quarta-feira, 16 de agosto de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - QUINTA-FEIRA - 17.08.17

Menos dinheiro
A Caixa Econômica Federal informou que a partir de agora estão reduzidos os limites de financiamento para imóveis novos de 90% para 80%. Já nos usados a redução é de 70% para 60%. A nova regra vale também para financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) - programa Minha Casa, Minha Vida e linhas Pró-Cotista e CCFGTS - e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE).

Contradição
É difícil entender como a mentalidade de alguns brasileiros. Evita o financiamento alegando que terá de passar a vida pagando. Por conta disso, passa a vida pagando aluguel e nunca compra a tão sonhada casa. É obvio que o ideal é adquirir o imóvel à vista. Não havendo condição, o financiamento sempre será melhor que o aluguel, pois a cada parcela paga é um pedacinho do imóvel que se adquire.

Prioridade
Foi aprovado ontem (16) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara o projeto que dá prioridade a professor para receber restituição do IRPF. Depende agora da sanção do presidente Michel Temer. Se isso ocorrer, ou seja, se virar lei, os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério terão direito de receber a restituição do IR logo após quem tem mais de 60 anos.

Patrimônio
Comemora-se hoje (17/08) o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Trata-se de homenagem à data do nascimento do advogado, jornalista e escritor brasileiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, em 17 de agosto de 1898, que morreu em 1969. Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.
Histórico x Pessoal
Em muitos municípios, gestores e legisladores sabem cuidar muito bem do patrimônio, mas “pessoal”. Comprova-se observando o descuido com prédios históricos e a quantidade de depredados nessas cidades. Por aqui, o histórico é muito bem cuidado e preservado.

30 anos sem Drummond
Em 17 de agosto de 1987 o Brasil perdeu Carlos Drummond de Andrade, aos 75 anos, de parada cardíaca, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um dos mais renomados poetas, contistas e cronistas brasileiros. A saúde poeta mineiro vinha piorando desde que sua única filha, Maria Julieta, em decorrência de um câncer, em 05.08.1987. Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira (MG), em 31.10.1902.

E agora, José?
Depois que Carlos Drummond, em 1942, escreveu o poema “JOSÉ?”, o verso inicial “E AGORA, JOSÉ?” transformou-se em frase de efeito para indicar situações de aflição, de crucial interrogação. Drummond até chegou a dizer que, de sua vida e obra, talvez se lembrariam apenas dessa frase (dele, muito pouco se lembrariam), e é porque foi musicada. Em parte, tinha razão, dada a memória curta de parte do povo brasileiro. Ainda bem que tem a outra parte.

Josés ou não
Quem acompanha os noticiários deve estar repetindo mentalmente a frase de Drummond, numa alusão ao imbróglio criado depois da Operação Lava Jato, iniciada há quase três anos, e que tem arrolado Josés e não Josés Brasil afora. Todos envolvidos em “lavagem de roupa suja”, insultos, ameaças, veiculação de apócrifos nos meios de comunicação conturbando ainda mais o problema.  

Convite Missa
Amanhã - sexta-feira, 18, - será celebrada a Missa de primeiro aniversário de falecimento do Professor José Teodoro Soares. Será na Capela da UVA, às 7h30min (manhã), e terá como concelebrantes Pe. João Batista Frota e Pe. Jairo Linhares. Antecipadamente, a família agradece o comparecimento.

Boulevard
Antes de receber o nome de Boulevard do Arco aquele trecho da cidade chamava-se Boulevard D. Pedro II e, antes, Cruz das Almas.

Responda, se souber
Qual o nome oficial do bairro antes chamado de COLINA (da Boa Vista)? Resposta na Coluna de Amanhã.

É mesmo, né?

"Escolha uma profissão que ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida". (Confúcio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário