quarta-feira, 26 de junho de 2019

Fatos históricos de 27 de junho

27 de junho é o 178º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 187 para acabar 2019.

Dia Internacional da Pessoa Surdo-cega - Instituído em homenagem à data de nascimento da ativista social, conferencista, escritora e filósofa norte-americana, Helen Adams Keller, 27.06.1880, que era cega e surda.

- Dia Mundial da Espirometria - Comemorado em prol da popularização desse exame do pulmão feito por médicos pneumologistas e/ou por fisioterapeutas respiratórios (também conhecido como "exame do sopro").

Dia do Quadrilheiro Junino - Comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.390, de03.03.2011, em tributo aos profissionais que utilizam nas festas juninas meio de expressão artística cantada, dançada ou falada que tenha sido transmitido por tradição popular.

- Dia Nacional do Vôlei

- Dia Nacional do Progresso.

– Dia Nacional do Diabetes.
EVANGELHO (Mt 7,21-29)
12ª Semana do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

EFEMÉRIDES
Joseph Smith Jr. (1805-1844)
678 - É eleito o Papa Agatão.
1358 - A República de Ragusa é fundada.
1709 - Pedro I da Rússia derrota Carlos XII da Suécia na Batalha de Poltava.
1535 - Frei Juan de Zumárraga é nomeado inquisidor do México.
1660 - O poeta e escritor inglês John Milton, autor de "O Paraíso Perdido", é condenado à prisão pelo Parlamento britânico.
1695 - O Journal de Savants publica o chamado "sistema das mônadas", do filósofo alemão Leibnitz.
1734 - O Conselho das Índias aprova os estatutos da Universidade de Havana.
1743 - Na Batalha de DettingenJorge II se torna o último monarca britânico reinante a participar de uma batalha.
1806 - Forças britânicas tomam Buenos Aires durante a primeira invasão britânica do Rio da Prata.
1844 - Morreu Joseph Smith Jr., em Carthage, Illinois, EUA. Foi um político e religioso norte-americano, restaurador do Movimento dos Santos dos Últimos Dias, conhecido pelos não-membros como mormonismo e uma importante figura política do país. Era conhecido por seus seguidores como profeta, vidente e revelador da parte de Deus. Em 1844, Smith foi candidato a Presidente dos Estados Unidos. Considerando os encargos inflamatórios, Smith e o conselho municipal de Nauvoo reagiu a supressão do papel como um incômodo e, em seguida, tentou satisfazer a indignação que se seguiu ao declarar a lei marcial. Acusado de traição, Smith foi preso por autoridades do estado de Illinois e morto por uma multidão. Nasceu em Sharon, Vermont, EUA, em 23.12.1805.
1852 - Inauguração da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
1858 - Inaugurado o teatro São Pedro, em Porto Alegre.
1862 - Adoção do Sistema Métrico Francês no Brasil.
1880 - Nasceu Helen Adams Keller, em Tuscumbia, EUA. Cega, surda e muda, ela revolucionou a educação de pessoas deficientes. Muitas de suas lições são citadas pela Dorina Nowill, uma de suas pupilas, no livro Para Quem Quer Ver Além, da Editora Original. Helen Keller morreu aos 87 anos em Westport, Connecticut, EUA, em 1º de junho de 1968.Frases: 1) Nunca se deve engatinhar quando o impulso é voar. 2) Jamais um pessimista descobriu o segredo das estrelas, nem navegou para terras encantadas ou abriu um novo paraíso para o espírito humano. 
1887 - O Instituto Agronômico de Campinas (I.A.C.) é fundado por D. Pedro II do Brasil com o nome de Imperial Estação Agronômica de Campinas.
1898 - A primeira circum-navegação solo do globo é completada por Joshua Slocum, da Ilha Briar, Nova Escócia.
1900 - Morte do engenheiro militar e senador brasileiro João Ernesto Viriato de Medeiros. Foi engenheiromilitar e político, deputado geral e senador do Império do Brasil de 1882 a 1889. Nasceu em Sobral (CE), em 23.06.1823.
1905 - Durante a Guerra Russo-Japonesa, os marinheiros iniciam um motim a bordo do couraçado russo Potemkin.
1908 - Nasceu João Guimarães Rosa, em Cordisburgo (MG).  Foi médico, diplomata e um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. É autor de Grande Sertão: Veredas; Sagarana e outras obras. Morreu, de enfarte, no Rio de Janeiro (RJ), em 19.11.1967, quatro dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras. 
1929 - Primeira demonstração de TV em cores no Laboratório Bell em Nova Iorque, EUA.
1940 - Formação da Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil.
1941 - Tropas alemãs capturam a cidade de Białystok durante a Operação Barbarossa.
1944  - Nasceu a atriz e cantora Zezé Mota (Maria José Motta de Oliveira), em Campos dos Goytacazes (RJ).
1948 - As potências ocidentais decidem estabelecer uma ponte aérea para assegurar o abastecimento de Berlim.
1950 O presidente norte-americano Truman ordenou ao seu exército que socorresse os sul-coreanos. O ato marcou a entrada americana na Guerra da Coréia, no apogeu da Guerra Fria. O conflito durou três anos e dividiu o território em dois países: Coréia do Norte, socialista, e Coréia do sul, influenciada pelos EUA.
1951 - ONU requisita soldados brasileiros para combater na Coreia.
1954 - Abertura da primeira usina nuclear em Obninsk, perto de Moscou.
1954 - A partida pelas quartas de finais da Copa do Mundo FIFA de 1954 entre Hungria e Brasil, altamente aguardada, torna-se violenta, com três jogadores sendo expulsos e outros combates continuando depois do jogo.
1954 - A Hungria venceu o Brasil por 4 a 2 nas oitavas-de-final da Copa do Mundo da Suíça.
1959 - O papa João XXIII condecorou o presidente De Gaulle, da França, com a Ordem de Cristo.
1961 - Vacina Sabin, contra a poliomielite, é aprovada nos EUA.
1967 - O papa Paulo VI restabeleceu o diaconato, pelo qual solteiros de mais de 25 e casados de mais de 35, podem auxiliar bispos e sacerdotes em suas funções.
1967 - Instalação do primeiro caixa automático em EnfieldLondres, Inglaterra.
1969 - A Espanha suspende a ligação por barcas entre Gibraltar e o continente.
1969 - Peru encampa todas as fazendas e engenhos de açúcar do país.
1970 - Leonel Brizola, Luís Carlos Prestes, Lincoln Cordeiro e Maurício Grabois foram condenados a 10 anos de prisão por tentarem reorganizar o Partido Comunista Brasileiro.
1971 - A África do Sul anuncia a obtenção de licenças para a construção de aviões supersônicos franceses.
1972 - Fundação da empresa de produtos eletrônicos Atari.
1973 - O presidente do Uruguai, Juan María Bordaberry, dá um golpe de Estado que acaba com 40 anos de governo constitucional. Ele dissolve o Congresso, declara ilegais os partidos e os sindicatos e implanta uma ditadura militar, que foi derrubada três anos depois.
1975 - Brasil e Alemanha Ocidental firmam acordo pelo qual seria transferida ao Brasil a tecnologia necessária para a fabricação de combustível nuclear.
1976 - Voo 139 da Air France (Tel Aviv-Atenas-Paris) é sequestrado a caminho de Paris pela OLP e desviado para EntebbeUganda.
1976 - Nasceu o ator de cinema e TV Wagner Moura (Wagner Maniçoba de Moura), em Salvador (BA).
1977 - A França concede independência ao Djibuti.
1977 - Joseph Ratzingerfuturo Papa Bento XVI, era feito Cardeal pelo Papa Paulo VI.
1979 - As forças sandinistas evacuam os bairros que ocupavam em Manágua. O presidente, Anastasio Somoza, empreende uma forte repressão.
1979 -  O presidente Figueiredo envia ao Congresso o projeto de anistia aos que houvessem cometido crimes políticos de 1961 a 1978.
1980 - O 'Massacre de Ustica': o voo Aerolinee Itavia 870 cai no mar enquanto seguia de Bolonha para Palermo, na Itália, matando todos as 81 pessoas a bordo.
1981 - O Comitê Central do Partido Comunista da China emite sua "Resolução sobre certas questões na história do nosso partido desde a fundação da República Popular da China", culpando Mao Tsé-Tungpela Revolução Cultural.
1982 - Lançamento do ônibus espacial Columbia do Centro Espacial John F. Kennedy na missão final de voo de pesquisa e desenvolvimento, a STS-4.
1984 - A Justiça brasileira concedeu a extradição do mafioso Tomaso Busceta, solicitada pelo governo da Itália.
1986 - Lei nº 7.501 institui o regime jurídico dos funcionários do Serviço Exterior.
1986 - O Tribunal Internacional de Justiça de Haia condena os EUA a pagar uma indenização de US$ 370 milhões por suas atividades contra a Nicarágua.
1988 - Criação do Laboratório Sismológico de Brasília (DF).
1989 - Morreu Chocolate (Dorival Silva), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 20/12/1923. Foi compositor e ator. Fez várias músicas com Mário Lago, dentre elas, Vamos falar de saudade.
1990 - O presidente dos EUA, George Bush, anuncia um pacote de medidas, chamado Iniciativa pelas Américas, para ajudar os países da América Latina.
1990 - Criado o Instituto Nacional do Seguro Social do Brasil.
1995 - Decreto nº 1.538 cria o Grupo Executivo de Repressão ao Trabalho Forçado.
1995 - Decreto nº 1.541 regulamenta o Conselho Nacional da Amazônia Legal.
1996 - As Mães da Praça de Maio, argentinas cujos filhos desapareceram entre 1976 e 1983, fazem a milésima marcha semanal.
1997 - Países participantes da Conferência de Bruxelas, entre eles o Brasil, assinam tratado que estabelece a proibição definitiva das minas terrestres.
2001 - A Rússia lança um foguete intercontinental da classe RS-18 para provar sua capacidade operativa. O lançamento do PR-18 (SS-19 Stiletto, segundo a classificação da OTAN) ocorreu na república do Cazaquistão.
2001 - Morreu Jack Lemmon (John Uhler Lemmon III), em Los Angeles, EUA. Nasceu em Newton, EUA, em 08.02.1925. Ator, oito vezes indicados ao Oscar, ganhou duas vezes.
2002 - Autoridades colombianas desafiam FARC e reassumem os cargos aos quais tinham renunciado poucos dias antes, por pressão dos guerrilheiros.
2002 - É lançada a cédula de 20 reais, no Brasil.
2003 - Criação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED)
2003 - Os grupos palestinos Hamas e Jihad Islâmico anunciam a decisão de interromper por três meses os ataques contra israelenses.
2004 - China executa 17 condenados por tráfico ilegal de drogas. A Anistia Internacional criticou o emprego da pena de morte e pediu que o governo chinês abandonasse a prática.
2004 - O jornal The News York Times publica material com perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
2005 - Microsoft e Toshiba anunciam acordo para desenvolvimento de DVD de alta definição.
2006 - Seleção Brasileira de Futebol vence Seleção de Gana (Copa 2006). O atacante brasileiro Ronaldo faz o seu 15º gol e supera o recorde do alemão Gerd Muller (14) em número de gols em Copas do Mundo da FIFA, tornando-se o maior artilheiro da história das copas.
2006 - Petrobrás é a primeira empresa da América Latina a integrar o Comitê do Pacto Global da ONU.
2007 - Tony Blair renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Assumiu no seu lugar Gordon Brown.
2007 - Divulgado relatório da ONU que afirma que o mundo terá 9 bilhões de habitantes em 2050.
2007 - Morreu Bruno Lúcio de Carvalho Tolentino, em São Paulo (SP). Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 12.11.1940. Foi escritor, professor e poeta. Publicou Anulação e outros reparos; Le vrailevain; A balada do cárcere, dentre outras obras. Foi ganhador do Prêmio Jabuti, Prêmio Senador José Ermírio de Morais.
2007 - A Polícia Militar do Brasil invade as favelas do Complexo do Alemão em um episódio que é lembrado como Operação policial no Complexo do Alemão.
2008 - Bill Gates se retira da Microsoft para se dedicar à filantropia. Depois de 33 anos no controle da Microsoft, Bill Gates deixou seu cargo de presidente-executivo, cumprindo o anúncio que havia feito há dois anos. Steve Ballmer passa a responder pela presidência da Microsoft.
2008 - Em uma eleição altamente criticada, o presidente do ZimbábueRobert Mugabe, é reeleito após seu oponente, Morgan Tsvangirai, ter se retirado uma semana antes, citando violência contra os apoiadores de seu partido.
2009 - Registrados 591 casos de gripe suína no Brasil.
2010 - Inaugurada passarela projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer na favela da Rocinha. No Rio de Janeiro (RJ).
2011 - Nos EUA, Lady Gaga é acusada de desviar dinheiro de doações para vítimas do terremoto no Japão.
2011 - Decreto nº 7.507 dispõe sobre a movimentação de recursos federais.
2012 - O Portal da Transparência divulga salários dos servidores do Poder Executivo federal.
2012 - Governo Federal lança o Plano “Brasil Mais Seguro”, em Alagoas.
2013 - NASA lança o Interface Region Imaging Spectrograph, uma sonda espacial para observar o Sol.
2013 - CNJ aposenta compulsoriamente desembargadores do RN acusados de desvio de recursos.
2013 - Fernando Henrique Cardoso é eleito para ocupar a cadeira nº 36 da Academia Brasileira de Letras.
2013 - Senado aprova a Lei Geral dos Concursos Públicos.
2013 - Manifestação contra o “Ato Médico” em Brasília (DF).
2013 - Estudantes realizam marcha na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
2014 - Publicada no Diário Oficial da União da chamada “Lei da Palmada” ou “Lei Menino Bernardo”.
2015 - “Drone do aborto”, de ONG holandesa, lança pílulas sobre a Polônia.
2015 - O ex-assistente de palco da TV Globo Russo (Antônio Pedro de Souza), sofre um AVC.
2015 - A representante de Sergipe, Ana Luísa Castro, de 23 anos, é eleita a nova Miss Mundo Brasil.
2016 - Morreu Caçapava (Luís Carlos Melo Lopes), em Caçapava do Sul (RS). Nascido nessa cidade, em 26.12.1954, ex-jogador e treinador de futebol que atuava como volante.
2016 - Morreu Bud Spencer (Carlo Pedersoli), em Roma, Itália. Nascido em Nápoles, Itália, em 31.10.1929, foi um ator e nadador olímpico. Como ator, Bud Spencer estrelou diversos filmes de comédia e do chamado western spaguetti. Seus trabalhos mais famosos foram ao lado de Terence Hill em mais de 20 filmes juntos.
2016 - Suprema Corte de Justiça dos EUA confirma o direito das mulheres a abortar.
2016 - Papa Francisco diz que Igreja deve pedir desculpas aos homossexuais.
2016 - Desaprovação de Temer cresce e se iguala aos índices de Dilma Rousseff.
2016 - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, prega “cidadania vigilante” contra a corrupção.
2016 - Padre Fábio de Melo se retrata após comentário considerado machista.
2016 - Itália, França e Alemanha se opõem a negociação informal com o Reino Unido.
2017 - Uma série de poderosos ataques cibernéticos usando o malware Petya começa a inundar sites de organizações ucranianas e contrapartes com conexões ucranianas em todo o mundo.
2017 - O ex-presidente Lula (PT) diz que se for condenado “não vale a pena ser honesto no Brasil”.
2017 - Cinco senadores assinam recurso para desarquivar pedido de cassação de Aécio Neves.
2017 - Agência Nacional de Saúde (ANS) abre consulta pública para atualizar cobertura de plano de saúde.
2017 - Procuradores da República elegem lista tríplice para a cadeira do procurador-geral da República.
2018 - Na Inglaterra, Supremo Tribunal decide que os casais heterossexuais poderão ter acesso às uniões civis.
2018 - Justiça ordena que EUA reúnam menores separados na fronteira em até 30 dias.
2018 - Joe Jackson, pai de Michael Jackson, morre aos 89 anos.
2018 - Governo de Goiás inaugura centro de cuidado integral ao diabético de Goiânia.
2018 - O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) deixa o Complexo Penitenciário da Pupuda, em Brasília.
TÚNEL DO TEMPO
Relembre Bud Spencer

SITES CONSULTADOS:                                 
http://www.cancaonova.com                                                                     
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário