sábado, 24 de março de 2018

Fatos históricos de 25 de março

25 de março é o 84º dia no calendário gregoriano. Faltam 281 dias para acabar 2018.

Dia do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor ou "Dominica em Palmis de Passione Domini" - Comemoração móvel da Igreja Católica: último domingo antes da Páscoa dos Cristãos, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 15 de março e 18 de abril no calendário gregoriano.

- Dia Internacional da Vida - Comemoração relacionada com o "Dia da Anunciação a Maria", no qual Cristãos celebram o momento em que a Virgem Maria foi avisada pelo Anjo Gabriel sobre a concepção do Menino Jesus e que ela fora escolhida para dar a luz ao Filho de Deus, a quem deveria dar o nome de Jesus. Foi instituída durante o "1º Congresso Pró-Vida" realizado em 2003 na cidade espanhola de Madri, a partir do apoio de mais de 20 mil grupos e/ou associações de mais de 20 países europeus e sul-americanos que se posicionam contra o aborto.

Dia Mundial da Juventude - Comemoração móvel da Igreja Católica em nível diocesano, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 15 de março e 18 de abril no calendário gregoriano: "Domingo de Ramos".

- Dia Nacional da Comunidade Árabe - Conforme Lei Nº 11.764, de 05.08.2008, como forma de prestar um tributo aos imigrantes árabes que se fixaram inicialmente na cidade brasileira de São Paulo-SP, com seus estabelecimentos comerciais concentrados na rua 25 de Março e cercanias, até hoje tida como a mais movimentada área de comércio popular da cidade paulista.

- Dia Internacional em Lembrança pelas Vítimas da Escravidão e do Tráfego Transatlântico de Escravos nos Navios Negreiros - Comemoração que mereceu uma designação especial da Assembleia Geral da ONU em 28.11. 2006, para ser celebrada por ocasião dos 200 anos em 2007. Objetivo: marcar a data de 25/ de março de 1807, em que o Império inglês aboliu o comércio de escravos, destinados principalmente aos Estados Unidos da América, conforme citação 47 Geo III Sess. 1 c. 36 do Parlamento britânico, muito embora a escravidão propriamente dita, ainda tivesse sido mantida até 1833 nos domínios do Reino Unido.

- Dia Nacional da Coleta da Solidariedade - Comemoração móvel, promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com o fim de arrecadar fundos para a execução de projetos do Fundo Nacional da Solidariedade, entre eles, capacitação, formação e articulação social, superação da violência e construção da paz, geração de renda e conquista de Políticas Públicas, entre outros, na proporção de 40% para projetos nacionais e 60% para projetos locais: domingo de Ramos, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 15 de março e 18 de abril no calendário gregoriano.

- Dia da Academia da Força Aérea -  Comemorado na FAB para marcar a data da criação da Escola da Força Aérea, atual Academia da Força Aérea, do Brasil, que foi instituída pelo Decreto-Lei nº 3142, de 25.03.1941, a partir da extinção das escolas de formação de pilotos militares do Exército e da Marinha brasileira

- Dia da Constituição - Comemorado por brasileiros para marcar a data da outorga da Constituição liberal de 1824, que vigorou até o fim do império.

- Dia de Data Magna - Comemorado no estado do Ceará, conforme o parágrafo único do Artigo Nº 18 da constituição estadual cearense. Objetivo: marcar a data da libertação dos escravos do Ceará, ocorrida em 25 de março de 1884. Isso ocorreu 4 anos antes da promulgação da "Lei Áurea", de 13 de maio de 1888, razão pela qual o escritor brasileiro, José do Patrocínio, então figura emblemática do movimento abolicionista e republicano no Rio de Janeiro, teria batizado o Ceará como "Terra da Luz", além de o escritor francês, Victor Hugo, haver comentado desde Paris na França: "A barbárie recua, a civilização avança".

- Dia da Comunidade Cearense - Comemoração da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, conforme Resolução Legislativa Nº 206 de 6 de novembro de 1992 para marcar a data da libertação dos escravos do Ceará, ocorrida em 25 de março de 1884.

- Dia Municipal do Maracatu (Fortaleza-CE) - Instituído pela Lei Municipal nº 5.827 de 1984 para se comemorado no dia 25 de março, data em que se celebra, igualmente, a libertação dos escravos no Ceará (25 de março de 1884). 
EVANGELHO (Mc 15,1-39 – Forma breve)
Narrador 1: Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo segundo Marcos:
1Logo pela manhã, os sumos sacerdotes, com os anciãos, os mestres da Lei e todo o Sinédrio, reuniram-se e tomaram uma decisão. Levaram Jesus amarrado e o entregaram a Pilatos. 2E Pilatos o interrogou:
Leitor 1: “Tu és o rei dos judeus?”
Narrador 1: Jesus respondeu:
— “Tu o dizes”.
Narrador 13E os sumos sacerdotes faziam muitas acusações contra Jesus. 4Pilatos o interrogou novamente:
Leitor 1: “Nada tens a responder? Vê de quanta coisa te acusam!”
Narrador 1: 5Mas Jesus não respondeu mais nada, de modo que Pilatos ficou admirado. 6Por ocasião da Páscoa, Pilatos soltava o prisioneiro que eles pedissem. 7Havia então um preso, chamado Barrabás, entre os bandidos, que, numa revolta, tinha cometido um assassinato. 8A multidão subiu a Pilatos e começou a pedir que ele fizesse como era costume. 9Pilatos perguntou:
Leitor 1: “Vós quereis que eu solte o rei dos judeus?”
Narrador 210Ele bem sabia que os sumos sacerdotes haviam entregado Jesus por inveja. 11Porém, os sumos sacerdotes instigaram a multidão para que Pilatos lhes soltasse Barrabás. 12Pilatos perguntou de novo:
Leitor 1: “Que quereis então que eu faça com o rei dos judeus?”
Narrador 213Mas eles tornaram a gritar:
— Crucifica-o!
Narrador 214Pilatos perguntou:
Leitor 1: “Mas, que mal ele fez?”
Narrador 2: Eles, porém, gritaram com mais força:
— Crucifica-o!
Narrador 215Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus e o entregou para ser crucificado. 16Então os soldados o levaram para dentro do palácio, isto é, o pretório, e convocaram toda a tropa. 17Vestiram Jesus com um manto vermelho, teceram uma coroa de espinhos e a puseram em sua cabeça. 18E começaram a saudá-lo:
— “Salve, rei dos judeus!”
Narrador 119Batiam-lhe na cabeça com uma vara. Cuspiam nele e, dobrando os joelhos, prostravam-se diante dele. 20Depois de zombarem de Jesus, tiraram-lhe o manto vermelho, vestiram-no de novo com suas próprias roupas e o levaram para fora, a fim de crucificá-lo.
Narrador 221Os soldados obrigaram um certo Simão de Cirene, pai de Alexandre e Rufo, que voltava do campo, a carregar a cruz. 22Levaram Jesus para o lugar chamado Gólgota, que quer dizer “Calvário”. 23Deram-lhe vinho misturado com mirra, mas ele não o tomou. 24Então o crucificaram e repartiram as suas roupas, tirando a sorte, para ver que parte caberia a cada um.
Narrador 125Eram nove horas da manhã quando o crucificaram. 26E ali estava uma inscrição com o motivo de sua condenação: “O Rei dos Judeus”. 27Com Jesus foram crucificados dois ladrões, um à direita e outro à esquerda.(28) 29Os que por ali passavam o insultavam, balançando a cabeça e dizendo:
— “Ah! Tu, que destróis o Templo e o reconstróis em três dias, 30salva-te a ti mesmo, descendo da cruz!”
Narrador 131Do mesmo modo, os sumos sacerdotes, com os mestres da Lei, zombavam entre si, dizendo:
— “A outros salvou, a si mesmo não pode salvar!” 32O Messias, o rei de Israel... que desça agora da cruz, para que vejamos e acreditemos!”
Narrador 2: Os que foram crucificados com ele também o insultavam. 33Quando chegou o meio-dia, houve escuridão sobre toda a terra, até as três horas da tarde. 34Pelas três da tarde, Jesus gritou com voz forte:
— “Eloi, Eloi, lamá sabactâni?”
Narrador 2: Que quer dizer:
— “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”
Narrador 235Alguns dos que estavam ali perto, ouvindo-o, disseram:
— “Vejam, ele está chamando Elias!”
Narrador 236Alguém correu e embebeu uma esponja em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e lhe deu de beber, dizendo:
— “Deixai! Vamos ver se Elias vem tirá-lo da cruz”.
Narrador 1: 37Então Jesus deu um forte grito e expirou. (Todos se ajoelham um instante) 38Nesse momento, a cortina do santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes. 39Quando o oficial do exército, que estava bem em frente dele, viu como Jesus havia expirado, disse:
— “Na verdade, este homem era o Filho de Deus!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Anunciação do Senhor
EFEMÉRIDES
 Frei Jesuíno do Monte Carmelo (1764 - 1819)
708 - Constantino é consagrado Papa.
717 - O imperador de Bizâncio, Teodósio III, abdica do trono para tomar os votos monásticos.
1347 - Nasceu Catarina de Siena, em Siena, Itália, onde também morreu em 29.04.1347. Foi uma leiga da Ordem Terceira de São Domingos, venerada como Santa Catarina na Igreja Católica. Catarina de Siena foi ainda uma personagem influente no Grande Cisma do Ocidente.
1409 - Convocação do Concílio de Pisa.
1563 - Dia da fundação da primeira Congregação Mariana (Prima Primária em Roma).
1590 - Fundação do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro (RJ).
1655 - A maior lua de Saturno, Titã, é descoberta por Christiaan Huygens.
1752 - A maior parte da catedral de Buenos Aires desaba. Após sua reconstrução, ela é novamente aberta em 25.03.1791. 
1764 - Nasceu Frei Jesuíno do Monte Carmelo (Jesuíno Francisco de Paula Gusmão), em Santos (S). Foi um pintor, arquiteto, escultor, encarnador, dourador, entalhador, mestre em torêutica, músico e poeta e padre carmelita. Morreu em Itu (SP), em 01.07.1819.
1774 - Nasceu Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, Patriarca da Imprensa Brasileira (Correio Brasiliense), na colônia do Sacramento-RS (atual Uruguai). Morreu em Londres, Inglaterra, em 11.09.1823.
1781 - Nasceu Eusébio de Queirós (Eusébio de Queirós Coutinho da Silva), São Paulo de Luanda, Angola. Foi um magistrado e político português e brasileiro. Foi um dos primeiros ministros a compor o Supremo Tribunal de Justiça, atual Supremo Tribunal Federal. O nome do município cearense (Eusébio), na região metropolitana de Fortaleza, é uma homenagem ao ministro da justiça e senador Eusébio de Queirós, autor da lei que extinguiu o tráfico de escravos no Brasil, que inclusive batiza uma das principais vias do município. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 05.09.1842.
1807 - O Ato contra o Comércio de Escravos torna-se lei, abolindo o comércio de escravos no Império britânico.
1821 - (Calendário juliano) Data tradicional do início da Guerra da Independência Grega. A guerra realmente começou em 23 de fevereiro de 1821. A data foi escolhida nos primeiros anos do Estado grego para que ela caísse no dia da Anunciação da Virgem Maria, reforçando os laços entre a Igreja Ortodoxa Grega e o recém-fundado Estado.
1824 - Um Conselho de Estado com 10 membros escolhidos por D. Pedro I promulgou a primeira Constituição do Brasil.
1838 - Inauguração do Colégio Dom Pedro II.
1854 - Começam a funcionar os primeiros lampiões a gás no Rio de Janeiro.
1857 - O fonógrafo é patenteado. Foi inventado em 21.11.1877, por Thomas Edison.
1865 - A Rua 25 de Março é Inaugurada.
1868 - Começou a revolta estudantil na Universidade de Nanterre, na França, contra a reforma educacional do Plano Fouchet. Foi uma faísca para a classe operária romper o isolamento das manifestações localizadas e retomar as greves e as ocupações de fábricas, resultando no Maio Francês.
1857 - Morreu William Colgate, em Nova Iorque, EUA. Foi um inglês-estadunidense que fundou em 1806 uma fábrica de pasta dental que posteriormente se tornaria a Colgate. Nasceu em Hollingbourne, Kent, Inglaterra, em 25.01.1783.
1874 - Criação da Escola Normal do Rio de Janeiro.
1882 - É inaugurado o elevador do Bom Jesus em Braga. Constituiu o primeiro funicular construído na Península Ibérica.
1884 - O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. 
1908 - Fundação do Clube Atlético Mineiro.
1911 - Incêndio em uma fábrica de Nova Iorque mata pelo menos 146 trabalhadores imigrantes, a tragédia deu início ao movimento trabalhista americano.
1918 - Morreu Claude-Achille Debussy, em Paris, França. Compositor, cuja música inovadora agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. Na França, só se aponta Ravel como influenciado, mas só na juventude, não sendo propriamente discípulo. Influenciados foram também Bela Bartók, Manuel de Falla, Heitor Villa-Lobos e outros. Do Prelúdio à Tarde de um Fauno, com que, para Pierre Boulez, começou a Música moderna, até Jogos, toda a arte de Debussy foi uma lição de inconformismo. Por causa de sua importância foi dado o nome de Debussy a uma cratera do planeta Mercúrio, com mais de 80 km de diâmetro. Nasceu em Saint-Germain-en-Laye, França, em 22.08.1862.
1922 - Fundação do Partido Comunista Brasileiro.
1929 - Nasceu Hélio Souto (Hélio da Silva Cotê Figueiredo de Almeida Coutinho), no Rio  de Janeiro (RJ). Foi um ator de teatro, cinema e televisão. Nos anos 50, era considerado o sex-symbol das extintas TV Tupi e TV Excelsior, e chamado de "Galã Vitamina" em razão de seu porte atlético. Morreu em Atibaia (SP), em 05.10. 2001.
1933 - Os sindicatos são suprimidos na Alemanha.
1945 - Nasceu Leila Diniz (Leila Roque Diniz), em Niterói (RJ). Atriz, "A Mulher de Ipanema" , defensora do amor livre e do prazer sexual é sempre lembrada como símbolo da revolução feminina ocorrida na década de sessenta. Leila Diniz morreu aos 27 anos, no auge do sucesso, num acidente de avião, perto de Nova Delhi, capital da Índia, quando voltava pro Brasil em 14.06.1972. Foi ela que causou polêmica quando vestiu biquíni no 7o mês de gravidez.
1947 - Nasceu Elton John (Reginald Kenneth Dwight), em Londres, Inglaterra. Em 1979 foi o primeiro cantor do ocidente a fazer uma turnê na antiga União Soviética. Apesar de ter declarado sua bissexualidade em 1976, em entrevista à revista Rolling Stone, casou-se com a engenheira de som Renate Blauel em 1984, tendo a união se dissolvido em 1988. Em 2005 celebrou contrato de parceria civil com David Furnish, com o qual vive desde meados da década de 1990.
1949 - Uma intensa campanha de deportações é conduzida na Estônia, Letônia e Lituânia. As autoridades soviéticas deportam mais de 92.000 pessoas do Báltico para áreas remotas da União Soviética.
1955 - China anuncia retirada de tropas da Coreia do Norte.
1957 - O Tratado de Roma foi assinado prevendo a criação do Mercado Comum Europeu a partir do dia 1º de janeiro de 1958.
1959 - Governo no exílio proclama independência do Tibet.
1962 - Aviões indonésios atacam um pequeno barco da Marinha holandesa em águas da Nova Guiné.
1965 - Ativistas dos direitos civis liderados por Martin Luther King Jr. completam com sucesso a sua marcha de 4 dias de Selma até o capitólio, em Montgomery, Alabama.
1965 - Alemanha prorroga processos contra nazistas.
1967 - EUA desmentem boato de que o Estado-Maior Conjunto estaria cogitando o emprego de armas atômicas no Vietnam.
1968 - Começa a revolta estudantil na Universidade de Nanterre. na França, contra a reforma educacional do Plano Fouchet. Foi uma faísca para a classe operária romper o isolamento das manifestações localizadas e retomar as greves e as ocupações de fábricas, resultando no Maio Francês.
1970 - Ampliado o limite das águas territoriais brasileiras de 12 para 200 milhas. Médici baixou o Decreto-Lei no 1.098, de 25.03.1970, que estendeu o mar territorial do Brasil para duzentas milhas, "a partir da linha da beira-mar do litoral continental e insular brasileiro".
1972 - O presidente do Haiti, Jean-Claude Duvalier, indulta 19 pessoas condenadas à morte por motivos políticos.
1975 - O rei Faisal, da Arábia Saudita, foi morto a tiros pelo sobrinho, príncipe Faisal.
1975 - Nasceu Viviane Araújo dos Santos, no Rio de Janeiro (RJ). É uma modelo, dançarina e atrizFamosa por diversos ensaios para as revistas masculinas Sexy e Playboy, além de participações em programas de televisão, como o Zorra Total e o mais atual A Fazenda 5.
1979 - O primeiro ônibus espacial totalmente funcional, Columbia, é entregue ao Centro Espacial John F. Kennedy para ser preparado para o seu primeiro lançamento.
1986 - Pela primeira vez o Partido Comunista Brasileiro apresentou um programa em cadeia nacional de rádio e TV, em horário concedido pela Justiça Eleitoral.
1992 - O cosmonauta Sergei Krikalev retorna à Terra após uma permanência de dez meses a bordo da estação espacial Mir.
1995 - Membros de um culto japonês soltam gás venenoso num metro no Japão, matando doze pessoas e contaminando mais de cinco mil.
1995 - WikiWikiWeb, a primeira wiki do mundo, e parte do Portland Pattern Repository, é tornado público por Ward Cunningham.
1995 - Com a desapropriação de 148 fazendas, o presidente Fernando Henrique Cardoso inicia seu programa de reforma agrária.
1996 - Membros de 15 países da comunidade Europeia recomendaram o fim das exportações de carne do Reino Unido por causa da doença da Vaca Louca.
2002 - Oscar prestigia intérpretes negros pela primeira vez. Denzel Washington como melhor ator e Halles Berry como melhor atriz.
2002 - Um sismo no norte do Afeganistão mata pelo menos duas mil pessoas e deixa mais de quatro mil feridos.
2004 - Lançamento de campanha contra o Trabalho Infantil no Mercosul.
2006 - Telê Santana é internado (morre em 21/04/2006).
2007 - Lançamento do CD “Bendito o que vem em nome do Senhor” (hino da visita de Bento  XVI).
2008 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso autoriza a quebra de sigilo dos seus gastos.
2009 - Cerimônia de Lançamento do Plano Nacional de Habitação (Programa “Minha Casa, Minha Vida”).
2010 - Início do ciclo de reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Brasília.
2011 - Família de Juscelino Kubitschek desautoriza Gilberto Kassab a usar a marca JK.
2012 - Terremoto de 7,2 graus na escala Richter na região central do Chile.
2011 - Morreu Thomas Jorge Farkas (Farkas Tamás György), em São Paulo (SP). Nascido em Budapeste, Hungria, em 17.10.1924, Thomas Farkas foi um dos pioneiros da moderna fotografia do Brasil.
2012 - Morreu Antonio Tabucchi, em Lisboa, Portugal. Nascido em Vecchiano, província de Pisa, Itália, em 24.09.1943, foi um escritor italiano, professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Siena. Desde 2004 tinha também a nacionalidade portuguesa. Muito apaixonado por Portugal, e dos melhores conhecedores, crítico e tradutor italiano do escritor português Fernando Pessoa. Tabucchi chega à obra de Pessoa nos anos sessenta, na Sorbona, fica fascinado e no seu retorno a Itália assiste a aulas de português para poder perceber melhor o poeta. Os seus livros estão traduzidos em cerca de dezoito países.
2013 - Assinado entre Ministério Público Federal e Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) termo de cooperação sustentável.
2013 - Congresso recorre de decisão do Supremo que suspendeu parte da Lei dos Royalties.
2014 - Ministério Público denuncia 30 executivos de 12 empresas por cartel no Metrô e CPTM.
2014 - Câmara dos Deputados aprova projeto do Marco Civil das Internet.
2015 - Arábia Saudita e seus aliados realizam ataques aéreos contra militantes houthis após seu avanço sobre Áden, no Iêmen.
2015 - Banco Central informa que a taxa de juros pessoas físicas atingiu 54,3% ao ano em 02/2015.
2015 - Governo publica Medida Provisória que estende modelo de reajuste do salário mínimo.
2015 - IBGE disponibiliza conjunto de mapas das “Áreas Urbanizadas do Brasil”.
2015 - Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprova marco legal da biodiversidade.
2015 - Senado aprova lei que unifica regras para instalação de antenas no país.
2015 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona a lei que dificulta a criação e fusão de partidos políticos.
2016 - Defesa de Lula recorre ao STF contra suspensão da posse na Casa Civil.
2017 - Início do festival Lollapalooza no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
2017 Professores protestam na Avenida Paulista contra a reforma da Previdência.
2017 - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, diz que a China reabriu mercado para a carne brasileira.
2017 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lança o 3º volume da série “Diários da Presidência”.
2017 - Rio de Janeiro inicia campanha para vacinar contra febre amarela.
TÚNEL DO TEMPO
Elton John canta "Skyline pigeon"

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário