sábado, 20 de dezembro de 2014

Poucas & Boas - artemisiodacosta@hotmail.com (Jornal Correio da Semana - 20.12.14)

Feliz Natal!
Papai Noel, o velhinho erroneamente tido como o símbolo máximo do Natal para muitas pessoas, a cada ano ganha mais destaque e mais regalias em Sobral. Já teve até direito à chegada pomposa de helicóptero, recepção digna de rei, direito a receber a chave da cidade, cortejo em carreta e confortável casarão histórico com direito a trono, onde recebe seus súditos, principalmente crianças. É uma verdadeira “presepada”.

Ainda bem que o ingresso aos seus aposentos é pago com alimentos que são doados aos mais carentes. Menos mal, uma vez que desperta nos visitantes o sentimento da solidariedade. Mas o que fizeram do Menino Jesus, o autêntico símbolo máximo do Natal?

Por aqui o real aniversariante continua sendo ignorado por parte da população e das autoridades, quando poderia ter sua memória reavivada através dos milhares de crianças pobres da periferia e dos sertões. Vale lembrar que a cada dia o Menino continua chegando sem que ninguém O note, para viver (ou sofrer) entre nós. Tem mais: fadado a habitar e levar uma vida sofrida em rústicos barracos ou casebres e a receber apenas migalhas de atenção de parcela dos cristãos, de modo especial, daqueles que governam. Até que ponto permanecerão enchendo a bola do Papai Noel e o saco de quem o vê como um símbolo a ser apenas lembrado e não idolatrado como vem sendo? Até onde se agigantará esse notório esvaziamento do espírito cristão do Natal?

Já que mencionei menino e período natalino, quando a gente cresce quase tudo muda. Até na comemoração do Natal. Na maioria dos casos, nada de agrado, nada de presente e quase nada de atenção. Isso ocorre até mesmo com o Menino Jesus, depois de crescido e quando retratado em pinturas, esculturas e monumentos sob a forma de Cristo Redentor. Em Sobral, por exemplo, há anos Ele está isolado, abandonado e sem receber o mínimo de atenção no morro mais alto da cidade. E a administração sabe desse descaso, mas nada faz para mudar. Perdoar isso, só o próprio Cristo. Pra nós, cristãos, é tarefa muito difícil.

Mas Cristo deixou muito claro que se quiséssemos vê-Lo, senti-Lo e deixá-Lo satisfeito bastaria observar bem pertinho de nós aqueles que sofrem na periferia das cidades, nos mais pobres, nos doentes, dentro dos nossos lares e até mesmo na alta sociedade, onde dinheiro não é problema. Lá teríamos a oportunidade de não apenas encontrar pessoas pobres e necessitadas materialmente, mas também paupérrimas e extremamente necessitadas espiritualmente.

O aniversariante Jesus também difundiu a mensagem de que devemos olhar para essas pessoas não somente em épocas de Natal. Ensinou Ele que é preciso não apenas vê-las, mas enxergá-las e ajudar-lhes em todos os momentos de nossas vidas. Assim, estaremos cumprindo fielmente nosso dever de autêntico cristão e até superando o que fizerem os três magos. Estaremos respeitando, reverenciando e seguindo o Mestre Jesus que está dentro de cada um de nós.

Simplesmente comemorar o nascimento do Menino - ou “BEBEMORAR”, como muitos fazem - não é o suficiente para que se cumpra esse imprescindível dever de todo bom cristão. É preciso, sim, fazer renascer Jesus Cristo dentre de cada um de nós. E diariamente.

Que neste Natal e nos demais dias de nossas vidas abramos nossos tesouros, que são nossos corações, e ofertemos a todos muito mais do que o incenso, o ouro ou a mirra, aquilo que doaram os reis magos. E demos, a todo instante, o presente de que tanto carece hoje a humanidade: o amor - o único presente que o dinheiro não consegue comprar.

Dessa forma estaremos comemorando e vivenciando o Natal real, reverenciando o verdadeiro aniversariante, Nosso Senhor Jesus Cristo, e distribuindo a todos o melhor de todos os presentes.

Um Santo Natal para todos!
*****
Ainda dá tempo
Experimente estimular seu filho a repartir um pouco do muito que tem de sobra com uma criança pobre. Além de aprender que não vale a pena apegar-se demasiadamente aos bens materiais, ele compreenderá que Natal é muito mais que um simples brinquedo que acabará sendo jogado de lado.

Em tempo
Já a criança recebedora sentirá a chance de poder continuar acreditando que ainda é digna da atenção e do carinho das pessoas, mesmo que isso venha sob a forma de um brinquedo usado. Faça diferente neste Natal: Dê a seu filho uma lição de vida; à criança pobre, uma esperança. Feliz Natal!

Final feliz
Que os abusos porventura praticados não venham interromper suas festas de fim de ano, nem a de outras pessoas, por conta de uma internação hospitalar ou de um funeral precoce. Quer abusar? Que abuse na dose de responsabilidade, de prudência, de respeito à vida, às pessoas e às leis. E jamais se esqueça de pedir a proteção de Deus para todos - brincantes ou não. Dessa forma, a comemoração da virada de ano será a melhor possível...

Pérolas do Rádio
“Neste Natal meu programa vai dar muitos brindes de graça”, garantiu um radialista. Parabéns pela ação! Agora, “DAR BRINDES DE GRAÇA” não é somente redundância. É fazer graça com nosso Português.

Domingo na Educadora (www.radioeducadora950.com.br)
A gente se encontra amanhã, às 10h, no Programa Artemísio da Costa, na Educadora AM 950 de Sobral. Notícias, entrevistas, reportagens, curiosidades e a música de boa qualidade. Destaque: Entrevista sobre “DEPRESSÃO DE FIM DE ANO”. Ligue e participe: 3611-1550. Facebook: Artemisio da Costa.

LEIA, CRITIQUE E SUGIRA
www.artemisiodacosta.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário