terça-feira, 21 de novembro de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - QUARTA-FEIRA - 22.11.17

“Resolvido! Tudo perfeito!”

Mas continua o matagal seco se avolumando em terrenos baldios em Sobral, ocasionando incêndios com freqüência. A população aciona a prefeitura, que providencia o roço gastando dinheiro público em terreno de particulares e só. Daí, começam a crescer a cada dia as montanhas de mato e lixo no local. 
A prefeitura é novamente acionada por moradores. E a resposta é esta: “Aqui consta que está resolvido o problema. Tudo perfeito!”. Eis, nas fotos abaixo, Sr. Prefeito, um desses serviços “perfeitos”: Rua Dr. Paulo de Almeida Sanford, Bairro Dr. Juvêncio de Andrade (ex-Colina), em frente ao número 735.

Braços abertos
Ontem (21) o Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária direcionada à população negra. O tema é "O SUS está de braços abertos para a saúde da população negra”. O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, tem como objetivo tentar garantir o atendimento ético a pessoas pretas e pardas.

Vulnerabilidade
No Brasil, os negros representam 54% da população, cuja maioria tem alta vulnerabilidade para contrair doenças como anemia falciforme, a hipertensão arterial, o diabetes mellitus (tipo 3) e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase. Cinco mil profissionais de saúde serão utilizados para tentar eliminar ou, pelo menos, minimizar esse problema.

Fies prorrogado
O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado para 30 de novembro. Até lá, será possível aos estudantes fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitar mais prazo para uso do financiamento. Segundo o MEC, os estudantes têm de renovar os contratos do Fies a cada semestre. A previsão de contratação para o segundo semestre deste ano é de 1,28 milhão empréstimos.

Desemprego
Na segunda-feira (20) foi lançado o relatório “Tendências Globais de Emprego para a Juventude 2017", elaborado pela Organização Mundial do Trabalho (OIT). Segundo ele, no mundo há mais de 70 milhões de jovens desempregados, com previsão para. O documento também alerta para o desemprego juvenil, que atinge 70,9 milhões de jovens no mundo.

Perspectiva
Para 2018, a estimativa é de que o desemprego entre a população jovem aumente ainda mais, chegando a 71,1 milhões de pessoas. Ainda de acordo com o relatório, cerca de um quinto dos jovens em todo o mundo não estão empregados, estudando ou em treinamento. Além da falta de vagas de emprego, o fato de a maioria dos jovens não ter experiência é outro importante complicador.

Padrasto na Certidão
Desde ontem (21) passou a ser permitida a inclusão de nome de padrasto nas certidões de nascimento, casamento e óbito definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  O objetivo da mudança é facilitar registros de paternidade e maternidade de filhos não biológicos.

Além disso
Contempla também a regulamentação do registro de crianças geradas por técnicas de reprodução assistida, entre outras medidas. Os cartórios têm prazo até 1º de janeiro de 2018 para se adaptar à mudança, data em que passará a ser obrigatória a inclusão.

Tá começando
Ontem Eduardo Cunha conseguiu redução de 10 meses em sua pena na segunda instância. A decisão foi do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O juiz federal Sérgio Moro sentenciou 15 anos e quatro meses de prisão, mas agora Cunha só terá de cumprir 14 anos e seis meses. Pode esperar que aparece já, já mais redução. Ah, Brasil bom para quem não presta!

Carioca sobralense
Negro carioca, José da Mata e Silva (1900-1993), cedo veio para Sobral e aqui ficou até morrer

Responda, se souber
Em que áreas e cargos atuou José da Mata e Silva em Sobral? Resposta na Coluna de Amanhã

É mesmo, né?
"O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si".  (Voltaire)












Nenhum comentário:

Postar um comentário