Gnattali, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um grande  músico instrumentista (pianista), compositor, maestro e arranjador especializado em choro. Nasceu em Porto Alegre (RS), em 27.01.1906.
1989 - O Exército Vermelho Soviético deixa a capital afegã. 
1990 - Multidões recebem Nelson Mandela como herói quando retorna à cidade negra de Soveto, com a promessa de encerrar o “inferno sombrio do apartheid.”
1991 - Aviões dos EUA destroem um suposto esconderijo militar em Bagdá. Civis denunciam que o local era apenas um abrigo para a população. O cálculo de mortos varia entre 40 e 500 vítimas. 
1998 - Incêndio destrói o aeroporto Santos Dumont no RJ.
2000 - Publicada a última tira da banda desenhada Peanuts/Snoopy, de Charles Schulz (1922-2000), que faleceu um dia antes.
2002 - A escola de samba Estação Primeira de Mangueira conquista seu 18º título no Carnaval do Rio de Janeiro
2002 - CNBB lança a campanha Fraternidade e os Povos Indígenas.
2002 - Extinção do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, devido a uma série de denúncias de irregularidades no pagamento de precatórios, com prejuízos de mais de 120 milhões de reais para a União.
2003 - Instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social em Brasília (DF).
2005 - Morreu Irmã Lúcia (Lúcia de Jesus dos Santos), Coimbra, Portugal. A última vidente de Fátima ou Irmã Lúcia do Coração Imaculado, Ordem das Carmelitas Descalças, foi, juntamente com Jacinta e Francisco Marto (os chamados "três pastorinhos"), uma das três crianças que afirmaram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria (Fátima), durante o ano de 1917. Nasceu em Aljustrel, Fátima, OurémPortugal, em 28.03.1907.
2006 - Início de reformas na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
2007 - Câmara dos Deputados aprova a criação da Super Receita.
2008 - Atacante Ronaldo, do Milan, sofre ruptura no tendão patelar do joelho esquerdo durante o empate por 1 a 1 da equipe rubro-negra contra o Livorno, no Estádio San Siro, em jogo adiado da 16ª rodada do Campeonato Italiano.
2008 - Anunciada a separação de Pelé e Assíria Lemos.
2009 - STF arquiva processo contra ex-ministro da Fazenda e deputado federal Antonio Palocci (PT-SP).
2010 - Luís Figo, ex-jogador português, nega ter recebido dinheiro para apoiar socialistas.
2011 - Brasil vence (6 X 0) o Uruguai e conquista o Sul-Americano Sub-20.
2012 - ONU alerta para uma iminente guerra civil na Síria.
2013 - Papa Bento XVI afirma que está renunciando “pelo bem da Igreja”.
2014 - Embaixadora dos EUA assina contrato de locação para instalação do Consulado em Belo Horizonte.
2014 - Banco do Brasil anuncia lucro líquido de R$ 15,8 bilhões em 2013.
2014 - Associação Médica Brasileira anuncia o “Programa de Apoyo a Medicos Extranjeiros”.
2015 - ONU alerta para impunidade nos desaparecimentos registrados no México.
2015 - Ministério da Educação determina reajuste de 6,4% no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
2015 - Ministério da Fazenda desmente todos boatos sobre confisco da poupança.
TÚNEL DO TEMPO
Richard Vagner - Cavalgada das Valquírias

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário