sábado, 2 de novembro de 2013

De Olho na Língua - Prof. Antônio da Costa - antoniodacosta53@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - 02.11.13)

O PROCESSO DEU ENTRADA “JUNTO” AO STF

Processo dá entrada “no” STF. Igualmente: O jogador foi contratado “do” (e não “junto ao”) Guarani; Cresceu muito o prestígio do jornal entre os (e não “junto aos”) leitores; Era grande a sua dívida com o (e não “junto ao”) banco; A reclamação foi apresentada ao (e não “junto ao”) PROCON. 


ENQUANTO QUE
A conjunção enquanto ganhou um “que” por analogia com outras locuções (sem que, posto que, logo que, tanto que, assim que, depois que, antes que, etc.). Ex.: Uns trabalham enquanto que outros brincam. Embora locução já corrente, sempre será visto com bons olhos o uso apenas de “enquanto”. Trata-se de uma ótima e oportuna medida de racionalização.

AR CONDICIONADO / AR-CONDICIONADO
Sem hífen é o próprio ar: O ar condicionado lhe faz mal. Com hífen designa o aparelho: Comprou um ar-condicionado GL. Plural: ares-condicionados.

MISSA DE SÉTIMO DIA (Texto completo)
Apesar de ser assim anunciada, a expressão castiça é: Missa do sétimo dia. Quando o substantivo é determinado, usa-se o artigo obrigatoriamente. Ademais, antes de numeral ordinal não se deixa de empregar o artigo. Exs.: Comi o segundo bife; Estamos no sétimo andar; Procure ler o quarto capítulo. Por isso é que temos de usar o artigo, ainda nessas expressões: Comemorações do primeiro aniversário; Missa do trigésimo dia; Supletivo do Primeiro e do Segundo Graus (Grau), além de outras. Pois, então, não se diz “missa do primeiro aniversário, missa do sétimo aniversário?’’ Por que, então, dizer “missa de sétimo dia?” Deixemos, contudo, esses acontecimentos do sétimo dia e passemos a outro, menos triste.

A MOÇA ESTAVA ALI “HÁ” MUITO TEMPO (Correspondência temporal)
“Haver” concorda com “estava”. Portanto: A moça estava ali havia (ou fazia) muito tempo; Ela doara sangue ao filho havia (fazia) poucos meses; estava sem dormir havia (ou fazia) poucos meses. (O “havia” se impõe quando o verbo está no imperfeito e no mais que perfeito do indicativo).

ELE “INTERMEDIA” A NEGOCIAÇÃO
Mediar e intermediar conjugam-se como “odiar”. Ex.: Ele intermedeia (ou medeia) a negociação. Remediar, ansiar e incendiar também seguem essa norma: remedeiam; que eles anseiem; incendeio.

JÁ “FOI COMUNICADO” DA DECISÃO
Uma decisão é comunicada, mas ninguém “é comunicado” de alguma coisa. Assim: Já foi informado (cientificado, avisado) da decisão. Outra forma errada: A diretoria “comunicou” os empregados da decisão. Opções corretas: A diretoria comunicou a decisão aos empregados; A decisão foi comunicada aos empregados

VAI PARA
O verbo IR, nas expressões de tempo, é impessoal: Vai para dez anos que o presidente renunciou. Da mesma forma “vai por” ou “vai em”.

AO MEU VER
Diga-se: A meu ver. Não existe artigo nessas expressões. Exs.: A meu ver; a seu ver; a nosso ver.

(*) Professor Antonio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral. Contatos: (088) 9409-9922 e (088) 9762-2542.

Nenhum comentário:

Postar um comentário