terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Centenário do Dr. Moacir Gomes Sobreira é lembrado na Câmara de Sobral

Na seguna-feira, 5, em Sessão Especial, por sugestão do vereador Adauto Arruda, a Câmara Municipal de Sobral prestou homenagem ao centenário de nascimento do ilustre advogado Dr. Moacyr Gomes Sobreira e de sua esposa Alaíde Lima Sobreira, ambos nascidos em 1911, e atualmente falecidos.
 Vereadores Adauto Arruda (1º da esquerda para direita), Dr. João Alberto Adeodato Jr. (no centro) ao lado dos filhos do Dr. Moacyr Sobreira.
Dr. Moacyr Gomes Sobreira nasceu em Fortaleza (CE), em 19 de outubro de 1911. Bacharelado na Faculdade de Direito do Ceará, em 1932,desempenhou com brilhantismo diversas funções na área do Direito, em vários municípios cearenses, nos quais recebe homenagens. Em Ubajara dá nome ao Fórum (Ubajara). Em Sobral, onde morreu e trabalhou durante 30 anos, o jurista emprestou seu nome à Cadeira Pública, a salas de advogado e à rua. Morreu em 28 de março de 1978, aos 76 anos.

Saiba mais sobre Dr. Moacyr Gomes Sobreira lendo o discurso de agradecimento do seu filho, Dr. Narcélio Lima Sobreira, quando da inauguração de uma Biblioteca com nome do seu pai, em Fortaleza, no dia 07 de outubro de 2011.


Homenagem ao Centenário do Dr. Moacyr Gomes Sobreira
 A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, tão bem representada, nesta solenidade, por sua ilustre Defensora Pública Geral, Dra. Francilene Gomes de Brito Bessa, presta hoje justa e merecida homenagem ao advogado Dr. Moacyr Gomes Sobreira (foto) “in memoriam”, nascido em Fortaleza (CE), em 19.10.1.911, onde fez o curso secundário nos colégios São Luiz e Cearense e os preparatórios no Liceu do Ceará, ingressando posteriormente na Faculdade de Direito do Ceará, onde se bacharelou juntamente com seu irmão José Gomes Sobreira, orador da turma, em março de 1.932.
Já em março de 1.931 fora nomeado, interinamente, Promotor da Comarca de Jaguaribe e, a partir de março de 1.932 até 1.940, exerceu o cargo de Juiz Municipal em várias comarcas do Estado do Ceará. Em 1.941 deixou espontaneamente a magistratura e inscreveu-se na OAB-CE, sob nº 334. Advogou, a partir de então, inicialmente nas cidades serranas da Ibiapaba e, posteriormente, em toda a zona norte do Estado do Ceará, tendo como centro principal de suas atividades a cidade de Sobral.
Em 1.956 foi nomeado interinamente pelo governador Paulo Sarasate, Procurador Fiscal do Estado; em 1.959, Procurador Judicial da Prefeitura de Sobral e, em 1.964, Advogado de Ofício pelo Governador Virgilio Távora, cargo que exerceu em Sobral (CE) até o seu falecimento, em 28.03.78. Ele e seus colegas Drs. José Euclides Ferreira Gomes Júnior e José Gerardo Frota Parente, primeiros Advogados de Ofício nomeados para Sobral prestaram relevante assistência judiciária aos necessitados.
Vale, ainda, assinalar que, logo após sua formatura, integrou em 1.932 o Regimento de Infantaria da Revolução Constitucionalista de São Paulo, tendo sido distinguido pelo então interventor do Ceará, Carneiro de Mendonça, com a designação para Juiz Municipal de Quixadá(CE).
No convívio de longos anos, foram legados por nosso pai à sua esposa Alaíde de Lima Sobreira e a seus filhos valiosos ensinamentos de honradez, de dedicação ao trabalho, de pesquisador e estudioso assíduo dos compêndios jurídicos, que o acompanharam ao longo de sua vida e sobre os quais se debruçou, horas a fio, na defesa estrênua de seus constituintes.
Não se caracterizou o homenageado apenas como cultor do Direito e advogado combativo, como conselheiro fraterno e leal, lacônico ao ouvir consultas, mas loquaz e batalhador até a última instância nas lides forenses; revelou-se, outrossim, nas horas de lazer, um entusiasta dos romances e filmes policiais e da literatura em geral, ocupando uma cadeira na Academia Sobralense de Letras.
Não poderia, ademais, omitir sua atuação política. Militante nas hostes da extinta União Democrática Nacional, exerceu a presidência desse partido em Sobral (CE), desfraldando o lenço branco da UDN, fiel ao lema: “O preço da liberdade é a eterna vigilância”, célebre frase de seu Presidente Nacional, o Marechal do Ar, Brigadeiro Eduardo Gomes.
Nosso pai chegou ao ocaso de sua árdua jornada – promotor, juiz, advogado, procurador judicial da Prefeitura de Sobral e Procurador Fiscal do Estado – à qual se aplica como uma luva o título: “Uma vida e muitas lutas”, com a consciência do dever cumprido.
As minhas palavras finais, ao ensejo da inauguração desta Biblioteca, intitulada Dr. Moacyr Gomes Sobreira, são de agradecimento à Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e ao insigne Conselho, que aprovou sua instalação e sua denominação. Dirijo-me, ainda, de modo especial, à valorosa classe de Defensores Públicos do Ceará, que têm uma nobre missão a cumprir na defesa dos direitos dos necessitados.
Congratulo-me com a Defensoria Pública ao prestar essa homenagem póstuma ao Defensor Público devotado e incansável. Dr. Moacyr Gomes Sobreira, paladino do bem e da justiça, que nos deixou o legado de profissional íntegro e competente, gravado em filetes de ouro, fecundo, profícuo e imperecível, ressaltando-se o livro de sua autoria – JUSTIÇA VILIPENDIADA – escrito nos verdes anos de sua carreira de magistrado.
Se vivo fosse, o homenageado completaria, no próximo dia 19, cem anos.

Obrigado.
07.10.2.011.

Dr. Narcélio Lima Sobreira (Filho do homenageado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário