segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Fatos históricos de 20 de agosto

20 de agosto é o 232º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 133 para acabar 2019.

- Dia do Maçom e da Maçonaria - Para marcar a data de 20 de agosto de 1822, em que o príncipe de Portugal, Dom Pedro I, teria sido aclamado imperador do Brasil, numa sessão do Grande Oriente, reunidas na sede do apostolado as três Lojas Metropolitanas. A presidência dessa reunião este a cargo de Joaquim Gonçalves Ledo, sendo essa sessão tida pelos irmãos da maçonaria como a Verdadeira proclamação da Independência brasileira, que teria sido engendrada entre as 4 paredes dos templos maçônicos.

- Dia Nacional do Vizinho - Comemorado no Brasil e oficializado no Estado brasileiro de São Paulo, além do Distrito Federal, para marcar a data do nascimento da contista e poetisa Cora Coralina - 20 de agosto de 1989

- Dia do Maçom - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei Nº 14.489, de 29.10.2009, em consonância com uma celebração festejada no Brasil desde 1957.
EVANGELHO (Mt 19,23-30)
20ª Semana do Tempo Comum
 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.
27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Bernardo

EFEMÉRIDES
Frei Caneca (1779-1825)
14 - Agripa Póstumo, neto materno do falecido imperador romano Augusto, é executado por seus guardas em circunstâncias misteriosas enquanto estava no exílio.
636 - Batalha de Jarmuque: as forças árabes lideradas por Calide ibne Ualide assumem o controle do Levante, afastando-se do Império Bizantino, marcando a primeira grande onda de conquistas muçulmanas e o rápido avanço do Islã fora da Arábia.
917 - Batalha de Anquíalo: o czar Simeão I da Bulgária derrota decisivamente um exército bizantino.
1083 - Canonização do primeiro rei da Hungria, Santo Estêvão e seu filho Santo Emérico comemorado como um Dia Nacional na Hungria.
1308 - Papa Clemente V perdoa Jacques de Molay, o último Grão-mestre dos Templários, absolvendo-o de acusações de heresia.
1572 - Morreu Miguel López de Legazpi, em Manila, Filipinas. Nascido em Zumárraga, País Basco, 1502, também conhecido como El Adelantado (Governador) e El Viejo (O Velho), foi um conquistador espanhol que estabeleceu a primeira colônia nas Filipinas em 1565. Conquistador das Filipinas.
1739 - Carta real de criação do vice-reino de Santa Fé, ou Granada, que compreendia os territórios das atuais Repúblicas da Venezuela, Colômbia e Equador.
1778 - Nasceu Bernardo O'Higgins, em Chillán, Chile. Militar e estadista chileno, considerado o pai da pátria. foi uma das figuras militares fundamentais da independência e o primeiro chefe de estado do Chile independente, sob o título de Diretor Supremo, entre 1817 e 1823, quando renunciou voluntariamente ao cargo para evitar uma guerra civil, exilando-se no Peru até a sua morte. Morreu em Lima, Peru, em 24.10.1842.
1779 - Nasceu Jöns Jacob Berzelius, em Väfversunda, Östergötland, Suécia. Mais conhecido como Jacob Berzelius, foi um químico. Foi um dos fundadores da química moderna, formulando alguns dos seus conceitos fundamentais. Estudou medicina na Universidade de Uppsala e foi professor de medicina, farmácia e botânica no Instituto Karolinska de Estocolmo. Morreu em Estocolmo, Suécia, em 07.08.1848.
1779 - Nasceu Frei Caneca (Joaquim da Silva Rabelo, depois Joaquim do Amor Divino Rabelo), em Recife (PE), onde também morreu em 13.01.1825. Foi fuzilado, por recusa dos carrascos de enforcá-lo. Foi religioso e político e esteve implicado na Revolução Pernambucana (1817) e na Confederação do Equador (1824). Como jornalista, esteve à frente do Typhis Pernambucano. Usava, em seu apelido, a palavra “Caneca” em homenagem ao seu pai, que fabricava vasilhames.
1803 - Inauguração em Santa Fé de Bogotá do primeiro observatório astronômico da América espanhola.
1820 - Zarpa do porto de Valparaíso a expedição militar comandada pelo general San Martín, que conquistaria a independência do Peru.
1823 - Condecoração de Maria Quitéria (Maria Quitéria de Jesus Medeiros), heroína da Guerra da Independência na Bahia, por Dom Pedro I, com a Medalha de “Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro". Em 1966, por decreto da presidência da república, a heroína passou a ser reconhecida como "Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro". Maria Quitéria morreu em Salvador (BA), em 21.08.1853;
1823 - Morreu o papa Pio VII (Barnaba Chiaramonti ), em Roma, Itália.
1835 - Morreu Visconde de Cairu (José da Silva Lisboa), no Rio de Janeiro (RJ). Foi economista, jurista, publicista, político monarquista e escritor. Defendeu as teses de Adam Smith; Deputado da Real Junta do Comércio (1808) e Desembargador da Casa de Suplicação. Influenciou o Príncipe D. João na Abertura dos Portos às nações amigas; Barão (1825) e Visconde (1826). Nasceu em Lisboa, Portugal, em 16.07.1756.
1850 - Nasceu Pe. Júlio Maria (Júlio César de Moraes Carneiro), em Angra dos Reis(RJ). Advogado, tornou-se o primeiro padre redentorista brasileiro. Faleceu a 22.05.1916.
1854 - Morreu F.W. Joseph Schelling (Friedrich Wilhelm Joseph von Schelling), em Bad Ragaz, Suíça. Foi filósofo, sendo um dos representantes do Idealismo alemão, assim como Fichte e Hegel. Nasceu em Leonberg, Alemanha, em 27.01.1775.
1858 - Charles Darwin publica pela primeira vez sua teoria da evolução através da seleção natural no Journal of the Proceedings of the Linnean Society de Londres, juntamente com a mesma teoria de Alfred Russel Wallace.
1866 - O presidente Andrew Johnson declara formalmente o término da Guerra de Secessão.
1889 - Nasceu Cora Coralina (Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas), em Goiás (GO), onde também morreu em 10.04.1985. Foi uma poeta e contista. É considerada uma das principais escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
1901 - Nasceu Salvatore Quasimodo, em Módica, Itália. Poeta ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1959. Morreu em Amalfi, Itália, em 14.06.1968.
1904 - El Salvador, Honduras e Nicarágua firmam um acordo através do qual se comprometem a manter a paz na América Central.
1906 - Conspiração em Havana contra o presidente Tomás Estrada Palma, o que provoca uma nova intervenção dos EUA em Cuba.
1913 - O 20° Congresso da Paz é inaugurado em Rotterdam (Holanda), com a participação de 950 pessoas.
1914 - Morreu Papa Pio X (Giuseppe Melchiore Sarto), no Vaticano. O seu pontificado decorreu de 4 de agosto de 1903 até a data da sua morte. Conhecido como "Papa da Eucaristia", dirigiu a Igreja com firmeza, combatendo um laicismo muito forte e várias tendências ao modernismo. Reformou a liturgia e promove o canto gregoriano e publicou 16 encíclicas. Nasceu em Riese, Itália, em 02/06/1835.
1914 - Fundação da Confederação Brasileira de Desportos, a antiga CBD, que em 24 de setembro de 1979 passou a se chamar Confederação Brasileira de Futebol.
1917 - Morreu Adolf von Baeyer (Johann Friedrich Wilhelm Adolf von Baeyer), em Starnberg, Alemanha. Químico, devido à descoberta da síntese de índigo e a determinação da sua estrutura química, recebeu o Nobel de Química de 1905. Nasceu em Berlim, Alemanha, em 31.10.1835.
1918 - Aparecem as primeiras chagas nas mãos de Padre Pio (algumas fontes citam 20/09/1918).
1920 - A National Football League é organizada como a Conferência Americana de Futebol Profissional em Canton, Ohio.
1920 - Nasceu Guio de Morais (Guiomarino Rubens Duarte), em Recife (PE). Foi maestro, compositor, arranjador, pianista, produtor e diretor artístico. Atuou em diferentes rádios e gravadoras, especialmente nas décadas de 1950 e 1960. Guio de Moraes compôs “No Ceará não tem disso não”,celebrizada pelo Luiz Gonzaga. Com o Rei do Baião fez outras músicas, a exemplo de Ai! Miquilina; Pau-de-arara; São João do Carneirinho; Com David Nasser fez Baião da Penha, todas imortalizadas por Luiz Gonzaga.
1935 - O exército impede que o presidente do Equador, José María Velasco Ibarra, torne-se ditador e o substitui por Antonio Pons.
1936 - Nasceu Pedrinho Mattar (Pedro Mattar), em São Paulo (SP). Famoso pianista e apresentador de tv. Uma das canções de que mais gostava de tocar era "As Time Goes By’ do filme Casablanca. Essa música tornou-se tema da abertura do seu programa Pianíssimo que era apresentado na Rede Vida de Televisão, desde 1990. Tocou em diversos países; apresenta-se para o Presidente norte-americano Jimmy Carter e esposa na Casa Branca. Morreu em Santos (SP, em 02.07.2007.
1940 - O revolucionário comunista russo Leon Trotsky, aos 60 anos, é assassinado no México por agentes de Josef Stalin, ex-companheiro e então ditador da União Soviética. Nascido em 1879, seu verdadeiro nome era Lev Davidovitch Bronstein. Em 1917, Lenin e Trotsky proclamam o Estado Operário na Rússia. Em 1924, Lenin morre e Stálin passa a perseguir Trotsky, conseguindo bani-lo do país em 1929.
1941 - Nasceu Slobodan Milosevic, em Požarevac,Iugoslávia. Foi presidente da Sérvia de 1989 a 1997 e da República Federal da Iugoslávia de 1997 a 2000. Também foi o principal líder do Partido Socialista da Sérvia desde a sua fundação, em 1990. Morreu em Haia, Holanda, em 11.03.2006.
1944 - II Guerra Mundial: o general Petain é preso pelos alemães e conduzido a Belfort.
1945 - Nasceu José Wilker (José Wilker de Almeida), em Juazeiro do Norte (CE). Locutor (na TV-Rádio Recife) e ator de teatro (estreia em "Julgamento em Novo Sol", 1963), cinema (estreia em "A Falecida", 1965) e TV (estreia na telenovela "Bandeira 2", 1971); Prêmio MOLIÈRE de Ator por "O Imperador da Assíria" (1970); destaca-se em telenovelas da Rede Globo. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 05 de abril de 2014, aos 68 anos.
1949 - Peru rompe relações diplomáticas com Cuba.
1957 - O major David Simons, da Força Aérea dos EUA bate o recorde de altitude em balão pressurizado, subindo a 31.500 metros.
1960 - A URSS traz de volta à Terra um satélite artificial de cinco toneladas que levava dois cães e equipamento de televisão para acompanhar seu comportamento no espaço.
1960 - O Senegal rompe com a Federação do Mali, declarando sua independência.
1960 - Nasceu o ator Jackson Antunes, em Janaúba (MG).
1968 - Tropas soviéticas do Pacto de Varsóvia invadem a Tchecoslováquia durante a noite e põem fim à "Primavera de Praga".
1969 - O furacão "Camille" assola a costa sul dos EUA, deixando mais de 190 mortos.
1970 - O presidente Médici assina decreto que cria o Plano de Integração Social (PIS).
1973 - Graves inundações na Índia e no Paquistão provocam a morte de 17 mil pessoas.
1975 - A NASA lança a sonda Viking 1 em direção a Marte.
1975 - O compositor baiano Caetano Veloso lançou dois discos simultaneamente: Qualquer coisa e Joia.
1976 - Os cadáveres de 46 supostos guerrilheiros aparecem nos arredores de Buenos Aires. Os homens teriam sido executados em represália à morte de um militar.
1977 - Os EUA lançam a sonda espacial Voyager 2, com mensagens do presidente Jimmy Carter e do secretário-geral da ONU, Kurt Waldheim, na esperança de um contato com extraterrestres.
1977 - A nave americana Voyager II é lançada para explorar outros planetas. Antes de sair do sistema solar, ela passa por Júpiter, Saturno, Urano e Mercúrio.
1978 - Um atentado no cine-teatro Rex, em Abadan, no Irã, provocou a morte de mais de 430 pessoas. Este atentado causou controvérsia, não estando verdadeiramente apurados os verdadeiros autores morais: a SAVAKou os defensores de Khomeini.
1980 - O estado de emergência é declarado em Lima (Peru), devido a uma nova campanha dos guerrilheiros do Sendero Luminoso.
1980 - Um submarino nuclear soviético pega fogo e emerge em águas internacionais, a 160 km de Okinawa, no Japão.
1985 - Quarenta militares da Força Aérea Brasileira são denunciados por contrabando de produtos eletrônicos. Eles eram trazidos dos Estados Unidos em aviões da Aeronáutica.
1988 - Guerra Irã-Iraque: um cessar-fogo é acordado, depois de quase oito anos de guerra.
1990 - O governo Collor autoriza o funcionamento do comércio aos domingos, que estava proibido há 41 anos.
1990 - O presidente Saddam Hussein declara o Kuwait como província iraquiana e ordena o fechamento de todas as embaixadas ocidentais no emirado.
1991 - Uma multidão protesta contra o golpe que derrubou o líder soviético Mikhail Gorbachev por um dia. O povo abraçou o prédio do Parlamento com bandeiras da Rússia.
1992 - O jornalista Barbosa Lima Sobrinho, presidente da ABI, é escolhido para apresentar o pedido de impeachment do presidente Fernando Collor.
1993 - A Brastubo arremata 56% da Cosipa, ao preço de 331 milhões de dólares, quase o dobro do preço mínimo fixado pelo governo.
1995 - Luís Inácio Lula da Silva deixa a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT).
1998 - A Suprema Corte do Canadá indica que o Quebec não poderá separar-se legalmente do Canadá sem autorização do governo.
2000 - O poeta peruano César Calvo (Cesar Calvo Soriano), um dos mais importantes da "Geração de sessenta", morre em Lima, Peru, aos 60 anos de idade.
2000 - Antonio Pimenta Neves, diretor do jornal O Estado de S. Paulo, assassinou sua ex-namorada e funcionária, Sandra Gomide, com dois tiros. Sandra havia terminado dias antes o relacionamento de 4 anos com o jornalista, que acabou por demiti-la do veículo. Depois do crime, Pimenta tentou se suicidar, mas não conseguiu. Foi liberado em março de 2003 para aguardar o julgamento em liberdade.
2001 - Quebra dos sigilos bancário e fiscal de Paulo Maluf.
2003 - Comitê de Política Monetária corta 2,5 pontos percentuais na taxa básica de juros.
2004 - Correios lançam quadra de selos homenageando princípios e fundamentos da maçonaria.
2007 - Ministério Público do DF acusa 37 envolvidos no mensalão.
2008 - Acidente com um avião da Spanair quando tentava descolar no Aeroporto de Barajas, em Madrid, resulta em 154 mortes.
2008 - STF confirma constitucionalidade da Resolução do CNJ que proíbe o nepotismo do judiciário.
2008 - Câmara tipifica crime de formação de milícias.
2008 - Câmara aprova novas regras para adoção de crianças e adolescentes.
2009 - Exposição “Joaquim Nabuco: Brasileiro, Cidadão do Mundo.
2009 - Pesquisa Ibope/Nielsen revela que o Brasil tem 64,8 milhões de internautas.
2010 - Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) libera uso de celular em Airbus da TAM.
2010 - Governo suspende atéo fim das eleições a veiculação do programa“Café com o Presidente”.
2011 - Papa Bento XVI defende celibato em discurso a seminaristas na Espanha.
2011 - Manifestação contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em São Paulo.
2012 - O presidente do Uruguai defende venda controlada da maconha.
2012 - O ex-senador José Roberto Arruda é condenado por suposta violação do painel eletrônico.
2012 - Governo anuncia investimento de R$ 486 milhões na indústria de TI.
2013 - Grupo de manifestantes invade oplenário da Câmara.
2013 - Agência Nacional de Saúde suspende a venda de 212 planos de saúde por três meses.
2013 - Presidenta Dilma Rousseff anuncia R$ 1,6 bilhão para cidades históricas de Minas Gerais.
2013 - Senado aprova projeto que amplia idade para dependentes do Imposto de Renda.
2014 - Presidente Barack Obama que o Estado Islâmico é um “câncer”.
2014 - Polícia Federal desarticula grupo empresarial que sonegou mais de R$ 896 milhões.
2014 - Banco Central libera R$ 10 bilhões em recursos para a economia.
2015 - Na Venezuela, Presidente Nicolás Maduro ordena o fechamento da fronteira com a Colômbia.
2015 - Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) lança Bibioteca Digital.
2015 - Apresentada denúncia de corrupção contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Solange Almeida.
2015 - O presidente do Senado, Renan Calheiros, manifesta-se contra a redução da maioridade.
2016 - Cinquenta e quatro pessoas morrem quando um suicida detonou-se em uma festa de casamento curda em Gaziantepe, Turquia.
2016 - A Seleção Brasileira Olímpica conquista pela primeira vez a medalha de ouro nas Olimpíadas.
2016 - Seleção do Brasil vence (5 x 4) nos pênaltis a Alemanha e conquista medalha de ouro.
2017 - Elon Musk e outros executivos mandam carta para a ONU sobre riscos de “robôs assassinos”.
2017 - Morreu Jerry Lewis (Joseph Levitch), em Las Vegas, Nevada, EUA. Nascido em Newark, Nova Jersey, EUA, em 16.03.1926, foi um comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor norte-americano. Tornou-se famoso por suas comédias estilo pastelão feita nos palcos, filmes, programas de rádio e TV e em suas músicas. Lewis também é conhecido por seu programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar crianças com distrofia muscular. Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.
2017 - Instituição do Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies).
2017 - VII Encontro Povos do Mar no Ceará.
2018 - Papa Francisco diz que nunca haverá ações suficientes para reparar danos por abusos.
2018 - ONU pede tratamento digno aos venezuelanos que deixam o país.
2018 - Na Venezuela entra em vigor plano econômico de nicolás Mduro com corte de cinco zeros.
2018 - Tribunal de Justiça do Ceará promove semana de mobilização contra violência doméstica.
2018 - Tribunal de Justiça do Ceará promove semana de mobilização contra violência doméstica.
2018 - TST suspende liminar que impedia privatização de distribuidoras da Eletrobras.
2018 - Roraima faz novo pedido ao Supremo Tribunal Federal para conter fluxo migratório de venezuelanos.
2018 - Tribunal de Justiça do Ceará promove semana de mobilização contra violência doméstica.
TÚNEL DO TEMPO
Ouça Pedrinho Mattar

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário