segunda-feira, 14 de abril de 2014

Fatos históricos de 15 de abril

15 de abril é o 105º dia do ano no calendário gregoriano. Faltando, a partir dele, 260 para acabar 2014.

- Dia Internacional da Cultura - Comemorado para marcar a data da assinatura do "Pacto Roerich", que foi oficialmente firmado na Casa Branca em Washington por Estados Unidos da América mais 20 países da América Latina em 15 de abril de 1935.

- Dia Mundial da Arte - Instituído pela IAA (Associação Internacional das Artes ou "International Association of Arts") com o apoio da UNESCO, para marcar a data do nascimento do artista e engenheiro italiano do Renascentismo, Leonardo da Vinci, em 15 de abril de 1462.

- Dia Nacional da Conservação do Solo - Conforme Lei Nº 7.876, de 13.11.1989, que também conta com celebrações relacionadas em outros países do mundo, para marcar a data do nascimento do pioneiro norte-americano no campo da conservação do solo, Hugh Hammond Bennett, em 15 de abril de 1881. Ele fundou e dirigiu a agência Federal norte-americana, Serviço de Conservação do Solo ou "Soil Conservation Service", atual Serviço de Conservação dos Recursos Naturais) dos Estados Unidos da América.
- Dia Internacional do Laboratório de Ciências Biomédicas
- Dia Mundial do Desenhista
EVANGELHO (Jo 13,21-33.36-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”
26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Isca­riotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.
28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.
31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me pro­curareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Crescente

EFEMÉRIDES
 Leonardo Da Vinci (1450 - 1519)
1450 - Nasceu Leonardo Da Vinci (Leonardo di ser Piero da Vinci), em Anchiano, Itália. Foi um pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, escritor, poeta e músico do Renascimento italiano. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade, embora não tivesse nenhuma formação na maioria dessas áreas, como na engenharia e na arquitetura. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo "di ser Piero" uma relação ao seu pai, "Messer Piero" (algo como Sr. Pedro), e "da Vinci", uma relação ao lugar de origem de sua família, significando "vindo de Vinci". Mesmo sem ter frequentado uma universidade, deixou em cerca de 6 mil páginas manuscritas, que permaneceram inéditas até a sua morte, a mais fantástica coleção de invenções e soluções de engenharia já imaginadas por um único homem: esboços de helicópteros, submarinos, paraquedas, veículos e embarcações automotores, máquinas voadoras e muito mais. Frases: O que não aprecia a vida não a merece; Todo o nosso saber começa nos sentimentos; A sabedoria é filha da experiência; O conselho é muito mal recebido pelos que dele mais necessitam, os ignorantes; Pede conselho àquele que a si próprio sabe corrigir-se; Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem. Leonardo Da Vinci morreu em Amboise, França, em 02.05.1519.
1764 - Morreu Madame de Pompadour (Jeanne-Antoinette Poisson, Marquise de Pompadour), em Versalhes, França. Tornou-se amante real e chegou a conselheira do rei, tornando-se uma das mulheres mais poderosas de sua época.Exemplo de elegância e inteligência influenciando politicamente as decisões reais, ela se tornou uma empreendedora incentivando a fundação da fábrica de porcelanas de Sèvres. Nasceu em Paris, França, em 29.12. 1721.
1820 - Chegam ao Brasil os primeiros missionários lazaristas.
1829 - O projeto de criação da Scotland Yard é apresentado à Câmara inglesa. 

1865 - Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, morre um dia depois de sofrer um atentado, em Washington. Lincoln levou um tiro na cabeça disparado pelo ator John Wilkes Booth, que fugiu e foi morto por tropas federais dias depois. Abraham Lincoln nasceu em Hodgenville, EUA, em 12.02.1809, foi um advogado e político estadunidense. Foi o décimo-sexto presidente dos Estados Unidos da América, de 1861 a 1865, sendo o primeiro presidente eleito pelo Partido Republicano. Lincoln nasceu exatamente no mesmo dia de Charles Darwin, e faleceu exatamente 17 anos e um dia antes dele. Décimo-sexto presidente dos Estados Unidos, eleito em 4 de março de 1861, foi reeleito em 1864, e governou até 1865, quando foi assassinado. Sua eleição para a presidência dos Estados Unidos, em 1860, provocou manifestações que levariam à Guerra de Secessão. Soube preservar a unidade do país durante essa guerra civil. Após o seu assassinato, sucedeu-lhe no cargo o vice-presidente Andrew Johnson.

1868 - Nasceu Francisco Braga  (Antônio Francisco Braga), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em  04.03.1945. Foi maestro e compositor. Seu nome ficou marcado na história da música brasileira como compositor do "Hino à bandeira", composto em 1905, que recebeu versos do poeta Olavo Bilac.
1874 - Primeira exposição impressionista, que marca o início da arte moderna.
1905 - Início do I Congresso Operário no Rio de Janeiro.
1906 - Primeiro Congresso Operário Brasileiro é realizado no Rio de Janeiro.
1912 - Por volta das 02h20min, o Titanic, o maior e mais luxuoso transatlântico do mundo, com 10 andares naufragou, após se chocar contra um iceberg perto de Terranova. Morrem 1.513 pessoas, e apenas 705 sobrevivem por problemas com barcos reservas. O navio havia partido de Southampton e se dirigia à Nova York.
1915 - Nasceu o cantor Gilberto Alves  (Gilberto Alves Martins), no Rio de Janeiro (RJ). Fugiu de casa aos 12 anos, junto com o irmão mais velho, e passou a trabalhar como carregador de marmitas. Pouco depois, aprendeu o ofício de sapateiro, passando a viver dessa profissão. Mesmo trabalhando, fez o curso secundário e passou a reunir-se com amigos, para serestas nas ruas do Méier e Lins de Vasconcelos. Faleceu na cidade de Jacareí, interior de São Paulo. Morreu em 04.04.1992, em Jacareí, SP.
1918 - Um avião realiza o primeiro voo sobre a Cordilheira dos Andes (desde Zapata, na Argentina, até Curicó, no Chile), tendo como tenente o argentino Candelaire.
1923 - A insulina, extraída do pâncreas da ovelha, foi liberada para tratamento em geral.
1928 - Nasceu Vida Alves, em Itanhandu (MG). Atriz de rádio e TV, entrou para a história das comunicações por ter encenado com Walter Forster o primeiro beijo da televisão brasileira, na telenovela "Sua vida me pertence", de 1951.
1931 o escritor Oswald de Andrade é preso junto com a mulher, a escritora Patrícia Galvão.
1932 - Decreto nº 568 Reorganiza o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.
1939 - Nasceu a triz Claudia Cardinalli (Claude Josephine Rose Cardinale), em Túnis, Tunísia.
1940 - Juscelino Kubitschek é nomeado prefeito de Belo Horizonte durante o governo de Getulio Vargas.
1918 - Um avião realiza o primeiro vôo sobre a Cordilheira dos Andes (desde Zapata, na Argentina, até Curicó, no Chile, tendo como tenente o argentino Candelaire.
1959 - Fidel Castro começa por Washington um giro de onze dias pelo leste dos EUA e Canadá para divulgar os objetivos da revolução cubana.
1961 - Bases cubanas são bombardeadas e o chanceler Raúl Roa diz que os ataques prenunciam uma invasão planejada pelos EUA.
1963 - Nasceu Casagrande (Walter Casagrande Júnior), em São  Paulo (SP). É ex-jogador de futebol e, atualmente, comentarista esportivo da Globo.
1964 - Castelo Branco é eleito e empossado presidente pelo Congresso brasileiro com 361 votos, 72 abstenções e 37 ausências.
1965 - Morreu, por suicídio, Edson Reis de França, no Rio de Janeiro (RJ). Cantor, violonista e compositor, juntamente com Paulo Gilvan Duarte Bezerril e João Manoel de Araújo Costa Netto, criou em 1950 o Trio Irakitan, que fez sucesso no exterior (Venezuela, Colômbia,Caribe e México) e no Brasil, após o seu retorno, em 1954. O grupo participou de 18 filmes. Nasceu em Natal (RN), em 14.03.1930.
1967 - É feita grande manifestação nos EUA contra a Guerra do Vietnã.
1968 - O secretário geral do Partido Comunista de Checoslováquia, Alexander Dubcek, e o novo presidente do país, Ludvik Svoboda, publicam um programa de medidas liberais.
1975 - Lutas entre cristãos e muçulmanos em Beirute causam uma centena de mortes após três dias de bombardeios.
1976 - Estudantes protestam em Paris contra modificações nos currículos universitários.
1977 - O Pacote de Abril impõe, no Brasil, eleição indireta para governadores e nomeação de 1/3 do Senado. O Pacote de Abril foi um conjunto de leis outorgado em 13 de abril de 1977, pelo então Presidente da República do Brasil, Ernesto Geisel que dentre outras medidas fechou temporariamente o Congresso Nacional. A imprensa chamou este conjunto de leis de Pacote de Abril. Este pacote constituía de uma emenda constitucional e de 6 decretos-leis que eram impostas à sociedade, e que alteravam as futuras eleições. Um terço dos senadores não mais seriam eleitos por voto direto, mas sim indicados pelo presidente da República, os chamados senadores biônicos. Esta medida visava na época garantir ao regime militar uma maior base de apoio no Congresso Nacional. O "pacote" também estabelecia a extensão do mandato presidencial de cinco para seis anos, a manutenção de eleições indiretas para governador e a diminuição da representação dos estados mais populosos no Congresso Nacional.
1978 - Nasceu violonista e compositor Philippe Baden Powell  (Philippe Baden Powell de Aquino), em Paris, França.  É filho do violonista e compositor Baden Powell e irmão do violonista Louis Marcel Powell.
1980 - Morre Jean-Paul Sartre (Jean-Paul Charles Aymard Sartre), em Paris, França, onde também nasceu em 21.06.1905. Foi um filósofo, escritor e crítico, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Repeliu as distinções e as funções oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Prêmio Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência. Frase: A família é como a varíola: a gente tem quando criança e fica marcado para o resto da vida.
1982 - Justiça egípcia executa assassinos do ex-presidente do Anwar al-Sadat.
1985 - África do Sul permite casamento inter-racial.
1987 - Criação do Município de Acarape (CE).
1987 - Criação do município de Barreira (CE).
1987 - Criação do município de Graça (CE).
1988 - Na maior enchente do rio Paraguai até então 95% do Pantanal Matogrossense é alagado.
1989 - Em Pequim, China, começam os Protestos de 1989 na Praça da Paz Celestial.
1989 - Morrem 95 pessoas no estádio britânico de Sheffield, após a invasão violenta de 2 mil torcedores aos 6 minutos da partido Liverpool x Nottingham, pela semifinal do Campeonato Inglês.
1990 - Morreu a atriz Greta Garbo (Greta Lovisa Gustafson), em Nova Iorque, EUA. Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes da história do cinema. Nasceu em Estocolmo, Suécia, em 18.09.1905.
1991 - Morte do poeta brasileiro Dante Milano, em Petrópolis (RJ). Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 16.06.1899.
1991- Fundação da Associação Brasileira de Editores de Livros
1993 - Um carro-bomba explode diante da embaixada do Brasil em Bogotá.
1996 - Brasil e Portugal assinam em um acordo de isenção de vistos que facilita a entrada de brasileiros em Portugal.
1997 - Morrem 343 peregrinos muçulmanos e 2 mil ficam feridos, em um incêndio em um acampamento em Meca, causado por uma bomba de gás de cozinha.
1998 - Pol Pot, ex-ditador do Camboja e líder da guerrilha comunista Khmer Vermelho, morreu de ataque cardíaco. Ele foi responsável pela morte de 2 milhões de pessoas entre 1975 e 1979.
2002 - Papa João Paulo II convoca cardeais dos Estados Unidos para analisar casos de abuso sexual.
2000 - O ex-policial conhecido pelo apelido de Rambo foi condenado a 46 anos de prisão pelo assassinato do escriturário Mário José Josino.
2000 - Foi anunciada, pela Universidade Federal do Acre, a descoberta de um sítio arqueológico na Amazônia. De acordo com os paleontólogos uma civilização teria habitado o lugar há cerda de 5000 anos.
2001 - Morreu de câncer aos 49 anos o ex vocalista americano da banda Ramones, Joey Ramone (Jeffrey Ross Hyman). Ele foi um dos precursores do punk rock.
2002 - Um Boeing 767-200 da Air China, bate contra uma colina durante chuva torrencial e neblina perto de Pusan, Coreia do Sul, matando 128 pessoas.
2005 - Presidente Lula assina decreto de homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
2006 - O jornalista Roberto Cabrini foi preso pela Polícia de São Paulo, num carro de reportagem da TV Record, com 15 papelotes de cocaína.
2007 - Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil presta homenagem a Monteiro Lobato.
2008 - Imagens geradas e distribuídas pela ESA mostram que terra está envolvida por lixo espacial.
2008 - Morreu Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Rosário, Argentina, em 01.08.1925.
2008 - Deputados aprovam projeto que pune estímulo à anorexia. A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico.
2008 - O papa Bento XVI disse, no avião rumo aos Estados Unidos, que o escândalo de pedofilia envolvendo sacerdotes católicos americanos foi "uma vergonha, que não deve se repetir".
2009 - Entram em vigor as regras de portabilidade de planos de saúde
2010 - Senadores fazem homenagem a Chico Xavier.
2011 - Polícia Federal deflagra no Piauí a Operação Estivas.
2012 - Show de Bob Dylan no Citybank Hal, no Rio de Janeiro (RJ).
2013 - Governo propõe salário mínimo de R$ 719,48 a partir de 2014.
2013 - Morreu Cleyde Yáconis (Cleyde Becker Iaconis), em São Paulo (SP). Nasceu em Pirassununga (SP), em 14.11.1923.
2013 - CNJ informa que condenou 205 por corrupção, lavagem e improbidade em 2012.

TÚNEL DO TEMPO

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário