sábado, 16 de dezembro de 2017

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes)

Por ocasião das comemorações da emancipação do município, o paulista de Igarapava, José Barbosa recebeu o título de Cidadão do Mucambo, proposto pelo Vereador José Maria.
O homenageado veio para o Ceará como Técnico em Eletrificação para cuidar da expansão de rede elétrica no interior cearense.

Trabalhou em várias cidades, mas se encantou com o Mucambo pelo encontro com Dona Dorinha, com quem teve os filhos: Paulo, Claudia e Diana. (fotos)      

Pelas suas características pessoais, estabeleceu muitos laços de amizade e conquistou a admiração e o respeito da população que, agora lhe prestou justa homenagem.

No Graça, quinta feira, à noite, acontecerá a I Amostra das Habilidades dos Alunos e Alunas de EJA. Muitos produtos serão comercializados. Será um evento surpreendente.  
Há mais de 50 anos, Francisco Rocha foi professor em Reriutaba. Tornou-se padre. Casou-se no Recife. Nesta semana, celebrará as bodas de outro de Sacerdócio.

O Padre Assis Rocha, seu amigo de muitos anos, deixa a sua Bela Cruz e vai presidir as celebrações litúrgicas das comemorações do Rochinha, como se tornou conhecido.

O Senador Roberto Requião lança um apelo forte para que os democratas compareçam a Porto Alegre no dia 24 de janeiro. Se não há prova, por que condenação?

O melhor mesmo é que a tarefa de julgar seja dada ao povo. O melhor juiz. O mundo inteiro está de olho no Brasil para ver o que farão os três juízes.

E por falar em Juízes, o Desembargador Gilmar Mendes, do STF, um arauto da moralidade, foi identificado como recebedor de dinheiro da JBS. E agora?

A turma de Pedagogia que se iniciou no Graça, está entusiasmada com suas aulas. Foram apenas duas disciplinas: Filosofia da Educação e Metodologia do Trabalho Científico. Na foto, com a Professora Ana Regina Ribeiro.  
O segredo do sucesso é o estimulo à participação e desenvolver os conteúdos a partir do que os próprios alunos já sabem, como está em nosso livro PROFESSOR COM PRAZER.

Ao longo do tempo, nos contatos em sala de aula e na gestão da educação, convenci-me de que a escola não existe para aprovar ou reprovar alunos, mas para que aprendam.


Na coluna de Literatura Cearense, neste blog, estou inserindo um artigo que publiquei, há alguns anos, no Jornal O POVO, sobre a escola como inspiradora de humor.

(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário