sábado, 19 de janeiro de 2019

Fatos históricos de 20 de janeiro

20 de janeiro é o 20º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 345 para acabar 2019.

- Dia do Aniversário da criação do Comando da Aeronáutica - Comemorado na FAB (Força Aérea Brasileira) para marcar a data do Decreto-Lei nº 2961, de 20.01.1941, que então instituiu o Ministério brasileiro da Aeronáutica, pondo um fim na disputa entre o Exército e a Marinha do Brasil sobre o gestionamento dessa arma de defesa/guerra dos brasileiros.

Dia do Museu de Arte Moderna - Comemorado no Estado do Rio de Janeiro para marcar a data de 20.01.1949, em que foi inaugurado o MAM-RJ (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro).

- Dia da Consciência Indígena dos filhos da Nação Tupi que habitavam as terras de Pindorama - Comemorado no Brasil numa homenagem à data da morte do cacique Aymbere, em 20.01.1557.

- Dia Nacional da Parteira Tradicional - Proposto para ser comemorado no Brasil pelo Projeto de Lei Nº 3308 de 2004, com base em comemoração instituída no Estado brasileiro do Amapá, que já homenageava a categoria em 20 de janeiro, por ocasião do aniversário da parteira tradicional de Macapá, Juliana Magave de Souza, bastante conceituada no lugar.

- Dia Nacional do Fusca - Comemorado desde 1988 no Brasil, instituído por membros do Sedan Clube do Brasil (mais tarde Fusca Clube).  Para alguns, marcando a data do aniversário de quando a Volkswagen reconheceu oficialmente o apelido "Fusca" ao seu automóvel que era inicialmente chamado de "Volkswagen Sedan". Para outros, marcando a data de 20 de janeiro de 1972, em que o Fusca bateu o recorde do Ford T, ao converter-se no carro mais produzido da história até então. E, para outros ainda, com o fim de marcar a data do início oficial da produção do fusca pela Volkswagen do Brasil, ocorrido em 20 de janeiro de 1959, muito embora parte de suas peças ainda fossem importadas da Alemanha.

- Dia Nacional do Farmacêutico - Conforme Lei Nº 12.338, de 25.11.2010, para marcar a data da fundação da ABF (Associação Brasileira de Farmacêuticos) do Brasil, ocorrida em 20.01.1916.
EVANGELHO (Jo 2, 1-11)
2º Domingo do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram.
9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Sebastião

EFEMÉRIDES
Mestre Vitalino  (1906-1963)
250 - Imperador Décio inicia uma perseguição generalizada aos cristãos em Roma. O Papa Fabiano é martirizado.
649 - Rei Quindasvinto, a pedido do bispo Bráulio de Saragoça, coroa seu filho Recesvinto como cogovernante do Reino Visigótico.
1265 - Primeiro parlamento inglês a incluir não só os Lordes, mas também os representantes das principais cidades, realiza seu primeiro encontro no Palácio de Westminster, agora conhecido como "Casas do Parlamento".
1273 - Maomé II torna-se o segundo rei nasrida de Granada, sucedendo ao seu pai Maomé I; reinará até 1302.
1356 - Eduardo Balliol renuncia ao trono escocês em favor de Eduardo III da Inglaterraem troca de uma pensão inglesa.
1486 - Cristóvão Colombo se apresenta em Córdoba (Espanha) aos Reis Católicos, oferecendo seus serviços científicos e pesquisadores, como a nova rota às Índias.
1502 - Américo Vespúcio descobre a ilha de São Sebastião (Brasil). Américo Vespúcio, navegador e explorador florentino. Em sua homenagem o novo mundo descoberto por Cristovão Colombo recebeu o nome de América.
1554 - Nasceu Dom Sebastião I de Portugal, em Lisboa, Portugal. Foi o décimo sexto rei de Portugal, cognominado O Desejado por ser o herdeiro esperado da Dinastia de Avis, mais tarde nomeado O Encoberto ou O Adormecido. Foi o sétimo rei da Dinastia de Avis, neto do rei João III de quem herdou o trono com apenas três anos. A regência foi assegurada pela sua avó Catarina da Áustria e pelo Cardeal Henrique de Évora. Morreu em Alcácer-Quibir, Marrocos, em 04.08.1578.
1567 - Tropas de Mem de Sá e Estácio de Sá atacam e vencem os tamoios e franceses que Villegaignon deixara no Rio de Janeiro.

1612 - Martins Soares Moreno (o Guerreiro Branco) chegou à Barra do Ceará, fundando o forte de São Sebastião, no local onde antes fora erguido o Forte de São Tiago.
1775 - Nascimento de Ampére (André-Marie Ampère), em Polémieux-au-Mont-d'Or, França. Foi físico, filósofo, cientista e matemático que fez importantes contribuições para o estudo do electromagnetismo.  Morreu em Marselha, França, em 10.06.1836.
1783 - Representantes de França, Inglaterra e novos Estados da União firmam em Paris um Tratado de Paz que põe fim à Guerra de Independência dos Estados Unidos. 
1817 - Exército imperial brasileiro entra em Montevideo (Uruguai).
1855 - A força aérea japonesa recebeu 59 aviões dos EUA. Foi o primeiro após o acordo de defesa mútua entre Tóquio e Washington.
1861 - Martins Soares Moreno, o Guerreiro Branco, oficialmente tomou posse do Ceará.
1866 - Nasceu Euclides da Cunha (Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha), em Cantagalo (RJ). Foi um escritor, sociólogo,repórter jornalístico, historiador e engenheiro. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 15.08.1909. Ao saber que sua esposa, mais conhecida como Ana de Assis, o abandonara pelo jovem tenente Dilermando de Assis, que aparentemente já tinha sido ou era seu amante há tempos - e a quem Euclides atribuía a paternidade de um dos filhos de Ana, "a espiga de milho no meio do cafezal" (querendo dizer que era o único louro numa família de tez morena) -, saiu armado na direção da casa do militar, disposto a matar ou morrer. Dilermando era campeão de tiro e matou-o. Tudo indica que o matou lealmente, tanto que foi absolvido na Justiça Militar. Ana casou-se com ele.O corpo de Euclides foi examinado pelo médico e escritor Afrânio Peixoto, que também assinou o laudo e viria mais tarde a ocupar a sua cadeira na Academia Brasileira de Letras.
1868 - O Papa Pio IX concede a Rosa de Ouro à Rainha da Espanha, Isabel II.
1877 - Último dia da Conferência de Constantinopla resulta em acordo para as reformas políticas nos Bálcãs.
1890 - Oficialização do Hino Nacional Brasileiro pelo decreto nº 171. Confirmação da música composta por Francisco Manuel da Silva, entre 1822 e 1823 - a letra somente foi adicionada a 06 de Setembro de 1922, no centenário da independência, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, após a proclamação da república, compelido pelo brilhante crítico musical Oscar Guanabarino, no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, em 1890. A letra é de Osório Duque Estrada.
1891 - O então Ministro da Guerra Floriano Peixoto demite-se, juntamente com todo o ministério do presidente Deodoro da Fonseca.
1892 - Realização do Primeiro Jogo de Basquetebol da história e visto apenas por funcionários da ACM (Associação Cristão de Moços); em 11 de Março do mesmo ano aconteceu um jogo com a presença de público externo.
1916 - Fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos – ABF – Rio de Janeiro.
1916 - Nasceu Chacrinha (José Abelardo Barbosa de Medeiros), em Surubim (PE). Foi um dos maiores comunicadores de rádio etelevisão no Brasil. Foi o autor da célebre frase: "Na televisão, nada se cria, tudo se copia". Em seus programas de televisão, foram revelados para o país inteiro nomes como Roberto Carlos, Paulo Sérgio e Raul Seixas, entre muitos outros. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 30.06.1988.
1917 - É lançado em disco Pelo Telefone, considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil.
1920 - Nasceu Federico Fellini, em Rimini, Itália. Foi um dos mais importantes cineastas italianos. Fellini ficou eternizado pela poesia de seus filmes, que, mesmo quando faziam sérias críticas à sociedade, não deixavam a magia do cinema desaparecer. Fellini ficou famoso pela estrutura cult de seus filmes. Geralmente fazia críticas ao totalitarismo, marxismo, à Igreja Católica (Fellini chegou às vezes até a elogiá-la apesar das críticas que ele fazia à Igreja), capitalismo e a influência americana nos costumes de outros países, principalmente na Itália. Morreu em Roma, Itália, em 31.10.1993.
1920 - Termina a Conferência de Paz de Paris.
1921 - É proclamada a República da Turquia.
1925 - Através do Tratado de Pekin, o Japão reconhece a URSS e lhe entrega a metade norte da ilha de Sajalín. 
1929 - Trotski é expulso da URSS e deportado à Turquia.
1930 - Nasceu Edwin Aldrin (Edwin Eugene Aldrin Jr.), em Nova Jersey, EUA. É piloto da NASA e segundo homem a pisar na lua.
1941 - Criação da FAB e do Ministério da Aeronáutica
1942 - Oficiais nazistas se reúnem e decidem implantar a ¿Solução Final para o Problema Judaico¿: o extermínio de todos os judeus da Europa.
1942 - A Conferência de Wannsee, realizada em Berlim, decidiu pela solução final: a Alemanha nazista deveria exterminar os judeus europeus. Na Conferência de Wannsee, os Nazis planejaram o Holocausto.
1945 - Segunda Guerra Mundial: a Alemanha começa a evacuar 1,8 milhões de pessoas da Prússia Oriental, uma tarefa que levará cerca de dois meses.
1948 - Adotada a Resolução 39 do Conselho de Segurança das Nações Unidas relativa à Índia e ao Paquistão. 
1951 - A TV Tupi do Rio de Janeiro é inaugurada. A Televisão Tupi de São Paulo, canal 3, foi a primeira emissora de televisão do Brasil e da América Latina, fundada em 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand. Fazia parte do Grupo Diários Associados. Em 18 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi declarada perempta (não-renovável) pelo governo brasileiro, e além dela, mais 6 emissoras pertencentes aos Associados também saíam do ar.
1951 - URSS acusa Reino Unido e França de violação de tratado de amizade feitos durante a segunda guerra mundial.
1952 - Tropas britânicas ocupam grande parte da cidade egípcia de Ismailia, na zona do canal de Suez.
1953 - Dwight David Eisenhower toma posse como presidente dos EUA
1955 - É decretado estado de sítio em todo o território guatemalteco após um fracassado levante contra o governo.
1958 - O primeiro reator nuclear da América Latina entra em operação em Buenos Aires.
1958 - URSS aceita repatriar 21 cientistas alemães que foram forçados a trabalhar na União Soviética após a 2ª Guerra Mundial.
1963 - Morreu Mestre Vitalino (Vitalino Pereira dos Santos), em Caruaru (PE). Foi um famoso artesão ceramista. Ficou mundialmente conhecido por retratar em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino. Esta retratação ficou conhecida entre especialistas como arte figurativa. Parte de sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre, em Paris, na França Mestre Vitalino foi tema de enredo da Império da Tijuca, no carnaval de 1977, e que 2009 voltará a ser tema de enredo da mesma escola. Mestre Vitalino nasceu em Ribeira dos Campos, distrito de Caruaru (PE), em 10.07.1909.
1964  - A Comunidade Britânica de Nações informou que dominou uma revolta das tropas africanas em Dar-es-Salaam, Tanganica.
1964 - Morreu Aníbal Monteiro Machado, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um escritor, futebolista, professor e homem de teatroNasceu em Sabará (MG), em 09.12.1894.
1965 - O Rio de Janeiro comemora o quadricentésimo aniversário de sua fundação.
1966 - Decreto nº 57.654 regulamente a lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17.08.1964)
1969 - Richard Nixon toma posse como presidente dos EUA.
1971 - O deputado Rubens Paiva foi preso em sua casa, no Rio de Janeiro, por militares. Dado como desaparecido, ele nunca mais seria visto pela família.  Em 2012 foi anunciado que ele foi morto pelo Exército na ditadura.
1972 - Paquistão lança seu programa de armas nucleares, algumas semanas após sua derrota na Guerra de Independência de Bangladesh, bem como na Guerra Indo-Paquistanesa de 1971.
1972 - A TV Difusora de Porto Alegre faz a primeira transmissão experimental em cores da televisão brasileira.
1973 - O presidente dos EUA, Richard Nixon, e o vice-presidente, Spiro Agnew, tomam posse para um segundo mandato.
1973 - Nasceu Luciano (Welson David de Camargo), em Pirenópolis (SP). É um cantor de música sertaneja que faz dupla com seu irmão Zezé di Camargo.
1977 - Jimmy Carter assume posse como 39º presidente dos EUA.
1977 - O presidente Ernesto Geisel inaugura o aeroporto internacional do Rio de Janeiro.
1980 - Os Estados Unidos anunciam o boicote às Olimpíadas de Moscou em virtude de conflitos políticos entre os dois países.
1980 - O cantor Frank Sinatra chegou ao Brasil para a única apresentação que fez no país. O show entrou para O livro dos recordes por ter sido o maior público numa apresentação solo: 175 mil pessoas. O show aconteceu em 26 de janeiro.
1981 - Ronald Reagan toma posse e presta juramento como quadragésimo presidente dos EUA.
1983 - Morreu Garrincha, no Rio de Janeiro (RJ), em decorrência de problemas causados pelo alcoolismo. Ex-jogador de futebol famoso mundialmente.  Ele jogou 60 partidas pela seleção brasileira. Estreou em 1955 contra o Chile no Maracanã. Com Garrincha, o Brasil conseguiu 52 vitórias e 7 empates. Com Mané e Pelé juntos, o Brasil nunca perdeu. Notabilizou-se por seus dribles desconcertantes apesar, ou exatamente, pelo fato de ter suas pernas tortas. É considerado entre os especialistas de futebol como um dos maiores jogadores da história do futebol em todos os tempos. No auge de sua carreira, passou a assinar Manoel Francisco dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Mané Garrincha nasceu em Pau Grande, distrito de Magé (RJ), em 28.10.1933. 
1984 - Morreu Johnny Weissmuller (János Weißmüller), em Acapulco, México. Foi um atleta e ator norte-americano, famoso por interpretar Tarzan, o personagem de ficção criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs.  Nasceu em Timişoara, Romênia, em 02.06.1904.
1985 - É inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
1986 - Anunciada a proposta ganhadora para a construção do Eurotúnel.
1986 - Os Estados Unidos comemoram pela primeira vez o feriado em honra a Martin Luther King, Jr., o líder negro de direitos civis que fora assassinado.
1990 - Protestos no Azerbaijão, parte da Dissolução da União Soviética.
1991 - O governo do Sudão impõe a lei islâmica em todo o país, agravando a guerra civil entre o norte muçulmano do país e o sul cristão.
1994 - Lei nº 8.844 dispõe sobre fiscalização, apuração e cobrança das contribuições devidas ao FGS.
1996 - Data em que supostamente teria acontecido um acidente envolvendo um OVNI na cidade de Varginha, Minas Gerais, tendo sido morto e capturado seres extraterrestres, no caso do ET de Varginha.
1996 - Yaser Arafat ganha por grande maioria as eleições a presidente do Conselho Autonômico para Cisjordânia e Gaza, convertendo-se no primeiro líder eleito democraticamente na Palestina. 
1997 - O Governo de Zaire declara guerra aos rebeldes tutsis, que controlam militarmente o leste do país apoiados por Ruanda y Burundi. 200 mil refugiados seguem perdidos, sem alimento algum. 
1999 - Ocorre na Argentina a prisão do último presidente da época da ditadura militar entre 1976 a 1983, general Reynaldo Bignone, por sua suposta participação no rapto de crianças nascidas em cativeiro.
1998 - Começou a vigorar o novo Código de Trânsito Brasileiro, que prevê punições mais severas para as infrações de trânsito.
1994 - Lei nº 8.844 dispõe sobre fiscalização, apuração e cobrança das contribuições devidas ao FGTS.
2001 - Protesto político pacífico de quatro dias derruba o presidente das Filipinas, Joseph Estrada, que é sucedido por sua vice-presidente Gloria Macapagal-Arroyo.
2002 - Depois de permanecer 24 horas em poder de sequestradores, o prefeito de Santo André SP, Celso Daniel (PT), foi assassinado a tiros à queima-roupa com 11 tiros.
2006 - A taça da Copa do Mundo é exibida no Forte de Copacabana - RJ.
2009 - Barack Hussein Obama II toma posse como 44º presidente dos Estados Unidos, sendo o 1º presidente negro. Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, eleito o 44º presidente de seu país, pelo Partido Democrata. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de agosto de 2008. É senador pelo estado de Illinois. Obama foi o primeiro afro-americano a ser eleito presidente estadunidense, e também o único senador afro-americano na atual legislatura.
2009 - Vaticano concede a irmã Dulce o título de Venerável.
2010 - Revista Veja nº 2.148 publica entrevista como ator Morgan Freeman
2010 - STJ isenta responsabilidade do Googlepor material publicadono Orkut
2011 - Ford anuncia recall para Ecospot e Fiesta (possível falha no travamento das portas traseiras)
2012 - Publicada Lei do Orçamento para 2012.
2012 - Pelé minimiza Leonel Messi: “Quando Messi marcar 1.283 gols e conquistar três mundiais, falamos.  Diego Maradona defende Messi: “Pelé não faz nada há 20 anos”.
2012 - Na Bolívia, Presidente Evo Morales condecora Ronaldinho Gaúcho com a medalha de ouro do mérito esportivo.
2013 - Na Colômbia, Farc anunciam fim do cessar fogo unilateral.
2013 - Na Áustria é realizado referendo sobre o serviço militar obrigatório.
2014 - Sonda espacial Rosetta é religada com sucesso após 31 meses de hibernação no espaço sideral.
2014 - Rádio Câmara comemora 15 anos.
2014 - Site criado para recolher doações a José Genoíno alcança o valor da multa.
2015 - Governo anuncia a criação de grupo interministerial para discutir Refis de clubes.
2015 - Presidenta Dilma Rousseff veta a correção de 6,5% sobre a tabela de Imposto de Renda.
2015 - Governo anuncia reforço de energia para a região Sudeste/Centro-Oeste.
2015 - Presidenta Dilma Rousseff veta o parcelamento da dívida dos clubes de futebol.
2016 - Atiradores abrem fogo na Universidade de Bacha Khan, em Charsadda, Paquistão, matando pelo menos 20 pessoas.
2016 - Justiça autoriza depoimento de Dilma Rousseff como testemunha na Operação Zelotes.
2016 - Papa Francisco pede à elite de Davos que reconheça o seu papel na criação de pobreza.
2016 - O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, diz que  CPMF é ‘poupança’ para atravessar turbulência.
2016 - O ex-presidente Lula declara que não existe “uma viva alma mais honesta do que eu”.
2017 - Morreu Carlos Alberto Silva, em Belo Horizonte. Nascido em Bom Jesus de Minas (MG), em 14 de agosto de 1939, foi um treinador de futebol, com passagem por grandes clubes, como São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Seleção Brasileira (1978), dentre outros.
2017 - Donald Trump presta juramento como o 45º presidente dos EUA.
2017 - Papa Francisco pede que Trump se preocupe com pobres e seja guiado por valores éticos.
2017 - Proliferam boatos de teorias da conspiração sobre a morte do ministro Teori Zavascki.
2018 - Turquia lança operação militar contra a milícia curda no norte da Síria.
2018 - “Marcha das Mulheres” em diversas cidades em protesto ao governo Donald Trump.
2018 - Minas Gerais decreta situação de emergência em 94 municípios devido a surto de febre amarela.
2018 - Superior Tribunal de Justiça (STF) autoriza posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho.
2018 - Presidente Michel Temer defende o seu governo: “Não vou sair da presidência com essa pecha de um sujeito que incorreu em falcatruas”.
TÚNEL DO TEMPO 
Hino Nacional Brasileiro
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada. 
Música: Francisco Manuel da Silva

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário