sexta-feira, 14 de junho de 2019

Fatos históricos de 15 de junho

15 de junho é o 166º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 199 para acabar 2019.

- Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso  - Comemoração instituída em 2006 pela INPEA (Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos ou "International Network for Preventionof Elder Abuse"), que conta com o apoio da OMS. Está oficializada nos Estados do Espírito Santo e Rio de janeiro.

- Dia Nacional de Oração pela Vida da Juventude - Comemoração celebrada por católicos brasileiros, para marcar a data do falecimento do assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, Padre Gisley Azevedo Gomes. Era comprometido com a vida da juventude e organizava a "Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude" juntamente com as Pastorais brasileiras da Juventude, com o lema "Juventude em marcha contra a violência" no Brasil. Foi morto em 15 de junho de 2009, enquanto vítima da violência que tentava combater, ao sofrer um "sequestro relâmpago" em Brasília (DF).

- Dia Nacional do Palentólogo - Comemora-se o Dia do Paleontólogo na mesma data de fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia. Ela foi criada em 1958.

- Dia do Professor de Educação Física

- Dia Mundial da Energia Eólica - O dia 15 de junho foi escolhido pelo Conselho Mundial da Energia Eólica como o “Dia Mundial do Vento”.

- Dia Estadual de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa - Comemoração do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.958 de 13 de agosto de 2007, que está relacionada com o "Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso" ou "World Elder Abuse Awareness Day".
EVANGELHO (Mt 5,33-37)
10ª Semana do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.
36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Bem-aventurada Albertina Berkenbrock

EFEMÉRIDES
Demis Roussos  (1946-2015)
763 a.C. - Os Assírios registram um eclipse solar- Alguns historiadores consideram-no como sendo o primeiro registro do caso da humanidade.
311 - Licínio proclama o seu próprio Édito de Tolerância, acabando com a perseguição aos cristãos na sua parte do Império Romano.
1215 - O rei João I de Inglaterra é obrigado pelos seus nobres a assinar a Magna Carta, que limita os poderes reais.
1219 - Cruzadas do Norte: a vitória dinamarquesa na Batalha de Lindanisse (atual Tallinn) cria a Estônia dinamarquesa.
1246 - Com a morte de Frederico II da Áustria, termina a dinastia de Babemberga na Áustria.
1389 - Batalha do Kosovo: o Império Otomano derrota sérviosbósnios.
1502 - Cristóvão Colombo descobre a ilha de Martinica durante sua quarta e última viagem à América.
1520 - O Papa Leão X promulga a bula papal “Exsurge Domine” na qual fortemente condena os ensinamentos de Martin Lutero.
1667 - É administrada a primeira transfusão de sangue pelo Dr. Jean Baptiste. Ele transfundiu doze onças de sangue de ovelha para um rapaz de quinze anos que veio a morrer mais tarde, sendo Baptiste acusado de homicídio.
1742 - Entra em erupção o vulcão Cotopaxi (Equador), devastando a atual província de León, uma das mais ricas do país.
1752 - Benjamin Franklin prova que um relâmpago é eletricidade na famosa experiência - (papagaio + chave + relâmpago).
1813 - Simon Bolívar promulga em Trujillo, na Venezuela, o decreto de guerra e morte aos espanhóis e seus colaboradores.
1844 - Charles Goodyear regista a patente da vulcanização, um processo que endurece a borracha, tornando-se o dono de uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.
1846 - Tratado de Oregon estabelece o paralelo 49 N como a fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá entre as Montanhas Rochosas e o Estreito de Juan de Fuca.
1859 - Guerra do Porco: a ambiguidade no Tratado de Oregonleva à "Disputa do Limite do Noroeste" entre os Estados Unidos e os colonos britânicos/canadenses.
1888 - O príncipe herdeiro Guilherme se torna o Kaiser Guilherme II; ele será o último imperador do Império Alemão. Devido à morte de seus antecessores, Guilherme I e Frederico III, 1888 é conhecido como o Ano dos três imperadores.
1904 - Morrem 1.021 pessoas no incêndio do barco General Slocum na baia de Nova York.
1907 - A II Conferência de Paz é inaugurada em Haia, com a participação de representantes de 44 Estados.
1913 - Tropas estadunidenses massacram, sob comando do General John Pershing, pelo menos 2000 homens, mulheres e crianças filipinas em Bud Bagsak.
1917 - Os Estados Unidos entram na Primeira Guerra Mundial e cerca de 15 mil soldados norte-americanos desembarcam na França para lutar ao lado das forças aliadas.
1920 - Um novo tratado de fronteira entre a Alemanha e a Dinamarca cede o norte de Schleswig à Dinamarca.
1922 - Os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegam ao Rio de Janeiro em um hidroavião, realizando a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Eles haviam saído de Lisboa em 30 de março.
1924 - Os "20 poemas de amor e uma canção desesperada", de Pablo Neruda, são publicados.
1931 - Fundação do Ideal Clube.
1932 - Abertura da Conferência de Lausanne (Suíça), que conseguiu resolver a questão das reparações alemãs pela guerra de 1914-1918.
1932 - Explode a Guerra do Chaco, entre Bolívia e Paraguai. A causa do conflito foi a descoberta de petróleo no sopé dos Andes. No final da guerra, em 1935, o Paraguai havia conquistado dois terços do território em disputa. Porém, o país pagou um alto custo econômico pela vitória, ficando muito endividado.
1933 - Nascimento de Sérgio Endrigo, em Pula (Ístria) na atual Croácia. Cantor e compositor, venceu como compositor o Festival de Sanremo de 1968 com a canção "Canzone per te", na voz de Roberto Carlos. Compôs e gravou com Vinicius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque. Entre os seus grandes sucessos estão “Ioche amo solo te” e “La brava gente”. Morreu em Roma, Itália, em 08.09.2005.
1934 - Criação do Parque Nacional das Grandes Montanhas Fumegantes nos Estados Unidos.
1934 - Nasceu Ruben Aguirre (Rubén Aguirre Fuentes), em Saltillo, Coahuila, México.  É ator, toureiro, apresentador de tv e executivo mexicano. Famoso pelo papel do "Professor Girafales" no programa do Chaves. Morreu em Puerto Vallarta, México, em 17.06.2016.
1936 - Primeiro voo do bombardeiro Vickers Wellington.
1941 - Nasceu Harry Nilsson (Harry Edward Nilsson III), em Brooklin, Nova Iorque, EUA. Foi cantor e compositor considerado um "mago" dos estúdios, por causa de suas habilidades que faziam com que sua música fosse impossível de ser reproduzida ao vivo, porque cantava praticamente todas as partes vocais de suas gravações. Morreu em Los Angeles, EUA, em 15.01.1994, Maior sucesso: “Without you”.
1944 - Segunda Guerra MundialBatalha de Saipan: os Estados Unidos invadem Saipan ocupada pelos japoneses.
1946 - Nasceu Demis Roussos (Artemios Ventouris Roussos), em Alexandria, Grécia. Artemios acabou sendo abreviado para Demis. Músico (trompetista, guitarrista e baixista), cantor e compositor "pop" e de rock progressivo; participa dos grupos The Idols, We Five e Aphrodite´s Child (com Vangelis e Loukas Sideras). Com o término da banda (1970), segue carreira solo (primeiro disco: compacto "We Shall Dance"). Fez sucesso com músicas nos anos 1970 como "Race to the End", "My Reason", "Lovely Lady of Arcadia". Faleceu em 25.01.2015, em Atenas, na Grécia.
1950 - A candidatura à presidência de Getulio Vargas é lançada, por Adhemar de Barros, em grande comício em São Paulo.
1950 - Adhemar de Barros, candidato a senador por são Paulo, lançou a candidatura de Getúlio Vargas
1953 - Getúlio Vargas promove uma reforma ministerial e coloca João Goulart no Ministério do Trabalho, Tancredo Neves no Ministério da Justiça e Osvaldo Aranha no Ministério da Fazenda.
1954 - União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) é formada na BasileiaSuíça.
1955 - Fundada a Pontifícia Universidade Católica de Campinas SP.
1957 - Morreu Tute (Artur de Souza Nascimento), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 01.07.1886. Foi um músico, violonista de 6 e 7 cordas, bandolinista e banjoista. Na sua juventude fez parte da banda do Corpo de Bombeiros sob a regência de Anacleto de Medeiros. É considerado o introdutor do violão de 7 cordas (com a sétima corda afinada em dó) nos conjuntos regionais de choro dos quais fez parte.
1962 - O Acre se torna um estado brasileiro.
1966 - Carlos Prates e Davi Machado conquistam o primeiro e o segundo lugares, respectivamente, no Concurso Internacional para Jovens Maestros, em Florença, Itália.
1969 - Nasceu Oliver KhanI, em Karlsruhe, Alemanha. Jogador de Futebol (goleiro) da seleção alemã.
1969 - Entra no ar, em São Paulo a TV Cultura.
1970 - A NASA informa que a falha que fez abortar a alunissagem da Apolo 13 deveu-se a uma série de erros humanos.
1971 - Cerca de 200 cidades do país começaram a colocar em prática o Movimento de Brasileiro de Alfabetização, o Mobral.
1972 - Ulrike Meinhof, cofundadora da Fração do Exército Vermelho, é capturada pela polícia em Langenhagen.
1972 - O presidente Médici inaugura em Capuava SP a Petroquímica União.
1977 - Primeiras eleições democráticas em Espanha após o franquismo.
1977 - Morreu Wernher Von Braun, em Alexandria, Virginia, EUA. Foi engenheiro Aeroespacial, primeiro Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do USARMY para o programa de mísseis REDSTONE, Diretor da NASA e do Programa Espacial.
1977 - O Congresso Nacional aprovou a lei que permitia o divórcio. Introdução do Divórcio no Brasil, em 1977. Tema polêmico que, embora não contrário à Lei de Deus, deve representar o último recurso e sempre levar em consideração o sofrimento dos filhos (Casamento e Divórcio - Waldo Vieira)
1979 - EUA e URSS firmam em Viena o Tratado SALT II, que limita a fabricação de armas estratégicas.
1981 - A Agência Internacional de Energia decide aumentar as importações de petróleo para vinte milhões de barris diários.1982 A Guerra das Malvinas terminou com a rendição da Argentina às tropas britânicas
1985 - Estabelecimento da nova moeda argentina, o austral.
1990 - Violeta Chamorro, presidenta da Nicarágua, anuncia a reestruturação da instituição castrense, que inclui a redução de mais de 50% do Exército Popular Sandinista, integrado por 90 mil efetivos.
1990 - Em 1990, o então presidente Fernando Collor começou a demitir 54 mil servidores federais e a colocar 52 mil em disponibilidade, com corte de salários. A vassourada durou uma semana e faz 20 anos que começou.
1991 - Nas Filipinas, o Monte Pinatubo entra em erupção na segunda maior erupção vulcânica do século XX, matando mais de 800 pessoas.
1992 - O escritor e poeta Dobrica Cosic, é eleito o primeiro presidente da nova República Federal da Iugoslávia (Sérvia e Montenegro).
1994 - Israel e o Vaticano estabelecem relações diplomáticas.
1996 - Morreu Ella Fitzgerald (Ella Jane Fitzgerald) em Beverly Hills, EUA. Foi cantora norte-americana de jazz. Nasceu em Newport News, EUA, em 25.04.1917.
1998 - Dois terços dos 300.000 habitantes da capital da Guiné-Bissau abandonam a cidade para fugir aos combates entre o governo e tropas rebeldes.
1999 - Um terremoto de 6,7 graus na escala Richter sacode a zona sul e central do México e deixa uma centena de mortos, mais de 200 feridos e ao menos 16 mil desabrigados.
2001 - Líderes da República Popular da China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão formam a Organização para Cooperação de Xangai.
2001 - A ONG holandesa Women on Waves desiste de realizar abortos em seu barco, ancorado no porto de Dublin.
2001 - Ruanda declara ter matado mais de 700 rebeldes em três semanas de combates com milicianos hutus que invadiram a República Democrática do Congo (ex-Zaire).
2002 - O Congresso dos Estados Unidos da América emite uma resolução reconhecendo que o telefone não foi inventado por Alexander Graham Bell, mas sim por Antonio Meucci.
2006 - Bill Gates anuncia sua aposentadoria da Microsoft em 07/2008 - "Eu tenho um dos melhores empregos do mundo, mas decidi que, em dois anos, vou reorganizar minhas prioridades pessoais."
2007 - Conselho de Ética e Decoro Parlamentar adia votação do relatório do caso Renan Calheiros.
2008 - Paulo Szot é o primeiro brasileiro a receber o prêmio Tony de melhor ator em musical na Broadway.
2008 - Papa Bento XVI envia mensagem de paz e cooperação.
2009 - Assassinado o padre Gisley Azevedo Gomes, em Brasília (DF). Era assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O padre estava desaparecido e o corpo foi encontrado às margens da DF-445, na área Rural de Brazlândia, quase 30 horas depois de a CNBB notar o desaparecimento. Nasceu em Morrinhos (GO) e tinha 31 anos.
2009 - Presidente Lula afirma que a França vai indenizar famílias de vítimas do voo 447 da Air France.
2010 - O Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, pede mais voz para os países emergentes.
2010 - Mercedes-Benz convoca proprietários do Sprinter para recall no Brasil
2011 - Supremo Tribunal Federal libera a marcha da maconha no país.
2011 - CBF volta a reconhecer o Sport com o único campeão brasileiro de 1987.
2011 - Câmara aprova novas regras de licitação para a Copa e Olimpíadas
2012 - Presidente Barack Obama afrouxa regras de deportação para imigrantes jovens.
2012 - STF nega pedido do senador Demóstenes Torres para suspender ação no Conselho de Ética.
2012 - Governo cria linha de crédito de R$ 20 bilhões para estados bia BNDES.
2013 - Manifestação “Copa, eu não quero, não, quero dinheiro para saúde e educação, em Brasília (DF).
2013-Presidenta Dilma Rousseff é vaiada na cerimônia de abertura da Copa das Confederações.
2014 - Papa Francisco pede justiça no Chile e reconciliação no Iraque.
2014 - Inauguração do Museu Pelé no Valongo, em Santos (SP).
2015 - O Ministério das Cidades adia prazo para exigência de uso dos extintores de incêndio ABC.
2015 - Mercado eleva a perspectiva de alta do IPCA no final deste ano a 8,79%.
2015 - Com férias coletivas, General Motors interrompe toda produção de carros no Brasil.
2016 - Tribunal de Contas da União começa a analisar contas do governo Dilma Rousseff de 2015.
2016 - Governo propõe teto para gastos públicos com duração de 20 anos.
2016 - Aécio Neves (PSDB-MG) diz que acusações de Sérgio Machado sobre propina são “falsas e covardes”.
2016 - Banco do Brasil e Bradesco lançam a empresa de fidelidade Liveio.
2017 - Presidente Michel Temer recebe Rodrigo Maia e ministros no Palácio do Jaburu.
2017 - Morreu a ex-governadora do RN, Wilma Maria de Faria.
2017 - O jornalista Alexandre Garcia é hostilizado por militante no aeroporto de Brasília (DF).
2017 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sugere antecipar eleição.
2018 - Portugal aprova uso da maconha para fins medicinais.
2018 - Em carta a Moro, Emílio Odebrecht isenta Marcelo e diz ter autorizado obras em sítio de Atibaia.
2018 - O ministro Raul Jungmann defende a extensão da intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro.
TÚNEL DO TEMPO
Sérgio Endrigo - Canzone per te

SITES CONSULTADOS:                                 
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário