A
Campanha Bicicleta Segura, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
(Sbot), chama a atenção para o Dia do Ciclista, comemorado nesta segunda-feira
(19).
O presidente da Sbot, Moisés Cohen, disse que a campanha visa a orientar
as pessoas na prevenção de lesões em acidentes envolvendo bicicletas. Somente
no ano passado, 11.741 brasileiros foram internados por envolvimento em
acidentes com bicicleta, gerando custo superior a R$ 14 milhões ao Sistema
Único de Saúde (SUS), informou Cohen. A campanha será desenvolvida até o fim
deste mês.
Ele
lembrou que aumentou muito a prática do ciclismo nas grandes cidades, motivada
pelo baixo custo, a rapidez, praticidade, saúde e preocupação ambiental.
Por outro lado, pelo fato de as cidades, em sua maioria, não terem estrutura
para o ciclismo e também porque as pessoas não têm orientações para entender a
bicicleta como um esporte, a atividade pode acabar trazendo problemas. O
ciclista “deve estar paramentado, ou seja, com capacete, que é algo
fundamental, e obedecer às regras”, disse o ortopedista.
Conscientização - “Acho
que essa orientação, essa conscientização é importante, baseada no aumento das
lesões que os ortopedistas têm encontrado”. Um trauma no crânio, como resultado
de uma queda de bicicleta, por exemplo, pode representar risco para o ciclista.
Moisés Cohen informou que as fraturas mais comuns quando o ciclista cai
da bike são da clavícula, na região do ombro. “A articulação
do ombro é aquela que é mais comprometida nas quedas. E a Sbot vive alertando
para isso”.
Para
evitar que fraturas e outras lesões aconteçam, a entidade recomenda que os
ciclistas se protejam, tomem cuidado e andem em lugares adequados, com bicicletas
também adequadas. “Acho que essa é uma campanha importante para a
conscientização da população”, reforçou. A campanha é online e
cada regional da Sbot tem liberdade para divulgá-la da forma que preferir.
Cohen
alertou que não há no Brasil dados referentes a ciclistas que ficaram com
sequelas irreparáveis e que, “muito provavelmente”, incluem traumas na cabeça,
coluna, pernas e braços, que resultaram em afastamento do trabalho, perda da
capacidade de realizar tarefas simples do dia a dia e, até mesmo, pedalar.
Segundo
a Sbot, a cada dois dias, pelo menos um ciclista internado em hospital público
de São Paulo morre vítima de acidente de trânsito. As principais causas de
acidentes são embriaguez de motoristas de automóvel, desrespeito às leis de
trânsito e bicicletas no mesmo espaço que outros veículos.
Motoristas - A
campanha não se prende apenas ao ciclista. O presidente da Sbot ressaltou que,
indiretamente, a campanha é mais importante para o motorista de automóveis,
ônibus e caminhões, porque os acidentes graves que ocorrem nas cidades são
principalmente causados por esses condutores de veículos. Os acidentes são de
grande monta e, geralmente, ocorrem à noite, vitimando em especial ciclistas
que pedalam em grupo. “Você tem os dois lados: o lado da queda casual e o lado
dos acidentes que trazem, geralmente, consequências muito mais sérias”.
A
campanha visa a estimular a população a agir com cidadania e segurança. Entre
as recomendações feitas pela Sbot aos ciclistas estão o respeito às leis de
trânsito; o uso das ciclovias; o cuidado ao passar por carros estacionados; a
circulação sempre do lado direito da via, próximo ao meio-fio e no mesmo
sentido dos veículos. Além disso, respeito, atenção e prevenção são
palavras-chave para quem usa a bicicleta diariamente, lembra a entidade.
As
dicas de segurança incluem equipamentos (usar sempre capacete, luvas e óculos);
iluminação (usar sempre luz branca na frente e vermelha atrás); velocidade
(andar em uma velocidade compatível à via); não ultrapassar o sinal vermelho;
usar sempre calçados fechados para pedalar; e seguir a orientação ergonômica
para evitar possíveis problemas no joelho.
Dia
do Ciclista - O
Dia do Ciclista é celebrado em 19 de agosto e homenageia o biólogo Pedro
Davison, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, aos 25 anos de idade,
enquanto pedalava no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada
ao tráfego de veículos aos domingos para se transformar em área de lazer. A
data entrou no calendário oficial do país. Sua aprovação tem o objetivo de
estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural,
além de criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no
trânsito. (Ag. Brasil)
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