segunda-feira, 21 de agosto de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - TERÇA-FEIRA - 22.08.17

Injúria racial
Mal foi eleita Miss Brasil, a piauiense Monalysa Alcântara, 18 anos, já está sofrendo ataques racistas nas redes sociais. No Twitter, comentários como “venceu o concurso por causa das cotas”, "cara de empregadinha", dentre outros, têm sido direcionados à bela jovem. Certamente, além da cor da sua pele, sua nordestinidade também estimulou os agressores covardes. Se no País houvesse realmente punição, e severa, DU-VI-D-O-DO se esses fatos lamentáveis se repetissem com a mesma frequência.

Cumpra-se!
Àqueles que pensam em fazer o mesmo: está bem claro no Código Penal, Art. 140, parágrafo 3º que injúria racial consiste em ofender a dignidade ou o decoro utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Pena: reclusão de um a três anos e multa, além da pena correspondente à violência, para quem cometê-la. O problema é cumprir-se isso.

Impunidade
Em 8 de maio de 2005, em Porto Alegre (RS), um grupo de 14 pessoas agrediu brutalmente três rapazes a pontapés, socos e facadas, causando a uma das vítimas perda de um rim e de 80% do pulmão esquerdo. A motivação foi o fato de dois deles estarem usando quipás na cabeça, espécie de chapéu na religião judaica. Passados 12 anos o que seria o primeiro ataque de um grupo neonazista no Brasil continua sem data para acontecer.

Para todos
Primeiro a Secretaria de Cultura e Turismo negocia a autorização com familiares de autores falecidos e com os ainda vivos que escreveram e escrevem a história de Sobral. Depois é só digitalizar as obras e disponibilizá-las na internet. Será um ensaio para fazer o mesmo com os livros adotados na escola pública.

Coveiros culturais
Como ainda ninguém se atreveu a criar o Museu da Imagem e do Som em Sobral, que a medida acima citada também contemple fotografias e vídeos da cidade. Assim, acervos valiosos deixarão de ser enterrados em arquivos pessoais, obra de quem não admite (coveiro) que cultura tem de ser compartilhada. E com todos.

É Folclore
E hoje, especialmente neste 22/08, é dia de alguns colegas fazerem esforço e evitarem pronunciar “FLOCLORE” ou “FOCLORE”. Caprichem: FOLCLORE. Se não for possível, so-le-trem: FOL-CLO-RE.

Você sabia?
O arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), criador do termo "FOLCLORE", enviou uma carta à revista The Atheneum, de Londres, em 1846, sob o pseudônimo Ambrose Merton, pedindo apoio para levantar informações sobre tradições e lendas daquele país. Devido a publicação da carta ter ocorrido no dia 22 de agosto, a data foi escolhida como o Dia Mundial do Folclore. A palavra "FOLCLORE" deriva do inglês folk-lore: folk (povo), lore (conhecimento empírico, sabedoria) - ou seja, o termo designa a sabedoria de um povo.

Reforma
A primeira grande reforma da igreja do Patrocínio foi realizada por Dom José Tupinambá da Frota no período de 1923/1924.

Responda, se souber
Que escritor sobralense utilizou os pseudônimos “Pojucan e “Jaibara”. Resposta na Coluna de amanhã.

É mesmo, né?

“A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe”.  (Charlie Chaplin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário