quarta-feira, 21 de março de 2018

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - QUARTA-FEIRA - 21.03.18

Casa própria
Boa notícia para quem deseja adquirir a tão sonhada casa própria, mas não pode comprar à vista. A Caixa Econômica Federal anunciou que irá reduzir taxa de juros de financiamento imobiliário com recursos da poupança. Segundo o presidente da instituição, a divulgação dos novos índices deverá ser feita até semana que vem.

Precipitação
Meteram-se em tremenda saia justa a desembargadora, o deputado e coronel da Polícia e o pastor evangélico que divulgaram nas redes sociais inverdades sobre Marielle Franco, assassinada na última quarta-feira (14) juntamente com seu motorista. E muita gente corre o mesmo risco simplesmente pela falta de costume de fazer uma rigorosa checagem do que vai publicar ou compartilhar.

Até que enfim!
O Ministério da Saúde resolveu recomendar a vacina da febre amarela para todos os brasileiros. A decisão foi tomada após aumentar dois anos seguidos o número de casos da doença e com a maior proximidade do vírus nas zonas urbanas. O MS prevê ter de vacinar 77,5 milhões de pessoas, o que será feito de forma gradual até abril de 2019.

CTPS
Em 21 de março de 1932 foi instituída, pelo então presidente Getúlio Vargas, a Carteira de Trabalho, que estabelece a diferença entre o emprego formal e a ocupação informal. Hoje em dia, obtê-la é fácil; difícil é mantê-la com registros de que seu dono está trabalhando.

Patrão x empregado
Afora a crise, que é real, muitas CTPS permanecem deixadas de lado por esperteza do patrão; por outro, por falta de interesse do empregado ou por desconhecimentos de seus diretos. Além disso, também contribui a pouca fiscalização pelo Ministério do Trabalho.

Dia Internacional da Síndrome de Down
Comemoração proposta pelo geneticista suíço, Stylianos E. Antonarakis, que foi aceita em 2005 pela Federação Internacional de Organizações de Síndrome de Down", com o apoio da Associação Europeia de Síndrome de Down. Foi ratificada pela 89ª sessão da Assembleia Geral da ONU na sua Resolução A/RES Nº 66/149, de 19.12.2011, além de ratificada no Distrito Federal brasileiro pela Lei Nº 4.915, de 21.08.2012.

Por que 21 de março?
Faz alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3), cuja anomalia é característica marcante na genética de pessoas acometidas com a "Síndrome de Down", e cuja celebração é conhecida em português de Portugal como o "Dia Internacional da Trissomia 21".

Autonomia
Parabéns àqueles pais, mãe (ou não) que lutam incansavelmente para tornar portadores de Down também portadores de segurança e de independência. Com isso, essas criaturas conseguem tocar suas vidas de forma praticamente normal. Do seu jeitinho especial.

Cadê água?
Amanhã (22 de março), aqui não, mas em quase todo o mundo, será comemorado o Dia Mundial da Água, criado pela ONU em 1992. Graças às chuvas, rios, lagos, açudes seguem enchendo e até sangrando, alguns. Enquanto isso, em muitos locais de Sobral nada de água pura e limpa das torneiras. Sendo assim, comemorar o quê?  

Aracatiaçu
Emancipado pela lei estadual nº 6.754, de 13.11.1963, o Aracatiaçu voltou a ser distrito de Sobral conforme a  lei estadual nº 8.339, de 14.12.1965.

Você sabe?
Qual a denominação do antigo Mercado Público da Rua Cel. Diogo Gomes? Resposta na próxima Coluna.

É mesmo, né?
“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.”  (Aristóteles)






Nenhum comentário:

Postar um comentário