Padre João Batista Frota, 74 anos, receberá no próximo dia 09 de dezembro, em Brasília (CDF), o Prêmio de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) – edição 2011 - 17ª Edição.
O Edital, composto por uma escultura e um certificado, é concedido pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. Foram sugeridas para o agraciamento pessoas físicas e jurídicas que desenvolveram ações na área dos Direitos Humanos.
Os vencedores serão homenageados em 09 de dezembro em Brasília (DF), que coincide com o ponto alto das comemorações da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Das vinte e uma categorias são postas em concorrência Padre João Batista concorreu em “Enfrentamento à Pobreza”, compreendendo a atuação relacionada à garantia dos direitos econômicos e sociais consignados por pactos internacionais, bem como ações na área de combate à fome e segurança alimentar.
As Práticas que levaram Pe. João a ser agraciado com o Prêmio de Direitos Humanos, foram: Projeto Cabra Nossa de Cada Dia e ONG Construtores da Paz. A edição de 2011 do Prêmio teve três novas categorias incluídas: Centros de Referência em Direitos Humanos, Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua e Diversidade Religiosa.
Ao longo de 17 anos de existência do prêmio, já foram agraciados: Herbert de Souza, o Betinho, o Cardeal Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, a novelista Glória Perez, o Padre Júlio Lancelotti, ex-ministro da Justiça, José Gregori, Milton Santos,Central Única de Favelas, Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, Comissão Pastoral da Terra, Aldeias Infantis SOS Brasil – Amazonas, Grupo Cultural AfroReggae, Articulação no Semiárido Brasileiro, dentre outros.
O agraciado - Padre João Batista Frota nasceu na fazenda Pedra Branca, em Santana do Acaraú (CE), em 12 de setembro de 1937. Ordenou-se sacerdote em 26 de março de 1966. Foi vigário da Paróquia de Massapê (CE) até 1971. Também esteve como vigário da Paróquia do Patrocínio em Sobral até 2008. Mesmo tendo repassado o cargo para o Pe. João Batista Mesquita em 2008, Padre João Batista Frota continua colaborando com a Igreja e com a sociedade em quase todas as tarefas antes exercidas. (Com informações de Jorge Luís de Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário