terça-feira, 18 de setembro de 2018

Fatos históricos de 19 de setembro

19 de setembro é o 262º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 103 para acabar 2018.

- Dia Nacional do Ortopedista - Para marcar a data da fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 19.09.1935.

- Dia do Educador Social - Comemorado no Ceará, conforme Lei Nº 14.015, de 30.11.2007, e em Pernambuco, para marcar a data do nascimento do educador e filósofo brasileiro, Paulo Reglus Neves Freire, em 19.09.1921.

- Início da Semana do Trânsito - Comemoração instituída pelo Decreto Federal n. 45.054, de 19 de dezembro de 1958.

- Dia Estadual do Rádio - Comemorado no Ceará, conforme Lei Nº 14.295, de 07.012009.  É uma homenagem à data da instalação da Ceará Rádio Clube, ocorrida em caráter bastante precário em 19.09.1933, e carinhosamente conhecida como "a pioneira e PRE-9".

- Dia Estadual de Combate à Violência nas Escolas - Comemorado no Ceará, conforme Lei Nº 14.379, de 18.06.2009.
EVANGELHO (Lc 7,31-35)
24ª Semana do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’
33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Januário
EFEMÉRIDES
 Martha Rocha - ontem e hoje
96 - Marco Cocceio Nerva sucede a Domiciano como imperador romano.
208 - Diadumeniano torna-se o novo imperador romano junto com seu pai, Marco Opélio Macrino.
634 - O cerco de Damasco termina com a entrega da cidade ao Califado Ortodoxo pelos bizantinos.
1356 - Batalha de Poitiers, no âmbito da Guerra dos Cem Anos, na qual João II, o Bom, rei da França, é capturado pelos ingleses.
1559 - Tampa (Flórida): 600 pessoas morrem durante o naufrágio de navios espanhóis, por causa de uma tempestade.
1604 - O almirante holandês Paulus van Caarden, chega a Pernambuco, onde é recebido por violento canhoneio de artilharia.
1710 - Morreu Ole Christensen Romer, em Copenhague, Dinamarca. Foi um astrônomo que estabeleceu, em 1676, com provas científicas, que a velocidade da luz é finita, ainda que bastante elevada. Foi talvez o primeiro cientista a medir a velocidade da luz. Nasceu em Aarhus, Dinamarca, em 25.09.1644.
1783 - Os irmãos Montgolfier lançaram o primeiro balão com criaturas vivas a bordo: uma ovelha, um galo e um pato.
1812 - Morreu Mayer Amschel Rothschild, em Francoforte do Meno, Alemanha, onde também nasceu em 23.02.1744. Foi um banqueiro alemão de origem judaica, fundador do império bancário da Família Rothschild, que ficaria conhecida como uma das mais bem-sucedidas dinastias capitalistas da história.
1843 - Morreu Gaspard-Gustave Coriolis ou Gaspard-Gustave de Coriolis ou ainda Gustave Coriolis, em Paris, França. Matemático e engenheiro mecânico, foi professor de Análise Geométrica e de Mecânica Geral na École Centrale des Artset Manufactures. É conhecido principalmente pelo teorema de mecânica que leva seu nome e pela força de Coriolis, que corresponde a uma lei da cinética: Toda partícula em movimento no hemisfério norte é desviada para a sua direita (para a sua esquerda no hemisfério sul). Nasceu em Nancy, França, em 21.05.1792.
1846 - Aparição da Virgem Maria às crianças Maximin Giraud e Mélanie Calvat na montanha de La Salette, França.
1880 - Nasceu Zequinha de Abreu (José Gomes de Abreu), em Santa Rita do Passa Quatro. Morreu em São Paulo (SP), em 22.01.1935. Foi um compositor e instrumentista. Tocava flauta, clarinete e requinta. Um dos maiores compositores de choros, é autor do famoso choro "Tico-Tico no Fubá" que foi muito divulgado no exterior nos anos 40 por Carmen Miranda. Zequinha de Abreu foi organizador e regente de orquestras e bandas no interior paulista. Principais composições: Tico-Tico no Fubá; Branca; Tardes de Lindóia. A Companhia Vera Cruz produziu o filme "Tico-Tico no Fubá", baseado em sua vida.
1881 - Morreu James Abram Garfield, em Long Branch, EUA. Foi o terceiro mandatário americano que morreu de forma violenta. Foi um advogado, militar e político, o vigésimo presidente dos EUA. Garfield foi assassinado por Charles Julius Guiteau, após seis meses e quinze dias como presidente. O atentado ocorreu no dia 2 de julho de 1881, em uma estação de trem em Washington, quando Guiteau atirou contra o presidente Garfield, que agonizou na Casa Branca por semanas. Durante a comoção nacional que se instalou devido ao estado de saúde do presidente, Alexander Graham Bell — inventor do telefone — tentou encontrar a bala no corpo de Garfield com um dispositivo elétrico, mas não teve sucesso. Garfield faleceu dois meses depois, por infecções e hemorragias internas. Garfield nasceu em Moreland Hills, em 19.11.1831.
1899 - Alfred Dreyfus deixa a prisão e é reabilitado capitão.
1899 - Morreu Auguste Scheurer-Kestner, em Bagnères-de-Luchon, França. Foi químico, industrial e político que pertencia a uma família protestante da Alsácia. Era vice-presidente do senado quando no Verão de 1897 ficou convencido de que Alfred Dreyfus era inocente e o caso Dreyfus era uma farsa. Nasceu em Mulhouse, França, em 13.02.1833.
1901 - Nasceu Bertalanffy (Karl Ludwig vonBertalanffy), em Viena, Áustria. Foi um biólogo criador da Teoria Geral dos Sistemas. Desenvolveu a maior parte do seu trabalho científico nos Estados Unidos. Morreu em Nova Iorque, EUA, em 12.06.1972.
1902 - As Forças Portuguesas de Moçambique derrotam e fazem prisioneiro o chefe nativo Kubi. Com isso é finalizada a rebelião iniciada em 1895 contra o domínio português.
1909 - A Guarda Suíça volta a vestir moda desenhada por Michelangelo.
1909 - Nasceu Kid Pepe (José Gelsomino), em Montesano, Itália, mas veio para o Brasil ainda criança. Obras: O orvalho vem caindo (c/ Noel Rosa), Formosa mulher (c/ Jorge Faraj), Implorar (c/ Germano Augusto e J. S. Gaspar), dentre outras. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 15/9/1961.
1911 - Nasceu William Golding (Sir William Gerald Golding), Cornwall, Inglaterra. Foi escritor, novelista e poeta, ganhador do Prêmio Nobel em 1983. Morreu em Perranarworthal, Cornwall, Inglaterra, em 19.06.1993.
1916 - Nasceu Miguel Stabile, em São Paulo (SP), onde também morreu em 06.04.2000. Foi um engenheiro mecânico que fabricou máquinas e ferramentas que contribuíram para o desenvolvimento da indústria brasileira. Entre as décadas de 1940 e 1950, colaborou com a implantação do acelerador de partículas do Instituto de Física da USP. Um de seus últimos projetos foi uma máquina para fabricar tijolos de solo-cimento sem a necessidade de queima, com baixíssimo custo na produção e facílimo manejo. Em seus últimos anos de vida dedicou-se a projetos relacionados a reciclagem.
1918 - Primeira Guerra MundialTeatro de operações do Médio Oriente: primeiro dia das batalhas de Sarom e de Nablus, conhecidas conjuntamente como Batalha de MegidoTulcarém é capturada pelos britânicos, que também lançam o terceiro ataque transjordano.
1921 - Nasceu Paulo Freire (Paulo Reglus Neves Freire), em Recife (PE). Sociólogo e pedagogo foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Em 13 de abril de 2012, foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Morreu em São Paulo (SP), em 02.05.1997.
1921 - Inaugurada em Berlim a pista de Avus. Esta primeira autoestrada servia tanto para o tráfego rodoviário diário, como para corridas. A primeira competição aconteceu seis dias depois da sua abertura oficial.
1926 - Nasceu Masatoshi Koshiba, em Toyohashi, Japão. Foi um físico que recebeu o Nobel de Física de 2002, por contribuições pioneiras à astrofísica, em particular pela detecção dos neutrinos cósmicos.
1928 - Mickey Mouse aparece em seu primeiro filme: SteamboatWillie.
1930 - Nasceu Ruth Cardoso (Ruth Correia Leite Cardoso, mas nasceu Ruth Vilaça Correia Leite), em Araraquara (SP). Antropóloga, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas sempre rechaçou o título de primeira-dama. Criou e presidiu, durante o mandato de seu marido, o programa Comunidade Solidária, de combate à exclusão social e à pobreza, dentro de uma perspectiva emancipatória. Em 2000, criou a Comunitas, organização não-governamental, visando dar continuidade às atividades do Comunidade Solidária. Morreu em São Paulo (SP), em casa, em 24/06/2008.
1932 - Nasceu José de Jesus Louzeiro, em São Luís do Maranhão (MA). É um escritor e roteirista e por mais de vinte anos atuou também como repórter policial. Na literatura estreou com o conto "Depois da Luta", em 1958, no cinema escreveu os diálogos do filme: Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, baseado no romance de sua autoria lançado em 1976 pela Editora "Civilização Brasileira". Escreveu outros livros sobre casos policiais famosos como O caso Aracelli e O assassinato de Cláudia Lessin Rodrigues. A ele se atribui a introdução no Brasil do gênero literário Romance-reportagem, que no exterior tivera como representante Truman Capote, que escreveu A sangue frio. Assinou também o roteiro de dez filmes, sendo quatro deles já populares, como Pixote, a lei do mais fraco, Os amores da Pantera de Jece Valadão, O homem da capa preta e Amor Bandido, com Paulo Gracindo. Escreveu telenovelas como Corpo Santo e Guerra sem fim. Mas sua telenovela O Marajá, uma comédia baseada no governo de Fernando Collor de Melo, foi proibida de ir ao ar, numa época em que não havia mais censura no Brasil. Depois desse episódio, o autor conta que começou a enfrentar dificuldades para realizar novos projetos na televisão.
1934 - Nasceu Brian Samuel Epstein, em Liverpool, Inglaterra. Foi um empresário musical que se tornou famoso ao empresariar os Beatles. Brian também empresariou outras bandas de rock menos famosas como Gerry & The Pacemakers, Billy J. Kramer and the Dakotas e a cantora Cilla Black. Morreu em Londres, Inglaterra, em 27.08.1967de overdose acidental de drogas.
1935 - Morreu Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky ou Konstanty Ciołkowski, em Kaluga, Rússia. Foi um cientista russo pioneiro no estudo dos foguetes e da cosmonáutica. Foi um dos principais representantes do movimento filosófico russo conhecido como Cosmismo, surgido no início do século XX. Tsiolkovsky residiu numa cabana de troncos nos arredores da cidade russa de Kaluga durante grande parte da sua vida. Nasceu em Izhevskoye, Rússia, em 05.09.1857.
1936 - Nasceu Martha Rocha (Maria Martha Hacker Rocha), em Salvador (BA). A eterna Miss Brasil, que ganhou esse título em 1954. Foi a primeira Miss Brasil. Em julho de 1954, Martha chega aos Estados Unidos e pesquisas já a consideravam eleita a Miss Universo. A lenda diz que Martha Rocha perdeu o título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson devido a duas polegadas a mais nos quadris. A partir de então, Martha Rocha tornou-se referência nacional de beleza.
1939 - Adolf Hitler oferece paz à França e Grã-Bretanha, desde que sejam reconhecidas as conquistas territoriais alemãs. A proposta foi recusada.
1941 - Nasceu "Mama" Cass Elliot, nome artístico de Ellen Naomi Cohen, em Baltimore, EUA. Foi uma cantora do The Mamas & The Papas. Com o fim do grupo ela deu início a uma bem-sucedida carreira solo, lançando nove álbuns. Morreu em Londres, Inglaterra, em 29.07.1974.
1943 - Nasceu César Camargo Mariano (Antônio César Camargo Mariano), em São Paulo (SP). É um arranjador, compositor, instrumentista (pianista) e produtor musical. Foi casado com Marisa Gata Mansa, com quem teve o filho Marcelo Mariano, hoje também instrumentista, e com Elis Regina, com quem teve os filhos Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, nascidos em 1975 e 1977, respectivamente, hoje cantores.
1945 - Nasceu a cantora Joelma (Joelma Giro), em Cachoeira de Itapemirim (ES).
1950 - O governo alemão decide remover do serviço público os integrantes de organizações consideradas anticonstitucionais.
1954 - O Estádio Olímpico Monumental de propriedade do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é inaugurado.
1955 - Candidato do PTB ao governo de Minas Gerais, Carlos Alberto Lúcio Bittencourt, morre num desastre de avião.
1955 - Rebelião da Marinha e do Exército obriga Juan Domingo Perón, presidente da Argentina desde 1946, a renunciar e fugir do país.
1956 - Lei autoriza Juscelino Kubitschek a transferir a capital da República do Brasil para Brasília.
1956 - Nasceu Juan Manuel Fangio II (para os americanos, Juan Manuel Fangio Jr.), em Balcarce, Argentina. É um ex-automobilista sobrinho do lendário pentacampeão da Fórmula 1, Juan Manuel Fangio.
1957 - Os EUA realizam, numa câmara especial no alto de uma montanha no campo de provas de Nevada, a primeira explosão nuclear subterrânea oficialmente registrada.
1966 - O papa Paulo VI divulga a encíclica Christi Matro Rosariii, na qual fez novo apelo pela paz mundial.
1970 - Foi marcado o primeiro gol de goleiro do Brasil. O autor foi Ubirajara, do Flamengo, em partida contra o Madureira, que venceu a partida por 2 a 1, no Rio de Janeiro.
1972 - É utilizada pela primeira vez uma carta-bomba, novo procedimento para assassinatos à distância. A vítima foi um membro da embaixada de Israel, em Londres.
1973 - Nasceu Cristiano da Mata (Cristiano Monteiro da Matta), em Belo Horizonte (MG). É um automobilista filho do lendário Toninho da Matta, 14 vezes campeão brasileiro de turismo.
1974 - O furacão Fifi devasta Honduras, provocando grandes danos materiais e a morte de milhares de pessoas.
1974 - O Instituto do Açúcar e do Álcool do Brasil anunciou que 15% de álcool anidro deveriam ser adicionados à gasolina para economizar combustível.
1980 - O primeiro astronauta cubano, Arnaldo Tamayo Méndez, é lançado ao espaço na nave soviética Soyuz 38.
1980 - Uma explosão de combustível no silo subterrâneo de um míssil Titan 2, em Arkansas, nos EUA, mata uma pessoa e deixa 22 com ferimentos graves.
1981 - Barco naufraga na Amazônia, em frente ao porto da cidade paraense de Óbidos, e mata 300 dos 500 pessoas a bordo.
1982 - O Parque Nacional de Sete Quedas, no Paraná, foi fechado. Ele seria inundado para construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
1985 - Um terremoto de 8,1 graus na escala Richter, matou 12 mil pessoas na Cidade do México. O abalo destruiu um terço da capital mexicana e foi sentido em três estados, numa área total de 800.000 km², bem como no estado do Texas, no sul dos Estados Unidos.
1985 - Morreu Italo Calvino, em Siena, Itália. Foi um dos mais importantes escritores italianos do século XX. Formado em Letras, participou da resistência ao fascismo durante a Segunda Guerra Mundial e foi membro do Partido Comunista Italiano até 1956, tendo-se desfiliado em 1957. Sua carta de renúncia em 1957 ficou famosa. Nasceu em Santiago de las Vegas, Cuba, em 15.10.1923.
1988 - Israel põe em órbita um satélite artificial e passa a ser o décimo país no mundo a fazê-lo.
1989 - Morrem 171 ocupantes de um DC-10 francês, destruído em pleno vôo por um atentado com explosivos da resistência de Chad.
1989 - O furacão Hugo, o mais violento da década, arrasa a capital e a região oriental de Porto Rico, mata 25 pessoas e deixa 50.000 desabrigados.
1990 - Sancionada a Lei Orgânica da Saúde, que criou no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS).
1991 - Morreu Lydia Cabrera, em Mami, EUA. Foi uma antropóloga e poeta cubana. É autoridade em cultura afro-cubana. Nasceu em Havana, Cuba, em 20.05.1899.
1991 - Foi descoberto nos Alpes Austríacos um corpo conservado no gelo durante cinco mil anos. O corpo foi entregue, para estudo, a cientistas da Universidade de Innsbruck. Otzi, como foi batizado, deve ter vivido por volta de 3350 a.C. e media cerca de 1,5 metros de altura.
1994 - Seis mil soldados norte-americanos ocupam de forma pacífica o Haiti. em apoio à oficialização da democracia no país.
1995 - Lei nº 9096 dispõe sobre partidos políticos
1995 - O Manifesto do Unabomber, intitulado "A Sociedade Industrial e o Seu Futuro", é publicado no Washington Post e no New York Times.
1999 - O presidente Fernando Henrique Cardoso assina o decreto de regulamentação da Lei de Crimes Ambientais.
1999 - Um tremor de grau 7,6 na escala Richter sacode a ilha de Formosa, matando mais de 2.000 pessoas.
2001 - Morreu Cláudio Mamberti, em São Paulo (SP). Nasceu em Santos (SP), em 09.10.1940. Foi um ator de cinema, teatro e televisão. Foi diretor do Sindicato dos Artistas e Técnicos de São Paulo, junto com Lélia Abramo, Renato Consorte, Dulce Muniz e Robson Camargo. É irmão do também ator Sérgio Mamberti.
2002 - Polícia carioca prende o traficante Elias Maluco, acusado de assassinar o jornalista Tim Lopes.
2003 - Morreu Kenneth Erwin Hagin, em Tulsa, EUA. Evangélico, é considerado o pai do Movimento Palavra de Fé. Foi um dos primeiros pastores protestantes a escrever sobre as filosofias que se tornaram o fundamento do movimento carismático, e um dos primeiros autores a pregar sobre a Teologia da Fé, escrevendo O Toque de Midas. Foi considerado, até alguns anos atrás, um escritor de heresias, hoje seus livros são muito respeitados por pentecostais. Nasceu em McKinney, EUA, em 20.08.1917.
2003 - O furacão Isabel mata pelo menos 17 pessoas em vários estados da costa leste americana.
2003 - Luiz Inácio da Silva é indicado Nobel da Paz em 2003.
2006 - Golpe de Estado na Tailândia derruba o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra. A constituição é suspensa e é promulgada a lei marcial.
2007- CCJ do Senado aprova Proposta de Emenda Constitucional que acaba com o voto secreto.
2007 - Restos mortais de Aquilino Ribeiro são transladados para o Panteão Nacional, em Lisboa, sendo o décimo português sepultado no local.
2007 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende CPMF: “... ninguém conseguiria governar sem a CPMF hoje”.
2007 - Lançamento do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (BERS-2B).
2007 - Medida Provisória cria o Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária.
2008 - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defende o fim da verba indenizatória.
2009 - A imagem de Nossa Senhora de Nazaré chega à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.
2010 - Cerimônia de beatificação do Cardeal John Henry Newman, pelo Papa Bento XVI.
2010 - Papa Bento XVI encerra sua visita ao Reino Unido.
2010 - No Vaticano é realizada a cerimônia de beatificação do Cardeal John Henry Newman, pelo Papa Bento XVI.
2011 - Encerram-se as emissões da RTPN, e abrem-se as emissões da RTP Informação com o Bom Dia Portugal.
2011 - Entra em vigor a Lei do Pedestre em São Paulo.
2011 - O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, pede cooperação internacional para enfrentar a crise.
2011- Presidenta Dilma Rousseff discursa na ONU sobre as políticas do seu governo na área da saúde.
2012 - Google, Facebook e Mercado Livre anunciam apoio ao Marco Civil da internet.
2013 - Papa Francisco diz que a Igreja não pode “interferir espiritualmente” nas vidas de gays e lésbicas.
2013 - Estudo da Fiocruz revela que Brasil possui pelo menos 370 mil usuários de crack.
2014 - Cantor sertanejo Daniel lança a biografia “Minha estrada”.
2014 - IBGE admite erros nos cálculos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2013.
2015 - Oposição venezuelana realiza manifestações nas principais cidades do país.
2015 - Papa visita Cuba.
2015 - Prefeitura de São Paulo propõe fechamento da Avenida Paulista aos domingos e feriados.
2016 - Papa Francisco recebe o presidente da Argentina, Carlos Menem.
2016 - Arábia saudita anuncia ter desarticulado três células ligadas ao estado Islâmico.
2016 - ONG Conectas Direitos Humanos denuncia Alckmin na ONU por violência policial.
2016 - Senado aprova medida provisória que recria o Ministério da Cultura.
2016 - Início da semana Nacional de Execução Trabalhista.
2016 - Projeção de retração do PIB em 2016 cai para 3,15%.
2017 - Sismo de Puebla, no México, ocorrido no 25.º aniversário do sismo de 1985, causa 370 mortos e mais de 6 000 feridos.
2017 - Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaça aniquilar completamente a Coreia do Norte.
2017 - Senado brasileiro aprova proposta que estabelece prestação de contas simplificada para pequenos municípios.
2017 - Raquel Dodge oficializa troca de procuradores na equipe da Lava Jato.
2017 - Câmara dos Deputados rejeita “distritão’ e encerra votação sobre novo sistema eleitoral.
2017 - Justiça aceita denúncia e o ex-presidente Lula vira réu na Zelotes por corrupção passiva.
TÚNEL DO TEMPO
"Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu)", 
com Orquestra de Chicago

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.ponteiro.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com.br
http://www.nossosaopaulo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário