quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Fatos históricos de 23 de setembro

23 de setembro é o 266º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 99 para acabar 2022.

- Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres, Meninas e Meninos - Comemoração instituída em 1999 a partir da cidade bangladeshiana de Dhaka pela Conferência Mundial da CATW (Coalizão contra o Tráfego de Mulheres ou Crianças), para marcar a data da aprovação da "Lei Palacios" (proposta pelo deputado socialista argentino, Alfredo Palacios) e confirmada no Senado argentino em 23.09.1913, que punia com penas de 3 a 6 anos de prisão quem promovesse ou facilitasse a prostituição e corrupção de menores de idade.

- Dia Internacional da Ética na Mídia - Comemoração promovida pelo CIME (Centro Internacional de Ética na Mídia ou "Center for International Media Ethics"), com eventos no Paquistão, Zimbábue, Nigéria, Gana, Etiópia, Indonésia, Albânia, Rússia, Camboja, Sul do Sudão, Peru e Hungria, numa oportunidade para a comunidade de jornalistas se reunir online e/ou pessoalmente, para discutir dilemas éticos relacionados com o jornalismo.

- Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito - Comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.821, de 05.06.2013, para marcar a data da Lei Nº 9.503, de 23.09.1997, que instituiu o "Código de Trânsito Brasileiro" e criou a profissão dos Agentes da Autoridade de Trânsito no Brasil.

- Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico - Comemorado por Brasileiros, conforme Lei Nº 11.940, de 19.05.2009, para marcar a data da criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, instituída no Brasil pelo Decreto Nº 7.566, de 23.09. 1909, e que daria origem às escolas técnicas e agrotécnicas federais e aos Cefets (Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica) no país.

- Dia Estadual da Psicanálise - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei Nº 14.516, de 08.12.2009, para marcar a data da morte do pesquisador e psicanalista austríaco, Sigmund Freud (23.09.1939).

- Dia Nacional do Sorvete - Comemoração instituída no Brasil em 2002 pela Abis [Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete], para comemorar o início do período mais quente do ano, com a entrada da primavera.

Dia Estadual do Lazer Infantil - Comemoração móvel do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 15.037 de 18 de novembro de 2011, com o fim de proporcionar oficinas de arte, contação de histórias, jogos, brincadeiras, pula-pula e demais brinquedos, a serem instaladas de acordo com critérios dos CREDES [Centros Regionais de Desenvolvimento da Educação] do Estado cearense: sábado compreendido entre os dias 20 e 26 de setembro.

EVANGELHO (Lc 9,18-22)

25ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.

22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: São Pio de Pietrelcina

EFEMÉRIDES

Zé Fidélis (1910-1985)

63 a.C - Nascimento de Caio Júlio César Otaviano Augusto (Gaius Julius Caesar Octavianus Augustus), em Roma-atual Itália. Foi o primeiro imperador romano. Herdeiro adotivo de Júlio César, chegou ao poder através do segundo triunvirato, formado com Marco Antônio e Lépido.  Morreu em Nola, Itália, Império Romano, em 19.08.0014.

1122 - Papa Calisto II resolve a questão das investiduras por meio da Concordata de Worms, que marca o início da supremacia da autoridade papal sobre a imperial.

1222 - Papa Calisto II resolve a questão das investiduras por meio da Concordata de Worms, que marca o início da supremacia da autoridade papal sobre a imperial.

1459 - Guerra das Rosas - Batalha de Blore Heath: Margarida de Anjou perde a batalha para o Conde de Warwick, que se junta ao resto do exército de York em Ludlow.

1529 - O Cerco de Viena impede que Solimão I ataque a cidade.

1571 - Luiz Vaz de Camões obtém licença para a publicação de “Os Lusíadas”.

1600 - Ordenação de São Vicente de Paulo.

1642 - Primeiro curso de graduação da Universidade de Harvard.

1703 - Carta régia proíbe às escravas, no Brasil, o uso de sedas, tecidos caros e ouro.

1779 - Durante a Revolução Americana, o esquadrão comandado por John Paul Jones no USS Bonhomme Richard ganhou a Batalha de Flamborough Head, na costa da Inglaterra, contra dois navios de guerra britânicos.

1780 - Durante a Revolução Americana: o major britânico John André é preso por soldados americanos sob a acusação de espionagem.

1788 - Nascimento de Bento Gonçalves (Bento Gonçalves da Silva), em Triunfo (RS). Foi um militar, maçom e revolucionário, e um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. Morreu em Pedras Brancas  (RS), em 18.07.1847.

1803 - Segunda Guerra Anglo-Marata: Batalha de Assaye entre a Companhia Britânica das Índias Orientais e o Império Marata na Índia.

1806 - Lewis e Clark retornam a St. Louis depois de explorar o noroeste do Pacífico dos Estados Unidos.

1846 - O astrônomo Johann Gottfried Galle localiza o oitavo planeta do sistema solar, que recebeu o nome de Netuno.

1856 - Nasceu Abel Botelho (Abel Acácio de Almeida Botelho), em Tabuaço, Portugal. Foi um militar, e diplomata português, destacou-se também como escritor. Representante em Portugal do realismo extremo, conhecido como Naturalismo, escreveu, entre outros, o O Barão de Lavos e O Livro de Alda, os dois primeiros títulos da série Patologia Social.  Morreu em Buenos Aires, Argentina, em 1917.

1868 - Grito de Lares ("Revolta de Lares") ocorre em Porto Rico contra o domínio espanhol.

1889 - Fusajiro Yamauchi funda a empresa de cartas de Hanafuda e futuramente de Video games Nintendo.

1898 - Nasceu Heitor dos Prazeres, no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, onde também morreu em 04/10/1966. Músico, compositor (1912) e sambista, contribuiu para a fundação de várias Escolas (Mangueira, Portela, etc.); pintor primitivista (1937), participou da I Bienal de São Paulo (1951), além de expor no exterior.

1889 - A Nintendo Koppai (mais tarde Nintendo Company, Limited) é fundada por Fusajiro Yamauchi para produzir e comercializar o jogo de cartas Hanafuda.

1904 - Nasceu Gilda de Abreu, em Paris, França.  Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 04/06/1979. Cantora, compositora, escritora (autora de livros infantis e romances), cineasta e atriz (estreia no cinema em "Bonequinha de Seda", 1935) radicada no Rio de Janeiro (1914). Esposa do Vicente Celestino, foi uma das primeiras mulheres a dirigir filmes no Brasil, fazendo estrondoso sucesso com o melodrama "O Ébrio" de 1946, sobre a ascensão e decadência de um cantor em virtude de uma decepção amorosa e do alcoolismo.

1905 - Noruega e Suécia assinam o "Tratado de Karlstad", dissolvendo pacificamente a união entre os dois países.

1909 - Criação da Escola Técnica Federal do Ceará.

1909 - O presidente do Brasil Nilo Peçanha cria os Liceus de Artes e Ofícios.

1910 - Nasceu Zé Fidélis (Gino Cortopassi) em São Paulo (SP), onde também morreu em 15.03.1985. Foi um cantor, compositor, radialista, humorista, e um dos pioneiros do humor radiofônico brasileiro.

1913 - A Primeira Travessia do Mediterrâneo em avião, por Roland Garros, jogador de tênis e pioneiro da aviação francesa, em 7 h 53 min.

1919 - Criadas, pelo presidente Nilo Peçanha, as escolas de Aprendizes Artífices, hoje a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

1923 - Fundação do atual Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, então chamada Academia de Belas Artes.

1930 - Nasceu Ray Charles (Ray Charles Robinson), em Albany, EUA. foi um pianista pioneiro e cantor de música soul que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador intérprete de R&B. Ray Charles não nasceu cego. Ele ficou totalmente cego aos sete anos de idade. Charles nunca soube exatamente por que perdeu a visão, apesar de existirem fontes que sugerem que sua cegueira era devido a glaucoma, enquanto outras fontes sugerem que Ray começou a perder a sua visão devido a uma infecção provocada por água com sabão nos seus olhos, que foi deixado sem tratamento.

1932 - A unificação da Arábia Saudita é concluída.

1938 - O exército da Tchecoslováquia é mobilizado em resposta ao Acordo de Munique.

1938 - Decreto-lei torna obrigatória a adição de álcool anidrido à gasolina produzida no país.

1939 - Morreu Sigmund Freud (Sigismund Schlomo Freud), em Londres, Inglaterra. Psiquiatra austríaco, criador da psicanálise, formou-se em medicina e especializou-se em Neurologia, tendo logo a seguir criado a Psicanálise. Nasceu em Příbor, Império Austríaco, hoje República Tcheca., em 06.05.1856.

1940 - Nasceu Michel Temmer (Michel Miguel Elias Temer Lulia), em Tietê (SP). É um advogado, doutor em Direito e político, presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), e atual vice-presidente do Brasil no governo da presidente Dilma Rousseff. Foi presidente da Câmara dos Deputados por três vezes.

1940 - Alemanha, Itália e Japão firmam, em Berlim, o pacto Tripartito, de caráter político, militar e econômico.

1943 - Benito Mussolini proclama a República Social Italiana.

1943 - Nasce Júlio Iglesias (Julio José Iglesias Puga de la Cueva), cantor espanhol, em Madrid, Espanha. Cantor popular de fama internacional, tido como o intérprete latino mais bem sucedido de todos os tempos: 250.000.000 de cópias, 2.600 discos de ouro e platina; 4.000 espetáculos em mais de 500 cidades do mundo. Atuou no time juvenil do Real Madrid, na posição de goleiro, entre 1958 e 1962. Sua carreira esportiva, contudo, chegou ao fim prematuramente em consequência de lesões sofridas durante um terrível acidente de viação, em 1962. Daí, optara então, alternativamente, a uma carreira musical. É pai do cantor filho Enrique Iglesias.

1944 - Roosevelt faz seu famoso Discurso de Fala. A 23 de Setembro de 1944, Roosevelt fez o seu famosos "discurso Fala", enquanto em campanha para eleição presidencial de 1944. O discurso de 39,5 minutos foi feito durante um jantar de campanha em Washington. No discurso, Roosevelt ataca o partido Republicano com detalhes de ataques feitos a ele. No discurso Roosevelt refere-se a uma falsa história, em que Roosevelt teria se esquecido de Fala nas ilhas Aleutas enquanto em visita e que teria enviado uma navio de guerra da marinha dos Estados Unidos para ir buscar Fala.

1950 - O Senado americano aprova a lei de repressão de atividades antiamericanas, proposta pelo senador republicano McCarthy.

1952 - Rocky Marciano vence por nocaute a Jersey Joe Walkott, e é o primeiro boxeador branco, desde 1937, proclamado campeão mundial de peso pesado.

1955 - Uma junta militar assume o poder na Argentina.

1956 - O governo da Alemanha Oriental decide permitir por um ano que os habitantes de Berlim ocidental visitem Berlim oriental durante certos feriados e para tratar de problemas em família.

1956 - O governo boliviano decreta o estado de sítio para reprimir distúrbios populares.

1956 - Nasceu Paolo Rossi, em Santa Lucia di Prato, Itália. Ex-jogador de Futebol (atacante); revelado pelo JUVENTUS, atua no COMO/ITA, VICENZA/ITA, PERUGIA/ITA, JUVENTUS/ITA, MILAN/ITA e VERONA/ITA; pela Seleção participa das Copas de 1978 (Argentina) e Espanha (1982, campeão mundial); é suspenso (1979) acusado de manipular resultados, voltando em 1982; deixa os campos em 1987.

1959 - Nasce Hortência (Hortência de Fátima Marcari), em Potirendaba (SP). É uma ex-jogadora de basquete, sendo considerada uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos. As maiores homenagens já recebidas por ela foi o convite para fazer parte do Hall da Fama do basquetebol feminino dos Estados Unidos em 2002 e do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame em 2005.

1962 - Nasceu o cantor Paulo Ricardo (Paulo Ricardo Oliveira Nery de Medeiros), no Rio de Janeiro (RJ).

1964 - O governo da Alemanha Oriental decide permitir por um ano que os habitantes de Berlim ocidental visitem Berlim oriental durante certos feriados e para tratar de problemas em família.

1964 - Igreja admite mulheres no Concílio Vaticano II.

1968 - Brasil desvaloriza moeda.

1968 - A primeira-ministra da Índia, Indira Gandhi, é recebida em Brasília pelo presidente Costa e Silva.

1968 - Morreu Padre Pio de Pietrelcina (Francesco Forgione), em San Giovanni Rotondo, Itália. Foi um sacerdote católico italiano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, elevado a santo pela Igreja Católica como São Pio de Pietrelcina. Foi ainda em vida, de uma veneração popular de grandes proporções, principalmente por uma de suas capacidades de curar os enfermos. O procedimento que levou à sua canonização teve início com o nihil obstat de 29 de novembro de 1982. Em 20 de março de 1993 foi começado o processo diocesano para sua canonização. Em 21 de janeiro de 1990 Padre Pio foi proclamado "venerável", beatificado em 2 de maio de 1999 e foi canonizado em 16 de junho de 2002, proclamado na Praça de São Pedro pelo pontífice Papa João Paulo II como São Pio de Pietrelcina. A sua festa litúrgica é celebrada dia 23 de setembro. No dia seguinte à sua canonização, o Santo Padre Papa João Paulo II disse que "Acima de tudo, ele foi um religioso que sinceramente amou Cristo crucificado... Ele participou no mistério da Cruz." Padre Pio nasceu em Pietrelcina, Itália, em 25.05.1887.

1973 - 18 anos após sua deposição, Juan Domingo Perón retorna à presidência da Argentina. Ele é eleito com 62% dos votos, mas permanece no poder durante menos de dez meses.

1973 - Morreu Pablo Neruda, em Santiago, Chile. Cônsul do Chile na Espanha e no México, eleito senador em 1945 e embaixador na França, em 1970. Tornou-se marxista e revolucionário. Era a voz angustiada da República Espanhola e, depois, das revoluções latino-americanas. Esteve diversas vezes no Brasil.  Nasceu em Parral, Chile, em 12/07/1904.

1979 - Cerca de 200.000 pessoas reunem-se no Battery Park, em Nova York, na maior manifestação antinuclear já realizada nos EUA.

1983 - São Cristóvão e Nevis é admitido como Estado-Membro da ONU.

1985 - Brasil assina convenção da ONU contra tortura e tratamentos ou penas cruéis ou degradantes.

1987 - Presidente da Petrobrás, Osíris Silva, anuncia que a produção brasileira de petróleo ultrapassa 601.000 barris.

1991 - Entra em operação o novo serviço dos Correios, o PAQPOST.

1993 - Reunidos em Brasília, representantes de diversos países criam a Associação dos Países Produtores de Café.

1994 - O primeiro bebê de proveta brasileiro gerado durante a menopausa da mãe nasce no Rio de Janeiro. A mãe é uma enfermeira de 53 anos.

1997 - O presidente Fernando Henrique Cardoso sanciona o novo Código Nacional de trânsito.

1997 - Brasil ratifica a Convenção da ONU de Combate à Desertificação.

1997 - Um show da banda de rock irlandesa U2 une jovens muçulmanos, sérvios e croatas em Sarajevo, na Bósnia-Hezergovina.

1998 - O Paquistão passa a fazer parte do Tratado de Proibição de Provas Nucleares e pede o fim das sanções econômicas internacionais.

2001 - George W.Bush torna-se o presidente mais popular da história dos EUA.

2001 - Papa João Paulo II faz apelo dramático contra a guerra do Afeganistão.

2002 - Lançada a primeira versão pública do navegador Mozilla Firefox ("Phoenix 0.1").

2003 - O Senado aprova o Estatuto do Idoso.

2004 - Mais de 3 000 pessoas morrem no Haiti depois que o furacão Jeanne produz enormes inundações e deslizamentos de terra.

2004 - O Diário Oficial da União publica a lei sancionada pelo presidente Lula que determina a inscrição do nome de Chico Mendes no Livro dos heróis da pátria.

2004 - Presidente Lula pede desculpas por ter manifestado apoio

2004 - França e Inglaterra apoiam o Brasil para o Conselho de Segurança da ONU (A Itália rejeita).

2005 - Morreu Apolônio de Carvalho, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um militar brasileiro e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Por suas idéias de esquerda, Apolônio de Carvalho passou parte de sua vida no exílio e foi transformado em personagem por Jorge Amado, é o Apolinário, da obra "Subterrâneos da liberdade". O escritor baiano chamava o ativista de "herói de três pátrias" porque Apolônio participou da revolta (Intentona) comunista de 1935, da Guerra Civil espanhola, da Resistência Francesa contra os nazistas e da guerrilha contra o regime militar brasileiro (1964-1985). Nasceu em Corumbá (MS), em 09.02.1912.

2005 - Revista Veja denuncia o escândalo da arbitragem (esquema de compra de juízes).

2007 - Presidente Hugo Chàves reitera interesse pelo Mercosul e critica os EUA.

2008 - Matti Saari mata dez pessoas antes de cometer suicídio.

2008 - Presidente Lula discursa na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.

2009 - O ministro egípcio da Cultura acusa a UNESCO de tornar-se “politizada”.

2009 - Sondas espaciais Chandrayaan-1, Cassini e DeepImpact comprovam existência de água na lua.

2010 - O filme “Lula - O filho do Brasil” é escolhido para competir por indicação ao Oscar.

2011 - IBGE lança banco de dados com nomes geográficos brasileiros.           

2012 - Avalanche mata nove alpinistas na montanha Manaslu, no Nepal.

2013 - Governo anuncia mudanças nas regras para o leilão do aeroporto de Confins (MG).

2014 - ONU organiza encontro sobre o Clima para debater aquecimento global e efeito estufa.

2014 - Papa Francisco pede por colaboração global sobre crise migratória.

2014 - Ministro Lewandowski (STF) assume a Presidência da República do Brasil até o dia seguinte.

2015 - Justiça dos EUA libera os direitos autorais da música “Happy Birthday”.

Governo egípcio concede anistia a dois jornalistas do jornal Al Jazeera.

2015 - Câmara conclui votação da PEC do Pacto Federativo.

2015 - Comissão Especial do Senado aprova os primeiros projetos da Agenda Brasil.

2015 - Câmara aprova aposentadoria compulsória aos 75 anos para servidor público.

2015 - Congresso adia análise do veto ao reajuste do Judiciário.

2016 - Medida Provisória do Ensino Médio é publicada em edição extra do Diário Oficial.

2016 - Supremo Tribunal Federal autoriza apuração sobre fatos delatados por Sérgio Machado.

2016 - Polícia Federal inicia a 9ª etapa da Operação Acrônimo sobre campanhas eleitorais.

2017 - Terremoto de magnitude de 6,1 atinge a região central e sul do México.

2017 - Teólogos conservadores acusam papa Francisco de propagar hereges.

2018 - Bill Gates pede luta contra a pobreza no mundo e em particular na África.

2018 - EUA rejeitam acusação do Irã sobre envolvimento em ataque em desfile militar.

2018 - Presidente Temer viaja para participar da Assembleia Geral da ONU.

2018 - O técnico Cuca (do Santos) sofre um princípio de enfarte.

2019 - Na França, presidente Macron lança grande aliança (sem o Brasil) para proteger florestas tropicais.

2019 - ONU inicia sua cúpula climática (Climate Action Summit)

2019 - Lionel Messi é eleito pela 6ª vez como melhor jogador pela FIFA.

2019 - Os grupos russos Uralkali e Uralchem passam a controlar a Fertilizantes Hering.

2019 - Paraná lança três projetos de parcerias público-privadas.

2019 - O ex-presidente Lula considera “humilhante” submissão de Jair Bolsonaro aos EUA.

2019 - O ex-presidente Hamilton Mourão culpa tráfico de drogas por morte da menina Ágatha (20.09.2019).

2019 - Ceará tem noite de ataques a ônibus escolares e veículos nas ruas.

2020 - Na França, Ministério da Saúde anuncia restrições da vida noturna para conter surto de covid-19; França dobra período de licença paternidade para 28 dias a partir de 2021; Meios de comunicação da França pedem solidariedade com Charlie Hebdo após novas ameaças,

2020 - Federação Italiana abre investigação sobre exame de cidadania do uruguaio Luis Suárez.

2020 - Nos EUA, Jeff Amazon, anuncia pré-escola gratuita de linha montessoriana para crianças pobres.

2020 – Presidente Trump crítica Meghan Markle (esposa do príncipe Harry): “Não sou fã dela. Desejo muita sorte a Harry, porque ele vai precisar dela.”

2020 - Policiais que mataram mulher negra Breonna Taylor são absorvidos e gera protestos em Louisville.

2020 – Johnson & Johnson inicia a última etapa de testes clínicos de vacina contra covid 19.

2020 - Nos EUA Instagram Reels, concorrente do TikTok amplia a duração dos vídeos para 30 segundos.

2020 - Governo britânico anuncia que não vai apresentar orçamentos gerais devido à pandemia.

2020 – O epidemiologista Anders Tegnell anuncia mudanças na resposta sueca ao coronavírus: “Estamos pensando de restrições bastante curtas, para interromper a propagação da infecção requer duas a três semanas no máximo.

2020 - Bélgica anuncia relaxamento de algumas regras nas medidas para conter a pandemia de covid-19.

2020 - Justiça determina a prisão do ex-presidente (2007/2017) Rafael Correia.

2020 - China permite regresso de estrangeiros com autorização de residência; China rejeita acusação de “trabalho forçado” de uigures em Xinjiang.

2020 - Na Arábia Saudita, Rei Salman Bin Abdulaziz AL Saud estreia na Assembleia Geral da ONU com críticas ao Irã,

2020 – No Líbanp, presidente Michel Aoun pede ajuda na ONU para reconstrução pós-explosão.

2020 - Igreja recorda a vida e missão de São Pio de Pietrelcina.

2020 - Frota do Irã fortalece com mais de 180 drones de produção nacional.

2020 - Comissão Europeia apresenta um novo Pacto para as Migrações e Asilo.

2020 - ALERJ aprova continuidade do impeachment de Wilson Witzel (PSC).

2020 - Senado aprova Medida Provisória que cria o Ministério das Comunicações.

2020 - Deputada Federal Flordelis (PSD RJ) é ouvida pela Corregedoria da Câmara dos Deputados.

2020 - Governador João Dória (PSDB-SP) questiona normas que disciplinam pagamento de precatórios.

2020 - Ministério Público Federal abre inquérito contra Silvio Santos por perguntas de sexo a criança. A pergunta em questão foi feito durante o programa comandado por ele: “O que que você acha melhor, sexo, poder ou dinheiro.

2020 – Advocacia-Geral da União promove 606 procuradores a topo da carreira, com salário de R$ 27,3 mil.

2020 - Volkswagen faz acordo com MPF para reparar violações dos direitos humanos durante a ditadura.

2020 - Museu de História Natural (MHN) da UFAL realizam webnário sobre sua história.

2020 - Caixa Econômica Federal lança nova loteria Super Sete.

2020 - Protesto virtual contra as demissões no Itaú.

2021 - Na França, ministro Bruno Lê Maire diz que Europa não pode contar com EUA para sua defesa; Justiça condena o venezuelano Ilich Ramirez Sánchez (“Carlos, o Chacal”) à prisão perpétua.

2021 - Renúncia do enviado especial dos Estados Unidos para o Haiti, Daniel Foote.

2021 - Atirador mata uma pessoa e fere outras 12 antes de cometer suicídio em um subúrbio de Memphis.

2021 - Na Inglaterra, BP restringe entregas de combustível devido à escassez de motoristas e veículos pesados.

2021 - Na Argentina, governo faz acordo com empregadores e sindicatos para aumentar o salário mínimo no país.

2021 - Primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, pede “paciência” para restaurar relações com a França.

2021 - No Peru, Ministério Público dá 24 horas para cremar corpo do líder do Sendero Luminoso, Abimael Guzmán.

2021 - Vulcão de Fogo entra em erupção na Guatemala.

2021 - Ucrânia aprova lei para limitar a influência dos empresários mais poderosos do país.

2021 - ONU alerta sobre risco de escalada na guerra civil em Mianmar.

2021 - Exposição “Veículo Elétrico Latino-Americano na Praça Charles Miller, em São Paulo.

2021 - Primeira reunião oficial com integrantes do Comitê de Gestão Participativa no Distrito Federal.

2021 - VI Mostra Nacional de Narradores nas Terras do Cariri (CE).

2021 - “Vale Gás’ e “Água Pará” são sancionados pelo governo.

2021 - Realização de “Dia de Inclusão” no Zoológico de Goiânia (GO) com entrada gratuita.

2021 - Luana Piovani critica influenciadores digitais: “Estúpidos transformados em ídolos”.

2021 - Ana Maria Braga pede desculpas após usar a expressão (“inveja branca”) ao vivo.

2021 - Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta “As Quatro Estações”, de Vivaldi.

2021 - Luciano Hang defende Prevent Senior e critica CPI da Covid-19.

2021 - Senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jorginho Mello (PL-SC) trocam farpas na CPI da Covid.

2021 - Comissão Especial da Câmara aprova texto-base da PEC da reforma administrativa.

2021 - Ministro Luís Roberto Barroso (STF) proíbe entrada de missões religiosas em terras indígenas.

2021 - Ministério Público de São Paulo cria força-tarefa para investigar denúncias contra Prevent Senior.

2021 - Augusto Aras toma posse para mais dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República.

2021 - Conselho Nacional de Justiça afasta o desembargador João Batista Damasceno (TJ-RJ).

2021 - Centrais Sindicais convocam para ato em 02/10/2021.

2021 - Manifestantes do MTST invadem a sede da Bolsa de Valores de São Paulo.

TÚNEL DO TEMPO

Vicente Celestino e Gilda Abreu - Ouvindo-te

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.ponteiro.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário