sábado, 16 de dezembro de 2017

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sábado - 16.12.17)

Dúplex
Trata-se de uma palavra paroxítona (Dú-plex) e, como tal, deve ser acentuada graficamente. Muito empregada como adjetivo (apartamento dúplex, cartão dúplex, etc.) é comumente pronunciada como oxítona (dupléx). No caso dos apartamentos de dois pavimentos, é comum encontrarmos propagandas que anunciam “um belo duplex... em que a palavra, grafada sem acento, passa a ter valor de substantivo.

O mesmo vale para tríplex. A pronúncia incorreta “dupléx” talvez tenha sido influenciada por produtos comerciais, tais como, colorex, pirex, mentex, látex (látex), nomes formados à revelia, sem nenhuma consistência no vernáculo.

Dois milhões
O substantivo “milhão”, que significa mil milhares, é masculino (o milhão). O numeral ou o adjetivo que o acompanha deve, portanto, com ele concordar em gênero e número. Portanto, devemos dizer “dois milhões de mulheres” e não “duas milhões de mulheres”; “dois milhões de estrelas” e não “duas milhões de estrelas”.

É fácil de se fazer
Em construções em que o infinitivo é precedido de preposição “de” e por adjetivos como agradável, fácil, difícil, possível e semelhante é incorreto utilizar-se o pronome “se” nessas construções, pois o infinitivo já tem sentido passivo. Ex.: Isso é fácil de fazer (de ser feito); Aquilo é difícil de conseguir (de ser conseguido); Osso duro de roer (Osso duro de ser roído).

É muito/ É pouco/ É suficiente
O verbo ser que aparece nas expressões “é muito/é pouco/é suficiente/é bastante/é semelhante que denotam quantidade, distância, peso, etc. fica sempre no singular. Ex.: Cem quilômetros é muito; Cem reais é pouco; Vinte gramas é suficiente.

Álibi
Substantivo masculino proveniente do Latim (álibi, que significa “noutro lugar”). Por se tratar de palavra já incorporada à língua portuguesa deve ser acentuada graficamente como todas as palavras proparoxítonas. Estão no mesmo caso: grátis, álbum, ônibus, fórum, etc.

Aluguel/Aluguer
Ambas as formas são aceitas como corretas. A primeira forma é de uso mais comum no Brasil. A segunda é muito empregada em Portugal e na linguagem jurídica. Observe que aluguel faz o plural alugueis; aluguer, alugueres. Ex.: Moveu uma ação a fim de receber os aluguéis (ou alugueres) não pagos. Existem, em Português, inúmeras palavras que possuem dupla grafia, sendo ambas consideradas gramaticalmente corretas. 

Veja algumas: aluguel, aluguer; assoviar, assobiar; bêbado, bêbedo; bílis, bile; cãibra, cãimbra; camionete, camioneta; carroçaria, carroceria; catorze, quatorze; chimpanzé, chipanzé; cociente, quociente; cota, quota; contato; contacto; cotidiano; quotidiano; espuma, escuma; flecha; frecha; fleugma, fleuma; infarto, enfarte; laje; lajem; louro, loiro; ouro, oiro; cousa, coisa; piaçava, piaçaba; percentagem, porcentagem; secção, seção; toucinho, toicinho; treinar, trenar, etc.

Rã é feminino de sapo
Não. O feminino de sapo - grave bem - é sapa. Rã é o nome epiceno: Existe a rã macho e a rã fêmea. Alguns professores ainda ensinam a seus alunos que rã é feminino de sapo. Nunca foi.



(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (088) 99762-2542.






Nenhum comentário:

Postar um comentário