sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Lula tem 43% e continua com larga vantagem sobre Bolsonaro, que tem 26%, diz pesquisa Ipespe

Uma pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipespe, sob encomenda da XP Investimentos, nesta sexta-feira (25), mostra que o ex-presidente Lula (PT) mantém uma larga vantagem na liderança da corrida presidencial de 2022. Leia a íntegra.

Segundo o levantamento, Lula tem 43% das intenções de voto, contra 26% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Depois deles, aparecem o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 8%, e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 7%.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3%. Incluído no estudo dada a possibilidade de voltar à disputa pelo Palácio do Planalto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), apareceu com 1%

A senadora Simone Tebet (MDB), o deputado federal André Janones (Avante) e o empresário Felipe Dávila (Novo) também têm 1% cada um. O único candidato a não pontuar foi o senador Alessandro Vieira (Cidadania).

O levantamento Ipespe, realizado entre os dias 21 e 23 de fevereiro, ouviu 1.000 pessoas por telefone por meio do sistema CATI IPESPE. A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05015/2022.

Segundo turno

No cenário de segundo turno mais provável, Lula tem 54% das intenções de voto contra 32% do atual chefe do governo. Nenhum candidato supera Lula no segundo turno, de acordo com a pesquisa.

Distância permanece grande

A pesquisa mostra que a distância entre Lula e Bolsonaro não teve uma alteração relevante em relação ao último levantamento divulgado pela mesma empresa. Há 15 dias, o petista tinha 18 pontos percentuais de vantagem. Agora, a distância é de 17 pontos. A distância é motivada por uma oscilação positiva de 1 ponto percentual para Bolsonaro.

Considerando a margem de erro, o cenário apresentado pelo Ipespe coincide com outras duas pesquisas divulgadas nos últimos dias. Nessa quinta-feira (24), a pesquisa Ideia/Exame mostrou Lula com 42% e Bolsonaro, 27%. Na pesquisa MDA/CNT divulgada na segunda-feira (21), Lula teve 42,2% e Bolsonaro, 28%. (Brasil de Fato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário