Após dois anos de espera, o Metrô
de Sobral começa a funcionar amanhã, em caráter experimental, das 8h às
12h, horário em que a experiência será gratuita para os usuários. O início das
atividades do equipamento está programado para as 8h de hoje na estação da
Cohab 3, onde o prefeito Veveu Arruda estará em entrevista coletiva e corrida
inaugural.
Segundo a assessoria da Metrofor,
o Metrô de Sobral, aproveita hoje a via ferroviária e a definição do vetor
transportes como estruturador de desenvolvimento urbano. Existente na paisagem
da cidade desde o final do século passado, a via férrea, usada hoje só para
carga, contorna o Centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo
leste, ao bairro do Sumaré, no oeste, e servirá para abrigar a Linha Sul do
VLT.
A linha norte ligará o Polo
Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida – onde existia o antigo
ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, – ao bairro Cohab 3,
passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois
“us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.
De acordo com o prefeito, quando
o metrô de Sobral começar a operar integralmente será implantado o Sistema
Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), integrando midi-ônibus e
Metrô com sincronização de horários e tarifa única. “Todo o sistema dará uma
cobertura de 95% do território de Sobral, o que vai garantir que todo
sobralense esteja a 300 metros de um dos modais, seja um ônibus ou o VLT”,
explica.
O secretário de Segurança e
Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, explica que o equipamento irá operar
com quatro Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e um de reserva, é equipado com
ar-condicionado e integrará as 12 estações, distribuídas em duas linhas, uma
norte e uma sul, numa extensão total de 13,2 quilômetros. Cada VLT é formado
por dois carros, com movimentação bidirecional e velocidade máxima operacional
de 60 km/h.
Conforme conta a secretária de
Urbanismo, Gisela Gomes, o município tem um grande ganho com a implantação do
equipamento. Ela afirma que com o novo sistema de transporte público, a
expectativa é de que as pessoas passem a deixar mais seus automóveis
particulares em casa e passem a usar os coletivos. “A cidade possui alguns
polos de geração de tráfego que acabou causando a necessidade dessa criação
desse sistema”.
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste - 21.10.14)
Nenhum comentário:
Postar um comentário