quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Fatos históricos de 17 de agosto

17 de agosto é o 229º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 136 para acabar 2018.

 - Dia da Consciência Vascular - Comemoração promovida pela SBACV [Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular], que está proposta como "Dia Nacional da Consciência Vascular" no Brasil pelo Projeto de Lei Nº 521 de 2015, e que conta com o apoio da "Semana Estadual de Saúde Vascular" no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, para conscientizar sobre esse conjunto de doenças que tem como principais fatores de risco a diabetes, a hipertensão, a obesidade e o sedentarismo.

- Dia do Patrimônio Histórico Nacional - Em homenagem à data do nascimento do advogado, jornalista e escritor brasileiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, em 17 de agosto de 1898. Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.

- Dia Nacional do Livro de Xadrez - O I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez instituiu o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez. Já o Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial. 
EVANGELHO (Mt 19, 3-12)
19ª Semana do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.
7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher — a não ser em caso de união ilegítima — e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.
11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Jacinto
 EFEMÉRIDES
 Nélson Piquet faz 66 anos
1501 - Expedição de Américo Vespúcio chega ao litoral do Rio Grande do Norte.
1645 - Batalha de Casa Forte, vitória do exército pernambucano sobre as tropas holandesas.
1784 - Nasceu Diogo Antônio Feijó, em São Paulo (SP), onde também morreu em 09.11.1843. Foi padre católico, maçom, estadista (Regente do Brasil). Considerado um dos fundadores do Partido Liberal. Pode-se resumir bastante sua vida afirmando que exerceu o sacerdócio em Santana de Parnaíba, em Guaratinguetá e em Campinas. Trabalhou como professor de História, Geografia e Francês. Em seu primeiro cargo político foi vereador em Itu. Foi deputado por São Paulo às Cortes de Lisboa, abandonando a Assembléia antes da aprovação da Constituição. Foi deputado geral por São Paulo (1826 e 1830), senador (1833), ministro da Justiça (1831-1832) e regente do Império (1835-1837).
1833 - Início da primeira travessia em navio a vapor do Oceano Atlântico.
1846 - Criação do município de Barbalha (CE).
1849 - Julgamento dos rebeldes da Revolução Praieira. A Revolta Praieira, também denominada como Insurreição Praieira, Revolução Praieira ou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberal e separatista que eclodiu, durante o Segundo Reinado, na província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850.
1850 - Morreu José Francisco de San Martín y Matorras, em Boulogne-sur-Mer, França. Foi um general e o primeiro líder da parte sul da América do Sul que obteve sucesso no seu esforço para a independência da Espanha. Tendo participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru. Nasceu em Yapeyú, Argentina, em 25.02.1778.
1881 - Nasceu Mamede Cirino (Mamede Cirino de Lima), em Fortaleza (CE), onde também morreu em 15/04/1965. Foi compositor, músico, tocava violão, violino, violoncelo, contrabaixo, cavaquinho e bandolim. Formou-se em cirurgião-dentista, pela Faculdade de Medicina da Bahia e catedrático da Faculdade de Odontologia do Ceará, da qual foi um dos fundadores. Foi professor de instrumentos de cordas de muitos artistas de expressão do Ceará. Em 1949, assumiu a cátedra de contrabaixo da Escola de Música Carlos Gomes, de Fortaleza. 
1896 - Nasceu Leslie Richard Groves, em Albany, EUA. Foi um membro do Exército dos Estados Unidos que observou a construção do Pentágono e o principal líder militar do Projecto Manhattan, para desenvolver a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Morreu em Washington, D.C., EUA, em 13.07.1970.
1903 - Joseph Pulitzer estabelece o Prêmio Pulitzer.
1903 - Nasceu Raoul Follereau, em Nevers, França. Jornalista, conhecido como "Peregrino do Amor", fundou juntamente com a irmã Eugênia a Associação Raoul Follereau que ajuda e defende os leprosos desde 1967, em particular nos países de África. Morreu em Paris, França, em 06.12.1977. No último domingo de Janeiro de cada ano celebra-se o Dia Mundial dos Leprosos, instituído pela ONU em 1954, a pedido de Raoul Follereau.
1915 - A patente da ignição elétrica para carros foi dada para o americano Charles Kattering. Até então, os carros eram ligados por impulso manual
1933 - Nasceu Monarco (Hildemar Diniz), no Rio de Janeiro (RJ). É compositor e cantor e freqüentava as rodas de samba desde pequeno, conhecendo os bambas da Portela, como Paulo da Portela. Recebeu o apelido de "Monarco" aos seis anos. Aos 11 anos já compunha seus primeiros sambas para blocos do subúrbio. Em 1950 ingressou na Ala de Compositores da Portela
1934 - Nasceu João Donato (João Donato de Oliveira Neto), em Rio Branco (AC). É um instrumentista (pianista e acordeonista), arranjador, cantor e compositor.
1935 - Nasceu Candeia (Antônio Candeia Filho), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 16.11.1978. Foi um importante sambista, cantor e compositor. Foi militar, era truculento, e na década de 1960 numa batida policial foi alvejado com tiros na coluna, ficando na cadeira de rodas para o resto da vida.
1937 - É fundada em Porto Alegre, no Brasil, a Sociedade de Filosofia Transcendental - Escola de Iniciação Cristã, hoje denominada Igreja Cristã Primitiva.
1939 - Estreia de ´O Mágico de Oz´, estrelado por Judy Garland, em NOVA  Iorque, EUA.
1939 - Nasceu Hélio Costa (Hélio Calixto da Costa), em Barbacena (MG). É um jornalista e político brasileiro.
1942 - Segunda Guerra Mundial - um submarino alemão torpedeia os navios brasileiros Araxá e Itagiba.
1943 - Nasceu Robert Mario De Niro Jr., em Nova Iorque, EUA. Ator, conhecido por ter protagonizado diversos filmes de Martin Scorsese. Apreciado por levar muito a sério seus papéis, de Niro engordou 27 quilos e aprendeu a lutar boxe para melhor encarnar o personagem "Jake LaMotta" em Touro Indomável; afiou os dentes para fazer Cabo do Medo; e aprendeu a tocar saxofone para atuar em New York, New York (todos esses filmes de Scorsese). Por isso, é considerado normalmente como um grande observador de tiques e detalhes físicos, assim como de ser um perfeccionista.
1945 - O livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos. no Brasil, O Triunfo dos Porcos, em Portugal), de George Orwell, é publicado pela primeira vez.
1945 - Nasceu Paulinho Tapajós (Paulo Tapajós Gomes Filho), no Rio de Janeiro (RJ). É compositor, cantor, produtor musical, escritor e arquiteto. É filho do compositor, cantor e radialista Paulo Tapajós e irmão do compositor Maurício Tapajós e da cantora Dorinha Tapajós.
1951 - Nasceu Elba Ramalho (Elba Maria Nunes Ramalho), em Conceição de Piancó ( PB). É uma cantora, compositora, produtora e atriz.
1952 - Nasceu Nélson Piquet (Nelson Piquet Souto Maior), no Rio de Janeiro (RJ). É um ex-automobilista, campeão do mundo em 1981,1983 e 1987.
1953 - Primeira Assembleia Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Belém (PA).
1956 - Enterro do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (morreu em 14/08/1956). 1957 - Japão descobre mísseis soviéticos em dois pontos da baía de Pedro, o Grande, perto de Vladivostok, costa oriental da Sibéria.
1957 - Japão descobre mísseis soviéticos em dois pontos da baía de Pedro, o Grande, perto de Vladivostok, costa oriental da Sibéria.
1958 - Fracassa a primeira tentativa americana de colocar em órbita lunar um foguete lançado de Cabo Cañaveral.
1960 - O Gabão torna-se independente da França.
1962 - O alemão Peter Fechter é fuzilado no muro de Berlim e sua morte desencadeia manifestação de 5.000 berlinenses ocidentais.
1963 - Nasceu Zezé di Camargo (Mirosmar José de Camargo), em Pirenópolis (GO). Cantor da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano. Também é compositor, compondo músicas para outros artistas como Leandro & Leonardo e muitos outros. Tem 3 filhos, entre eles a também cantora Wanessa Camargo.
1964 - Criada a Lei nº 4.375 Lei do Serviço Militar.
1965 - Decreto Federal nº 56.747 cria o 'Dia Nacional do Folclore' (22 de agosto)
1967 - O teatrólogo Joraci Camargo é eleito para a ABL.
1971 - Nasceu Ed Motta (Eduardo Motta), no Rio de Janeiro (RJ). Cantor, compositor e produtor musical, sobrinho do falecido cantor e compositor carioca Tim Maia.
1973 - EUA anuncia que a URSS testou, com êxito, mísseis que, lançados para fora da atmosfera, retornam e atingem simultaneamente vários alvos.
1979 - Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa.
1982 - Os EUA aprovam uma lei de imigração pela qual os estrangeiros que chegaram ao país antes de 1977 e se encontravam em situação irregular poderiam obter residência permanente.
1987 - O nazista Rudolf Hess, um dos homens fortes de Hitler, foi encontrado morto por enforcamento na prisão de Spandau.
1987 - A tenista Steffi Graf tornou-se a número 1 do mundo. Aos 18 anos, ela venceu a campeã Martina Navratilova.
1987 - Morreu Carlos Drummond de Andrade morreu, aos 75 anos, de parada cardíaca, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um dos mais renomados poetas, contistas e cronistas brasileiros. Sua saúde vinha piorando desde que sua única filha, Maria Julieta em decorrência de um câncer, em 05.08.1987. Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira (MG), em 31.10.1902.
1988 - Uruguai reivindica a redemarcação da fronteira com o Brasil, alegando erro no Tratado de Lamas, de 1851.
1989 - Morreu Dorinha Tapajós (Dora Tapajós Gomes), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 02/09/1950. Cantora, filha de Paulo Tapajós (radialista, cantor e compositor) e irmã dos compositores Maurício Tapajós e Paulinho Tapajós.
1989 - Portaria 3.256 dispõe sobre a contratação de brasileiros para trabalhar em país estrangeiro.
1998 - O ator Gérson Brenner é alvejado na cabeça ao reagir a assalto. Ficou com graves sequelas.
1999 - Terremoto atinge a Turquia, com epicentro em Izmire magnitude 7,8 na escala Richter. Mais de 17.000 pessoas morreram.
2000 - Decreto nº 3.564 dispõe sobre a estrutura e funcionamento do conselho Nacional de Aviação Civil.
2001 - O americano Steve Fossett, que pretendia ser o primeiro homem a dar a volta ao mundo sozinho num balão, faz um pouso forçado numa fazenda perto de Bagé (RS).
2003 - Terminam os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. O Brasil ficou em 4º Lugar no quadro geral de medalhas. Estados Unidos e Cuba ocuparam as duas primeiras posições.
2005 - Manifestações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília (DF).
2006 - Petrobrás assina dois contratos de exploração e produção na Turquia.
2006 - Enterro de Alfredo Stroessner em Brasília (morreu em 16.08.2006).
2007 - Líderes da Igreja Renascer em Cristo são condenados por crime de declaração falsa.
2007 - Jornalista Mônica Veloso posa para a revista Playboy.
2007 - Morreu Rubens Teixeira Scavone, em São Paulo (SP). Foi um escritor brasileiro, vencedor do Prêmio Jabuti, em 1973, na categoria romance. Nasceu em Itatiba (SP), em 08.07.1925.
2008 - O nadador norte-americano Michael Phelps torna-se o primeiro atleta a conquistar oito medalhas de ouro na história dos Jogos Olímpicos
2008 - Enterro de Dorival Caymmi no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo - Rio de Janeiro (RJ).
2009 - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirma ser vítima de uma “campanha nazista”.
2010 - Início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
2011 - A Petrobrás e o Grupo San Martinho anunciam a construção de uma usina de produção de etanol.
2011 - Operação Alquimia da Polícia federal combate sonegação envolvendo paraísos fiscais.
2011 - Câmara aprova projeto que flexibiliza o horário de transmissão da “Voz do Brasil”.
2012 - O Estado do Ceará é o primeiro a assinar o contrato Organizativo de Ação Pública (COAP).
2012 - Inauguração do Hospital da Mulher em Fortaleza
2012 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona com vetos a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2013.
2013 - O tenista brasileiro Fernando Romboli vence José Pereira e conquista o Future Open Manaus.
2014 - Encerramento do 7º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência.
2014 - Corpo de Eduardo Campos é enterrado em Recife (Pe).
2015 - Mercado financeiro prevê retração do PIB também em 2016.
2015 - Encerramento do 7º Festival Internacional  sobre Deficiência.
2015 - Polícia Federal desarticula seita religiosa que submetia fiéis a trabalho escravo.
2015 - Conselho da Petrobras aprova venda de 25% da BR Distribuidora.
2016 - Tribunal De Contas da União determina bloqueio de bens de empresas e ex-dirigentes da Petrobras.
2016 - A presidenta afastada Dilma Rousseff comunica que vai ao Senado para se defender.
2016 - STF define que proibição de tatuagem a candidato de concurso público é inconstitucional.
2017 - Morreu o  humorista, compositor e ator Paulo Silvino (Paulo Ricardo Campos Silvino), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 27.07.1939. Fez muito sucesso na TV Globo.
 2017 - Presidente Donald Trump defende pena de morte para combater terrorismo.

2017 - Em Portugal, governo anuncia que vai declarar estado de calamidade pública.
2017 - O ex-presidente Lula recomeça por Salvador nova “caravana” que percorrerá o Nordeste.
2017 - Prévia do PIB do Banco Central indica que economia cresceu 0,25% no segundo trimestre.
TÚNEL DO TEMPO
Relembre Candeira

SITES CONSULTADOS:                                
http://www.cancaonova.com                                                                     
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org                                                
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário