O
horário de verão termina no próximo domingo (17). Assim, a partir da próxima
segunda-feira (18), o horário de funcionamento da Central 135 passa a ser o
mesmo para todos os estados, ou seja, das 7h às 22h. Desde outubro , quando
teve início a mudança de horário, a população de estados das regiões Sul, Sudeste
e Centro-Oeste que adotaram a medida - para entrar em contato com os atendentes
da Central deveriam ligar das 08h às 23h.
A Central 135 funciona 24h por dia de segunda a sábado. Para falar com um
atendente, o usuário deve ligar das 7h às 22h. Após esse período, o canal
funciona apenas para consultas eletrônicas. O cidadão que liga na Central terá
acesso a três menus de opções: teclando 1, ele pode falar com os atendentes;
teclando 2, ele tem acesso ao atendimento eletrônico que permite a consulta a
situação do benefício, obtenção do resultado do pedido de revisão de benefício,
consulta ao agendamento de perícias; teclando 3, ele tem acesso à Ouvidoria em
que é possível fazer elogios, reclamações e até mesmo denúncias; e por fim, ao
teclar 5, tem a opção de consultar o resultado da revisão dos auxílios
(trata-se de nova opção da consulta eletrônica). A ligação é gratuita quando
realizada de telefone público ou fixo e tem custo de chamada local, quando
feita a partir de celular.
Atualmente, a Central tem sede em dois estados: Pernambuco e Bahia. O canal com
sede em Belo Horizonte foi desativado no final de 2012. As chamadas realizadas
a partir de estados das regiões Norte, Nordeste (menos Pernambuco) e Sudeste
(menos São Paulo) passaram a ser direcionadas para a Central de Salvador. Já as
chamadas originadas das regiões Centro-Oeste, Sul e dos estados de São Paulo e
Pernambuco passaram a ser encaminhadas para a Central de Caruaru.
Em 2012, o Canal de Atendimento da Previdência Social recebeu mais de 67 milhões
de chamadas de todo o país.
APS- Com o fim do horário de verão, os segurados devem ficar atentos
para o horário dos agendamentos e de funcionamento das agências que é sempre o
horário local da unidade de atendimento, que em vários estados não segue o
horário oficial de Brasília. De modo geral, o horário de funcionamento das
agências em todo o país é das 7h às 19h, mas o horário de atendimento ao
público muda conforme o fuso horário de alguns estados e a peculiaridade de
cada município. (INSS)
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