sexta-feira, 15 de junho de 2018

PRIMEIRO PLANO – Prof. Leunam Gomes (*)

Em plena atualidade, o livro “4.581 SOBRAS DE CAMPANHA”, do empresário Francisco Baltazar Neto. 

Trata-se de um relato sobre uma experiência de participação numa campanha política em Guaraciaba do Norte. 

Muitos eleitores elogiavam a campanha sem compra de votos, depois convidavam o candidato para uma "conversinha lá dentro". E vinham as propostas de venda.

O betanista Regis Frota (foto) lançou, em Fortaleza, mais um livro. Desta vez sobre o Cinema chileno que é uma de suas paixões. A apresentação foi de outro betanista: Juarez Leitão.
Para chegar à relevância de Regis Frota, fez um histórico da importância de sobralenses Ceará, citando vários nomes de destaque em diversas áreas.

Na celebração das suas Bodas de Ouro, o Mons. Assis Rocha pretende contar com a presença de seus colegas de turma nos Seminários de Sobral, Fortaleza e Olinda.

Já tem presenças confirmadas de vários amigos de Pernambuco, onde passou mais de trinta anos em várias atividades pastorais, conquistando muito prestígio.

Li um texto de um cidadão criticando que a má qualidade do ensino se deve aos trabalhos em grupo na escola e o estímulo à participação dos alunos. Defensor do sistema tradicional elitizado.

Na contramão do pensamento de Paulo Freire, o educador brasileiro mais lido no mundo estimula a educação fundamentada no diálogo, na participação, na construção da liberdade.

Paulo Freire se opõe à “educação bancária” em que cabe ao professor depositar conteúdos prontos na cabeça dos alunos que não podem questiona-los.

Os defensores deste tipo de ensino são exatamente os que se opõem ao estudo da Filosofia, da Arte, da Sociologia na sala de aula.

Cada vez mais me convenço de que as melhorias na educação cabem à gestão de cada município. Havendo decisão, compromisso e competência as coisas acontecem.

Naturalmente, faz-se necessária a valorização do professor. Que não fique apenas no discurso de campanha eleitoral. É preciso acontecer no dia-a-dia.

A Educação precisa sair da rotina, ou não será educação. O próprio significado etimológico de Educação é Mudança.  Fazendo-se sempre a mesma coisa, não haverá mudança.

Brevemente, aqui no Blog do Artemísio da Costa, vamos publicar alguns texto do Dentista, Coronel da PM e poeta Raimundo Nonato Soares de Castro. Pessoa extraordinária que conheci recentemente. 
No distrito de Padre Linhares, em Massapê, já estão funcionando duas turmas de graduação: Uma de Administração e outra de Pedagogia, articuladas pelo IESCO.

Tivemos o prazer de conduzir, com o grupo, a disciplina FILOSOFIA, com excelente nível de participação. Nas duas turmas ainda há vagas.

Gratificante ler o que a aluna Ivone Sousa escreveu: Nessa disciplina de Filosofia aprendi muito além do que simplesmente o conteúdo.

Passei todo o ensino médio estudando filosofia e só comecei entender o que ela realmente é, nessas aulas da faculdade, com o professor Leunam Gomes.

(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário