segunda-feira, 19 de março de 2018

Fatos históricos de 20 de março

20 de março é o 79º dia no calendário gregoriano. Faltam 286 para acabar 2018.

- Dia Internacional da Felicidade - Criado pela ONU, trata-se de uma comemoração instituída pela unanimidade dos 193 Países-Membros da Assembléia Geral das Nações Unidas em 28 de junho de 2012.

- Dia Mundial do Serviço Social - Comemoração móvel instituída durante a Assembléia Mundial da IFSW (ederação Internacional de Trabalhadores Sociais ou "International Federation of Social" Workers), que foi realizada no Brasil em agosto de 2008: 3ª terça-feira de março.

- Dia Mundial da Saúde Bucal - Comemoração transferida pela WDF para 20 de março, por razões práticas e de planejamento e de organização de eventos, que inicialmente foi festejada em 12 de setembro, conforme decisão do 1º AWDC (Congresso Mundial Anual de Dentes ou "Annual World Dental Congress") do Oriente Médio, realizado de 24 a 27.10.2007 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Marca a data do nascimento do odontologista francês, Charles EduoardGodon (18.09.1854) e que foi o fundador da WDF (Federação Dental Mundial ou "World Dental Federation").

- Dia Internacional do Contador de Histórias - Comemoração instituída em 1991 na Suécia e hoje celebrada em mais de 25 países (incluindo o Brasil), para promover a contação de histórias e a rede internacional de contadores de histórias ou narradores orais, reafirmada pelo início do "1º Festival de Narração Oral, ocorrido a partir de 20 de março de 1989 na província cubana de Camagüey.

- Solidariedade com o Levante do Povo Árabe e Africano

- Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude - Comemoração instituída a partir de 2001 pela ASSITEJ [Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude.

- Dia Mundial sem Carne - O Dia Mundial sem Carne é um evento internacional, promovido pela FARM (Farm Animal ReformMovement), e seu objetivo é mostrar para a população em geral que é possível viver de forma saudável e prazerosa sem fazer uso de alimentos de origem animal.

- Dia Internacional da Francofonia - Comemoração que também é informalmente conhecida como "A Festa da Francofonia".

- Dia Nacional da Aquicultura - Conforme Lei Nº 12.531, de 02.12.2011, para marcar a data da concessão dos primeiros títulos destinados ao uso das águas da União para criação de pescado por pescadores artesanais em cerimônia de 20.03.2008.

- Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude - Conforme Lei Nº 11.722, de 23.06.2008, em apoio ao "Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude", instituído a partir de 2001 pela ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude.

- Dia Nacional do Blogueiro - Comemorado nessa data na blogosfera brasileira.
EVANGELHO (Jo 8,21-30)
5ª Semana da Quaresma
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Ambrósio de Sena
 EFEMÉRIDES
 Ernesto Nazareth (1863 - 1934)
235 - Maximino Trácio é proclamado imperador. Ele é o primeiro estrangeiro a ocupar o trono romano.
673 - O imperador Tenmu do Japão assume o Trono do Crisântemo no Palácio de Kiyomihara em Asuka.
1206 - Miguel IV de Constantinopla é nomeado Patriarca Ecumênico de Constantinopla
1570 - Promulgada a primeira lei portuguesa favorável à liberdade dos índios.
1591 - Termina a construção em pedra e é liberada ao tráfego a Ponte de Rialto em Veneza.
1600 - Ocorre o Banho de sangue de Linköping na Quinta-feira Santa, em Linköping, Suécia.
1602 - Fundação da Companhia Holandesa das Índias Orientais.
1627 - Espanha e França assinam tratado para combater o protestantismo.
1662 - Governo português proíbe a escravidão do índio brasileiro.
1760 - O "Grande Incêndio" de Boston destrói 349 prédios.
1781 - Pierre Méchain é o primeiro a observar as galáxias Messier 95 e Messier 96 na constelação de Leão.
1800 - Alessandro Volta informa à Royal Society em Londres sobre um equipamento, construído por ele, capaz de produzir corrente elétrica contínua, e cujo princípio ficou conhecido posteriormente como a Pilha de Volta.
1807 - Os ingleses se apoderam da cidade de Alexandria após a chegada do exército de Napoleão ao Egito.
1815 - Napoleão entra em Paris após escapar de seu exílio em Elba, começando seu "Governo dos Cem Dias".
1816 - Morte de D. Maria I (Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança), no Rio de Janeiro (RJ). Foi Rainha de Portugal de 24 de março de 1777 a 20 de março de 1816 (data da sua morte), sucedendo ao seu pai, o Rei José I. D. Maria foi, antes de assumir o trono, Princesa do Brasil, Princesa da Beira e duquesa de Bragança. Nasceu em Lisboa, Portugal, em 17.12.1734.
1852 - É publicado A cabana do Pai Tomás da escritora estadunidense HarrietBeecher Stowe.
1854 - Políticos americanos fundam o Partido Republicano para combater a escravidão.
1861 - Dia de um abalo sísmico na argentina, que destruiu completamente a cidade de Mendoza, no oeste do país e matou mais de dez mil pessoas.
1863 - Nasceu Ernesto Nazareth (Ernesto Júlio de Nazareth), no Rio de Janeiro (RJ). Foi um pianista e compositor brasileiro, considerado um dos grandes nomes do Tango Brasileiro, atualmente (desde a década de 20 do século XX) considerado um subgênero do choro. No dia 1 de fevereiro de 1934, Nazareth fugiu do manicômio. Seu corpo só foi encontrado três dias depois, em avançado estado de decomposição, próximo a uma cachoeira. Foi sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, mesma região da cidade onde nasceu.
1880 - Morreu Joaquim Antônio da Silva Calado Jr., no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 11.07.1848. Compositor e flautista, é considerado como um dos criadores do choro ou como o pai dos chorões. Seu grupo, que ficou conhecido como "O Choro de Calado", era constituído por um instrumento de solo, no caso sua flauta de ébano, dois violões e um cavaquinho, onde os acompanhantes, ou os três instrumentistas de cordas, tinham boa capacidade de improvisar sobre o acompanhamento harmônico, que é a base do choro. O compositor trabalhou e conviveu com inúmeros chorões, que se destacaram naquela fase de fixação da nova maneira de interpretar as modinhas, lundus, valsas e polcas. Dentre eles, o seu amigo e aluno, o flautista Viriato Figueira e sua também amiga Chiquinha Gonzaga.
1882 - O astrônomo francês Édouard Jean-Marie Stephan descobre um conjunto de galáxias, mais tarde conhecido por Sexteto de Seyfert.
1892 - Nascimento de Paulo Menotti Del Picchia, em São Paulo (SP), onde também morreu em 23.08.1988. Foi um poeta, jornalista, tabelião, advogado, político, romancista, cronista, pintor e ensaísta brasileiro.
1897 - Morte de Joaquim Marques Lisboa (Almirante Tamandaré), no Rio de Janeiro (RJ). Foi militar, herói nacional, é o patrono da Marinha de Guerra do Brasil. O dia de seu nascimento, 13 de dezembro, é lembrado como o Dia do Marinheiro. Nasceu em Rio Grande (RS), em 13.12.1807.
1899 - Martha M. Place se torna a primeira mulher a ser executada na cadeira elétrica nos EUA.
1915 - O astrônomo espanhol José Comas y Solá descobre o asteroide número 804, ao qual dá o nome de Hispania.
1916 - Albert Einstein publica sua teoria da relatividade.
1919 - Rui Barbosa pronuncia a conferência “A questão social e política no Brasil”, no Rio de Janeiro (RJ).
1922 - Nasceu a cantora Nora Ney (Iracema de Souza Ferreira), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 28.10.2003.
1926 - Nasceu José Vasconcelos (José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto), em Rio Branco (AC. Foi um humorista, ator, diretor, produtor, radialista e compositor brasileiro, considerado pelos seus colegas de profissão como o pioneiro brasileiro no gênero humorístico atualmente chamado de "stand upcomedy". Faleceu em São Paulo (SP), em 11.10.2011.
1932 - Dia em que Sigmund Freud publicou suas "Lições de Introdução à Psicanálise".
1932 - O dirigível alemão Graf Zeppelin começa a fazer vôos regulares na América do Sul. O dirigível, inventado pelo general alemão Ferdinand von Zeppelin, possuía uma estrutura interna fixa, com mesas e cadeiras, e capacidade para 20 passageiros e 40 tripulantes.
1937 - Nascimento do ator e diretor Paulo José (Paulo José Gomez de Souza), em Lavras (RS). Em 1992, foi diagnosticado com a doença de Parkinson.
1941 - O escritor Monteiro Lobato foi preso por criticar, em uma carta, as torturas praticadas pelo Estado Novo. Ele cumpriu 3 meses dos 6 a que fora condenado.
1944 - Decreto-Lei 6.353 corrige os erros e dá nova redação a dispositivos  da CLT.
1951 - EUA iniciam testes nucleares no atol de Eniwetok, no oceano Pacífico.
1952 - O Senado dos EUA ratifica um tratado de paz com o Japão.
1953 - Morreu Graciliano Ramos (Graciliano Ramos de Oliveira), no Rio de Janeiro (RJ). Foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX, mais conhecido por seu livro Vidas Secas (1938). Também é autor de Memórias do Cárcere, um registro sobre o Estado Novo. Nasceu em Quebrangulo (AL), em 27.10.1892.
1954 - EUA ampliam área de risco atômico no Pacífico.
1956 - A Tunísia ganha independência da França.
1957 Nasceu Spike Lee (Shelton Jackson Lee), em Atlanta, EUA. é um cineasta, escritor, produtor e ator estadunidense. Entre seus filmes se destacam Malcolm X (1992) e Faça a coisa certa (1989). Também é um reconhecido documentarista e ensina cinema na Universidade de Nova Iorque. É considerado pela mídia especializada como um diretor polêmico.
1957 - O Conselho Nacional Suíço concede o voto à mulher.
1958 - Nascimento do ator Edson Celulari (Edson Francisco Celulari), em Bauru (SP).
1958 - Morreu Afonso d'Escragnolle Taunay,  em São Paulo (SP). Foi um biógrafo, historiador, ensaísta, lexicógrafo, romancista e professor brasileiro. Nasceu em Nossa Senhora do Desterro (SC),em 11.07.1876.
1964 - A precursora da Agência Espacial Europeia, ESRO (European Space ResearchOrganization) é criada em decorrência de um acordo firmado em 11 de junho de 1962.
1966 - A Taça Jules Rimet, nome dado ao troféu da Copa do Mundo da FIFA até 1970, é roubada em exibição na cidade de Londres.
1969 - Fundada no Brasil a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), empresa pública que substitui a Departamento de Correios e Telégrafos - DCT.
1969 - John Lennon casou-se com a artista plástica japonesa Yoko Ono. O casal aproveitou a repercussão de seu casamento para divulgar um evento pela paz, chamado de “Bed in”, ou “John e Yoko na cama pela paz”, como um resultado prático de sua lua-de-mel, realizada no Hotel Hilton, em Amsterdã. No final do mesmo ano, Lennon comunicou aos seus parceiros de banda que estava deixando os Beatles.
1964 - Lançado compacto dos Beatles com "Can'tBuy Me Love" e "YouCan't Do That"
1969 - Dia da Fundação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em substituição ao DCT (Departamento de Correios e Telégrafos).
1971 - O poeta HebertoPadilla, autor de poemas tidos como subversivos, é detido em Havana.
1971- 1ª comemoração do "Dia da Terra" (atualmente comemorada em 22 de abril), instituída a partir dos Estados Unidos da América, motivada pela convocação do primeiro protesto nacional de estadunidenses, contra a poluição, idealizada pelo Senador norte-americano, Gaylord Nelson (1971).
1972 - Dia da morte de 19 alpinistas numa avalanche no Monte "Fuji", no Japão. 1977 - A primeira-ministra da Índia, Indira Gandhi, perde o mandato parlamentar.
1981 - Dia da condenação de Isabelita Perón (viúva de Juan Domingo Perón e ex-presidente da Argentina) por corrupção que, em 1983, receberia o perdão.
1983 - Início do processo de canonização de Padre Pio.
1983 - A Rede Globo cria o Vídeo Show.
1985 - Presidente Tancredo Neves é operado pela segunda vez.
1987 - Aprovada a droga "AZT" no combate a AIDS/SIDA, pela FoodandDrugAdministration (órgão que, entre outras coisas, é responsável pela regularização do uso de medicamentos nos Estados Unidos).
1989 - Morreu a atriz Dina Sfat (Dina Kutner de Souza), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em São Paulo (SP), em 28.10.1938.
1992 - Fundação da Sociedade Brasileira de Laser e cirurgia em Oftalmologia (BLOSS).
1995 - Em Tóquio, 12 pessoas são mortas e mais de 5,5 mil ficaram intoxicados por gás sarin em um atentado contra no metrô. O ataque é obra da seita AumShinrikyo, a "Verdade Suprema", liderada por ShokoAsahara.
1996 - José Sarney instaura a comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar irregularidades no sistema financeiro.
1997 - O Banco Nacional Suíço confirma que ajudou outros países neutros da Europa a comprar milhões de dólares em ouro nazista durante a II Guerra Mundial. 
2003 - O ex-sargento da Força Aérea dos EUA Brian Regan é condenado à prisão perpétua por vender segredos militares para a China e o Iraque. 
2003 - Mais de mil americanos são presos em protesto contra a guerra do Iraque. Em 22 anos, foi o maior número de pessoas detidas pela polícia da cidade num protesto.
2004 - Milhares de pessoas, no mundo todo, marcham para marcar o aniversário de um ano da invasão do Iraque e pedem o fim da ocupação americana do país.
2005 - Um sismo de magnitude 6,6 atinge Fukuoka, Japão, seu primeiro grande abalo em cerca de cem anos. Uma pessoa morre, e centenas ficam feridas.
2006 - Inaugurado o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP).
2009 - Presidenta Cristina Fernández de Kirchner visita o Brasil.
2010 - Papa Bento XVI pede desculpa às vítimas de abuso sexual por parte de padres irlandeses.
2011 - Presidente Barack Obama, dos EUA, recebe camisa do Flamengo  de Patrícia  Amorim.
2012 - Tribunal Regional Eleitoral do Ceará barra a criação de 30 novos municípios.
2012 - Petrobrás anuncia nova descoberta de petróleo na bacia  de Santos.
2012 - Após marcar um hat-trick, o jogador de futebol profissional, Lionel Messi, se torna o maior artilheiro da história do FC Barcelona em jogos oficiais, com 234 gols. Hat-trick em esportes é associado com alguma coisa que ocorre sucessivamente três vezes, geralmente de modo consecutivo.
2013 - ONU comemora o primeiro Dia Internacional da Felicidade
2013 - Morreu o cantor Emílio Santiago (Emílio Vitalino Santiago), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 06.12.1946. Fonoaudiólogos comentaram que as análises técnicas da voz de Emílio Santiago, mostravam que o cantor tinha a voz mais "perfeita" do Brasil. Emílio deu entrada no Hospital Samaritano, em Botafogo, NO Rio de Janeiro (RJ),  após sofrer um acidente vascular cerebral no dia 7 de março de 2013, onde ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do mesmo hospital, desde então. De acordo com o hospital, no dia 20 de março de 2013, Emílio morreu às 6h30 da manhã, aos 66 anos. Ele teve complicação no quadro clínico de AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico - quando falta circulação de sangue no cérebro.
2013 - Câmara aprova criação de cargos para atender ao PSDB.
2013 - O deputado federal Romário (PSB-RJ) pede a prisão do presidente da CBF, José Maria Marin.
2013 - STF julga inconstitucional norma sobre PIS e Cofins em importações.
2014 - Morreu Bellini (Hilderaldo Luís Bellini), em São Paulo (SP). Nascido em 07.06.1930, em Itapira (SP), foi um ex-jogador de futebol, capitão da Seleção Brasileira de Futebol na conquista do primeiro título mundial, em 1958. Atuando como zagueiro, jogou na Itapirense e depois na Sanjoanense de 1949 a 1951, além do Vasco da Gama de 1952 a 1961, no São Paulo de 1962 a 1967 e no Atlético Paranaense, de 1968 a 1969, quando encerrou sua carreira. Ganhou títulos pelo Vasco nos Cariocas de 1952, 1956 e 1958, Torneio Rio-São Paulo de 1958, Torneio de Paris de 1957, Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer de 1953, dentre outros.  Foi o primeiro capitão da Seleção Brasileira a erguer a taça da Copa do Mundo, eternizando este gesto.
2014 - Presidenta Dilma Rousseff anuncia investimentos de R$ 315 bilhões em mobilidade no Pará.
2014 - PAPA Francisco é eleito o maior líder mundial do ano pela “Fortune”.
2015 - Um eclipse solar total, o equinócio, e uma superlua ocorrem todos no mesmo dia.
2015 - DEM entra com ação contra o “Mais Médicos”.
2015 - Relatório da ONU alerta que o planeta poderá ter um déficit de água de 40% em 2030.
2015 - Ministério público lança dez medidas para combater a corrupção e impunidade.
2016 -O alemão Nico Rosberg vence o Grande Prêmio da Austrália.
2016 - João Dória é definido com o pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo.
2017 - Bill Gates volta a liderar a lista de mais ricos do mundo da Forbes.
2017 - FBI confirma investigação sobre ligações de Donald Trump com Moscou.
2017 - Papa Francisco pede perdão a Deus pelos horrores cometidos pela Igreja em Ruanda.
2017 - Cinema cearense é tema de encontro no Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará.
2017 - Justiça revoga prisão domiciliar de Adriana Ancelmo (mulher de Sérgio Cabral).
2017 - União Europeia suspende importação das empresas brasileiras envolvidas na Operação.
TÚNEL DO TEMPO
Relembre Emílio Santiago

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/ 





Nenhum comentário:

Postar um comentário