sexta-feira, 23 de março de 2018

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com ((Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 24.03.18)

Direito à Verdade
Em 21 de dezembro de 2010, através de uma Resolução a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional para o Direito à Verdade em relação às graves violações dos direitos humanos e à dignidade das vítimas. É comemorado anualmente no dia 24 de março; coincidentemente, neste sábado.

A comemoração tem como objetivo lembrar a data da morte de Monsenhor Óscar Arnulfo Romero Galdámez (1917-1980), arcebispo católico salvadorenho. Mons. Romero (foto), como ficou conhecido mundialmente, era intransigente ativista da justiça social, defensor dos pobres e exigia incansavelmente o fim da repressão no país.

Foi assassinado em 24 de março de 1980 com um tiro disparado por um integrante da extrema-direita, quando celebrava uma missa na capela do Hospital da Divina Providência no Miramonte de San Salvador. Mons. Romero foi chamado de "a voz dos sem voz" e sua morte arrefeceu ainda mais uma guerra civil de 12 anos que deixou 75.000 salvadorenhos mortos. A data também coincide com a do Golpe Militar de 24 de março de 1976 naquele país.

A criação do Dia Direito à Verdade (...) visa enaltecer a memória das vítimas de violações dos direitos humanos, tenta lembrar a necessidade da busca do direito à verdade e à justiça e também objetiva homenagear todos que dedicaram e dedicam suas vidas à luta contras as injustiças. Por outro lado, observa-se crescer, mesmo que de forma camuflada, a união dos que defendem a imperiosidade de que a verdade dos fatos deve permanecer desconhecida do grande público. Tal artimanha se constitui no principal combustível da manutenção de ditaduras ou grupos que dominam e manipulam alguns povos, mantendo-se indefinidamente no poder.   

Com isso, os esforços dos que lutam pelo direto à verdade em relação às graves violações de direitos humanos continua sendo sonho. Algo que tem custado muito caro para aqueles que almejam torná-lo realidade. E um dos empecilhos para que isso ocorra advém de estratégias maldosas dos dominantes (governos, líderes, etc.). Oferecem migalhas de atenção e de esforços na busca da solução de fatos isolados de perdas de direitos. Sedento de justiça e ignorante, em sua grande maioria, o povo acredita. Mas só que continua sem direito à verdade integral dos fatos e governos ditatoriais continuam seus massacres.

No combate a esse mal, só vislumbro uma saída eficaz: já que o povo continua sem direito à verdade, que a busque de todas as maneiras. Pode ser através da pesquisa, da investigação, enfim do conhecimento, e a divulgue para o maior número possível de pessoas, dando ênfase especial para as integrantes das classes menos esclarecidas e mais relegadas. E não me refiro somente ao Direito à Verdade em relação às graves violações dos direitos humanos e à dignidade das vítimas. Refiro, sobretudo, aos reais motivos pelos quais esse direito (à verdade) está sendo vedado.

Consegue-se isso através da inteiração e do acompanhamento de tudo o que vem ocorrendo e que tem reflexos em nossas vidas; através do conhecimento do que se passa de real no País; tentando se descobrir as intenções de como é feito e do que vem sendo feito por debaixo dos panos e que está sendo compartilhado por restrita quantidade de pessoas.

Portanto, quem busca livrar-se de certos grilhões e deseja a verdade, não perca tempo: busque-a por si próprio. Geraldo Vandré canta: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”. E o Divino Mestre Jesus ensina: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!” (Jo 8,32). Corramos, então, atrás dela!

DOMINGO NA EDUCADORA (http://www.radioeducadora950.com.br/)
Até amanhã, no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, reportagens, curiosidades e música de qualidade. Destaque: Entrevista com ZULEIKA VIANA, que falará sobre cultura, sobralidade, rádio, teatro e outros assuntos. Participe: 3611-1550 // 3611-2496 // Facebook: Artemísio da Costa. Participe: 3611-1550 // 3611-2496.


LEIA, CRITIQUE, SUGIRA E DIVULGUE
www.artemisiodacostablogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário