O Governo do Estado do Ceará
fechou acordo histórico para viabilizar melhorias na malha viária estadual.
Mais de R$ 1 bilhão estão garantidos para obras de implantação e restauração de
rodovias cearenses. O secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, o superintendente
do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, o diretor de obras
de engenharia rodoviária do DER, Quirino Ponte e representantes da Procuradoria
Geral do Estado (PGE), da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Planejamento
e Gestão (Seplag) estiveram reunidos, em Brasília, com a Secretaria do Tesouro
Nacional (STN), a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e a Secretaria
de Assuntos Internacionais (Sain), órgãos do Governo Federal, para definir os
termos do acordo do financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento
(BID).
O
Programa Viário de Integração e Logística – Ceará IV consiste na ampliação e
melhoria da malha rodoviária estadual, desenvolvimento de planos de
fortalecimento institucional e, capacitação de servidores do DER e tem o
objetivo de melhorar a integração regional e a logística econômico-produtiva,
através de intervenções previstas na malha viária, proporcionando maior
acessibilidade aos Polos de Desenvolvimento e integração dos grandes eixos
viários de escoamento da produção, portos e aeroportos do Estado.
A expectativa
é que aproximadamente 35 trechos rodoviários sejam beneficiados pelo Ceará IV.
“Esse programa vai mudar a categoria de várias estradas do Ceará, melhorando a
sua geometria – largura, inclinações, raios de curva e reforço no pavimento –
para permitir tráfego pesado de maior fluxo, que hoje só é permitido em BRs. O
Ceará está com isso possibilitando a interiorização do desenvolvimento
econômico por permitir o transporte de carga no interior do estado.”, comemora
o secretário da Infraestrutura.
O
valor destinado é de US$ 504.116.667 (quinhentos e quatro milhões, cento e
dezesseis mil e seiscentos e sessenta e sete dólares), sendo US$ 400 milhões
financiados pelo BID e US$ 104.116.667,00 (cento e quatro milhões, cento e
dezesseis mil e seiscentos e sessenta e sete Dólares) de contrapartida do
Estado, valores estes referentes a primeira etapa do programa.
A proposta segue
para análise da diretoria executiva do BID, em Washington e deve ser aprovada
em reuniões previstas para o dia 03 de julho de 2013, quando se inicia o
processo licitatório dos oito primeiros trechos da amostra representativa do
programa, mesmo antes da assinatura do contrato. Segundo o superintendente do DER
a partir do mês de agosto será iniciado o processo de negociação da segunda
etapa do Ceará IV.
O
programa começará a partir da pavimentação de quatro trechos e restauração de
outros quatro. São eles:
Obras
de pavimentação
Obras de restauração
Rodovia CE-187 - Trecho: Salitre/Divisa CE/PE, com 14km de extensão
Rodovia CE-060 - Trecho: Mombaça/Acopiara, com 46km de extensão
Rodovia CE-232 - Trecho: Massapê/Moraújo, com 42km de extensão
Rodovia CE-060 - Trecho: Juazeiro do Norte/Caririaçu, com 27km de extensão
Rodovia CE-253 - Trecho: Groaíras/Cariré, com 16km de extensão
Rodovia CE-371 - Trecho: Acopiara/Catarina, com 56km de extensão
Rodovia CE-371 - Trecho: Palhano/Itaiçaba, com 18km de extensão
Rodovia CE-183 - Trecho: Entroncamento BR-222/Varjota, com 53km de extensão
Esses
trechos foram eleitos como representativos da amostra por técnicos do DER, que
levaram em consideração aspectos técnicos e financeiros.
Saiba mais - Na
primeira etapa o Governo do Estado pavimentará cerca de 410 km de novas
rodovias em todo o Ceará. As obras irão beneficiar cerca de 25 municípios. Além
da redução dos custos operacionais de transporte e a melhoria da integração
regional entre as diversas regiões do Estado, as obras gerarão durante a sua
execução três mil empregos diretos e mais de dez mil indiretos. Além da
pavimentação o Governo irá restaurar 850 km, previstos também no programa. A
ação beneficiará diretamente 50 municípios em todas as microrregiões do Ceará.
(Assessoria de Comunicação da Seinfra)
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