segunda-feira, 17 de junho de 2019

Fatos históricos de 18 de junho


18 de junho é o 169º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 196 para acabar 2019.

- Dia Nacional do Químico - Instituído em homenagem à data em que foi promulgada a Lei nº 2.800, de 18.06.1956, que criou o Conselho Federal de Química e dos Conselhos Regionais de Química. Mas o exercício da profissão foi regulamentado pelo Governo Federal em 12.07.1934, através do Decreto nº 24.693.

- Dia Nacional da Imigração Japonesa - Para lembrar a data em que aportou em Santos (SP) o navio Kasato-Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

Dia do "Orgulho Autista" - Comemorado para marcar a data da criação da Aspies/Autistas para a Liberdade ou "Aspies for Freedom", que foi constituída em 18 de junho de 2004. Esta converteu-se na 1ª instituição mundial a utilizar o termo "orgulho" relacionado ao autismo, cuja terminologia foi aproveitada por um grupo de direitos dos autistas. Seu objetivo é educar o público em geral sobre o desconhecimento das questões relacionadas com o autismo.

- Dia do Tambor-de-Crioula - Comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 1677 de 2007, para marcar a data de 18 de junho de 2007, em que a manifestação cultural maranhense conhecida como Tambor-de-Crioula (espécie de ritmo livre de afrodescendentes do Maranhão que é um "free jazz" no dizer de alguns especialistas) foi oficialmente reconhecida pelo Ministério brasileiro da Cultura como Patrimônio Imaterial do Brasil, após mais de dois anos de pesquisa folclórica sob a responsabilidade do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) brasileiro.
EVANGELHO ( Mt 5,38-48)
11ª Semana do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Gregório Barbarigo

EFEMÉRIDES
Laudelino Freire (1873-1937)
618 - Li Yuan torna-se o Imperador Gaozu de Tang, iniciando três séculos de domínio da dinastia Tang sobre a China.
860 - Guerra rus'-bizantina: uma frota de cerca de 200 navios do Caganato de Rus navega para o Bósforo e começa a saquear os subúrbios da capital bizantina Constantinopla.
1053 - Batalha de Civitate: três mil cavaleiros do conde normando Hunifredo derrotam as tropas do Papa Leão IX.
1429 - Forças francesas sob a liderança de Joana d'Arc derrotam o principal exército inglês sob o comando de John Fastolf na Batalha de Patay. Isso inverte o curso da Guerra dos Cem Anos.
1538 - Tratado de Nice entre Carlos I de Espanha e Francisco I da França, estabelecendo uma trégua de dez anos nas guerras que vinham sustentando ambos os reinados.
1757 - Batalha de Kolin entre as forças prussianas sob o comando de Frederico, o Grande e um exército austríaco na Guerra dos Sete Anos.
1812 - Eclodiu a guerra entre Inglaterra e Estados Unidos, quando os norte-americanos anexam os territórios da Louisiana e ocupam o Estado da Flórida.
1815 - Batalha de Waterloo, na Bélgica, na qual Napoleão é derrotado definitivamente pelos países aliados. Encerrava-se definitivamente a era de dominação francesa sobre a Europa.
1858 - Charles Darwin recebe um artigo de Alfred Russel Wallace que inclui conclusões quase idênticas sobre a evolução como as de Darwin, levando Darwin a publicar sua teoria.
1887 - Assinado o Tratado de Resseguro entre a Alemanha e a Rússia.
1888 - Nasceu André Vitor Correia, em Rio Bonito (RJ). Foi compositor, saxofonista, clarinetista e funcionário da Imprensa Nacional. Dentre suas composições, destaca-se o choro "André de sapato novo", obra das mais populares no ambiente dos chorões. O André mencionado no título é naturalmente o próprio compositor e, pelo que se conta nos meios musicais, relata o sofrimento pelo qual passou durante um baile, quando dançou com um sapato novo que lhe apertava os pés. A obra foi imortalizada pela gravação da dupla Pixinguinha ao saxtenor e Benedito Lacerda na flauta, realizada em 1947. Inúmeras gravações subsequentes foram feitas, dentre as quais quatro de Abel Ferreira, duas de Altamiro Carrilho e uma do Regional de Canhoto. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 04/03/1948.
1901 - Nasceu Paulo da Portela (Paulo Benjamin de Oliveira), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 30/1/1949, no Rio de Janeiro. Foi compositor e cantor.
1904 - Nasceu Dante Santoro, em Porto Alegre. Foi flautista, compositor e líder de conjunto. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 12/08/1969. 
1908 - Aporta em Santos o navio Kasato-Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.
1911 - Fundação da maior denominação evangélica do Brasil, a Assembleia de Deus.
1913 - Primeira Lei de Determinação da Hora Legal no Brasil (Lei 2784), pelo ex-Presidente Hermes da Fonseca.  A Lei 2.784 fixa a hora legal e divide o Brasil em quatro fusos horários. O meridiano de Greenwich passa a ser considerado fundamental em todo o território da República dos Estados Unidos do Brasil que fica dividido, no que diz respeito à hora legal, em quatro fusos distintos.
1917 - Morreu Eufemio Zapata Zalazar, em Cuautla, México. Foi um militar da Revolução Mexicana, irmão e colaborador de Emiliano Zapata. Foi morto pelo general Sidronio Camacho, um dos seus subordinados, que alegou ter Eufemio golpeado seu pai. Nasceu em Ayala, Morelos, México, em 1873.
1927 - Projeção em Nova Iorque, EUA, da primeira reportagem cinematográfica sonora, a recepção do aviador norte-americano Charles Lindbergh, após seu voo sem escalas sobre o Atlântico.
1931 - Nasceu Fernando Henrique Cardoso, no Rio de Janeiro (RJ). É sociólogo, professor universitário e político, tendo sido Presidente do Brasil por oito anos (1994-2002). Foi também o primeiro presidente reeleito da História do país. É co-fundador e, desde 2001, presidente de honra do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).
1932 - Os principais responsáveis pelo atentado a Mussolini são executados.
1932 - Nasceu Sergio Ricardo (João Lutfi), em Marília (SP). É compositor, cantor, instrumentista, cineasta e artista plástico.
1936 - Morreu Rudyard Kipling (Joseph Rudyard Kipling), em Londres, Inglaterra. Foi escritor, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1907. Escreveu, entre outros livros, "O Homem que Queria Ser Rei", "Kim" e "O Livro da Selva". Nasceu em Bombaim, Índia, em 30.12.1865.
1937 - Morreu Laudelino Freire (Laudelino de Oliveira Freire), no Rio de Janeiro (RJ). Foi advogado, jornalista, professor, político, crítico literário, crítico de arte e filólogo. É o autor do Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa (1939-1944). Nasceu em Lagarto (SE), em 26.01.1873.
1940 - Apelo de 18 de junho por Charles de Gaulle.
1942 - Nasceu Celly Campelo (Célia Benelli Campello), em Taubaté (SP). Cantora da Jovem Guarda, fez muito sucessos com Estúpido Cupido e Banho de Lua. Morreu em Campinas (SP), em 04.03.2003.
1942 - Nasceu Paul McCartney (James Paul McCartney), Inglaterra. É cantor, compositor e foi um dos líderes dos Beatles.
1945 - Morreu Simon Bolivar Buckner, Jr., em Okinawa, Japão. Foi um General dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Serviu no Pacífico e comandou as defesas do Alasca cedo na guerra. Após esse posto foi promovido para o comando do 10º Exército, a formação terrestre do assalto a Okinawa. Foi morto nos últimos dias da Batalha de Okinawa por um ricochete de artilharia. Buckner foi o militar estadunidense da mais alta patente a morrer durante a guerra. Nasceu em Munfordville, Kentucky, EUA, em 18.07.1886.
1945 - Nasceu Cesar Maia (Cesar Epitácio Maia), no Rio de Janeiro (RJ). É economista e político, ex prefeito do Rio de Janeiro pelo partido político Democratas.
1946 - Nasceu Maria Bethânia (Maria Bethânia Vianna Telles Veloso), em Santo Amaro da Purificação (BA). Cantora, irmã do cantor e compositor Caetano Veloso.
1953 - Revolução Egípcia de 1952 termina com a derrubada da dinastia de Maomé Ali e a declaração da República do Egito.
1954 - Carlos Castillo Armas lidera uma força de invasão pela fronteira guatemalteca, pondo em marcha o Golpe de Estado na Guatemala em 1954.
1955 - Os ingleses deixam o Canal de Suez, devolvendo-o ao Egito.
1959 - Justiça proíbe lei do governador do Arkansas, Orval Faubus, que fecharia escolas em Little Rock para evitar a integração racial.
1964 - A ONU aprova resolução condenando a política do apartheid da África do Sul e criando um comitê para estudar possíveis sansões econômicas contra esse país.
1970 - A Argentina desvaloriza em 12,5% a moeda nacional.
1971 - O jornal The Washington Post inicia a publicação de uma série de artigos baseados nos documentos secretos do Pentágono, antes divulgados pelo The New York Times.
1972 - Desastre aéreo de Staines: cento e dezoito pessoas morrem quando um BEA H.S. Trident cai dois minutos após a decolagem do aeroporto de Heathrow, em Londres.
1973 - O general Médici indicou Ernesto Geisel para sucedê-lo na presidência da República.
1973 - O rei Almad Fouad foi deposto e o exército proclamou a República do Egito.
1974 - Morreu Malba Tahan (Júlio César de Mello e Souza), em Recife (PE). É famoso no Brasil e no exterior por seus livros de recreação matemática e fábulas e lendas passadas no Oriente, muitas delas publicadas sob o heterônimo/pseudônimo de Malba Tahan. Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma Noites. Nunca visitou o Oriente. O dia de seu nascimento – 6 de maio – foi decretado Dia da Matemática pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 06.05.1895. 
1973 - Presidente e general Emilio Médici anuncia o general Ernesto Geisel como seu sucessor.
1974 - Nasceu Lúcio Mauro Filho (Lúcio Mauro Araújo Barbalho), no Rio de Janeiro (RJ).  É um ator, filho do também ator Lúcio Mauro.
1979 - Os dirigentes dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e da URSS, Leonid Brejnev, firmam em Viena o tratado SALT II sobre a limitação de armas nucleares.
1979 - Morreu Procópio Ferreira (João Álvaro de Jesus Quental Ferreira), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 08.07.1898. Foi ator, diretor de teatro e dramaturgo. É considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro. Em 62 anos de carreira, Procópio interpretou mais de 500 personagens em 427 peças.
1979 - Os dirigentes máximos dos Estados Unidos, James Carter, e da URSS, Leônidas Breznev, firmam em Viena o tratado "SALT II" sobre materiais nucleares.
1983 - Programa ônibus espacial: na missão STS-7, a astronauta Sally Ride se torna a primeira mulher americana no espaço.
1983 - Li Xiannián é eleito Presidente da República da China.
1988 - Cerca de 70.000 descendentes de japoneses e participam da comemoração pelos 80 anos da imigração japonesa, em São Paulo.
1989 - Derrota dos socialistas de Papandreu nas eleições legislativas gregas e vitória da direita de Constantino Mitsotakis, que consegue 45,2% dos votos.
1989 - A Birmânia passa a se chamar oficialmente Myanmar.
1991 - Morreu Oswaldo Nunes, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em  02/12/1930. Foi compositor e cantor. Foi assassinado misteriosamente em seu apartamento no Rio de Janeiro (RJ).
1992 - Os irlandeses aprovam em referendum a confirmação do Tratado de Maastricht, com 69% dos votos.
1994 - O pugilista Adilson Maguila Rodrigues manteve o título sul-americano de boxe dos pesos pesados depois de vencer o argentino Daniel Neto por nocaute técnico.
1999 - Morreu a cantora Dircinha Batista  (Dirce Grandino de Oliveira)Nasceu em São Paulo (SP), em 07/04/1922.
1999 - O grupo do G-7 reúne-se na cidade alemã de Colônia para aprovar o perdão de mais de US$ 6,5 bilhões de dívida externa das nações mais pobres e endividadas do planeta.
2000 - Eritreia e Etiópia firmam em Argel um acordo de paz para pôr fim à guerra que ambos os países enfrentavam desde maio de 1998.
2004 - A OMC confirma a decisão favorável ao Brasil na disputa sobre os subsídios concedidos pelos EUA a seus produtores de algodão.
2004 - Rússia suspende compra de carne brasileira após a divulgação de focos de febre aftosa no Pará e pede esclarecimentos sobre o caso. O surto de febre aftosa no Pará foi o primeiro registrado no país desde 2001, quando um foco da doença foi encontrado no Maranhão.
2006 - É lançado o primeiro satélite espacial do Cazaquistão, o KazSat.
2007 - Morreu a cantora Núbia Lafayette (Idenilde de Araújo Alves da Costa), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Assu (RN), em 21/01/1937, mas se mudou para o Rio de Janeiro aos 3 anos de idade com a avó. O maior sucesso de sua carreira aconteceu em 1960: Devolvi, de Adelino Moreira.
2008 - Câmara aprova o projeto de lei que institui o Fundo
2008 - Conselho Nacional de Biossegurança libera comercialização do milho transgênico da Syngenta.
2008 - Banco Central lança moeda comemorativa em homenagem ao centenário da imigração japonesa.
2009 - A Anvisa proíbe a venda de formol e formaldeído.
2009 - Congresso aprova R$ 6 bilhões de crédito para o programa “Minha Casa, Minha Vida”.
2009 - Lançamento do Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA.
2010 - Morreu José de Sousa Saramago, em Tías, Província de Las Palmas, Canárias, Espanha. Foi escritor,
argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta. Nasceu em Golegã, Azinhaga, Portugal, em 16.11.1922. 
2010 - Presidente Lula critica sistema financeiro “apodrecido” dos países ricos.
2011- Morreu Wilza Carla, em São Paulo (SP). Foi uma vedete, atriz e humorista. Nasceu em Niterói (RJ), em 29.10.1935.
2011 - Em Portugal, cerimônia de deposição das cinzas de José Saramago.
2011 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso critica o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele deve ter algum problema psicológico. Tem dificuldade em fazer gestos comigo.”
2012 - Justiça confirma legalidade de provas contra Carlinhos Cachoeira.
2012 - Realização da Marcha das Mulheres no centro do Rio de Janeiro.
2013 - Imprensa mundial destaca manifestações no Brasil.
2013 - Senado adia a votação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentais (LDO) para 2014.
2013 - Senado aprova projeto que institui “Ato Médico”.
2013 - Comissão aprova projeto que permite tratamento da homossexualidade.
2013 - Presidente Dilma Rousseff apresenta o novo marco regulatório para o setor de mineração.
2013 - Vaticano reconhece segundo milagre de João Paulo II.
2014 - STF declara inconstitucionalidade de normas sobre número de deputados.
2014 - Presidenta Dilma Roussef anuncia 2ª etapa do Pronatec.
2015 - Papa Francisco publica encíclica “Laudato Si” sobre o meio ambiente.
2015 - Diário Oficial publica novas regras sobre para cálculo de aposentadoria.
2015 - Câmara aprova piso salarial para radialistas com diferenças regionais.
2016 - Hospital da Mulher do Recife inicia tirão de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.
2016 - O ministro da Educação, Mendonça Filho, nega ter recebido propina de empreiteira.
2017 - Google anuncia mais medidas para identificar e remover conteúdo extre
2017 - Rússia diz que Donald Thump está usando ‘retórica da Guerra Fria’ em Cuba.
2017 - 21ª Parada do Orgulho (LGBT), em São Paulo.
2017 - O ex-presidente Lula afirma que a “desgraça tomou conta desse país”.
2018 - FIFA abre procedimentos contra o México por gritos homofóbicos de torcedores.
2018 – No Canadá, parlamento aprova projeto de legalização da maconha.
2018 - Pesquisa revela que os americanos possuem 46% das armas de fogo nas mãos de civis.
2018 - Presidente Trump critica Angela Merkel por suas políticas migratórias.
2018 - ONU pede fim de política de Donald Trump que separa crianças à força de pais imigrantes ilegais de seus filhos nos EUA.
2018 – ONU pede ação urgente para erradicar discriminação contra comunidade LGBT.
2018 - Chapéu de Napoleão Bonaparte atinge os 280 mil euros em leilão, na cidade de Lyon, na França. 
2018 - Justiça condena Marcos Valério a 16 anos e 9 meses de prisão no mensalão mineiro.
2018 - Dia Mundial do Refugiado é comemorado com atividades na Praça da Paz na UNICAMP.
TÚNEL DO TEMPO
Maria Bethânia canta "As canções que você fez pra mim", 
de Roberto e Erasmo Carlos

SITES CONSULTADOS:                                 
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário