sábado, 7 de março de 2015

POUCAS & BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - 07.03.15)

E vivam as Mulheres!
Foi no dia 8 de março de 1857 numa fábrica de tecidos de Nova Iorque, EUA. Cento e vinte e nove mulheres organizavam uma greve reivindicando uma jornada de 10 horas de trabalho por dia, bem como equiparação salarial com os homens que desempenhavam igual função.

Reprimidas pela polícia, foram refugiar-se na própria fábrica. De forma brutal, os patrões e a polícia trancaram as portas e atearam fogo, matando-as todas carbonizadas. Essa infeliz ocorrência superou todos os outros acontecimentos desagradáveis e violentos que desencadearam na criação do Dia Internacional da Mulher em 1910, numa Conferência em Copenhagen - Dinamarca.



Analisando o quadro atual, erra quem diz que desapareceram de vez as perseguições, as discriminações, as agressões e os crimes contra a mulher. Erra também quem diz não mais existirem patrões cruéis. Embora muita coisa já tenha sido conquistada, ainda há muito a reivindicar.

Por exemplo: menos feminicídio (que pode passar a ser crime hediondo); mais aplicação das leis, principalmente Maria da Penha; igualdade salarial entre os sexos; jornada compatível; respeito no ambiente de trabalho; fim do assédio e também mais oportunidades de ascensão nas empresas. 

E que continuem as reivindicações dos direitos das trabalhadoras autônomas e domésticas, o que recebeu respaldo na aprovação da Emenda Constitucional nº 72 - a chamada PEC das Domésticas - que propôs direitos iguais de empregados domésticos aos dos demais trabalhadores. 

Que amanhã (8 de março) compromissos de questionar esses temas também façam parte dos propósitos dos que estarão se desdobrando para enviar às mulheres os mais belos buquês de flores, requintados presentes ou cartões de felicitação. Elas merecem isso e muito mais. Enfim, mais da metade da população mundial é composta de mulheres, e o restante provém dela. Resta-nos, portanto, apenas homenageá-las e protegê-las.

De coração, desejo a todas as mulheres o mesmo que desejo à minha querida netinha Júlia, que, até nas suas brincadeirinhas, aos três anos e meio já se está preparando para ser também uma GRANDE MULHER. 

E vivam as Mulheres!
*******
Vítima
Neste domingo (8), a presidenta Dilma Rousseff irá à televisão para falar, ou melhor, tentar explicar/justificar o mar de lama em que o Brasil está por um triz para imergir, descoberto depois da operação Lava Jato. Prepare lenço para também chorar de peninha dela. Dilma usará a condição de homenageada da data (Dia da Mulher) para sensibilizar o telespectador, a fim de nos enfiar goela abaixo que está sendo VÍTIMA. Não caia nessa! Vítima, no caso, sou eu, você e quase todo brasileiro e toda brasileira. Excetuando-se Dilma, é claro.

Preconceito
A exemplo dos negros, através de muitas lutas as mulheres têm conquistado muitas vitórias, o que lhes garante mais espaços em todas as áreas. Um alerta: assim como os negros que, de tanto defender cegamente suas causas, muitas vezes terminam esbarrando no preconceito aos brancos, as mulheres que se cuidem para que o movimento feminista não fuja do controle e se transforme em preconceito aos homens.

Muito macho
Um amigo, que se vangloriava de ser muito macho porque só havia gerado filhos, vivia a me insultar pelo fato de eu ter somente filhas. "Só trabalha pros outros; só faz mulher", dizia ele. E depois de mais uma sessão de zombaria, resolvi dar-lhe o troco, e disse: “Pois é, meu caro, procuro fazer exatamente aquilo de que mais gosto (MULHER)”. E o supermacho afrouxou e nunca mais tocou no assunto.

Responda, se souber
Todo mundo sabe que o Brasil é campeão mundial em queda de raios. Poucos sabem que, conforme o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Companhia Energética do Ceará (Coelce), só neste ano já caíram 14.184 raios em todo o Estado e que Sobral é um dos municípios com maior número incidência de raios. Agora, praticamente ninguém sabe qual é a quantidade de para-raios e o estado de conservação desses equipamentos em Sobral. Envie a resposta para esta Coluna. Agradeço.

Promessa
Assim como Juazeiro do Norte e Russas, Sobral também aguarda a instalação permanente da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO). Por enquanto, uma equipe desloca-se semanalmente de Fortaleza para atuar em Sobral (07 horas por dia). É o cumprimento de promessa de campanha do governador Camilo Santana.

Nem oito, nem oitenta
Espera-se que essa tropa de elite da PM do Ceará mais uma vez comprove sua eficiência no combate à violência na cidade. Por outro lado, também se espera que os excessos desnecessários do uso da força sejam evitados. Agir energicamente para ser respeitado é uma necessidade, o que é legal. Agora, utilizar-se disso para humilhar, maltratar é abuso de autoridade, o que é ilegal.

Paixão
Hoje, o bugre sobralense necessita de uma vitória sobre o Horizonte para fugir de vez do rebaixamento, e deixar a briga paras São Benedito, Horizonte e Itapipoca. Se todo sobralense tivesse paixão por sua cidade igual à que muitos torcedores ainda nutrem pelo Guarany muita coisa por aqui mudaria. E para melhor. Inclusive a situação do time.

Pérolas do Rádio
Um companheiro repassou a notícia dessa forma: “A mulher deu luz a duas meninas fêmeas dentro da ambulância”. Parece até que tal mulher era a Coelce ou nela trabalhava, e que poderia haver menina do sexo masculino. Para que o amigo não erre mais, que diga apenas isso: “A mulher deu à luz duas meninas dentro da ambulância”.

Domingo na Educadora (www.radioeducadora950.com.br)
Até amanhã, no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, reportagens, curiosidades, entrevistas e a música de qualidade. Participe: 3611-1550 // 3611-2496.

 LEIA, CRITIQUE E SUGIRA
www.artemisiodacosta.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário