sábado, 17 de dezembro de 2011

Mons. Sadoc de Araújo: 80 anos a serviço de Deus e do ser humano


“Procurei sempre servir à Igreja Católica e à Universidade, as duas colunas que no mundo sustentam a cultura e a verdade”, disse Mons. Sadoc sintetizando toda sua vida e obra.
Sobral e região festejaram neste sábado, 17 de dezembro, os 80 anos de idade do Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo.O ponto máximo foi a celebração de uma solene missa, às 19h, na igreja do Cristo Ressuscitado (igreja da Ressurreição), da qual o homenageado é fundador, construtor e foi pároco durante muito tempo.  Cedo do dia o aniversariante foi acordado ao som da Banda de Música do município, depois participou de Café da Manhã especial, recebeu muito cumprimentos e depois da Santa Missa da noite participou de um coquetel em sua homenagem.

Além da participação de integrantes do clero, personalidades da cultura, da política e de outros segmentos também foi registrada a presença de milhares de fiéis e admiradores do trabalho do respeitado religioso. Por ocasião da missa usaram da palavra Dr. João Evanelista da Ponte, médico e amigo do sacerdote, e Dr. João Alberto Adeodato Jr. presidente da Câmara Municipal de Sobral. Foi observada a ausência dos familiares do Mons. Sadoc, principalmente os que residem em Fortaleza.  Acompanhe, abaixo, uma síntese biográfica do ilustre aniversariante.

O homenageado - Sacerdote exemplar, educador, historiador, intelectual de vasta cultura, músico, empreendedor e acima de tudo, homem humilde e simples, Francisco Sadoc de Araújo nasceu em Sobral no dia 17 de dezembro de 1931, na então Rua Santo Antonio, atualmente Rua Pe. Fialho, no local onde hoje reside o Sr. Luiz Melo Torquato. Filho de Galdino Orlando de Araújo e Rita Albuquerque de Araújo, recebeu o sacramento do batismo a 14 de abril do ano seguinte, tendo como padrinhos Albertino Chaves e Adalgisa Chaves.
Formação - Estudou as primeiras letras em sua terra natal com as professoras Chiquita Jácome e Chaguinha Lima, tendo concluído o curso primário no Educandário São José, da Profª. Honorina Passos, em dezembro de 1942. Com o pai, que era músico, aprendeu a tocar violão e outros instrumentos e a compor, razão pela qual é autor de diversos hinos. A 8 de dezembro de 1943 ingressou no Seminário Menor de Sobral, onde terminou o curso secundário a 8 de dezembro de 1949. Em fevereiro do ano seguinte, matriculou-se no Seminário Maior de Fortaleza, concluindo o curso de Teologia em fevereiro de 1952. Em maio daquele ano recebeu a tonsura clerical das mãos de D. José Tupinambá da Frota, na capela episcopal de Sobral. Em setembro, partiu para a Itália, a fim de estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde concluiu o bacharelado em Teologia em junho de 1954 e o mestrado em junho de 1956, tendo publicado a tese “A ciência criadora”.
Empreendeu inúmeras viagens pelo território nacional e por diversos países, acumulando mais conhecimentos à sua já sólida bagagem cultural, como participante ou ministrante de cursos, seminários, congressos, conferências e palestras. Mesmo sendo detentor de vastíssima cultura, conhecedor de vários idiomas, além de profundo estudioso da Bíblia, o homenageado avalia que ainda há muito que aprender.

Ordenação - Em 25 de fevereiro de 1956, aos 24 anos, foi ordenado sacerdote em Roma, Itália, pelo cardeal responsável por aquele templo. No dia seguinte rezou sua primeira missa na Basílica de São João de Latrão, apadrinhado por seu colega norte-americano Pe. David Warren. Já ordenado, Pe. Sadoc de Araújo teve como primeira experiência sacerdotal trabalhos realizados no Kloster Nette, em Osnabruek, cidade da Alemanha Ocidental, num convento de religiosas franciscanas, onde permaneceu por dois meses. Participou, ainda, em 1956, de um curso de atualização pastoral em Bruxelas.
Retorno - Em novembro de 1956, Pe Sadoc de Araújo retornou temporariamente a Sobral. A 8 de fevereiro de 1957 foi nomeado professor do Seminário e Capelão do Colégio Santana, cargos que exerceu até 1964, quando assumiu a reitoria do primeiro destes estabelecimentos. Em 1967, deixou novamente sua terra, indo participar de um curso de Psicologia Profunda na Faculdade Cristo Rei, que durou o ano inteiro, em São Leopoldo (RS), dirigido pelos padres jesuítas.

Educação - Retornando definitivamente a Sobral em fevereiro de 1968, Pe Sadoc de Araújo dedicou-se integralmente à evangelização e à educação. Em 1968 fundou o Ginásio de Aplicação (já extinto) e, com o apoio do então prefeito Jerônimo de Medeiros Prado, a Fundação Universidade Vale do Acaraú, atualmente Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), marco maior na educação da região e a mais importante alavanca para o progresso da cidade. Além de fundador desta instituição de ensino superior, foi também presidente do seu Conselho Diretor (1968-1984) e, após a encampação pelo governo do Estado (1984), permaneceu como reitor até 1989, dedicando-lhe mais de trinta anos de relevantes serviços. Como professor, lecionou em diversos estabelecimentos de ensino de Sobral, tais como: UVA, Ginásio de Aplicação, Colégio Santana, Colégio Sobralense, dentre outros. Além da sua atuação na sala de aula, Mons. Sadoc é um dos mais requisitados palestrantes do estado do Ceará. Seu talento é o responsável por inúmeros convites para proferir palestras em vários outros estados brasileiros.
Cargos e homenagens – Por conta da sua operosidade em diversas áreas de atuação, o religioso sobralense ocupou brilhantemente importantes cargos, pelo que foi merecedor de muitas homenagens. Seu nome figura como membro de entidades culturais, tais como: Diretor do Jornal Correio da Semana (1964/1966); Diretor da Rádio Tupinambá de Sobral; Presidente da Comissão de Encargos Educacionais do Conselho de Educacionais do Ceará (1968/1988); Presidente do Conselho Diretor da UVA; Vice-Presidente do Conselho de Educação do Ceará (1977); Presidente da Câmara do 2º Grau do Conselho de Educação do Ceará, com três mandatos de dois anos; Presidente do Rotary Club de Sobral (1977/1978); Sócio da Academia Cearense de Letras, Cadeira nº 15; Sócio da Academia Sobralense de Estudos e Letras; Membro do Instituto Cultural do Vale Caririense de Juazeiro do Norte; Membro do Instituto do Ceará; Membro do Instituto Genealógico Brasileiro; Diretor do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Olinda e Recife (1991); Capelão do Arquipélago de Fernando de Noronha (1991) e outras mais.

Dentre as inúmeras homenagens, figuram: Uma “Placa de Bronze”, na freguesia de Meixomil, Concelho de Paços de Ferreira, em Portugal; Diploma de “Honra ao Mérito”, concedido pela Câmara Junior do Brasil; Título de Cônego Honorário do Cabido da Basílica de São Pedro em Roma, concedido pela Santa Sé em 1976; Medalha Justiniano Serpa, do Governador do Estado do Ceará; Medalha do Educador, do Sindicato dos professores Particulares do Ceará; Medalha do Mérito, do RC de Fortaleza - Alagadiço; Professor Emérito da Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral; Aposição de seu busto no Campus da Betânia, por ter sido o fundador da Universidade Estadual Vale do Acaraú (1998); Título de Monsenhor concedido pela Basílica de São Pedro em Roma; Conselheiro Honorário do Conselho de Educação do Ceará (2000); Título de “Doutor Honoris Causa”, concedido pela UVA, além de outras condecorações.

No dia 25 de fevereiro deste ano, às 19h, uma missa concelebrada sob a presidência de D. Antonio Fernando Saburido, bispo da Diocese de Sobral, Mons. Sadoc de Araújo foi homenageado pelos 50 anos de sua ordenação sacerdotal. Foi saudado pelo Pe. José Linhares Ponte, seu colega e primo. Na ocasião, o reitor José Teodoro Soares fez a entrega da Medalha do Mérito Educacional da UVA ao Mons. Sadoc  de Araújo, fundador daquele estabelecimento de ensino superior. Vale ressaltar que se trata da maior honraria da Universidade, excetuando-se o Título de Doutor Honoris Causa, anteriormente concedido ao religioso sobralense.

Historiador – Há poucos anos Raimundo Girão, historiador e autor do Dicionário da Literatura Cearense, “Pe. Sadoc é atualmente é a mais saliente expressão da cultura da região norte do Estado”. O sacerdote historiador sobralense já conta com dezenas de livros publicados que comprovam sua preocupação com a compreensão e preservação do passado, possibilitando aos leitores entenderem melhor o presente para projetar melhor ainda o futuro. Vale ressaltar a ênfase que tem dado à obra de Pe. José Antonio de Maria Ibiapina, do qual é Postulador da Causa de Canonização (1ª parte), bem como à de Dom José Tupinambá da Frota, dentre outros grandes vultos locais e mundiais. O zelo pela história sintetiza seu respeito e devotamento àqueles que só praticaram o bem, como também convida seus leitores a também conhecê-los e a imitá-los.
Evangelização - Ser reconhecidamente grande como evangelizador, educador, historiador, empreendedor e disseminador da paz e do bem não é suficiente para gerar em Mons. Sadoc de Araújo sentimentos de grandeza, de busca de méritos e de auto-valorização. Pelo contrário, isso o tem tornado mais humilde, mais desapegado a honrarias terrenas, além de mais consciente da sua responsabilidade na Terra e mais obcecado pela obediência às regras que levam ao Céu.

Na evangelização, sua obra é notadamente visível na intenção quotidiana de tornar homens, mulheres e crianças mais cristãos através da divulgação da Palavra de Deus, magnificamente transmitida através de suas homilias cativantes, aconselhamentos ou nas suas mensagens ainda reproduzidas na sua Rádio Ressurreição AM 1460, por ele fundada em 12 de outubro de 2002. Na sua ação evangelizadora também está inserida a edificação de vários templos católicos, com a imprescindível colaboração de colegas do sacerdócio e devotados fiéis, tendo como exemplo a construção da Paróquia do Cristo Ressuscitado, Santuário da Mãe Rainha, Capela de Santo Expedito, reformas em diversas capelas, além de projetos como o da construção da Igreja da Bíblia, em andamento. Numa visão evangélica mais abrangente idealizou e construiu, com recursos próprios, a exemplo de outras obras suas, o Centro de Evangelização Pe. Ibiapina de Sobral (CEPI), anexo à sua paróquia, inaugurado em 1995.
Mons. Sadoc de Araújo e familiares
Como disseminador da paz e do bem, a presença amiga e de amor paternal do Mons. Sadoc de Araújo configura-se como o bastante para confortar, encorajar e estimular seus fiéis e admiradores a viverem mais santamente. Sua palavra sincera e confortante, quer no elogio, quer no aconselhamento, tem transmitido a certeza de que seu único desejo é que o ser humano transforme sua vida, se preciso, no intuito de viver melhor consigo mesmo e, conseqüentemente, com os irmãos.

Toda a vida e a obra do Mons. Francisco Sadoc de Araújo, que amanhã comemorará 75 anos de idade, a maioria dos quais realizando um trabalho pastoral em nome da fé e do bem, estão sintetizadas no seu próprio pensamento: “Procurei sempre servir à Igreja Católica e à Universidade, as duas colunas que no mundo sustentam a cultura e a verdade”.
Atualmente, depois de ter entregue o paroquiato ao Pe. Bosco Linhares, Mons. Sadoc de Araújo continua como diretor-presidente da Rádio Ressurreição e colaborando na paróquia. Mesmo estando há algum tempo em tratamento de saúde, Mons. Sadoc de Araújo continua sua missão evangelizadora com menos intensidade, é claro, quer na igreja ou através de orientações no dia-a-dia àqueles que continuam buscando ouvir suas sábias palavras.

Obrigado, Mons. Sadoc!



Nenhum comentário:

Postar um comentário