terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Fatos históricos de 18 de fevereiro

18 de fevereiro é o 49º dia no calendário gregoriano. Faltam 316 para acabar 2015.

- Dia Internacional da Síndrome de Asperger - Comemorado para marcar a data do nascimento do médico austríaco, Hans Asperger (18.02.1906, que teve seu nome associado à síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger, por ele haver descrito em 1944.

- Dia do Yoga - Comemorado entre outros nos Estados do Ceará (Lei Nº 14.362, de 21.05.2009) e (Lei Nº 14.538, de 21.12.2009), ES, GO, MT, MS, MG, PA, PR, PI, RJ, RS, SC e SP, além do distrito Federal e outras unidades da Federação brasileira, para marcar a data do nascimento do Mestre indiano de Yoga, Ramakrishna Paramahamsa, 18.02.1836, e que foi um dos mais importantes líderes religiosos Hindus da Índia.

- Dia Nacional de Combate ao Álcool - Comemoração de brasileiros dentro da "Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo".

- Dia da Indústria - Comemorado extra-oficialmente por alguns no Brasil, para marcar a data do nascimento do empresário, engenheiro, historiador e político brasileiro, Roberto Cochrane Simonsen, em 18.02.1889, e que foi membro da Academia Brasileira de Letras e presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Brasil.

- Dia da Corrida pela Paz Mundial - Comemoração realizada em mais de 130 países-membros do CISM, que conta com o apoio da CDMB (Comissão de Desporto Militar do Brasil). Foi instituída para marcar a data da fundação do CISM (Conselho Internacional do Esporte Militar ou "Conseil International du Sport Militaire"), que foi criado em 18 de fevereiro de 1948 a partir da cidade belga de Bruxelas, e que em 2006 foi Reconhecido oficialmente pela ONU como entidade promotora da paz no mundo.

EVANGELHO (Mt 6,1-6.16-18)
Quarta-feira de Cinzas
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIATeotônio
 EFEMÉRIDES
 Hans Asperger (1906 - 1980)
1404 - Nasceu Leon Battista Alberti, em Gênova, Itália. Foi um arquiteto e teórico de arte: um humanista italiano, ao estilo do ideal renascentista e filósofo da arquitetura e do urbanismo, pintor, músico e escultor. Sua vida é descrita em Vite, de Giorgio Vasari. Personificou o ideal renascentista do “uomo universale”, ou seja, o letrado humanista capaz em numerosos campos de atividade. Morreu em Roma, Itália, em 20.04.1472.
1455 - Morte do pintor Fra Angélico (Giovanni da Fiesole, nascido Guido di Pietro Trosini), em Roma, Itália. Nascido em Vicchio di Mugello, Itália, em 1387, foi um pintor, considerado o artista mais importante da península na época do Gótico Tardio ao início do Renascimento. É também chamado Beato Angelico, fra Giovanni ou fra Giovanni da Fiesole (fra é italiano para frei) por ter ingressado no convento dominicano de Fiesole, em 1407.
1516 - Nasceu a rainha Mary Tudor, em Greenwich - Inglaterra. A 1ª rainha a governar a Grã Bretanha (1553-1558), filha do Rei Henrique VIII e Catarina de Aragão. Morreu em 17.11.1558.
1546 - Morte de Martinho Lutero (Martin Luther), em Eisleben, Alemanha, onde também nasceu em 10.11.1483. Monge católico (1507), que deixou a Igreja, e é tido como o "Pai da Reforma Religiosa". É o fundador do Luteranismo (atuais protestantes ou evangélicos).
1564 - Morte de Michelangelo (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni), em Roma, Itália. Foi um dos maiores gênios da Arte. Entre suas obras estão as esculturas de David e da Pietá e os afrescos da Capela Sistina no Vaticano. Foi escultor, pintor, arquiteto e poeta, símbolo do Humanismo Renascentista. Nasceu em Caprese, Arezzo, Itália, em 06.03.1475.

1637 - Os holandeses foram derrotados por brasileiros e portugueses na Batalha de Porto Calvo, no Nordeste.
1745 - Nascimento de Alessandro Volta (Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta), em Como, Itália, onde também morreu em 05.03.1827. Foi um físico que, fascinado por máquinas desde criança, inventou a Eletrophorus (1775), um engenho que acumulava cargas; separou o metano (1778); foi feito Conde Volta (1810) por Napoleão; inventou a pilha elétrica (1881) e a unidade de força eletromotriz recebe seu nome: Volt.
1775 - Morreu São Paulo da Cruz (Paulo Danei Massari), em Roma, Itália. Religioso e fundador dos Passionistas. É um santo católico. Nasceu em Ovada, Itália, em 03.01.1694.
1808 - Nasceu Antonio Alves Martins, em Alijó, Portugal. Foi eleito deputado em 1842 e nomeado enfermeiro-mor no Hospital de São José em 1881. Foi Bispo de Viseu desde Julho de 1862. Iria viver para Viseu, Portugal, a 29 de janeiro de 1868 e aclamado ministro do Reino quer no mesmo ano, quer em 1870. Viria a falecer pobre, no entanto, no Paço do Fontelo. Na estátua em sua homenagem, em Viseu, figura uma citação sua: “A religião deve ser como o sal na comida: nem muito nem pouco, só o preciso”. Morreu em 05.02.1882.
1808 - Príncipe regente D. João inaugurou a primeira escola médica do Brasil - a Escola de Cirurgia da Bahia, atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
1827 - Tropas brasileiras enfrentaram argentinos e uruguaios na Batalha do Passo do Rosário, a maior batalha campal da Guerra Cisplatina.
1836 - Nasceu o pianista e compositor  Careca (Luís Nunes Sampaio), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 21.05.1953.
1836 - Nascimento de Ramakrishna (Gadadhar Chatterjee), em Kâmâpukur, aldeia de Bengala-Índia. Considerado o 'Deus Homem' da Índia moderna, Ramakrishna Paramahamsa foi um dos mais importantes líderes religiosos Hindus da Índia. Foi profundamente reverenciado por milhões de Hindus e não-Hindus como um mensageiro de Deus. Ramakrishna foi uma figura influente na Renascença Bengali do século XIX. Morreu perto de Calcutá, Índia, em 16.08.1886.
1875 - Morreu Luís Nicolau Fagundes Varella, em Niterói (RJ). Foi um poeta, patrono na Academia Brasileira de Letras. Poeta romântico e boêmio inveterado,  Fagundes Varella foi um dos maiores expoentes da poesia brasileira, em seu tempo. Tendo ingressado no curso de Direito (e frequentado a Faculdade de Direito de São Paulo e a Faculdade de Direito do Recife), abandonou o curso no quarto ano. Foi a transição entre a segunda e a terceira geração romântica. Nasceu em Rio Claro (RJ), em 17.08.1841.
1878 - Tem início a Guerra do Condado de Lincoln no Novo MéxicoEstados Unidos.
1889 - Nasceu Roberto Cochrane Simonsen, em Santos (SP). 
Foi um engenheiro, empresário, político e historiador. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 25.05.1948.
1898 - Nasceu Enzo Anselmo Ferrari, em Módena, Itália. Morreu em Maranello, Itália, em 14.08.1988. Foi o fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica de automóveis Ferrari.
1900 - É formado, em Amsterdã, o time de futebol Ájax, várias vezes campeão europeu e base das seleções holandesas de 1994 e 1998, a“laranja mecânica” que assombrou o mundo.
1906 - Nasceu Hans Asperger, em Viena, Áustria, onde também morreu em 21.10.1980. Foi um psiquiatra e pesquisador austríaco. A Síndrome de Asperger deve seu nome a ele. Síndrome de Asperger é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido aprovada a sua eliminação do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" (DSM), sendo fundida com o autismo. A SA é mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 2002).
1919 - Nasceu Jack Palance (Vladimir Palahniuk), em Lattimer Mines, Pennsylvania, EUA. Foi ator, destacando-se em papéis de vilão nos filmes de faroeste e como apresentador do programa "Acredite se quiser". Morreu em Montecito, Califórnia, EUA, em 10.11.2006,
1924 - Nasceu Ledo Ivo, em Maceió (AL).  
Foi um jornalista, poeta, romancista, contista, cronista e ensaísta. Seu primeiro livro foi As Imaginações. Fez jornalismo e tradução. Da sua vasta obra, destacam-se títulos como Ninho de Cobras,A Noite Misteriosa, As Alianças, Ode ao Crepúsculo, A Ética da Aventura ou Confissões de um Poeta. Era membro da Academia Brasileira de Letras, eleito em 13 de novembro de 1986 para a cadeira 10, sucedendo a Orígenes Lessa. Morreu em Sevilha, Espanha,em 23.12.2012.
1930 - O planeta Plutão foi descoberto por Clyde Tombaugh durante uma pesquisa em chapas fotográficas tiradas no Observatório Lowell (Flagstaff), no Arizona (EUA), pelo seu telescópio de 13".
1933 - Nasceu Yoko Ono, em Tóquio, Japão. É compositora, cantora, cineasta e artista plástica vanguardista japonesa, casada com John Lennon. É também famosa por ter sido acusada como uma das fortes responsáveis pela dissolução dos THE BEATHES, além dos escândalos sobre o amor livre na época "hippie". Seu nome significa "Filha do Oceano".
1942 - O navio brasileiro Olinda é torpedeado ao largo da costa do estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
1943 - O navio Brasiloid, do Loide Brasileiro, é torpedeado próximo ao farol de Garcia d'Avila, na costa da Bahia (Brasil).
1945 - O governo britânico informa que está produzindo bombas atômicas e que já começou a entrega desses artefatos às forças armadas
1945 - Nasceu Edir Macedo Bezerra, em Rio das Flores (RJ). Católico, converteu-se ao pentecostalismo (1963); Fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (09/07/1977) e tem um patrimônio incalculável. Possui mais de 3.500 templos em todo o Brasil e mais de uma centena em outros países. Acusado de charlatanismo e estelionato já chegou a ser preso em São Paulo (05/1992) e no Rio de Janeiro (11/1992).
1946 - Consistório presidido pelo Papa Pio XII, criou 32 cardeais, dentre os quais os brasileiros Jaime de Barros Câmara e Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, e o português Teodósio Clemente de Gouveia.
1954 - O governo britânico informa que está produzindo bombas atômicas e que já começou a entrega desses artefatos às forças armadas.
1954 - Nasceu o ator, cantor e dançarino John Travolta (John Joseph Travolta), em Englewood, New Jersey, EUA.
1955 - EUA fazem novos testes atômicos em Nevada.
1957 - Nasceu a atriz Christiane Torloni (Christiane Maria dos Santos Torloni), em São Paulo (SP). É destaque em muitas novelas da Rede Globo.
1960 - Autoridades latino-americanas assinam em Montevidéu um tratado de livre comércio entre seus países.
1962 - Fundação do Partido Comunista do Brasil.
1964 - Morreu o compositor, arranjador, pianista, cantor e regente Vicente Paiva (Vicente Paiva Ribeiro), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em São Paulo (SP), em 18.04.1908.
1967 - Morreu, em Princeton (EUA), aos 62 anos, o físico nuclear J. Robert Oppenheimer, um dos criadores da bomba atômica. Julius Robert Oppenheimer  nasceu em Nova Iorque (EUA), em 22.04.1904.
1968 - Reino Unido abandona a hora de Greenwich e adota hora legal continental.
1974 - Foram criados o Parque Nacional da Amazônia, com 1 milhão de hectares, e a Floresta Nacional de Tapajós, com 600 mil hectares.
1976 - Iniciam-se as obras de construção da Açominas.
1977 - O presidente Jorge Videla, da Argentina, escapa pela terceira vez de atentado terrorista
1979 - Neva no Deserto do Saara.
1983 - A moeda nacional, o Cruzeiro, sofre uma maxidesvalorização no governo do presidente Figueiredo.
1984 - Morreu Zé Menininho (José Ildefonso Freire de Souza), em Natal (RN). Nasceu em 01.11.1897, em Cascavel (CE). Foi compositor e instrumentista (sanfoneiro). Em 1910 saiu do Ceará e foi morar em Macau no Rio Grande do Norte. Trabalhou nas salinas e na pesca. Mudou depois para Natal onde exerceu a profissão de barbeiro, especializando em cortar cabelos infantis, de onde se originou seu apelido. Em 1924 ganhou a primeira sanfona e passou a prender a tocar este instrumento. A partir de 1961 passou a se apresentar na Rádio Rural de Natal no programa "Alvorada sertaneja", no qual permaneceu por quatro anos. Ainda nos anos 1960 esteve nos Estados Unidos se apresentando em São Francisco na Califórnia, Arizona e Miami. Teve apenas uma composição gravada, "Caixão de gás", por Roberto do Acordeon. Um acervo sobre sua vida e obra se encontra no Instituto Moreira Sales em São Paulo. Segundo a pesquisadora Leide Câmara, era o sanfoneiro mais antigo do Brasil.
1986 - Faleceu Nelson Cavaquinho (Nelson Antonio da Silva), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 28.10.1911. Foi cantor e compositor, um dos maiores sambistas brasileiros autor de mais de 600 composições.
1986 - Leandro Batista dos Santos, de 2 anos, passou por um transplante de fígado, primeira cirurgia desse tipo feita no Brasil.
1988 - Augusto Pinochet foi derrotado em plebiscito que rejeitou o prolongamento da sua presidência.
1988 - Papa João Paulo II lança a Encíclica 'Sollicitudo Rei Socialis'.
1989 - O escritor Salman Rushdie pede desculpas aos muçulmanos.
1989 - Morreu Anísio Silva, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um cantor e compositor de estilo romântico bolero. Nasceu em Caitité (BA), em 29.07.1920.
1992 - A jogadora brasileira de basquete Hortênsia foi eleita pela Fundação Atlética Amadora de Los Angeles a melhor atleta da América do Sul.
1993 - Mil pessoas morrem em um naufrágio no Caribe.
1997 - O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro obtém o registro definitivo.
1997 - O nome do Sambódromo carioca é alterado oficialmente para Passarela Professor Darcy Ribeiro.
1998 - OMS critica estudo segundo o qual a maconha é menos prejudicial à saúde do que o álcool e o cigarro.
2000 - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou o sequenciamento genético completo, pela primeira vez no mundo, de uma bactéria de praga agrícola, a Xylella fastidiosa, que ataca plantações de frutas cítricas.
2001 - Cerca de 23.500 detentos se rebelam quase simultaneamente em 25 presídios de 22 cidades de São Paulo, no maior motim do sistema carcerário do País, fazendo cerca de 10 mil reféns.
2003 - Morreu, em Nova Iguaçu (RJ), o cantor e compositor Dedé da Portela (Edson Fagundes), da ala de compositores da Portela. Nasceu em 28/5/1939, em São Paulo (SP).
2003 - Início da campanha publicitária do programa 'Fome Zero'.
2003 - Um incêndio na estação de metrô de Daegu, na Coréia do Sul, mata 133 pessoas.
2003 - Cerca de 250 trabalhadores que viviam como escravos são libertados no Pará.
2004 - Em um amistoso com a seleção de futebol da Irlanda, o Brasil fica no 0 x 0.
2004 - Acidente de trem mata 320 e fere 400 pessoas no Irã. Um trem carregado de materiais inflamáveis descarrilou, explodiu várias vezes e destruiu cinco vilarejos.
2005 - Presidente George W. Bush anuncia não descartar a hipótese de ação militar contra o Irã.
2005 - Polícia Federal prende 18 pessoas acusadas de fraudar INSS no Pará.
2005 - Superior Tribunal de Justiça extingue processo contra Paulo Maluf.
2006 - Show da banda Rolling Stones em Copacabana.
2008 - O Vaticano apresenta a instrução Sanctorum Mater para as causas de beatificação.
2008 - Com a presença de Pelé, Presidente Lula, Ricardo Teixeira e outras autoridades,  é lançada a Timemania.
2009 - Câmara aprova airbag para carros novos.
2010 - Morreu Ivan de Souza Mendes, no Rio de Janeiro (RJ). Em 15 de março de 1985, após exercer vários comandos e chefias, tornou-se o sexto (e último) diretor do Serviço Nacional de Informações (SNI). Foi General-de-Exército do Exército Brasileiro. Nasceu em Cordeiro (RJ), em 23.02.1922.
2010 - Quarto Congresso Nacional do PT em Brasília (DF).
2010 - Entram em vigor as regras da ANVISA que proíbem exposição de medicamentos em gôndolas.
2011 - Justiça determina o afastamento por 180 dias de todos os vereadores de Estreito (MA).
2012 - Consistório presidido pelo Papa Bento XVI, criou 22 cardeais, dentre os quais o brasileiro João Braz de Aviz.
2013 - Decisão do TST prevê estabilidade para mulheres que engravidarem durante o aviso prévio.
2013 - Início do 1º Encontro Nacional de Mulheres Camponesas, em Brasília (DF).
2014 - Terremoto de 6,7 graus de magnitude atinge a costa de Barbados.
2014 - Morreu Glênio Bianchetti, em Brasília (DF). Nascido em Bagé (RG), foi um pintor, gravador, ilustrador e professor.      
2014 - Ministro Marco Aurélio (STF) suspende corte de salário acima do teto no Congresso.
2014 - Congresso adia análise do veto de Dilma Rousseff à criação de municípios.

TÚNEL DO TEMPO
Nelson Cavaquinho (1911-1986) e Guilherme de Brito (1922-2006)
 cantam “A flor e o espinho”e “Pecado”

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário