quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Fatos históricos de 22 de setembro

22 de setembro é o 265º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 100 para acabar 2022.

- Dia Mundial Sem Carro - A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. 

- Dia Internacional de Conscientização sobre a Leucemia Mielóide Crônica - Comemoração surgida da iniciativa da cidadã francesa, Mina Daban, que contraiu a doença e terminou por fundar e assumir a presidência da associação LMC França, tendo sugerido essa Data Comemorativa na Assembleia Geral de 26 de fevereiro de 2011 da associação presidida por ela. Segundo Mina, o número 22/09 (22 de setembro) representa a alteração genética dos cromossomos 9 e 22, que é tida como a responsável por causar a Leucemia Mielóide Crônica.

- Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens - Comemoração do Brasil, que foi definida em outubro de 2008 durante o "Seminário Nacional de Saúde de Adolescentes e Jovens". É organizada pelo ministério brasileiro da Saúde.

- Dia Nacional do Yoga - Comemoração do Brasil promovida pela Aliança do Yoga com o apoio de outras associações e instrutores brasileiros de yoga, durante a qual se faz o oferecimento de aulas gratuitas de yoga em escolas de Yoga e parques.

- Dia Nacional de Combate à Halitose ou Mau Hálito - Comemorado no Brasil com o apoio da ABPO (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca) ou ABHA (Associação Brasileira de Halitose), para coincidir com data próxima da entrada da primavera, por ser essa, a estação do perfume das flores, que se opõe ao mau cheiro exalado pelo hálito alterado, um mau que se estima atingir mais de 30% dos brasileiros.

- Dia Nacional de Luta Contra a Ditadura - Instituído em 1966 no Brasil pelo 28º congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizado em Salvador (BA), mesmo com a ferrenha proibição de dirigentes do Golpe Militar brasileiro de 1964.

 - Dia Nacional do Atleta Paralímpico - Conforme Lei Nº 12.622, de 08.05.2012, para marcar a data da fundação do IPC (Comitê Paraolímpico ou Paralímpico Internacional), constituído em 22.09.1989 na cidade alemã de Düsseldorf. Contava com representantes de 162 Comitês Paraolímpicos ou Paralímpicos Nacionais, quatro Organizações Internacionais para o Desporto destinado aos deficientes, cinco organizações regionais e seis federações internacionais de esportes. 

- Dia Nacional de Defesa da Fauna - Comemorado no Brasil, para marcar a data da publicação no Diário Oficial da União brasileira e consequente entrada em vigor do Decreto Nº 3.607, de 21.09.2000, que então designou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) como autoridade administrativa para, efetivamente, implementar a CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção). Trata-se de um tratado internacional, também conhecido como "Convenção de Washington", de 03.03. 1973, que tem o Brasil como seu signatário desde 1975.

- Dia do Contador - Comemorado no Brasil e oficializado, entre outros, no município brasileiro de Porto Alegre-RS pela Lei Nº 7259, de 03.06.1993, para marcar a data da instituição dos Cursos: Graduação de Ciências Contábeis, definidos como grau superior, de ciências econômicas e de ciências contábeis e atuariais, que foram criados no Brasil pelo Decreto-Lei Nº 7.988, de 22.09.1945. Há também o Dia do Contabilista, que é comemorado em 25 de abril. 

- Dia Estadual do Ciclista - Comemoração dos Estados de Alagoas e Ceará (Lei Nº 15.088, de 28.12.2011], em apoio ao "Dia da Jornada Na Cidade Sem Meu Carro" (também conhecido como "Dia sem Carros" ou "World Carfree Day").

Dia do Técnico em Agropecuária.

- Dia do Aluno dos Colégios Militares - Comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.140 de 16 de junho de 2008, sendo considerado aluno dos colégios militares para efeito dessa Lei, todo e qualquer aluno das escolas militares da Polícia Militar, Bombeiro Militar e Exército Brasileiro.

EVANGELHO (Lc 9,7-9)

25ª Semana do Tempo  Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Maurício e companheiros mártires

EFEMÉRIDES

Antônio Conselheiro (1830-1897)

490 a.C. - Dario I, o rei dos persas, é derrotado em Maratona pelo exército grego.

66 - O imperador Nero cria a Legião I Italica.

1236 - Os samogícios derrotam os Irmãos Livônios da Espada na Batalha de Saule.

1499 - O Tratado de Basileia conclui a Guerra dos Suabos.

1692 - Último enforcamento dos condenados por bruxaria nos julgamentos das bruxas de Salém; os outros são todos finalmente liberados.

1752- Nasceu Teresa de Santo Agostinho (Teresa de Santo Agostinho, Madeleine-Claudine Ledoine, em Paris, França, onde também morreu em 17.07.1794. Foi uma religiosa carmelita descalça, priora do Carmelo da Santíssima Encarnação, em Compiègne, guilhotinada com as demais religiosas do mosteiro. A Beata Teresa e companheiras foram beatificadas em Roma, no dia 27 de maio de 1906, por São Pio X. São veneradas pela Igreja Católica como beatas, virgens e mártires. Sua memória é no dia 17 de julho, sendo que no Brasil é celebrada no dia 18 de julho, dado que naquele dia celebra-se a memória dos beatos Inácio de Azevedo e companheiros.

1765 - Nasceu Paolo Ruffini, em Valentano, Itália. Foi um médico e matemático. Como matemático, o nome dele está associado com a prova da impossibilidade de resolver algebricamente a equação de grau 5 sobre a qual escreveu vários tratados. Demonstrou também a impossibilidade da quadratura do círculo. Morreu em Modena, Itália, em 10.05.1822.

1767 - Nasceu Pe. José Maurício (José Maurício Nunes Garcia), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 18.04.1830. Foi um compositor de música erudita que viveu a transição entre o Brasil Colônia e o Brasil Império. É considerado um dos maiores compositores das Américas de seu tempo.

1791 - Nasceu Faraday (Michael Faraday), em Newington, Surrey, Inglaterra. Foi físico, químico e escritor, estudou o eletromagnetismo, abrindo caminho para o progresso da eletrônica e demonstrou a indução eletromagnética (1831). A unidade de capacidade recebe seu nome: Farad. Nasceu em Newington, Surrey, Inglaterra, em 22.09.1791.

1792 - Primidi Vendémiaire, do primeiro ano do calendário republicano francês, quando surge a Primeira República Francesa.

1862- Abraham Lincoln, proclama liberdade aos escravos dos Estados Confederados da América.

1866 - A Batalha de Curupaiti é a única vitória significativa do Paraguai na Guerra do Paraguai.

1876 - Nasceu Eduardo Rabello, em Barra Mansa (RJ). Foi médico (1903), um dos pioneiros da Dermatologia no país. Fundou a Sociedade Brasileira de Dermatologia (1912) e seu Presidente (1925 a 1940). Também fundou o Instituto do Rádio da Faculdade de Medicina do RJ (1914). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 08/08/1940.

1829 - É firmado em Guayaquil, no Equador, o tratado de Paz que fixou os limites entre a Colômbia e o Peru.

1862 - Abraham Lincoln proclama liberdade aos escravos dos Estados Confederados da América.

1866 - Batalha de Curupaiti, na Guerra do Paraguai.

1890 - Fundação da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

1868 - Nasceu Cairbar Schutel (Cairbar de Souza Schutel), no Rio de Janeiro (RJ). Cognominado "Bandeirante do Espiritismo" e fundador do Jornal O Clarim, foi brilhante farmacêutico por profissão, um dos fundadores da cidade de Matão e seu primeiro prefeito. Morreu em Matão (SP), em 30.01.1938.

1888 - É publicada a primeira edição da National Geographic Magazine.

1897 - Treze dias antes do final da guerra de Canudos, morreu Antônio Conselheiro (Antônio Vicente Mendes Maciel), em Canudos, no sertão da Bahia. Foi um líder social, figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos em 1897. A imprensa dos primeiros anos da República e muitos historiadores, para justificar o genocídio, retrataram-no como um louco, fanático religioso e contrarrevolucionário monarquista perigoso. Antônio Conselheiro nasceu em Vila do Campo Maior, atual Quixeramobim (CE), em 13/03/1830.

1914 - Três navios de guerra ingleses foram afundados pelo submarino alemão U-9, em menos de uma hora.

1916 - Nasceu Dilermando Reis (Dilermando dos Santos Reis), em Guaratinguetá (SP). Foi violonista, compositor e professor de música. Deu aulas de música ao então presidente Juscelino Kubitschek. Gravou diversos discos de sucesso, sendo o chorinho o seu estilo musical. Trabalhou na Rádio Clube do Brasil e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 02.01.1977.

1921 - Nasceu Yara Cortes (Odete Cipriano Serpa), no Rio de Janeiro (RJ),onde também nasceu em 17.10.2002. Foi uma atriz que atuou no teatro e no cinema, mas foi a televisão que lhe deu grande popularidade.

1926 - Um furacão mata 150 pessoas e deixa 500 feridos em Encarnación, no Paraguai. 

1930 - Fracassa o movimento revolucionário liderado pelo general Enrique Bravo Ortiz, no Chile.

1932 - O príncipe Abdelaziz Al Saud é proclamado rei da Arábia Saudita.

1934 - Nasceu Carlos José (Carlos José Ramos dos Santos), em São Paulo (SP). Cantor e compositor, irmão do instrumentista Luís Cláudio Ramos. Considerado um grande seresteiro, atua em várias capitais do país, consolidando o repertório tradicional da música popular brasileira. Também é formado em Direito, preferindo abandonar e seguir na música. Vítima da Covid-19, Carlos José faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 09.05.2020.

1937 - Guerra Civil Espanhola: Peña Blanca é tomada, encerrando a Batalha de El Mazuco.

1939 - Segunda Guerra Mundial: um desfile militar germano-soviético em Brest-Litovsk é realizado para comemorar a invasão bem-sucedida da Polônia.

1945 - Nasceu Gonzaguinha (Luiz Gonzaga Nascimento Filho), no Rio de Janeiro (RJ). Foi um dos maiores cantores e compositores da MPB. Era filho adotivo de Luiz Gonzaga, O Rei do Baião. Gonzaguinha morreu tragicamente num acidente de carro em Pato Branco (PR), retornando de um show, em 29/04/1991. Destacou-se com canções como "Começaria Tudo Outra Vez" (1976), "Explode Coração", "Grito de Alerta", etc.; Gravou mais de 20 discos.

1947 - Nasceu Vanusa (Vanusa Santos Flores), em Cruzeiro (SP). É música (violonista), cantora e compositora, tendo feito sucesso no final da época da Jovem Guarda. Sucessos: "Pra Nunca mais Chorar"; "Manhãs de Setembro", "Paralelas", dentre outros. Em setembro de 2020, a cantora foi internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital dos Estivadores, em Santos (SP), após ter apresentado quadro de pneumonia. No mês seguinte obteve alta hospitalar, depois de 32 dias de internação. Vanusa sofria de outras doenças, como uma síndrome demencial, semelhante ao mal de Alzheimer. Todos esses problemas foram causados por um histórico de depressão pelo qual a artista passou durante a década de 2000, que a tornou dependente de remédios e bebidas alcoólicas. Depois da alta hospitalar, Vanusa retornou para uma casa de repouso em Santos, onde estava morando havia dois anos. Morreu na madrugada de 8 de novembro de 2020, vitimada por uma insuficiência respiratória.

1947 - Nasceu Vanusa (Vanusa Santos Flores), em Cruzeiro (SP). É música (violonista), cantora e compositora, tendo feito sucesso no final da época da Jovem Guarda. Sucessos: "Pra Nunca mais Chorar"; "Manhãs de Setembro", "Paralelas", dentre outros. Morreu em Santos (SP), em 

1948 - Conflito israelo-palestino: o Protetorado Toda-Palestina é criado pela Liga Árabe.

1950 - É concedido o Prêmio Nobel da Paz a Ralph Bunche, por sua atuação como mediador da ONU nos conflitos da Palestina.

1950 - Nasceu Paulo Bellinati, em São Paulo (SP). É instrumentista (violonista), compositor e arranjador.

1950 - O diplomata Ralph Bunch tornou-se o primeiro negro a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Ele participou das negociações de paz entre árabes e israelenses.

1955 - Transmitido de Londres o primeiro programa de televisão patrocinado por publicidade no Reino Unido.

1957 - François Duvalier é eleito presidente do Haiti, governando o país até sua morte, em 1971.

1958 - Fidel Castro declara que não aceita a "farsa eleitoral" apresentada pelo então presidente cubano Batista. 

1958 - Nasceu Andrea Bocelli, em Lajatico, Toscana-Itália.Reconhecido tenor, escritor e compositor da música mundial. Cego desde os 12 anos (acidente jogando futebol), gravou seu primeiro disco em 1996: "Romanza". Já gravou 4 operetas completas ("La Bohème", "Il Trovatore", "Werthere" e "Tosca"), além de vários álbuns clássicos e populares. Vence o Festival de San Remo com a canção "Il Mare Calmo della Sera" (1994), que lhe dá o primeiro disco de ouro. Conseguiu formar em advocacia, mas optou pela música.

1959 - O gênio brasileiro Santos Dumont, pela Lei 3636/1959, recebe como homenagem póstuma o posto honorífico de Marechal-do-Ar.

1959 - Entra em operação o primeiro cabo telefônico ligando a América do Norte e a Europa.

1960 - A República do Sudão passa a se chamar Mali após a saída do Senegal da Federação do Mali.

1960 - Morreu Melanie Klein, em Londres, Inglaterra. Foi uma psicanalista austríaca. Em geral é classificada como uma psicoterapeuta pós-freudiana. Nasceu em Viena, Áustria, em 30.03.1882.

1964 - Uma campanha de moralização nas escolas de São Paulo impôs o corte de cabelo aos alunos, proibiu o uso de calças de bocas estreitas e cores chamativas.

1965 - A Guerra Indo-Paquistanesa entre a Índia e o Paquistão sobre a Caxemira termina após as Nações Unidas pedirem um cessar-fogo.

1968 - A nave soviética não tripulada Zond 5 retorna à Terra, após contornar a Lua.

1969 - Fracassa a quarta tentativa japonesa de pôr em órbita um satélite inteiramente nacional.

1972 - O presidente chileno Salvador Allende nacionaliza a multinacional ITT.

1972 - Perón é excluído das eleições argentinas por não ter regressado ao país no prazo estabelecido.

1975 - O presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, escapa ileso de um atentado ocorrido em São Francisco.

1976 - Realiza-se a primeira Festa do Avante, nas instalações da FIL, em Lisboa.

1976 - A Aliança Anticomunista Brasileira sequestrou, espancou e ameaçou de morte dom Adriano Hipólito, bispo de Nova Iguaçu (RJ).

1976 - Nasceu Ronaldinho Fenômeno (Ronaldo Nazário de Lima), no Rio de Janeiro (RJ). Ex-jogador de Futebol (atacante), começa no SOCIAL RAMOS/RJ (1990 a 1991) e, depois, NO SÃO CRISTÓVÃO/RJ (1991 a1993), profissionalizando-se no CRUZEIRO/MG (1993 e 1994, 14 partidas, 12 gols); joga no PSV/HOL (1994), BARCELONA/ESP (1994 a 1996), INTERNAZIONALE/ITA (1996), REAL MADRID/ESP (1997), MILAN/ITA (1997 a 2002); melhor jogador do mundo pela FIFA (1996 e 1997); convocado para a Seleção (1994 a 2006, 61 jogos); participa das Copas de 1994 (Campeão) e 1998; junto com Pelé, é o artilheiro brasileiro (e terceiro mundial) de Copas, com 12 gols (4 em 1998 e 8 em 2002). Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Após a desclassificação precoce na Copa a Libertadores da América de 2011, Ronaldo não conseguiu mais suportar suas dores físicas, e decidiu anunciar oficialmente a sua aposentadoria em 14 de fevereiro de 2011, numa coletiva de imprensa.

1979 - Um "flash brilhante", semelhante à detonação de uma arma nuclear, é observado perto das Ilhas do Príncipe Eduardo. Sua causa nunca foi determinada.

1980 - Na Polônia, Lech Walesa criou o sindicato "Solidariedade", entre outras organizações.

1980 - Começa a guerra Irã-Iraque.

1981 - Belize conquista a independência completa.

1988 - O Congresso Nacional aprovou o texto definitivo da nova Constituição brasileira.

1990 - EUA apreendem um DC-3 com 1.300 quilos de cocaína quando o aparelho pousa sem permissão em um aeroporto perto de Allentown.

1991 - Os presidentes de Chile e México, Aylwin e Salinas de Gortari, firmam um tratado de livre comércio, que dá início a um processo econômico sem precedentes entre nações íbero-americanas.

1991 - Os Manuscritos do Mar Morto são disponibilizados ao público pela primeira vez.

1996 - Morreu a atriz Dorothy Lamour (Mary Leta Dorothy Slaton), emLos Angeles, EUA. Nasceu em Nova Orleans, EUA, em 10.12.1914.

1997 - Morreu Manabu Mabe, em São Paulo (SP). Nascido em Udo, Japão, em 14.09.1924, mas naturalizado brasileiro, foi um pintor, desenhista e tapeceiro. Foi pioneiro do abstracionismo no Brasil.

1999 - Câmara cassa o deputado Hildebrando Pascoal.

1999 - Soldados da ONU entram no Timor-Leste para apaziguar a região.

2000 - Fundação da NYSE Euronext, um grupo de bolsas de valores da Europa e da América.

2001 - Toma posse o novo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Eusébio Oscar Scheid.

2003 - Cerca de mil trabalhadores rurais sem terra invadem a sede do INCRA em Recife.

2004 - O governo brasileiro anuncia ter chegado a um acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para a vistoria da unidade nuclear de Resende RJ.

2004 - Ministério do Meio Ambiente lança a cartilha 'Poluição Veicular - Uma proposta de ação municial'

2004 - Lançamento da campanha 'Tuberculose tem remédio'

2007 - Morreu Marcel Mangel, mais conhecido como Marcel Marceau ou Mime Marceau, em Cahors, França. Foi o mímico mais popular do período pós-guerra. Junto com Étienne Decroux e Jean-Louis Barrault deu uma nova roupagem à mímica no Século XX. Nasceu em Estrasburgo, França, em 22.04.1923.

2008 - Presidente Barack Obama afirma que vê 'luz no fim do túnel' para a economia americana.

2008 - Governador Sérgio Cabral (RJ) chama de vagabundos os 5 médicos que faltaram ao plantão.

2008 - Apresentada a mascote (leopardo Zakumi) oficial da Copa do Mundo de 2010.

2008 - Presidente Lula nega o uso do FGTS para investimentos na Petrobrás.

2009 - Morreu Dirce Migliaccio, no Rio de Janeiro (RJ). Foi uma atriz que ficou mais conhecida por ter interpretado a primeira Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo, em 1977, e Judicéia, uma das "Irmãs Cajazeiras" da telenovela O Bem-Amado, de Dias Gomes. Dirce Migliaccio era irmã do também ator Flávio Migliaccio. Nasceu em São Paulo (SP), em 30.09.1933.

2010 - Banco Central eleva projeção de expansão do crédito para 22% em 2010.

2010 - Cesar Cielo conquista medalha de ouro nos 50 m livre no Troféu José Finkel.

2011 - Divulgadas as primeiras imagens do satélite Aquarius com mapa de salinidade dos oceanos.

2011 - Presidente da OAB apoia aviso prévio de 90 dias.

2012 - Falha no sistema de transmissão de energia deixa vários municípios do Nordeste sem eletricidade.

2012 - Correios realiza mutirão de entrega.

2013 - Papa Francisco condena a idolatria ao dinheiro.

2014 - Delúbio Soares é autorizado por STF a cumprir pena em casa.

2014 - ONU abre primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas.

2014 - Governo baixa de 1,80% para 0,9% a previsão de alta do PIB.

2015 - Muçulmanos iniciam peregrinação anual a Meca.

2015 - Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprova a concessão de registro para a Rede Sustentabilidade.

2015 - É testado pela primeira vez o rim de transplante em laboratório no Japão

2015 - Presidenta Dilma Rousseff envia ao Congresso proposta de nova CMPF.

2015 - Ex-deputado federal, André Vargas, é condenado a 14 anos e 4 meses de prisão.

2016 - No Brasil, Volkswagem lNÇ o Golf Comfortline commotor TSI Total Flex de 125 cv.

2016 - O ex-ministro Guido Mantega foi preso na 34ª fase da Lava Jato.

2016 - Governo federal apresenta o novo modelo para ensino médio.

2017 - Papa Francisco alerta para intolerância e xenofobia na Europa.

2017 - O líder norte-coreano, Kim Jong-Um, chama Donald Trump de “mentalmente perturbado”.

2017 - Morreu Farah Jorge Farah, em São Paulo (SP), onde também nasceu em 11.03.1949. Foi um médico e criminoso brasileiro. Clínico Geral, foi formalmente acusado e condenado em primeira instância por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e não dar chance de defesa à vítima) e ocultação e destruição de cadáver. O crime, cometido no dia 24 de janeiro de 2003, com requintes de crueldade, foi praticado contra sua paciente Maria do Carmo Alves, na época com 46 anos. 

2017 - Militares do Exército e Aeronáutica iniciam cerco à Rocinha.

2017 - Justiça Federal suspende pagamento de precatórios do Fundef e manda investigar prefeitos.

2017 - Prefeito Michel Temer se declara alvo de conspiração.

2018 - Atentado contra parada militar em Ahvaz, no Irã, deixa pelo menos 30 mortos, incluindo os terroristas.

2018 - Na França, protesto de ativistas em várias cidades promovidos pela “BoucherieAbolition”.

2018 - Piratas sequestram tripulação de navio suíço em águas nigerianas.

2018 - Na Espanha, Serviço de Salvamento Marítimo resgata 237 pessoas no Mediterrâneo.

2018 - Realizado o primeiro transplante facial, no hospital Sant´Andrea, em Roma.

2018 - Jair Bolsonaro deixa a unidade de terapia semi-intensiva e vai para quarto.

2018 - China cancela visita a EUA  e tensão comercial aumenta

2019 - Jean-Claude Juncker diz que Brexit “é um momento trágico para a Europa”.

2019 - Milton Nascimento diz que música brasileira “está uma merda”.

2020 - Ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa, recomenda que moradores de Madrid limitem deslocamentos.

2020 - Governo da Espanha aprova lei que regulará ao trabalho remoto (home office).

2020 - França registra mais de 10 mil novos casos de covid-19 em um dia.

2020 - Na Itália, o primeiro-ministro Giuseppe Conte se irrita com cidadão ao ouvir que covid “não existe”: “Mas como não existe? Olha os números, nós somos sérios, ou os mortos também não existem? Não digamos bobagens.”

2020 - EUA atingem 200 mil mortes por covid 19.

2020 - Facebook elimina contas chinesas falsas com conteúdo relacionado às eleições americanas.

2020 - Sindicato de Hollywood fecham acordo para volta dos trabalhos em estudos.

2020 - Na Inglaterra, o primeiro-ministro Boris Johnson adverte para “ponto de inflexão perigoso” na luta contra covid-19.

2020 - Greve dos funcionários públicos na Alemanha.

2020 - Revelada queda de 19,1% do PIB da Argentina no segundo trimestre de 2020.

2020 - Presidente Vladimir Putin oferece vacina russa de graça para imunizar funcionários.

2020 - Força aérea da China tira do ar propaganda acusada de usar imagens de filmes americanas.

2020 - Presidente Xi Jinping garante que não vai entrar em guerra: “Nem fria, nem quente”.

2020 - Manifestação contra o governo em várias cidades da Bulgária.

2020 - Ucrânia anuncia plano para privatizar estabelecimentos prisionais.

2020 - Revolucionários Donald Trump abrem a primeira Assembleia Geral virtual da ONU.

2020 - Prefeitura do Rio de Janeiro promove passeio de bicicleta para celebrar o Dia Mundial Sem Carro.

2020 - O traficante Elias Maluco é encontrado morto no presídio de segurança máxima de Catanduva.

2020 - Prefeitura de Belo Horizonte (MG) veta torcida de futebol em estádios da capital.

2020 - Morreu o cantor e compositor brasileiro Gerson King Combo.

2020 - Planetários de todo o país se unem em sessão virtual exclusiva na chegada da primavera.

2020 - STJ decide manter prisão de ex-deputada Cristiane Brasil (PTB).

2020 - Justiça do Rio de Janeiro suspende retorno às aulas em Niterói.

2020 - Nestor Forster é confirmado pelo Senado no cargo de embaixador do Brasil nos EUA.

2020 - Localiza e Unidas anunciam fusão e criam gigante da locação de veículos.

2020 - Elias Pereira da Silva, mais conhecido como Elias Maluco, rm Catanduvas (SC). Nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 23.05.1966, foi um dos maiores traficantes de drogas do Rio de Janeiro. Foi preso em 19 de setembro de 2002, após uma caçada humana de três meses, na sequência do assassinato do jornalista Tim Lopes. Integrante da facção criminosa Comando Vermelho, comandava o tráfico de drogas em trinta favelas das imediações do Complexo do Alemão e foi encontrado morto numa cela da Penitenciária Federal de Catanduvas. De acordo com o órgão, o corpo do traficante aparentava sinais de enforcamento.

2021 - França desmente que vá ceder sua vaga na ONU para União Europeia. 

2021 - Nos EUA, Google  da Penha, sendo acusado pela morte de mais de sessenta pessoas.

2021 - Nos EUA, Google lança nova Central de Segurança focada em controle de privacidade; Apple barra Fortnite em App Store até que casos na Justiça sejam reduzidos; EUA autorizam o reforço da Pfizer em idosos e grupo com alta exposição; Microsoft anuncia o celular Surface Duo 2.

2021 - Chile inicia campanha presidencial.

2021 - Colômbia anuncia que irá regularizar 1 milhão de venezuelanos no começo de 2022.

2021 - Morte do boxeador cubana Orlando Martinez Romero.

2021 - Terremoto de magnitude 6,5 na costa oeste da Nicarágua.

2021 - No Irã, presidente Ebrahim Raisi crítica posição “hegemônica” de Washington no mundo.

2021 - Lituânia diz a seus cidadãos para jogarem fora seus telefones celulares chineses.

2021 - Argélia fecha espaço aéreo para aviões civis de Marrocos.

2021 - O secretário-geral da ONU, Jens Stoltenberg, pede a união entre os aliados.

2021 - Ministério da Saúde notifica Butantã descumprimento de contrato na entrega de CoronaVac.

2021 - Amazonastur divulga programação completa do 1º Festival Amazonas de Turismo.

2021 - Shows com público voltam a ser autorizados em Brasília (DF).

2021 - Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova criação do TRF-6, em Minas Gerais.

2021 - Brasil ultrapassa 592 mil mortes por covid.

2021 - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebe remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

2021 - Governo de Minas Gerais anuncia um pacote de concessões.

2021 - Banco Central volta levar Selic para 6,25%.2021/

TÚNEL DO TEMPO

Vanusa – Sonhos de um palhaço



SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.ponteiro.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário