domingo, 13 de agosto de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - SEGUNDA-FEIRA - 14.08.17

Mau sinal
Você gosta de consultar cartomantes e horóscopos? Pois fique sabendo que, segundo o papa Francisco, isso é sinal de que você não tem "fé tão forte". Além disso, nesse domingo (13) ele lembrou que a fé não é uma fuga dos problemas, mas, sim, o que dá sentido à vida.

Mão de Deus
E complementou: "Apenas a fé dá a segurança da presença de Jesus, que nos impulsiona a superar as tempestades existenciais.  É a certeza de segurar uma mão que nos ajuda com as dificuldades, apontando o caminho, mesmo quando está escuro". Concordo plenamente.

Desperdício
O Brasil continua sendo um dos países que mais alimentos desperdiçam no mundo. A burocracia e a falta de vontade política contribuem para que não haja o necessário e urgente basta. Atualmente, tramitam 30 projetos de lei sobre essa questão e, provavelmente, ficarão engavetados por mais um bom tempo. Motivo: falta de interesse dos deputados e falta de cobrança da população que, por sua vez, desconhece a existência de tais projetos.

Rejeição
O Instituto Ipsos realizou pesquisa em 72 municípios brasileiros visando avaliar o que pensa os eleitores sobre seus representantes. Foram entrevistadas 1.200 pessoas, no período de 1º a 14 de julho deste ano. Não deu outra: alta rejeição aos políticos e descrença na democracia praticada no País.

Números
Apenas 6% dos entrevistados se sentem representados pelos políticos em que já votaram; metade dos opinadores considera que a democracia é o melhor regime para o Brasil. Agora, sobre o tipo de democracia aqui praticado: 38% consideram que é o melhor regime; 47% discordam. E mais: 74% são contra o voto obrigatório.

Convite Missa
Na sexta-feira, 18, será celebrada a Missa de primeiro aniversário de falecimento do Professor José Teodoro Soares. Será na Capela da UVA, às 7h30min (manhã), e terá como concelebrantes Pe. João Batista Frota e Pe. Jairo Linhares.  

Visão limitada
Continua sendo notória a falta de mais visão de turismo religioso por parte da administração pública local. Resultado: Não se tira o devido proveito, além do religioso, do Santuário construído no antigo Morro do Urubu, bairro Pe. Ibiapina, em Sobral. O silêncio das autoridades irrita todo visitante que desce maravilhado com o que vê no atual Morro da Mãe Rainha.
A pé
O primeiro desafio é subir os 208 degraus da escadaria que leva ao Santuário. O segundo, defender-se dos marginais, usuários de drogas e indivíduos que vez por outra lá promovem encontros e orgias sexuais. Polícia? Só aqui e acolá. Até me abstenho de sugerir alguém ir pra lá sozinho ou com poucas pessoas. Se não consigo dissuadir quem quer ir mesmo assim, pelo menos repasso meu alerta.

Motorizado
Quem se arrisca subir a estrada asfaltada do Morro da Mãe Rainha de carro ou moto se depara com a falta de defensa metálica, ou guardirrei (guard rail), e com a falta de sinalização. Risco: despencar do abismo que margeia o trajeto até a capela. Mesmo assim, o Santuário continua atraindo mais e mais fiéis e visitantes.  É a força da fé.

Fuzilado
O sobralense ilustre que teve pai assassinado em praça pública foi Pe. Ibiapina. Seu pai, Francisco Miguel Pereira, foi fuzilado no Campo da Pólvora, depois Praça dos Mártires e, atualmente, Passeio Público, em Fortaleza (CE), no dia 7 de maio de 1825. Recebeu a pena máxima por envolvimento na revolução conhecida como Confederação do Equador.

Responda, se souber
Você sabe que ruas paralelas do centro de Sobral recebem nome de pai e filho, respectivamente. Resposta na Coluna de Amanhã.

É mesmo, né?
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade.”  (Sêneca)






Nenhum comentário:

Postar um comentário