domingo, 18 de agosto de 2019

Fatos históricos de 19 de agosto

19 de agosto é o 231º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 134 para acabar 2018.

- Dia Mundial do Fotógrafo - Comemoração em Santa Catarina e no Rio de Janeiro (RJ) para marcar a data de 19 de agosto de 1849, em que o Daguerreótipo, um invento do pesquisador francês, Louis Jacques Mandé Daguerre, foi anunciado ao mundo na Academia de Ciências da França em Paris, França.

Dia da Integração Jurídica Latino-Americana - Comemoração ratificada no Brasil pela Lei Nº 12.075, de 29.10.2009, para marcar a data do nascimento do jurisconsulto brasileiro, Augusto Teixeira de Freitas – 19.08.1816. Ele é tido como o principal intelectual jurídico do reinado do nobre luso-brasileiro, Dom Pedro II. Seu projeto de Código Civil da década de 1860 no Brasil, embora com pequena influência na legislação brasileira do futuro, teria servido de fonte ao jurista argentino, Dalmacio Vélez Sarsfield, para a elaboração do código Civil da Argentina e influiria em todos os códigos civis da América Latina que tenham de alguma forma se baseado na legislação dos argentinos.

- Dia Mundial da Assistência Humanitária - Instituído pela ONU, em tributo dos cerca de 100 prestadores humanitários de serviços que foram vitimados mortalmente em serviço por ano na última década. O objetivo é marcar a data do atentado de 19 de agosto de 2003 contra a sede da ONU em Bagdá no Iraque, que matou o diplomata brasileiro, Sérgio Vieira de Mello, mais 21 assistentes humanitários, além do próprio terrorista que dirigia o caminhão-bomba.

- Dia Nacional da Aviação Agrícola - Conforme Decreto Nº 97.669, de 19.04.1989, para marcar a data do 1º voo de aviação agrícola ocorrido no Brasil, quando o piloto brasileiro, Clovis Candiota, usou o avião biplano de fabricação nacional, Muniz M-9, em 19 de agosto de 1947, para combater uma infestação de gafanhotos que atacava as lavouras da cidade brasileira de Pelotas (RS).

- Dia Nacional da População de Rua - Instituída desde 2004 no Brasil, após o "Massacre da Sé", em que 15 moradores de rua foram atacados e 7 foram mortos, enquanto dormiam. A celebração também é conhecida como "Dia de Luta da População de Rua". A comemoração foi organizada pelo MNPR (Movimento Nacional da População de Rua), Pastoral do Povo da Rua e outras entidades que trabalham com essa população.

- Dia Nacional do Ciclista - Em homenagem à data da morte do ambientalista, biólogo e ciclista brasileiro, Pedro Davison, ocorrida em 19 de agosto de 2006, quando ele pedalava em pleno Eixo Rodoviário da cidade brasileira de Brasília-DF e foi atropelado por um motorista alcoolizado.

- Dia Nacional do Historiador - Conforme Lei Nº 12.130, de 17.12.2009, em homenagem à data do nascimento do diplomata, político, jornalista, historiador e literato brasileiro, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, que veio ao mundo em 19 de agosto de 1849.

- Dia Nacional do Orgulho Lésbico - Comemorado desde 2003 por brasileiros, para marcar a data daquela que é tida como a 1ª manifestação lésbica contra o preconceito de gênero no Brasil, ocorrida em 19 de agosto de 1983, com o apoio da antropóloga, filósofa e pioneira da história do Movimento Homossexual Brasileiro, Rosely Roth. Com a participação de grupos homossexuais, feministas, de parlamentares e da OAB, ela pleiteava a autorização para a venda do boletim do GALF (Grupo Ação Lésbica Feminista) no bar paulistano, "Ferro's Bar", freqüentado por lésbicas de São Paulo e do Brasil.

- Dia Nacional do Artista de Teatro.
EVANGELHO (Mt 19,16-22)
2ª Semana do Tempo  Comum
 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.
20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: João Eudes

EFEMÉRIDES
 Linus Pauling (1901-1994)
293 a.C. - O mais antigo templo romano dedicado a Vênus foi fundado no monte Esquilino.
43 a.C. - Caio Júlio César Otaviano, mais tarde conhecido como Augusto, obriga o senado romano a eleger-lhe cônsul.
14 - Depois de governar por 44 anos, o primeiro imperador do Império RomanoAugusto, morre. Seu enteado Tibério é seu sucessor.
1587 - O papa Sisto V proclama uma Cruzada católica para invadir a Inglaterra.
1662 - Morreu Blaise Pascal, em Paris, França. Foi matemático, físico e filósofo. Como filósofo criou uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. É usada numa famosa música da MPB: Aos pés da cruz (samba, 1942) - Marino Pinto e José Gonçalves, que foi grande sucesso na voz de Orlando Silva. Blaise Pascal, nasceu em 19.06.1626, em Clermont-Ferrand, França, em 19.06.1623.
1666 - Uma incursão militar inglesa ao estuário de Vliestroom destrói 130 navios holandeses na Batalha conhecida como Fogueira de Holmes.
1680 - Nasceu São João Eudes CJM, em Ri, Orne, França. Morreu em Caen, França, em 14.11.1601. Foi um presbítero francês, sendo venerado como santo pela Igreja Católica. Fundou a Congregação de Jesus e Maria, para formação doutrinal e espiritual de padres e seminaristas, cujos membros são conhecidos como padres eudistas.
1692 - Um padre e cinco mulheres condenadas por bruxaria são executados em Salem, Estado norte-americano de Massachusetts.
1770 - O navegador britânico James Cook, conhecido como capitão Cook, toma posse formalmente, em nome de seu rei, da costa sudeste da Austrália.
1815 - Nasceu Augusto Teixeira de Freitas, em Cachoeira (BA). Falecido em Niterói (RJ), em 12.12.1883, foi um jurisconsulto brasileiro, reconhecido como o jurisconsulto do império. Sua obra constitui objeto de profundos estudos acadêmicos até os dias de hoje, no Brasil e no exterior. Formado pela Faculdade de Direito de Olinda - atual Faculdade de Direito do Recife —, mas tendo estudado também em São Paulo, Teixeira de Freitas foi o responsável pela extraordinária Consolidação das Leis Civis brasileiras, de 1858, e autor da primeira tentativa de codificação civil do Brasil: seu "Esboço de Código Civil", feita por encomenda do imperador D. Pedro II, por meio de decreto de 11 de janeiro de 1859. Foi uma obra com aproximadamente 5.000 (cinco mil) artigos, que apesar de não ter sido diretamente utilizada no Brasil, inspirou trabalhos posteriores no país, tal como o que resultou no Código Civil de 1916, de Clóvis Beviláqua, como também influenciou profundamente os processos de codificação no Paraguai, no Uruguai, no Chile, na Nicarágua e, principalmente, na Argentina, onde serviu como modelo ao Código Civil elaborado por Dalmacio Vélez Sarsfield.
1839 - O governo francês anuncia que o processo fotográfico de Louis Daguerre é um presente "gratuito para o mundo".
1848 - Corrida do ouro na Califórnia: o New York Herald dá a notícia para a Costa Leste dos Estados Unidos da corrida do ouro na Califórnia (embora a corrida tenha começado em janeiro).
1849 - Nasceu Joaquim Nabuco (Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo), em Recife (PE). Foi político, jornalista, escritor, historiador, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e figura importante do movimento abolicionista no Brasil. Morreu em Washington, EUA, em 17.01.1910.1865 - Castro Alves alista-se no Batalhão Acadêmico de Voluntários para a Guerra do Paraguai.
1855 - Em 19 de agosto, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o casal de missionários escoceses independentes, Robert e Sarah Kalley fundou a 1ª Escola Bíblica Dominical no Brasil, com cinco alunos. Através desta escola dominical, surgiu a Igreja Evangélica Fluminense e posteriormente outras igrejas de governo congregacional.
1871 - Nasceu Orville Wright, em Dayton, EUA, onde também morreu em 30.01.1948. Foi um dos pioneiros da aviação norte-americana juntamente com seu irmão Wilbir Wright.
1883 - Nasceu Coco Chanel (Gabrielle Bonheur Chanel), em Saumur, França. Morreu em Paris, França, em 10.01.1971. Figurinista e estilista, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesae uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. 1896 - Nasceu Alda Palm Garrido, em São Paulo (SP). Foi atriz, sendo um dos grandes nomes do teatro de revista do país. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 08.12.1970.
1897 - Nasceu Roman Vishniac, em Pavlovsk, Rússia. Foi um famoso fotógrafo russo-estadunidense, mais conhecido por filmar a cultura dos judeus na Europa Central e Oriental antes do Holocausto. Um arquivo completo de seu trabalho está no Centro Internacional de Fotografia. Morreu em Nova Iorque, EUA, em 22.01.1990.
1898 - Nasceu Francisco Alves (Francisco de Morais Alves), no Rio de Janeiro (RJ). Cantor, compositor e ator conhecido no Brasil como “O Rei da Voz’, "Chico Alves" e "Chico Viola", estreou artisticamente num circo, no Méier (1918); gravou o primeiro sucesso em 1919 ("Pé de Anjo"), sendo o primeiro artista brasileiro a usar o processo de gravação elétrico. Estreou no cinema em "Coisas Nossas" (1931); inaugurou o gênero samba-exaltação (1939) com "Aquarela do Brasil" (Ari Barroso) e tornou sucessos inúmeras composições suas e de outros autores. Morreu carbonizado por ocasião de uma colisão entre seu automóvel Buicke um caminhão, que imprudentemente entrou na contramão, na Via Dutra, em Pindamonhangaba, na divisa com Taubaté, estado de São Paulo, quando voltava ao Rio de Janeiro, em 27.09.1952. Foi enterrado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, cuja tumba atrai até hoje diversos visitantes e fãs. Seu epitáfio foi escrito pelo jornalista David Nasser: "Tu, só tu, madeira fria, sentirás toda agonia do silêncio do cantor".
1914 - Nasceu a cantora Aracy de Almeida (Aracy Telles de Almeida), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu. Foi cantora popular, tida como uma das maiores intérpretes de samba dos anos 30 e uma das intérpretes preferidas de Noel Rosa.
1917 - 4ª aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém), Portugal.
1918 - Morreu Alcindo Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ). Foi jornalista, senador durante a República Velha (ou Primeira República) e membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Nasceu em Magé (RJ), em 19.07.1865.
1918 - Fundação da Casa dos Artistas, no Rio de Janeiro (RJ).
1923 - Morreu Vilfredo Pareto, em Céligny, Suíça. Foi político, sociólogo e economista. Nasceu em Paris, França, em 15.07.1848.
1934 - Plebiscito na Alemanha entrega todo o poder a Adolfo Hitler, que passa a intitular-se furher. Hitler era chanceler da Alemanha e líder do Partido Nacional Socialista e com o título passa a exercer a presidência do país.
1936 - A Grande Purgação da União Soviética começa quando o primeiro dos Julgamentos de Moscou é convocado.
1936 - Morreu Federico García Lorca (algumas fontes citam 18/08/1936). Nasceu em Fuentevaqueros, Granada, Espanha, em 05/06/1898, foi poeta, dramaturgo, escritor, poeta e dramaturgo, um dos mais conhecidos literatos da língua espanhola; cria o grupo de teatro "La Barraca". Sem esconder suas ideias socialistas, tem suas obras proibidas por Franco (1953) e é preso por ordem de um Deputado católico sob a alegação de que ele era "mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver"; autor de poesias como "Divã do Tamarit" (1940), peças como "A Casa de Bernarda Alba" (1945), prosas como "Cartas aos Amigos" (1950), etc. Em 19 de agosto de 1936, Federico Garcia Lorca é assassinado, executado pelos franquistas com um tiro na nuca (uma das primeiras vítimas da Guerra Civil sendo uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola). Garcia Lorca nasceu em Fuente Vaqueros, Granada, Espanha, em 05/06/1898.
1944 - Segunda Guerra MundialLiberação de Paris: Paris, França, se rebela contra a ocupação alemã com a ajuda das tropas aliadas.
1945 - Revolução de Agosto: o Việt Minh, liderado por Ho Chi Minh, assume o poder em HanóiVietnã.
1946 - Nasceu Bill Clinton o presidente norte-americano Bill Clinton, que foi governador do Estado de Arkansas antes de tornar-se o 42º presidente dos EUA. Antes de servir como presidente, Clinton foi governador do estado do Arkansas por dois mandatos.
1953 - Guerra Fria: a CIA e o MI6 ajudam a derrubar o governo de Mohammed Mossadegh no Irã e restabelecer o Xá Mohammad Reza Pahlavi.
1956 - O governo venezuelano fez as primeiras concessões para exploração de petróleo desde 1945.
1960 - Guerra Fria: em Moscou, Rússia, Francis Gary Powers, o piloto americano do avião espião da CIA U-2, abatido enquanto sobrevoava a União Soviética, é condenado a dez anos de prisão por espionagem.
1960 - O satélite soviético Sputnik V é lançado na órbita da Terra, carregando dois cães Belka e Strelka.
1961 - Presidente Jânio Quadros condecora Ernesto 'Che' Guevara. Jânio Quadros condecora Che Guevara, durante a visita do líder ao Brasil. Em um ato de protesto, vários militares devolvem suas condecorações.
1963 - Nasceu Marcos Palmeira (Marcos Palmeira de Paula), no Rio de Janeiro (RJ). Ator, filho de José Viana de Oliveira Paula (Zelito Viana), que é irmão de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho (Chico Anysio) e de Maria Lupicinia Viana de Paula (Lupe Gigliotti). Atualmente, interpreta Sandro Barbosa na novela Cheias de Charme (Globo).
1964 - Lançamento do Syncom 3, o primeiro satélite de comunicação geoestacionário.
1965 - Nasceu Rubens Caribé (Rubens de Lima Caribé da Rocha), em São Paulo (SP). É ator, com formação em canto e dança.
1966 - Um terremoto brutal na Turquia causa a morte de mais de 2.000 pessoas.
1966 - Nasceu a atriz Heloísa Perissé, no Rio de Janeiro (RJ). Atualmente interpreta Monalisa Barbosa, na novela Avenida Brasil (Globo).
1969 - Fundada a EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica, maior fábrica de aviões do Brasil, e que teve como seu primeiro produto o EMB-110 Bandeirante.
1976 - Uma bomba explodiu na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro. Outra bomba foi encontrada na Ordem dos Advogados do Brasil, também no Rio. A Aliança Anticomunista Brasileira assumiu os atentados
1977 - Morreu Groucho Marx (Julius Henry Marx), em Los Angeles, California, EUA. Foi um comediante e ator estadunidense, célebre como um dos mestres do humor. Fez treze filmes com seus irmãos, os Irmãos Marx, dos quais foi o terceiro por ordem de nascimento. Nasceu em Nova Iorque, em 02.10.1890.
1978 - Cerca de 430 pessoas morrem carbonizadas em um cinema de Abadán (Irã), em um incêndio provocado pela explosão de três bombas lançadas por terroristas xiitas.
1979 - Os cosmonautas soviéticos Vladimir Lyakov e Valery Ryumin bateram o recorde de permanência no espaço: 175 dias
1980 - Lei nº 6.815 cria o Conselho Nacional de Imigração.
1980 - Lei nº 6815 define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil.
1981 - Incidente no Golfo de Sidra: caças dos Estados Unidos interceptam e abatem dois jatos de combate Sukhoi Su-22 da Líbia sobre o Golfo de Sidra.
1981 - A emissora paulista TVS, do empresário Silvio Santos, entrou no ar. Depois, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
1986 - Nasceu Marta (Marta Vieira da Silva), em Dois Riachos (AL). É jogadora de Futebol (atacante), tendo iniciado a carreira no CSA/AL; depois VASCO/RJ (2000 a 2002) e ÜMEA IK/SUE (2002); prata olímpica em Atenas (2004) e ouro pan de Santo Domingo (2003) e Rio (2007); campeã da UEFA (2004); eleita pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) a melhor jogadora do BRA (2003), concorrendo com o masculino e a melhor do mundo pela FIFA (2006); único atleta a marcar 5 gols no mesmo jogo pela Seleção.
1989 - O presidente polonês Wojciech Jaruzelski nomeia o ativista do Solidariedade Tadeusz Mazowiecki para ser o primeiro primeiro-ministro não comunista em 42 anos.
1989 - Várias centenas de alemães orientais atravessam a fronteira entre a Hungria e a Áustria durante o Piquenique Pan-Europeu, parte dos eventos que iniciaram o processo da Queda do Muro de Berlim.
1990 - Leonard Bernstein rege, em seu último concerto, a Orquestra Sinfônica de Boston interpretando a 7ª Sinfonia de Beethoven.
1991 - Em um golpe militar que chocou o mundo, uma coligação de comunistas remove o presidente soviético Mikhail Gorbachev do poder. O golpe veio como consequência do interesse de Gorbachev em assinar um tratado que concederia autonomia considerável a diversas Repúblicas Soviéticas. Devido à forte resistência pública, os conspiradores desistiram do plano em poucos dias.
1993 - Rebeldes capturam deputados, soldados e funcionários do governo no norte da Nicarágua e exigem a renúncia das autoridades governamentais.
1994 - Morreu Linus Pauling (Linus Carl Pauling), em Bif Sur, California, EUA. Nasceu em Portland, Oregon, EUA, em 28.02.1901. Químico, bioquímico, cristalógrafo, biólogo molecularpesquisador médico e pacifista e um dos mais importantes nome das ciências, ganhou o Nobel de Química, em 1954, e o Nobel da Paz, em 1962, por sua luta contra a proliferação das armas atômicas. Linus Pauling nasceu em Portland, Oregon, EUA, em 28.02.1901.
1996 - Morreu Jofre Soares, em São Paulo (SP). Foi um dos mais destacados atores brasileiros. Atuou em em mais de 100 filmes, entre eles: O bom burguês (1979) e O grande mentecapto (1989), dirigidos por Oswaldo Caldeira; Terra em transe (1967), dirigido por Glauber Rocha; Memórias do cárcere (1984), dirigido por Nelson Pereira dos Santos; Chuvas de verão (1978) e Bye bye Brasil (1979), dirigidos por Carlos Diegues e muitos outros. Nasceu em Palmeira dos Índios (AL), em 21.09.1918.
1996 - Morreu, em São Paulo (SP), Torresmo (José Carlos Queirolo) - conhecido como palhaço Chicharrão - do espanhol Chicharrón, "torresmo". Torresmo nasceu no circo de seus pais e tios, o Circo Irmãos Queirolo, que excursionava pelo interior de São Paulo. Seu pai, José Carlos Queirolo (conhecido como palhaço Chicharrão - do espanhol Chicharrón, "torresmo"). Na infância, era chamado de "Chicharrãozinho". Estudou no colégio Caetano de Campos e no colégio Ipiranga. Viajou com o circo por todo o Brasil e em alguns outros países. Foi também cantor de tangos e tocava saxofone e violino. Seu bordão favorito era: - Assim eu não aguento! E a criançada respondia: Agueeeeeeentaaaaa! Torresmo nasceu em Espírito Santo do Pinhal (SP), em 04.04.1918.
1997 - Guerrilheiros libaneses disparam dezenas de foguetes contra povoados do norte de Israel, em represália pela morte de pelo menos seis civis em ataques de paramilitares pró-israelenses no sul do Líbano.
1999 - Aproximadamente 150 mil pessoas, convocadas pelo Partido Democrático, pedem em Belgrado a demissão do presidente sérvio, Slobodan Milosevic.
2001 - O piloto alemão Michael Schumacher consegue garantir matematicamente seu quarto título mundial de Fórmula I, após ganhar o Grande Prêmio da Hungria.
2002 - A rede de TV americana CNN divulga um vídeo que comprova testes com armas químicas feitos em filhotes de cães que agonizam até a morte diante das câmaras.
2003 - Um carro-bomba explode diante da sede da ONU em Bagdá, matando 23 pessoas, entre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Melo.
2003 - Morreu o cantor Francisco Carlos (Francisco Carlos Rodrigues Filho), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 05/04/1928. Sucessos: primeira gravação: "Meu Brotinho" (1949, VICTOR). Chamado de "El Broto", estreou no cinema em "Carnaval no Fogo" (1949); "sex-symbol", é eleito "Rei do Rádio" (1958). Era conhecido como "Namorado do Brasil"; decai nos anos 1960.
2003 - Morreu Sergio Vieira de Mello (Sérgio Vieira de Mello), em Bagdá, Iraque. Sérgio Vieira de Mello era chefe da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque.
2004 - Três moradores de rua são mortos e sete ficam gravemente feridos depois de agredidos com golpes na cabeça no centro de São Paulo (SP).
2004 - Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana aprova interrupção da gravidez com fetos sem cérebro.
2005 - Papa Bento XVI visita sinagoga na Alemanha.
2005 - Morte da “Velhinha de Taubaté’, personagem de Luís Fernando Veríssimo.
2006 - Danielle Hypóllito ganha medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística.
2007 - Presidente Hugo Chávez desmente rumores sobre a morte do líder cubano Fidel Castro.
2008 - Marinha Brasileira incorpora a Corveta “Barroso” à Armada.
2009 - Conselho Regional de Medicina de São Paulo suspende o registro de Roger Abdelmassih.
2009 - A senadora e ex-ministra, do Meio Ambiente, Marina Silva, anuncia seu desligamento do PT.
2009 - Bandeirantes é condenada a indenizar Xuxa em R$ 4,1 milhões por danos morais e materiais pelo fato de a emissora ter exibido fotos sua - nua -, no programa Atualíssima.
2009 - Conselho de Ética do senado arquiva as ações apresentadas contra José Sarney.
2010 - A Operação Liberdade do Iraque termina, com a última das equipes de combate da brigada dos Estados Unidos cruzando a fronteira para o Kuwait.
2010 - Lançamento da DirectTV Net.
2011 - A empresa química alemã Basf anuncia a construção de polo produtor de acrílicos no Brasil
2011 - Brasil ultrapassa Índia e Hong Kong na detenção de reservas indígenas.
2011 - Confirmada Jornada Mundial da Juventude (JMJ) como Papa Bento XVI no Rio de Janeiro (RJ), em 2013.
2012 - Aiatolá Ali Khamenei diz que EUA e Israel são inimigos irreconciliáveis das nações islâmicas.
2012 - Conselho Federal de Medicina atualiza regras para divulgação de serviços prestados.
2013 - Banco Central tenta tranquilizar mercado sobre juro e câmbio.
2013 - ANVISA autoriza teste em humanos para vacina contra dengue.
2014 - Início do horário eleitoral de rádio e televisão.
2014 - O técnico Dunga divulga sua primeira lista de convocados na rede da CBF.
2014 - Papa Francisco revela a jornalistas que espera viver mais “dois ou três anos”.
2015 - Câmara aprova redução da maioridade penal em 2º turno.
2015 - Senado aprova projeto que reduz as desonerações da folha de pagamento.
2015 - Supremo Tribunal Federal começa a julgar liberação do porte de drogas para uso pessoal.
2015 - Lançamento do satélite nacional de pequeno porte Serpens.
2016 - Presidente Nicolás Maduro reflete sobre uma eventual tentativa de golpe.
2016 - Seleção do Canadá vence (2 x 1) o Brasil no futebol e conquista medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.
2016 - O ex-presidente Lula diz que Dilma Rousseff vai se “expor a Judas” no Senado.
2016 - Ministério Público Federal pede penas maiores aos condenados na Operação Zelotes.
2017 - Manifestação da comunidade muçulmana em Barcelona contra o terrorismo.
2017 - Monalysa Alcântara (18 anos), do Piauí, é eleita Miss Brasil 2017.
2018 - Mais de dois milhões de muçulmanos iniciam peregrinação a Meca.
2018 - Papa Francisco pede ajuda para vítimas de inundações na Índia.
2018 - O paraquedista Diego Camargo Martins cai em rodovia e morre atropelado por carreta em Boituva (SP).
2018 - Exército volta a fazer operação no complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.
TÚNEL DO TEMPO
Relembre o palhaço Torresmo

SITES CONSULTADOS:                                        
http://www.cancaonova.com                                                                     
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org                                                
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário