domingo, 20 de março de 2022

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)


"GUARACIABA DO NORTE – Nossas Ruas, Nossa história” será lançado em Fortaleza, dia 26 

Ontem, às 10hs foi inaugurada a CASA DO CIDADÃO, do IGUATEMI,  importante equipamento que entrou em operação para facilitar a vida da servir à  população com vários os serviços.

Recebemos o convite do Dr. Tadeu Lustosa , Coordenador de Cidadania, da Secretaria de Proteção Social, mas, lamentavelmente, não me foi possível comparecer.

Os artigos do Mons. Assis Rocha em seu Comentário da Semana, são verdadeiras fontes de inspiração para todos os pregadores. São mensagens profundas e atualizadas.

Os comentários que recebemos sobre seus textos sempre são elogiosos. O mesmo acontece com suas Palestras e Sermões. O tema desta semana deveria ser debatido nas salas de aula.

A Petrobras, pelos seus altos lucros, demonstra que seu objetivo é apenas agradar os seus sócios e dirigentes. Nada de pensar no alcance social para o qual foi criada.

Os abusivos telemarketings tem feito muita gente rejeitar chamadas telefônicas quando não se sabe o emitente. Já presumimos tratar-se de alguma venda.  Recebo uns quinze, por dia.

Pode até ser que se trate de outros os interesses de quem chama, mas por casa das chamadas inoportunas, já recusamos antecipadamente. 

Tudo certo para o lançamento, em Fortaleza, de nossos livros  GUARACIABA DO NORTE – Nossas Ruas, Nossa história e a segunda edição de PROFESSOR COM PRAZER- Vivência e Convivência em Sala de Aula.

O evento acontecerá no Hotel Amuarama, às 16 horas do dia 26 de março. O acesso será pela Rua Dr. Ratisbona, onde fica a entrada da área de eventos  e mais opções de estacionamento.

Em Guaraciaba do Norte, acontecerá, em 9 de abril, o lançamento do livro da Professora Clécia Maria: VIVER À FLOR (e ao corte) DA PELE. Resultado de suas pesquisa na escola,  para o Mestrado em Sociologia.

Pelo que já conheço, será um livro de leitura e estudo obrigatórios para todos os Professores e Gestores Escolares. Mutilar-se com corte e furos é algo grave que está acontecendo.

Vários alunos foram entrevistados e revelaram suas atitudes como resultantes de várias causas. Não dá para negar a existência do problema. É preciso cuidar agora.

Estou sendo convidado para fazer a mediação exatamente porque o meu livro PROFESSOR COM PRAZER, colocado em prática na sala de aula, pode prevenir  ou atenuar o problema.

Em Brasília, o guaraciabense João Batista Bezerra de Sousa, Psicólogo, é Especialista em Suicidologia: Prevenção e Pósvenção do suicídio e prevenção de Automutilação.

Fiquei muito feliz com a nomeação do Professor Petrônio Timbó para compor a equipe do Conselho de Educação do Ceará.

Fomos colegas na UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú, como Professor e Pró-Reitor, na gestão do Reitor Teodoro Soares.

Entre os Betanistas, ex-alunos do Seminário de Sobral, reina muita alegria com a recuperação do colega Padre Gonçalo Pinho que esteve hospitalizado até ontem.

Uma grande corrente de orações foi feita entre os que fazem parte do grupo de WhatsApp, denominado “8 de fevereiro – Betânia”. A data era o dia de iniciar  o ano letivo.

Em Guaraciaba do Norte, a paróquia tem feito algumas inovações com resultados muito positivos. Algumas inovações, no entanto, tem sido feitas sem consultas à população.

Fazer a encomendação de corpos na calçada da casa paroquial é muito estranho. Isto sempre foi feito dentro da Igreja.  Uma saudável tradição não pode ser quebrada assim.

O que justifica deixar o caixão, os familiares e acompanhantes expostos ao sol e à chuva e ao trânsito, esperando o celebrante, sendo a Igreja tão perto? As famílias não merecem isto.


(*) LEUNAM GOMES Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário