quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fatos históricos de 18 de setembro

18 de setembro é o 262º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 104 para acabar 2014.

- Dia Mundial da Monitoração da Água - Comemoração inicialmente celebrada na data da "Lei da Água Limpa" ou "Clean Water Act", de 18.10.1972, promulgada pelo Congresso dos Estados Unidos da América.


- Dia Mundial do Bambu - Comemoração instituída durante o "8º Congresso Mundial do Bambu", realizado de 16 a 18 de setembro de 2009 pela Organização Mundial do Bambu, na cidade tailandesa de Bangkok, que conta com o apoio do Departamento Florestal da Tailândia.

- Dia dos Símbolos Nacionais - Para marcar a data em que o imperador brasileiro, Dom Pedro I, criou os Símbolos Nacionais brasileiros, ao instituir a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais, o Selo Nacional e o Hino Nacional, através de um decreto Imperial de 18.09.1822, atualmente regulamentados pela Lei Nº 5.700, de 01.09.1971.

- Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma - Comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.637, de 14.05. 2012. Objetivo: chamar a atenção sobre aquele que é considerado como o tipo de tumor maligno ocular mais comum na infância e que se desenvolve na retina normalmente em crianças de até 3 anos de idade.

- Dia Nacional da Televisão - Conforme Lei 10.255, de 09.07.2001, para marcar a data da Inauguração da PFR-3 TV Difusora, mais tarde TV Tupi, em São Paulo (SP), em 18.09.1950.

EVANGELHO (Lc 7,36-50)
24ª Semana Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que 40tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.
Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre”! 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: José de Cupertino

EFEMÉRIDES
Domingos Olímpio (1850 -1906)
1499 - Vasco da Gama entra triunfalmente em Lisboa, onde é recebido pela corte, no regresso da sua viagem à Índia.
1752 - Nasceu Adrien-Marie Legendre, em Paris, França, onde também morreu em, 10.01.1833. Foi um matemático e fez importantes contribuições à estatística, teoria dos números, álgebra abstrata e análise matemática. A cratera lunar Legendre tem esse nome em sua homenagem.
1793 - Morreu Leonhard Euler (Leonhard Paul Euler), em São Petersburgo, Rússia. Foi um matemático calvinista, o mais prolífero da história, escreveu 866 livros e artigos. Refinou a noção de Função e criou muitas notações matemáticas. Foi pioneiro da Topologia e membro da Academia de Ciências de Berlim (1741) e de Paris (1755). Nasceu em Basileia, Suíça, em15/04/1707.
1793 - Colocada a pedra fundamental no Capitólio, em Washington.
1810 - O Chile torna-se independente.
1814 - Começa o Congresso de Viena. O principal objetivo era a reordenação política da Europa após as guerras napoleônicas.
1819 - Nasceu Jean Bernard Léon Foucault, em Paris, França, onde também morreu em 11.02.1868. Foi físico e astrônomo, mais conhecido pela invenção do pêndulo de Foucault, um dispositivo que demonstra o efeito da rotação da Terra. Ele também fez uma medição inicial da velocidade da luz, descobriu as correntes de Foucault e, embora não o tenha inventado, é creditado por nomear o giroscópio. A cratera Foucault sobre a Lua e o asteroide 5668 Foucault são assim chamados em sua homenagem.
1822- Criado o escudo real do Brasil Império, por Dom Pedro I. Instituída a bandeira do Império Brasileiro. A idealização da bandeira foi de José Bonifácio e seu desenho é de Debret.
1850 - Nasceu Domingos Olímpio (Domingos Olímpio Braga Cavalcanti),em Sobral (CE). Foi um advogado, diplomata, jornalista, parlamentar e romancista. É patrono da cadeira nº 8 da Academia Cearense de Letras. Exerceu a atividade jornalística no Rio de Janeiro, em periódicos como O Comércio, Jornal do Comércio, Correio do Povo, Cidade do Rio, Gazeta de Notícias e O País. Dirigiu o periódico Os Annaes, semanário que contou com a colaboração de muitos escritores brasileiros e portugueses. Em Os Annaes publicou o romance O Almirante e deixou incompleto O Uirapuru. Deixou diversos trabalhos, entre romances e peças, a maioria inédita em livro. Apresentou candidatura para a Academia Brasileira de Letras, mas foi derrotado pelo poeta Mário de Alencar, filho do romancista cearense José de Alencar, tendo contado apenas com o apoio de Olavo Bilac, que faria um elogioso necrológio de Domingos Olímpio, ou Pojucan, um de seus pseudônimos. “Luzia Homem” é seu livro mais importante e conhecido. Domingos Olímpio morreu no Rio de Janeiro (RJ), 07.10. 1906.
1851 - Fundação do jornal The New York Times (NY Times), em Nova Iorque, EUA.
1865 - Rendição do Paraguai, durante a Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai, no ano de 1865;
1904 - Fundação do América Football Club, no Rio de Janeiro (RJ).
1905 - Nasceu Greta Garbo (Greta Lovisa Gustafsson), em Estocolmo, Suécia. Foi atriz "sex-xymbol" cinematográfica. Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes do século passado, eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte. Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era solitária e reservada, e só concedeu quatorze entrevistas durante toda a vida. Pouco se soube e muito se especulou sobre a atriz, incluindo mistérios sobre sua relação com os Aliados da Segunda Guerra Mundial. Uma das citações mais memoráveis sobre ela é a de que "Greta é como a Mona Lisa - uma das grandes coisas da vida. E tão distante quanto." Morreu em Nova Iorque, EUA, em 15/04/1990.
1924 - Nasceu Heloísa Mafalda (Mafalda Teotto), em Jundiaí (SP). É uma atriz, já tendo interpretado papéis inesquecíveis. Na década de 1970 ela foi a Dona Nenê (Irene Silva), na primeira versão de A Grande Família, da TV Globo. Destacou-se em várias novelas da Globo como a Maria Machadão em Gabriela (1975), a Maria Aparadeira em Saramandaia (1976), a Consolação em O Astro (1977), a dona Mariana em Paraíso (1982), a Gioconda de Pedra sobre Pedra (1992)e a Manuela em Mulheres de Areia. Mas sem dúvida seu maior sucesso foi a dona Pombinha Abelha em Roque Santeiro (1985). Atualmente, ela sofre de Alzheimer. Além dos problemas de memória ela convive com as sequelas de uma fratura no fêmur, após um tombo em casa.
1927 - A rede de rádio CBS faz sua primeira transmissão. CBS (acrônimo de Columbia Broadcasting System) é uma das maiores redes de televisão e rádio dos Estados Unidos.
1928 - Um helicóptero pilotado por seu inventor, o espanhol Juan de la Cierva, atravessa pela primeira vez o Canal da Mancha.
1934 - A URSS foi admitida na ONU.
1939 - Nasceu Jorge Fernando Branco de Sampaio, em Lisboa, Portugal. É um político português, terceiro presidente eleito na vigência da III República Portuguesa, entre 9 de Março de 1996 e 9 de Março de 2006.
1941 - A Atlântida Empresa Cinematográfica do Brasil, que criou o movimento da chanchada, foi fundada no Rio de Janeiro.
1943 - Mussolini criou a República Social Italiana de Saló.
1946 - Sancionada a Constituição Brasileira de 1946 (5ª), um avanço notável da democracia e das liberdades individuais do cidadão;
1947 - Fundação da CIA (Central Intelegency Agency - em português, Agência Central de Inteligência. É é um serviço de inteligência dos Estados Unidos da América.
1948 - A Organização do Tratado do Atlântico Norte reúne-se pela primeira, em Washington.
1950 - Foi ao ar a TV Tupi, de São Paulo, a primeira emissora de TV da América Latina.

1951 - Nasceu Dr. Benjamin S. Carson, em Detroit, Michigan, EUA. É um médico neurocirurgião, psicólogo, escritor e filantropo, atual diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins. Ele foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade em 2008 pelo presidente George W.Bush.
1955 - A Sociedade Geográfica Nacional, dos EUA, anuncia a descoberta de uma vasta área verde-azulada em Marte que se supõe seja de vegetação viva.
1957 - Winston H. Price, da Universidade Johns Hopkins, anuncia a descoberta de uma vacina contra um dos principais vírus da gripe.
1961 - Morreu Dag Hjalmar Agne Carl Hammarskjöld, em Ndola, Zâmbia. Nasceu em Jönköping, Suécia, em 29.07.1905Foi um diplomata, economista e escritor sueco, secretário-geral das Nações Unidas (ONU) de Abril de 1953 até sua morte. O presidente John F. Kennedy o chamou de "o maior estadista do nosso século".
1967 - Briga entre torcedores no estádio de Kayseri, na Turquia, deixa quarenta mortos e mais de sessenta feridos.
1967 - Morreu John Douglas Cockcroft, em Cambridge, Reino Unido. Foi um físico britânico que recebeu, em 1951, o Nobel de Física, por trabalhos pioneiros sobre transmutação de núcleos atômicos através de partícula aceleradas artificialmente. Descendente de família tradicional no ramo algodoeiro. Nasceu em Todmorden, Reino Unido, em 27.05.1897.
1968 - A nave espacial soviética ZOND 5, dá a primeira volta ao redor da LUA
1968 - Tropas federais mexicanas invadem a Universidade nacional do México, ocupada desde o mês de julho e matam 18 pessoas.
1969 - Ministros da civis e militares mandam aprovar nova Lei de Segurança Nacional, que institucionalizou a pena de morte e a prisão perpétua em território brasileiro.
1970 - Fundação do MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado), embrião do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP).
1970 - Morreu Jimi Hendrix (Johnny Allen Hendrix),em Londres, Inglaterra. Causa: "Overdose" de barbitúricos, morreu sufocado no próprio vômito, aos 24 anos, a caminho de um hospital, em Londres. Havia ingerido comprimidos de sonífero. Guitarrista, cantor e compositor de "rock", tido como o reinventor da guitarra elétrica. Nasceu em Seatle, Washington, EUA, em 27/11/1942.
1970 - Nasceu Frank Aguiar (Francineto Luz de Aguiar), em Itainópolis (PI). É cantor de forró, bacharel em Direito e pós-graduando em ciências humanas. Como político foi eleito deputado federal em 2006 pelo Estado de São Paulo para a legislatura 2006-2011. Atualmente, é vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP).

1972 - Criação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
1973 - A RDA (República Democrática Alemã) e a RFA (República Federal da Alemanha) foram admitidas na ONU.
1974 - Após recesso de seis meses, recomeçou em Genebra o segundo turno das Conversações para Limitação de Armas Estratégicas (SALT-II).
1977 - O ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, é expulso do Uruguai, onde estava exilado desde 1964. Ele recebe asilo do governo português.
1979 - Em San Juan, Porto Rico, João do Pulo tornou-se bicampeão pan-americano de salto triplo com 17,27m e também campeão de salto em distância com 8,18m. Para o atleta, as medalhas eram apenas treinos para seu maior sonho: as Olimpíadas de Moscou, na ex-URSS, em 1980.

1981 - É abolida na França, a execução pela guilhotina.
1984 - O brasileiro Amyr Klink cruza o Atlântico Sul com um barco a remo em 100 dias, 6 horas e 23 minutos de viagem.

1987 - Morreu Américo de Deus Rodrigues Tomás, em Cascais, Portugal. Nasceu em Lisboa, Portugal, em 19.11.1894. Foi um político e militar, tendo sido o décimo terceiro Presidente da República Portuguesa, último do Estado Novo português.
1987 - Morreu Golbery do Couto e Silva, em São Paulo (SP). Nasceu em Rio Grande(RS),em 21.08.1911. Foi um militar (general) que, dentre outros postos que ocupou, serviu na secretaria geral do Conselho de Segurança Nacional, no estado-maior da 3ª Região Militar (3ª RM), com sede em Porto Alegre, na Força Expedicionária Brasileira (FEB) como oficial de inteligência estratégica e informações, cargo que ocupou até o final da Segunda Guerra Mundial.
1989 - Cientistas do Instituto Nacional do Câncer dos EUA realizam com sucesso o primeiro transplante, em seres humanos, de células geneticamente alteradas.
1990 - Liechtenstein é admitido como Estado-Membro da ONU.
1991 - Retorna a Terra, com cinco tripulantes a bordo, o ônibus espacial Discovery. O objetivo da missão era investigar o aumento do buraco na camada de ozônio.
1992 - Equador anuncia em Genebra, sua retirada da OPEP.
1995 - ONU discute o destino do mar de Aral que, desde 1960, vem sendo reduzido devido ao desvio das águas de seus afluentes para irrigação de lavouras.
1995 - Termina com êxito, a missão de onze dias do ônibus espacial norte-americano Endeavour, com cinco tripulantes a bordo.
1996 - Ocorre com sucesso o acoplamento do ônibus espacial norte-americano Atlantis na estação russa Mir, situada a 394 quilômetros de altura.
1998 - O grupo automobilístico Daimler-Benz aprova em Sttutgart, na Alemanha, sua fusão com a Chrysler, empresa norte-americana.
1998 - Centenas de milhares de pessoas saem às ruas de Teerã para pedir guerra santa contra os talibãs, islamitas radicais que controlam o governo do Afeganistão.
1999 - Percy Spencer tem seu nome incluído no National Inventors Hall of Fame pela invenção do forno de microondas.
2001 - Jáder Barbalho renunciou à presidência do Senado, pressionado por denúncias de corrupção, sob denúncia de desvio de verbas públicas da SUDAM, do Banpará e do Incra.
2004 - O terrorista tchetcheno Shamil Basaiev assume, pela internet, a responsabilidade pelo sequestro de mais de 1.200 pessoas na cidade russa de Beslan, em 1º de setembro.
2004 - Denunciado o Escândalo do Mensalão, pela Revista VEJA, em sua edição de número 1872, em cuja capa lia-se a manchete: "O escândalo da compra do PTB pelo PT. Saiu por 10 milhões de reais";
2006 - Associação dos Magistrados Brasileiros repudia 'grampo' no TSE e STF
2006 - Senador Antonio Carlos Magalhães chama o presidente Lula de 'rato gordo e etílico'.
2008 - Anunciada a descoberta de partitura inédita de Wolfgang Amadeus Mozart.
2008 - CTNBio aprova liberação comercial de 4 variedades de organismos geneticamente modificados.
2009 - IBGE divulga a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
2010 - Revista Veja publica nova denúncia sobre suposto esquema de propina na Casa Civil.
2010 - Encontro do papa Bento XVI com vítimas de padres pedófilos em Londres.
2010 - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nega denúncias sobre compra de medicamentos.
2011 - Anhanguerra Educacional anuncia compra da Universidade Bandeiras de São Paulo, a Uniban.
2011 - Aconteceu o evento “Bote Fé” no Campo de Marte em São Paulo.
2012 - Câmara conclui votação da Medida Provisória do Código Florestal.
2013 - Ministério da Saúde anuncia que meninas de 11 a 13 anos serão vacinadas (2014) contra o HPV.
2013 - STF aceita novo julgamento de parte das denúncias do mensalão.

TÚNEL DO TEMPO
A HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA 



SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.ponteiro.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário