sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Cantinho da Saudade - Por Thiago Alves (thiagoalvesobral@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - 19.12.15 )

ANTÔNIO EDWARD MENDES MONT´ALVERNE

Descendente de ilustrada família sobralense, Antônio Edward Mendes Mont´Alverne nasceu em Sobral (ce) no dia 07 de junho de 1913, sendo seus pais Alarico Mont´Alverne e Edith Mendes Mont´Alverne.

Edward fez seus estudos de educação básica em Sobral. Como terceiro filho do comerciante Alarico Mont´Alverne, herdou a profissão do pai e viajou nas lides comerciais no Ceará, no Maranhão e no Piauí, estado onde fez grandes e respeitadas amizades.

Era casado com a célebre educadora Maria Yêdda Félix Frota Mont´Alverne, nascida em 11 de junho de 1918, filha de Francisco Olímpio Frota Filho e Joaquina Maria Félix Frota. A esposa foi destaque na educação sobralense, tendo sido homenageada com uma Escola de Ensino Fundamental que leva seu nome, construída e inaugurada no Bairro Terrenos Novos, em 26 de janeiro de 2006, na gestão do prefeito Leônidas de Menezes Cristino.

O casal Yêdda e Alarico gerou onze filhos, dos quais vieram vinte e sete netos e dezoito bisnetos até contagem feita há meses. Dos filhos, oito são casados e três são solteiros. As novas famílias dos filhos estão crescendo e tomam o mesmo rumo das trilhas seguidas pelos patriarcas: a formação humana e cristã, o zelo intenso, o cuidado rigoroso, a fé, a caridade, a humanidade, o amor. Yêdda e Edward defendiam e encaminharam os filhos como lobos na estepe, como provam as palavras da mãe Yêdda “defendo os meus filhos como uma loba de resguardo”.

São filhos do casal: Francisco Edward, engenheiro civil e advogado em Teresina (PI), casado com Maria do Socorro Arruda Mont’Alverne; Alarico Antônio, geólogo, mestre em geociências e empresário em Recife (PE), foi casado com Florance Mary, e atualmente Alarico é casado com Glória Giovana Saboya Mont´Alverne; Iduina Edith, doutora em Educação no Rio de Janeiro, casada com Francisco Artur Braun Chaves; Raimundo Leopoldo, engenheiro agrônomo em Salvador, casado com Eliete Alencar Mont’Alverne; Fernando José, médico no Rio de Janeiro; Joaquina Maria, pedagoga em Sobral, casada com Manoel Segismundo Viana; José Aloísio, engenheiro civil em São Luís (MA), casado com Aurineide Frota Magalhães Mont’Alverne; Maria Albanita, odontóloga em Sobral, casada com José Alberto Rodrigues de Andrade; Francisco Olímpio, médico em Sobral, casado com Orgindina Azevedo Mont’Alverne; Antônio Edward Filho, formado em administração, mora em Sobral; Francisco José, era estudante de engenharia quando faleceu prematuramente.

Segundo depoimento de familiares, “era admirável o amoroso respeito de Edward pela querida esposa Yêdda. Em tempos do poder e da dominação masculina era um entusiasta pela causa feminina. A ‘mulher’ (gênero) para ele tinha o seu lugar de destaque ao lado do homem - na família e na sociedade - participando ativamente nas decisões e nos encaminhamentos familiares e sociais. Revela-se este ponto na forma como os seus filhos homens expressam a posição, lugar de destaque de suas mulheres na família e em todos os espaços de convivência – coisa não trivial nas atitudes machistas que tão bem conhecemos, também, ainda hoje. Belo exemplo de dignidade humana”.

Edward Mont´Alverme foi sócio dos principais clubes de Sobral e frequentou com os filhos as grandes festas promovidas na cidade. Dançava muito bem e era aquela alegria estar junto dos filhos. A Serra da Meruoca, no Sítio Paineiras, foi outro espaço vivido, com alegria pela família, nos dias quentes das férias de verão. O Beco do Cotovelo era um agradável local de encontro com os amigos.
Conforme depoimento de sua mulher e amigas, foi um dos jovens mais bonitos de sua época, em Sobral. Homem elegante em todos os sentidos – no porte, nas ações, no trato com todos. Era um apaixonado pelos animais, especialmente pelos pássaros. Em sua casa, criou muitos tipos de pássaros e animais, como tucanos, araras, além de cachorros, gatos maracajás, pacas e tatus. Mas o canto da sabiá era a sua predileção.

Edward foi um bom homem. Honesto, caridoso, solidário, bondoso, hospitaleiro, amigo, são qualidades dignas de destaque em sua vida e que admiramos muito. Homem respeitado por onde passou. Era muito querido pelos cunhados, cunhadas, sobrinhos e amigos.
Junto com Yêdda educou os filhos dentro dos princípios éticos, religiosos e humanos. Yêdda, a mãe educadora, era exigente no cumprimento dos estudos, o que fazia acompanhando muito de perto o dia-a-dia dos filhos. Uma marca muito peculiar do pai Edward: adorava exaltar as conquistas dos filhos e os lugares alcançados nos trajetos acadêmicos e profissionais. Contava os feitos dos filhos com uma alegria estampada no rosto. Orgulho bom, de pai bom.

Antônio Edward Mendes Mont´Alverne faleceu aos 66 anos, em 08 de abril de 1980, e a esposa, Professora Maria Yêdda Félix Frota Mont´Alverne, aos 86 anos, em 16 de agosto de 2004, em Sobral. Ambos estão sepultados no Cemitério São José desta cidade.

Edward e Yêdda estarão sempre presentes nas vidas e nos corações dos familiares, assim como nos de todos os sobralenses que com eles tiveram oportunidade de conviver. (Com informações do Dr. Alarido Mont´Alverne, filho do biografado).

UMA PRECE PELA ALMA DE ANTÔNIO EDWARD MENDES MONT´ALVERNE
Casamento de Yêdda e Edward 

Yêdda, Edward e filhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário