sexta-feira, 15 de junho de 2018

LITERATURA CEARENSE: Aprendizado para a vida (Por Vilmar Almeida)


O meu principal objetivo nesses dois encontros foi observar e, de maneira simples, tentar interpretar tudo aquilo que foi repassado sobre a nossa matéria que é a FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.


E tenho a certeza que, sem dúvida nenhuma, aprendi que a Educação e a Filosofia caminham juntos no processo de formação e aprendizagem do ser humano, seja na Escola, em casa ou na sociedade de forma em geral. E através da Educação temos um poder transformador que, utilizado de maneira correta, passamos a ser ferramenta importante e podemos render muitas das vezes até o inesperado.

Nós temos um poder de interagir uns com os outros e a partir daí nos libertar daquilo que muitas vezes está preso dentro de nós, que é a capacidade de produzir e render muito quando passamos a aprender não só na sala de aula mas também na sociedade de forma geral.

E consegui também aprender que Paulo Freire não foi só mais um educador, e sim uma referência com sua metodologia transformadora de ensino. De forma ousada conseguiu mudar a história da Educação no nosso país. Ficaram na minha mente muitos de seus conhecimentos filosóficos e para sempre lembrarei de uma frase dita por Ele: NINGUÉM EDUCA NINGUÉM, NINGUÉM EDUCA A SI MESMO, OS HOMENS SE EDUCAM ENTRE SI, MEDIATIZADOS PELO MUNDO. Isso só comprova que não adianta tentarmos mudar o ser humano se ele mesmo não conseguir mudar a si mesmo, mas se buscarmos uma aproximação uns com os outros temos uma capacidade enorme de transformação social.

Aprendi que se aprende, aprendendo, ou seja, que temos que colocar a mão na massa e não ficar apenas com um conhecimento teórico, e que com práticas de envolvimento uns com os outros podemos sempre aprender mais e absorver conhecimentos diversificados quando passamos a nos envolver em diálogos, trabalhos em sala de aula ou no meio em que vivemos.

Tudo isso faz com que nós possamos a ser pessoas iguais mas com conhecimentos diferentes, e com a junção de tudo isso passamos a entender que para aprender o sentido da Educação é fazer com que possamos ser pessoas do bem capazes de ajudar ao próximo sem se achar totalmente superior a ninguém, sendo que na realidade sempre precisamos absorver algo de bom que existe dentro dos outros.

E com o professor LEUNAM GOMES aprendi lições que servirão de ensinamentos para toda a minha vida. Com sua maneira sábia de conduzir a sala de aula e sua metodologia de ensino, fica muito mais fácil e transparente aprender que somos capazes de aprender e também ensinar de maneira que possamos repassar o que aprendemos interagindo uns com os outros. 

E uma frase de Paulo Freire, muito repetida por ele, que sempre vou levar comigo e também servirá de exemplo para aqueles que buscam o conhecimento: NÃO EXISTEM SABERES MAIORES OU MENORES, EXISTEM SABERES DIFERENTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário