quarta-feira, 28 de junho de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - QUINTA-FEIRA - 29.06.17]

Segunda chance
Por conta do ‘descanso’ dos brasileiros, o governo irá reabrir o prazo para saque do abono salarial de 2016/2017, que se encerrará na sexta-feira (30). Aproximadamente 1,6 milhão de pessoas ainda não foram pegar seu dinheiro. O novo prazo irá de dia 27 de julho a 27 de dezembro. Se para receber é assim...

Para sacar
Têm direito de sacar o abono quem trabalhou com carteira assinada por, ao menos, um mês em 2015 e tenha recebido, em média, até dois salários mínimos. Faz-se, também, necessário que os trabalhadores estejam inscritos há, no mínimo, cinco anos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Anticorrupção
O Banco Central resolveu ontem (28) restringir os saques em espécie, a fim de colaborar no combate à corrupção.  Saques de valores iguais ou superiores a R$ 50 mil o banco tem de ser avisado com três dias de antecedência. A nova norma só passará a vigorar daqui a 180 dias. Enquanto isso, retiradas de valores iguais ou superiores a R$ 100 mil tem de ser comunicada ao banco com um dia de antecedência.

A Taça é nossa
Num dia como hoje (29.06.1958) o brasileiro se libertava do “complexo de vira-latas”, como definia o dramaturgo e escritor Nelson Rodrigues (1912-1980). A Seleção Brasileira ganhou sua primeira Copa do Mundo dos suecos, que eram os donos da casa. De sobra, Pelé se consagrou.

Campanha de 58
Jogando de azul, os meninos do técnico Vicente Ítalo Feola (1909 - 1975) fizeram uma belíssima campanha. Eis os jogos e placares: 3x0 na Áustria; 0x0 com Inglaterra; 2x0 na União Soviética; 1x0 no País de Gales; 5x2 na França e fecharam com 5x2 na Suécia. Na final foram dois gols de Pelé (então com 17 anos); dois de Vavá e um de Zagalo..
Vira-latas
No popular, o termo “complexo de vira-lata” refere-se ao complexo de inferioridade, à falta de autoestima dos brasileiros, algo que, segundo Nelson Rodrigues, teria começado com a derrota da seleção brasileira na Copa de 1950. Só que para ele, isso não se limitava somente ao campo futebolístico. Leia, na íntegra, o artigo de Nelson Rodrigues, clicando abaixo: 

Fogo, não
Desde ontem (28) a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) não mais autoriza no Ceará as queimadas para limpeza das roças (fogo controlado). Essa decisão ficará em vigor até dezembro e tem como finalidade proteger a cobertura florestal da caatinga. Como quase sempre o difícil é ter quem fiscaliza o cumprimento dessa determinação, que a população colabore nessa tarefa.

Câmara Municipal
Após da emancipação política de Sobral em 05 de julho de 1773, no térreo do prédio funcionava a Cadeia; no andar superior, a Câmara Municipal.

Responda se souber
Com a construção da Cadeia Pública como ficou a ocupação do prédio da Câmara? Resposta na Coluna de amanhã?

É mesmo, né?
“Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados. (Sócrates)





Nenhum comentário:

Postar um comentário