terça-feira, 23 de maio de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - QUARTA-FEIRA - 24.05.17

Enfim, cadeia!
Ontem (23) o Supremo Tribunal Federal (STF) possivelmente colocou um ponto final na carreira política de Paulo Salim Maluf, 85 anos. O rico empresário já ocupou os cardos de prefeito, secretário de Estado, governador e deputado federal (PP-SP). Quem diria!

Pena
Maluf foi condenado a sete anos, nove meses e 10 dias de reclusão pelo crime de lavagem de dinheiro. A pena deverá ser cumprida, inicialmente, em regime fechado em prisão especial. O condenado tem curso superior (Engenharia Civil) e essa, talvez, será a sua última obra.

Tem mais
Além da perda da liberdade, Paulo Maluf perdeu o mandato; terá de pagar multa de R$ 1,3 milhão, mais correção monetária desde 2006. Por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa, está fora das próximas eleições. Além disso, terá de entregar à União os bens, direitos e valores, objetos da lavagem de dinheiro. Isso é o que determina a lei brasileira para o caso.

Prisão
Mas chegar até a cela ainda tem muita coisa. Primeiramente, o STF terá de publicar a decisão no diário da justiça eletrônico. Em seguida, a defesa poderá entrar com recurso, o que dificilmente altera a decisão. Julgado esse recurso e ratificada a decisão, Paulo Maluf irá para trás das grades, com notificação para a Câmara dos Deputados sobre a perda do mandato.

Só lembrando
Quem vai participar do Enem terá só até amanhã para pagar a taxa de inscrição. O valor para pagamento é de R$ 82 e poderá ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. A aplicação das provas será em dois domingos consecutivos: dias 5 e 12 de novembro.

Gol de placa
Ouvi de um antigo parlamentar da Câmara local: “O estreante vereador Romário Araújo (SD) está começando bem; continuando assim, irá longe”. É que se trata do projeto “Romário te escuta”, segundo o qual o edil vai ao encontro da população para saber seus anseios, colher suas reivindicações. Além disso, vai receber as críticas e sugestões necessárias para melhorar a atuação. Que seja imitado por seus pares.

Colégio Militar
Depois de assistir a um vídeo do vereador Aílton Marcos Fontenele Vieira (SD) só me resta aplaudi-lo pela louvável iniciativa e torcer pela concretização do que está solicitando. Na filmagem, Sarg. Aílton da ciência a André Costa, secretário da Segurança Pública do Ceará, de seu requerimento para que se funde em Sobral um Colégio Militar. O secretário gostou da ideia e prometeu dar sua contribuição.
Sargento Aílton
Disciplina
Desde já é bom lembrar que nesse tipo de colégio o ensino e a disciplina é padrão. Prepara para a vida e segue algumas regras de quartel: o cabelo tem que ser cortado a cada 15 dias. Em caso de desobediência, há advertência e até expulsão.

Respeito
Há também incentivo, através de premiação, para que alunos e alunas se aprimorem cada vez mais. Vale lembrar que em Colégio Militar o professor é autoridade mesmo e todos têm de respeitá-lo ao máximo. Do contrário, punição imediata.

INRI
Trata-se da sigla formada pelas iniciais da expressão, escrita em Latim, “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum” (Jesus Nazareno Rei dos Judeus). Foi a frase que Pilatos mandou afixar na cruz em que Jesus Cristo seria crucificado. Hoje ela também é inscrita em alguns monumentos ao Filho de Maria e José.

Responda, se souber
Quando foi fundada a empresa Cosmac em Sobral? Resposta na Coluna de amanhã.

É mesmo, né?
Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.” (Machado de Assis)



Nenhum comentário:

Postar um comentário