quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Curso de Formação de Cuidadores de Idosos abre 50 vagas


Capacitar trabalhadores aptos a exercerem a ocupação de Cuidador de Idosos, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função. 

Esse é o objetivo do Curso de Formação de Cuidadores de Idosos a ser ministrado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), sob a coordenação do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde.


O curso é voltado para pessoas com formação mínima no ensino médio, preferencialmente com experiência prévia como cuidador, indicadas por serviços de atenção ao idoso e demais pessoas interessadas na aprendizagem de cuidar, por demanda espontânea.

As aulas teóricas acontecerão na sede da ESP-CE e as atividades práticas em instituições de atenção ao idoso. Com carga horária de 120 horas/aula, serão ofertas 50 vagas destinadas prioritariamente aos cuidadores que acompanham pacientes dos Serviços de Atenção Domiciliar do Estado do Ceará e demais pessoas interessadas na aprendizagem de cuidar. As vagas remanescentes serão disponibilizadas para o público geral que participarão de um processo seletivo (ver cronograma abaixo).

Saiba mais

O aumento da expectativa de vida das pessoas nas modernas sociedades, resultado das conquistas tanto no campo de desenvolvimento econômico quanto na saúde pública, é um fenômeno que tem transformado o cenário mundial. Entre as conquistas referidas, entendidas como determinantes da transformação do perfil populacional, citamos as melhorias nas condições sanitárias, a ampliação do acesso a bens e serviços, a oferta de políticas públicas de saúde mais eficientes e inclusivas, além, é claro, a evolução dos conhecimentos em Gerontologia e Geriatria.

Uma das consequências do envelhecimento populacional é a transição epidemiológica. Surgem demandas específicas da epidemiologia do envelhecimento, caracterizadas pelas doenças crônicas e degenerativas, que levam a incapacidade funcional e cognitiva. Diante destas demandas, é necessário promover adaptações a essa realidade como acessibilidade, adequação ambiental, provimento de recursos materiais, definição e implantação de ações de saúde específicas e, especialmente o aumento do número de pessoas capacitadas na prestação dos cuidados.

O Ceará segue a tendência nacional de envelhecimento populacional. Nos últimos 10 anos a população de idosos aumentou 61%. Dados do censo de 2010 mostram que há no Estado 1 milhão e 63 mil pessoas com mais de 60 anos de idade vivendo no Ceará.

Cronograma

Inscrições – 24/09/2012 a 05/10/2012
Seleção – 10/10/2012
Resultado – 15/10/2012

Mais informações: (85) 3101. 1405
(Fonte: Assessoria de Comunicação da ESP-CE)

DO BLOG:
Como já citei em postagens anteriores, o número desses profissionais ainda é muito pequeno para a crescente demanda, ainda mais porque a longevidade vem aumentando.

Dessa forma, centrar um curso desse só na capital é muito pouco, embora já seja alguma coisa. 

Cabe, agora, às autoridades de saúde municipais reivindicarem essa formação de pessoal especializado também em seus próprios municípios. 

Enfim, justificativa é o que não falta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário