domingo, 20 de janeiro de 2019

Fatos históricos de 21 de janeiro


21 de Janeiro é o 21º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 344 para acabar 2019.

- Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa - Conforme Lei Nº 11.635, de 27.12.2007, para marcar a data da morte da iyalorixá (sacerdotisa) brasileira do candomblé, Gildásia dos Santos, mais conhecida como Mãe Gilda ou Gilda do Ogun, acometida por um infarto fulminante em 21 de janeiro de 2000, ao ver sua foto estampada na capa do jornal "Folha da Igreja Universal do Reino de Deus". Ao lado havia a manchete: "Macumbeiros charlatões enganam fiéis", pelo que a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) foi condenada em última instância no STJ (Superior Tribunal de Justiça) a indenizar os herdeiros da sacerdotisa em 145.250 Reais, cabendo 20.750 Reais para cada um dos 7 herdeiros beneficiados por essa ação judicial.

- Dia Estadual da Religião ou Dia da Religião - Comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 15.450, de 18.10.2013.
EVANGELHO (Mc 2,18-22)
2ª Semana do  Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Inês

EFEMÉRIDES
 Lênin (1870-1924)
1276 - É eleito Papa Inocêncio V.
1525 - Fundação da Igreja Anabaptista. Anabaptistas ("re-baptizado, do grego "ana" e "baptizo"; em alemão: Wiedertäufer) são cristãos da chamada "ala radical" da Reforma Protestante. São assim chamados porque os convertidos eram batizados em idade adulta, desconsiderando o até então batismo obrigatório da igreja romana. Assim, re-batizavam todos os que já tivessem sido batizados em criança, crendo que o verdadeiro batismo só tem valor quando as pessoas se convertem conscientemente a Cristo.
1530 - O imperador Carlos V convoca a dieta imperial para reunir-se em abril
1535 - Em consequência do "caso dos cartazes", protestantes franceses são queimados na fogueira em frente à Catedral de Notre-Dame de Paris.
1790 - A Assembleia Constituinte francesa proclama o princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei.
1793 - Morreu o rei francês Luís XVI (Louis Auguste de Bourbon). Foi guilhotinado Place de la Révolution (depois Place de la Concorde), Paris, França. Assumiu o trono (1774), mas a falta de firmeza e a complexidade política da época leva o país à Revolução Francesa. Nasceu em Versalhes, Paris, França, em 23.08.1754.

1855 - Nasceu John Moses Browning, em Ogden, EUA. Foi um projetista e inventor de armas. Desenvolveu muitas variantes de várias armas utilizadas pelos Estados Unidos nas décadas do século 20. É referenciado algumas vezes como o "patrono do fogo automático". Registrou 128 patentes de armas, sendo a sua primeira patente registrada a 07.10.1879. Membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias. Morreu em Liège, Bélgica, em 26.11.1926.
1861 - Nascimento do Padre Landell de Moura (Roberto Landell de Moura), em Porto Alegre (RS), onde também morreu em 30.06.1928. Pioneiro das telecomunicações e considerado o inventor do rádio. Em 1893, antes do cientista Guglielmo Marconi testar seu primeiro experimento, Landell realizou, do alto da Avenida Paulista para o alto de Santana, as primeiras transmissões de telegrafia e de telefonia sem fio. Pe. Landell de Moura é tido como "Patrono dos Radioamadores".
1891 - Renúncia dos Ministros do Governo Provisório.
1905 - Nasceu Christian Dior, em Granville, França. Foi um desenhista de moda que produziu para várias "maisons" de Paris e iniciou sua carreira na alta-costura (1938) como assistente do estilista SUI Robert Piguet. Primeira coleção (12/02/1947) causou enorme sucesso, mudando todo o conceito de praticidade e simplicidade das roupas femininas; império de 28 ateliês e 1.200 empregados em todo o mundo. Morreu numa estação termal Toscana de Montecatini, Itália, em 24.10.1957.
1906 - Um pacto policial entre Brasil, Argentina, e Uruguai é firmado contra o movimento anarquista nos três países.
1909 - Nasceu Conde d'Aguilar (Saúl Fernandes de Aguilar), em Lisboa, Portugal, onde também morreu em 12.02.1988. Célebre ilusionista, o "Conde d'Aguilar" tinha uma figura muito característica, de casaca, faixa verde e vermelha ao peito, e muitas medalhas. A sua entrada em palco era sempre muito distante, dando às suas atuações um toque de antipatia. Em 1967 o jornal catalão El Mundo Deportivo descrevia-o como mágico de "bom trabalho e habilíssimo, mas de simpatia melhorável" e com excesso de altivez e displicência.
1911- Nasceu Peterpan (José Fernandes de Paula), em Maceió (AL). Compositor e instrumentista e considerado por alguns críticos um quase sempre refinado melodista. Morreu em 28/4/1983, no Rio de Janeiro, RJ
1913 - Morte de Aluízio de Azevedo (Aluízio Tancredo Gonçalves de Azevedo), em Buenos Aires, Argentina. Foi caricaturista, jornalista, romancista, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras. Nasceu em 14/04/1857, em São Luís (MA). Cônsul e romancista influenciado por Zola, inicia o naturalismo no país; autor de "O Mulato" (1881) e "O Cortiço" (1896). "A gente, depois de muito chorar e lastimar-se, sente apetite de beijar e abraçar alguém. Queremos crer que é na adversidade que se fortalecem mais os corações e se corroboram os afetos."
1921 - Nasceu o Partido Comunista Italiano, encabeçado por Gramsci, que pertencia ao Partido Socialista. 
1921 - Nos termos do Tratado de Versalhes, uma comissão de reparações da Tríplice Entente decide que a Alemanha deve pagar 269 bilhões de marcos em ouro, em 42 anualidades, como reparação de danos de guerra.
1921 - Nasceu Neusa Goulart Brizola, em São Borja (RS). Também conhecida como Dona Neusa, era irmã do presidente brasileiro deposto João Goulart. Era também esposa do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro Leonel de Moura Brizola, com quem teve três filhos: Neusinha, José Vicente e João Otávio. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 07.04.1993.
1921 - Fundação do Partido Comunista Italiano.
1924 - Morreu Lênin (Vladimir Ilich Ulianov), num Sanatório em Gorki (atual Nijni Novgorod), Rússia. Filósofo marxista e Líder da Revolução Russa de 1917, foi o primeiro presidente comunista do país. Lênin significa "do Lena", rio siberiano em cujas margens viveu. Sua morte deflagraria a luta que levaria Stálin ao poder. Seu corpo foi embalsamado e colocado num mausoléu junto às muralhas do Kremlin. Lênin nasceu em Simbirski (atual Ulianovsk), Província do Volga médio, Moscou, Rússia, em 22.04.1870.
1924 - Nasceu o ator Telly Savalas (Aristotelis Savalas), em Garden City, Long Island, Nova Iorque, EUA. Destacou-se no seriado de TV "Kojak" (anos 1970); indicado ao Oscar por "Birdman of Alcatraz" (1963). Morreu em 22/01/1994, em Universal City, Califórnia, EUA.
1927 - Primeiro filme sonoro - A primeira sessão de um filme rodado em 35mm com som é apresentado em Nova York no dia 21 de janeiro de 1927. O filme foi The Jazz Singer (O Cantor da Jazz), de Alan Crosland, protagonizado por Al Jolson e produzido pela Warner Brothers. Até então, só existia cinema mudo.
1927 - A moeda húngara passa a se chamar Pengő.
1929 - Nasceu Dorinha Duval (Dora Teixeira), em São Paulo (SP). Foi casada com Daniel Filho e depois com Paulo Sérgio Garcia de Alcântara (por ela assassinado, 05/10/1980). Cantora, bailarina (Teatro de Revista) e atriz humorista (anos 60), estreia no cinema em "Veneno" (1951); estreia em telenovelas (anos 70) na Rede Globo; afasta-se da vida artística depois de sair da prisão.
1937 - Nasceu cantora Núbia Lafayette  (Idenilde de Araújo Alves da Costa), em Assu (RN). Mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ) aos 3 anos de idade com a avó. Ainda criança apresentou-se no Programa Clube do Guri na Rádio Tupi. Faleceu no Rio de Janeiro, depois de ter sofrido um AVC e ter sido internada na cidade de Niterói, não tendo, entretanto, conseguido se recuperar. Morreu em 19/6/2007, no Rio de Janeiro (RJ).
1939 - É descoberto o primeiro poço brasileiro de petróleo, em Lobato BA.
1940 - Nascimento de Lindomar Castilho (Lindomar Cabral), cantor e compositor da MPB, em Rio Verde (GO). Teve como seu maior parceiro Ronaldo Adriano. Com 27 LPs gravados, sendo grande vendedor de discos e considerado o Rei do Bolero. Apresentava-se constantemente em rádios e na televisão até que em 30 de março de 1981, no Café Belle Époque, no bairro paulistano do Jardim América, assassinou a tiros sua ex-mulher, Eliane Grammont, e tentou matar seu próprio primo, Carlos Randal, então namorado dela. Preso em flagrante e condenado a 12 anos de prisão, em 1988 teve liberdade condicional decretada por bom comportamento. Após longo afastamento, retornou ao cenário musical em 2000, quando lançou pela Sony o CD "Lindomar Castilho ao vivo". De acordo com ele, só voltou a cantar devido aos pedidos da filha.
1941 - Nasceu Plácido Domingo (José Plácido Domingo Embil), em Madri, Espanha. Tenor e maestro espanhol bastante famoso por ter integrado juntamente com Luciano Pavarotti e José Carreras o grupo dos Três Tenores. Já atuou também como diretor geral da Ópera Nacional de Washington e na Ópera de Los Angeles.
1943 - Criação da Companhia de Financiamento da Produção
1950 - Morreu, de tuberculose, George Orwell (Eric Arthur Blair), em Camden, Londres, Inglaterra. Escritor autor de clássicos da literatura como “1984” e “O Triunfo dos Porcos”. Nasceu em Motihari, Bihar, Índia britânica, em 25.06.1903.
1954 - EUA lança o primeiro submarino atômico, o Nautilus.
1955 - O governo britânico protesta contra a instalação de uma base científica argentina na baía de Vahsel, no mar Weddell.
1956 - Os EUA acusam a China de querer intervir em Formosa em troca da promessa de renunciar ao uso da força.
1957 - Brasil e EUA concluem acordo para a instalação de uma estação de rastreamento de mísseis em Fernando de Noronha
1964 - Em Cabo Kennedy, Flórida, é lançado com êxito o Relay II, satélite experimental de comunicações.
1965 - Cuba ameaça abater aviões de reconhecimento americanos que realizarem missões sobre a ilha.
1967 - Rio de Janeiro sedia o Instituto Nacional do Cinema.
1968 - Um bombardeiro B-52, que levava quatro bombas de hidrogênio caiu próximo da base, na Groenlândia, deixando escapar grandes quantidades de plutônio sobre o gelo.
1972 - Convênio sobre Privilégios e Imunidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
1973 - O aborto é legalizado nos EUA.
1976 - Dois aviões Concorde fizeram os primeiros voos supersônicos: Londres-Barein (Golfo Pérsico) e Paris-Rio.
1976 - Jornais ocidentais, inclusive o inglês “Financial Times” e o norte-americano “The New York Times” são vendidos na União Soviética pela primeira vez.
1980 - Morrem mais de 300 pessoas ao abrir uma praça de touros na Colômbia. 
1980 - O cantor Frank Sinatra chegou ao Brasil para a única apresentação que fez no país. O show entrou para O livro dos recordes por ter sido o maior público numa apresentação solo: 175 mil pessoas.
1983 - Publicada crônica de Carlos Drummond de Andrade sobre Garrincha no Jornal do Brasil.
1983 - O Grupo Delfin, a maior empresa privada de poupança do Brasil, sofre intervenção. A crise na empresa balança o sistema financeiro de habitação do País no início dos anos 80.
1987 - O músico B.B. King doa para a Universidade do Mississipi sua coleção de 7 mil discos.
1987 - Morrem 43 pessoas em um choque entre um ônibus e um caminhão perto da cidade de Temuco (Chile). 
1988 - Os Estados Unidos aceitaram a imigração de 30 mil crianças que ficaram órfãs devido à crise pós-Guerra do Vietnã.1
1995 - Morreu aos 41 anos, de Aids, o juiz de futebol Jorge José Emiliano dos Santos.  Conhecido popularmente como Margarida começou sua carreira de maneira profissional em 1988, no jogo CR Flamengo 3, Volta Redonda FC 1, no Estádio da Gávea. Por causa dos trejeitos que fazia na arbitragem, chegou a ser jurado de programas de auditório e comentarista em duas emissoras de rádio.
1995 - Seleção Brasileira Feminina de Futebol vence o campeonato sul-americano.
1998 - Lei nº 9.602 dispõe sobre a legislação de trânsito e dá outras providências.
1998 - Começou a vigorar o novo Código de Trânsito Brasileiro, que prevê punições mais severas para as infrações de trânsito.
1998 - João Paulo II chega em Havana para uma visita de cinco dias a Cuba. A Igreja Católica critica a violação dos direitos humanos no país, assim como a política de bloqueio norte-americano à ilha caribenha.
2002 - Gigantesco blecaute atinge três regiões brasileiras decorrente do rompimento de um cabo na linha de transmissão que liga a hidrelétrica de Ilha Solteira à subestação de Araraquara SP.
2002 - Terremoto mata cerca de trinta pessoas e fere centenas no México.
2002 - Morreu Peggy Lee (Norma Deloris Egstrom), em Bel Airs, Los Angeles, EUA. Foi uma cantora de jazz tradicional estadunidense, escritora e atriz. Conhecida como uma das mais importantes influências musicais do séculos 20, Lee é citada como inspiração para vários artistas, como Bobby Darin, Paul McCartney, Bette Midler, Madonna, k.d. lang, Elvis Costello, Dusty Springfield, Dr. John e muitos outros. Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Judy Garland, Dean Martin, Bing Crosby e Louis Armstrong todos citaram Lee como um de seus cantores favoritos. Chegou a gravar Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) com outra letra e sem os nomes dos autores. Peggy Lee nasceu em Jamestown, Dacota, EUA, em 26.05.1920.
2002 - Terremoto mata cerca de trinta pessoas e fere centenas no México.
2002 - Gigantesco blecaute atinge três regiões brasileiras decorrente do rompimento de um cabo na linha de transmissão que liga a hidrelétrica de Ilha Solteira à subestação de Araraquara SP.
2004 - Comitê de Política Monetária mantém a taxa Selic em 16,5% ao ano.
2005 - Decretada a prisão de 27 agentes da FEBEM acusados de tortura (São Paulo)
2007 - O Estado de São Paulo publica “Tom Jobim, 80 anos”.
2008 - Morreu Juraci Vieira de Magalhães, em Fortaleza (CE). Foi importante componente do PMDB e ex-prefeito de Fortaleza. Juraci Magalhães padecia de câncer no pulmão, e morreu aos 77 anos. Nasceu em Senador Pompeu (CE), em 12.02.1931.
2008 - Morreu Luiz Carlos Tourinho, em Niterói (RJ), onde também nasceu em 16.05.1964. Foi ator e humorista. No elenco do programa Sai de Baixo fazia o porteiro puxa-saco Ataíde, que ficou até o fim do programa, em 2002. Morreu aos 43 anos, vitimado por um aneurisma cerebral, o qual ele já tratara desde 2005, quando foi internado com o mesmo problema. Foi sepultado no Cemitério Parque das Colinas, em Niterói. Estava atuando na novela Desejo Proibido na trama ele era Nezinho. Seu personagem desapareceu na trama.
2008 - CBF apresenta nova camisa da Seleção Brasileira
2008 - Petrobrás anuncia descoberta de jazida de gás natural na Bacia de Santos.
2009 - Brasil protesta contra retenção do genérico Losartan na Holanda.
2009 - Fórum Mundial de Teologia e Libertação em Belém (PA).
2009 - Banco Central anuncia a redução de15 nos juros básicos (13,75 para 12.755) ao ano.
2010 - Publicação da Lei de Tarifa Social sobre Energia Elétrica.
2010 - Anulada a CPI para investigar o suposto esquema de corrupção no Distrito Federal.
2010 - Anulada a CPI para investigar o suposto esquema de corrupção no Distrito Federal.
2011 - Pedro Abramovay deixa a SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas).
2012 - Presidente Barack Obama promete plano de ação para fortalece economia dos EUA.
2013 - Secretaria da Receita Federal informa que créditos tributários em 2012 atingiram R$ 115,8 bilhões
2013 - Primeiro dia da parceria entre o Governo e a Justiça de São Paulo para internar usuários do crack.
2014 - No Iraque, Ministério da Justiça informa a execução de 26 terroristas.
2014 - Ministério da Saúde lança campanha contra a Hanseníase.
2014 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona a lei do Orçamento da União.
2015 - ONU pede mis US$ 1 bilhão para acabar com epidemia de ebola.
2015 - Banco Central eleva taxa básica de juros para 12,25% ao ano.
2015 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona alei do Orçamento da União.
2016 - Receita Federal informa que a arrecadação federal caiu 5,62% em 2015.
2016 - Governo do Distrito Federal cria Delegacia de Combate à Intolerância Religiosa.
2016 - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander Brasil criam A GIC (Gestora de Inteligência de Crédito). Trata-se de uma espécie de bureau de crédito, que atua no fornecimento de serviços sobre informações de pessoas físicas ou jurídicas para fins de decisão sobre concessão de crédito.
2017 - Milhões de pessoas ao redor do mundo juntam-se à Marcha das Mulheres em resposta à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
2017 - Descarrilamento de trem no estado de Andra PradexeÍndia, mata pelo menos 39 pessoas e fere outras 50.
2017 - Onda de tornados atinge várias partes do sudeste e sul dos Estados Unidos provocando grande destruição e perda de vidas.
2017 - Cerimônia fúnebre do ministro Teori Zavascki em Porto Alegre (RS).
2018 – Papa Francisco convoca luta contra “praga” do feminicídio.
2018 – “Marchas das Mulheres” e contra Donald Trump em várias cidades europeias.
2018 - Electron, da Rocket Lab, torna-se o primeiro foguete a fazer voo orbital através do uso de motor alimentado por bomba elétrica.
TÚNEL DO TEMPO
Relembre Lindomar Castilho 

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário