domingo, 10 de dezembro de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - SEGUNDA-FEIRA - 11.12.17

É bom saber... E praticar
Sendo atualmente o país menos corrupto, a Dinamarca repassa oito bons exemplos que podem inspirar no combate à corrupção países como o Brasil. São eles: 1) Menos regalias para políticos; 2) Pouco espaço para indicar cargos; 3) Transparência ampla; 4) Polícia confiável e preparada; 5) Baixa impunidade; 6) Confiança social; 7) Ouvidoria forte; 8) Empenho constante contra a corrupção.

De supetão
É louvável o zelo da FNS quanto à prevenção à dengue em nosso município. Resta atentar para o agendamento a fim de evitar visitas de supetão às residências. Providências anteriores e posteriores a um procedimento (borrifação) exigem tempo para serem adotadas. As donas de casa agradecem.

Priorizar o essencial
Limpar um matagal, tapar um buraco na rua, remendar um calçamento ou asfalto, consertar rapidamente um cano estourado, colocar uma lâmpada num poste, recolher um lixo entulhado na via pública, orientar e/ou punir um barnabé que trata mal os munícipes e outras pequenas providências. Isso é agir norteado pelas prioridades.

E dá voto
É exatamente o que deveriam fazer os administradores que se preocupam com as reais e urgentes necessidades da população. A adoção de medidas simples e baratas é o suficiente para evitar o desgaste do administrador e dos administrados, além de proporcionar o bem-estar desses últimos. Receita: apenas uma equipe cujo titular circulasse diariamente a cidade, resolvendo de imediato essas pendências, resultaria na solução de muitos dos probleminhas da cidade. E garanto: dá voto.

Pra inglês ver
Na Inglaterra, uma lei aprovada nesses dias proíbe fumar dentro de carros com crianças. Leis dessa espécie já existem em alguns estados americanos e em partes do Canadá e da Austrália. Enquanto isso, no Brasil, como as crianças, a legislação ainda está engatinhando. Com nosso auxílio, um dia andará. Que essa ajude venha logo, antes que mais gente adoeça e/ou morra.

Burrice
E continua a dificuldade de se contratar profissionais liberais que prestam serviços em residências ou empresas, como pedreiro, pintor, eletricista, bombeiro, carpinteiro, ferreiro, diarista, faxineira, etc. Mas isso só ocorrerá até quandoalguém resolver congregar esses profissionais numa empresa, oferecer atendimento de qualidade e bons preços.

Esperteza
Enquanto isso não acontece, muitos (maus) profissionais, achando que são únicos, deitam e rolam em cima da necessidade de quem deles necessita. Outros, mais humildes e mais inteligentes, aproveitam essa deixa e ganham em cima disso.

Nem pensar
Mulheres de corpos esculturais, belíssimas (talvez só o corpo mesmo) continuam agradando a macharada e agredindo a flora: Mulher maça, mulher melancia, mulher morango, mulher melão, mulher pêra, mulher samambaia... Outras, ficam escondidas: mulher abacaxi, mulher ata, mulher jaca, mulher maracujá, mulher limão... 

Padre Ibiapina
Nascido em 05 de agosto de 1806, em Sobral (CE), José Antônio Pereira Ibiapina (depois de ordenado em 1853, José Antônio de Maria Ibiapina) faleceu em 19 de fevereiro de 1883, na Casa de Caridade Santa Sé, em Solânea (PB), onde está sepultado.

Responda, se souber
Antes de tornar-se sacerdote, Pe. Ibiapina atuou em que atividades? Resposta na Coluna de amanhã.

É mesmo, né?

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".  (Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário