quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - SEXTA-FEIRA - 15.12.17

DETALHES: Não adianta nem tentar...
Como quase todos sabem, "NÃO ADIANTA NEM TENTAR..." é o primeiro verso da mais famosa canção de Roberto e Erasmo Carlos. Só que, no caso a que aqui vou me referir, a situação é outra bem diferente. E para o leitor entendê-la mais facilmente preciso entrar em “DETALHES”. Então, vamos lá: 
É muito louvável o fato de a prefeitura de Sobral vir envidando esforços no que concerne à prevenção e ao combate à dengue. E, de modo especial, alertando a população para eliminar os locais onde o Aedes Aegypti possa proliferar.

Para tanto, a prefeitura pede também que sejam informados ao setor de Limpeza do município os pontos de concentração desses possíveis nascedouros e abrigos do mosquito. Por exemplo, as montanhas de lixo, hoje facilmente visíveis em quase toda a extensão da periferia, contrastando com o Centro, onde é limpeza total. Por questão de justiça, vale lembrar que a maior parcela de culpa no problema deve ser debitada à "falta de educação" da população, que negligencia em alguns cuidados.

Agora, os DETALHES: Na maioria das vezes, a população faz sua parte, acionando o setor responsável pelo assunto no Paço Municipal; o atendimento é excelente e o agendamento da limpeza é feito de imediato. Só que, em muitos casos, não passa daí. E provo.

Sou morador da Rua Dr. Paulo de Almeida Sanford, 735 – Bairro Dr. Juvêncio de Andrade. Em frente há um terreno baldio, que, pela acumulação, faz surgir uma “montanha de lixo”, que cresce dia a dia. Já perdi a conta das reiteradas solicitações de solução DIRETAMENTE ao Órgão competente e INDIRETAMENTE através da imprensa. Mas apenas paliativos são adotados. E quando são adotados! No momento, a limpeza do local não ocorre há meses.

Assim sendo, obrigo-me, portanto, a retornar aos versos do Rei, complementando-os conforme a persistência do problema retromencionado. E, mesmo torcendo por providências, só resta dizer que, em alguns casos: “NÃO ADIANTA NEM TENTAR... QUERER COLABORAR COM A PREFEITURA”... 

Agora, esquecer de cobrar, JAMAIS!

 **********
Mais remédios
Nesta quinta-feira (14) foram aprovadas 25 novas parcerias para o desenvolvimento nacional de medicamentos essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o ministro da Saúde, Ricardo Barros, as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) irão produzir 11 medicamentos sintéticos e cinco biológicos. Esses remédios irão ser destinados a pacientes que se tratam de doenças como hepatite C, câncer, artrite reumatóide e HIV.

Meio século
Há exatos 50 anos foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), através da Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967. Começou a funcionar efetivamente em 1970, tendo como objetivo reduzir o analfabetismo no Brasil. Mas fracassou e foi oficialmente extinto pelo presidente José Sarney, em 25 de novembro de 1985. A sigla virou, inclusive, gozação àqueles que tinham pouca instrução, que não sabiam nada: “Fulano é muito Mobral

Será?
Há sete anos, num dia como hoje (15.12.2006), começa a funcionar o Disque Combate à Pirataria (0800 771 3627). De lá pra cá, aumentou, e como aumentou, a prática criminosa da pirataria. Certamente pelo fato de os denunciadores não sentirem surtir depois de feitas as denúncias. Será que piratearam até o ‘0800’ para que as denúncias não fossem investigadas?

Encerrou
Encerra-se nesta quinta-feira (15) a campanha de vacinação antirrábica em Sobral, sendo superada a meta de vacinar os 31 mil animais proposta pelo Governo do Estado. Segundo a prefeitura, até ontem já haviam sido vacinados mais de 49 mil animais, sendo 27 mil cães e 22 mil gatos. Quem possui animal que não foi contemplado pela campanha poderá levá-lo para vacinar na Unidade de Vigilância em Zoonoses, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Informações: (88) 3614- 5356.

Estátua
O monumento do Cristo Redentor de Sobral foi confeccionado por um escultor italiano, que residia em Juazeiro do Norte (CE) e foi trazida de trem para esta cidade.

Responda, se souber
Que religioso, atualmente falecido, costumava realizar eventos católicos no patamar do Cristo Redentor? Resposta na Coluna de amanhã.

É mesmo, né?
O saber deve ser como um rio, cujas águas doces, grossas, copiosas, transbordem do indivíduo, e se espraiem, estancando a sede dos outros. Sem um fim social, o saber será a maior das futilidades". (Gilberto Freyre)


Nenhum comentário:

Postar um comentário